"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Leão contrata volante Hamílton

A diretoria do Sport esperou o último dia de 2008 para anunciar a primeira contratação do Rubro-Negro para a temporada do ano que vem. O clube anunciou oficialmente, nesta quarta-feira, a contratação do volante Hamilton para a temporada de 2009. O jogador já estava sendo especulado pela imprensa como um dos reforços do Leão para a Taça Libertadores da América. "Hamilton se apresentará ao técnico Nelsinho Batista juntamente com todo o elenco do Sport no próximo sábado, 3 de janeiro. Ele manifestou vontade de voltar ao Sport e fechamos a contratação", explicou o presidente Milton Bivar, ao site oficial do clube.

Hamílton Hênio Ferreira Calheiros, 28 anos, é natural de Murici, Alagoas. Ele defendeu o Sport em 2006, quando foi campeão estadual e conseguiu o acesso à Série A. Saiu do Leão para jogar no futebol Grego. O último time que Hamílton jogou foi o Náutico, no Campeonato Brasileiro deste ano.

Somália está bem perto de jogar pelo Sport

O Sport está perto de confirmar o acerto com o primeiro reforço para a temporada 2009. O atacante Somália, do Fluminense, deve fechar com o clube já no início da próxima semana. Em entrevista por telefone a uma rádio do Rio de Janeiro, o empresário do Jogador, Márcio Bittencourt confirmou que a negociação já foi inciada e está próxima de um acordo. "As negociações estão bem adiantadas. Na segunda-feira, dia cinco, devo viajar para ver se fechamos a negociação. Se tudo caminhar como o esperado, ele deve fechar com o Sport para 2009", revelou.

Wanderson de Paula Sabino, o Somália, tem 31 anos e já atuou por dez clubes em sua carreira, sendo quatro de fora do Brasil. Aqui, ele jogou pelo Fluminense, Grêmio, Santos, Goiás, São Caetano e América-MG, onde iniciou a carreira de jogador como profissional.

Náutico de olho em Felipe Gabriel

A diretoria do Náutico continua buscando reforços para 2009. Os dirigentes divulgaram que estão tentando contratar o meia-atacante Felipe Gabriel, de 23 anos, que atuou pela Portuguesa neste Brasileiro - o jogador pertencia ao Flamengo, mas teve o contrato rescindido.A dificuldade do Timbu é a oferta que o jogador recebeu do Japão. Caso Felipe seja contratado, não deixará de ser uma coincidência. O Alvirrubro trouxe o volante Johnny, ex-CRB e Vasco; o apoiador Leandro Salino, do Ipatinga; e o zagueiro Asprilla, do Figueirense. Os quatro clubes terminaram rebaixados em suas divisões.
Felipe Gabriel fazia parte do elenco da Lusa que voltou à Série B depois de conquistar seu acesso em 2007. A intenção do Náutico é justamente contratar jogadores de armação e ataque, pois os outros reforços são de defesa - os laterais-esquerdo Carlinhos, do Fluminense, e Edson Miolo, do Legia, da Polônia.– Precisamos contratar do meio-de-campo para a frente. Temos Gilmar e Kuki que manterão a base do ataque, mas ainda precisamos de um substituto para Felipe, que se transferiu para o Goiás – disse o diretor de futebol do Náutico, Ricardo Valois.

Sport deve anunciar meia chileno

A diretoria do Sport comunicou nesta terça-feira que acertou com seis reforços para 2009, sendo dois laterais, dois volantes e dois atacantes, mas que só serão divulgados em janeiro do ano que vem. No entanto, uma notícia do jornal chileno El Mercúrio, dá conta que o Leão está contratando o meia-atacante Daniel "Chuck" González. O atleta tem 24 anos e é considerado um dos destaques do futebol do Chile. O atleta pertence ao Colo Colo, mas disputou o Campeonato Chileno pelo Cobreloa. Gonzalez se mostrou um goleador, foi o quarto maior artilheiro da competição, com 11 gols. O próprio jogador reconheceu a negociação.

Apesar de o Sport não confirmar oficialmente a chegada do jogador, o empresário Maurício Nassif, que intermedia a negociação, confirmou o reforço no Leão. "Está sacramentada a negociação. Estive no Chile na semana passada e fechei a ida do González para o Sport", disse o empresário.
"O jogador mostrou-se muito entusiasmado com a oportunidade. É uma bela chance seguir para o Brasil e jogar pelo Sport. Isso vai abrir portas a outros atletas do Chile e sempre é bom disputar uma Copa Libertadores. Faltam pequenos detalhes para o acerto entre o Colo Colo e o Sport, mas vou aguardar o meu empresário Washington Castro", disse Daniel à rádio chilena Bío Bío.

O diretor de futebol Guilherme Beltrão ressaltou que o clube não divulgará os nomes dos reforços, até que desembarquem na Ilha do Retiro. Mas há uma questão: o Leão abriu negociações com os volantes, Daniel Paulista, Rapid Bucareste (ROM), Renan, São Paulo, e Hamilton, Náutico. Se dois foram contratados, um na certa foi descartado.Neste caso, o mais provável é que Hamilton seja o dispensável. O volante é um atleta complicado, depois que saiu da Ilha em 2006, recusou voltar após três sondagens. Neste ano, pelo Náutico, não quis viajar com o resto do grupo para a última rodada do Brasileiro. Além disso, Renan e Daniel Paulista estão praticamente confirmados.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Sport estréia na Libertadores dia 18 de fevereiro

O Sport estréia na Taça Libertadores às 21h50m, de 18 de fevereiro, contra o Colo Colo, do Chile, fora de casa. A torcida rubro-negra poderá ver o time em ação na Ilha do Retiro no dia 4 de março, quando o Leão enfrenta a LDU, do Equador. O Rubro-Negro está no Grupo 1 da competição, que conta com LDU, Colo-Colo e o vencedor do confronto da Chave 5 na primeira fase: Palmeiras (Brasil) x Real Potosí (Bolívia).

Confira os jogos e as datas:


18/02 - (21h50) - Colo Colo x Sport
04/03 - (21h50) - Sport x LDU
08/04 - (21h50) - Sport x Vencedor da Chave 5
15/04 - (horário indefinido) Vencedor da Chave 5 x Sport
22/04 - (21h50) Sport x Colo Colo
29/04 - (19h50) - LDU x Sport

Kuki renova com o Náutico

O Náutico anunciou a renovação do contrato de dois jogadores para a próxima temporada. O primeiro deles é o atacante Kuki, um dos maiores ídolos da história recente do Timbu. O experiente jogador, que atuou 21 vezes no Campeonato Brasileiro de 2008, acertou com o clube até o final de 2009, para a alegria da torcida alvirrubra. Outro que permanece até dezembro do ano que vem é o goleiro André Sangalli, que atuou apenas duas vezes no Brasileirão deste ano. Os dois se reapresentam ao técnico Roberto Fernandes, junto aos outros companheiros de equipe na próxima sexta-feira, dia dois de janeiro.

O Náutico já apresentou cinco atletas para 2009: o zagueiro Asprilla (ex-Figueirense), os volantes Johnny (ex-Vasco) e Leandro Salino (ex-Ipatinga) e os laterais Carlinhos (ex-Fluminense) e Edson Miolo (ex-Legia Varsóvia).

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Santa ainda vai anunciar três reforços

Depois de contratar 21 jogadores para a próxima temporada, a diretoria do Santa Cruz ainda espera conseguir mais três reforços para fechar o elenco para 2009. Mesmo longe do Recife, o diretor de futebol Luiz Antônio Capella disse que o clube está trabalhando para acertar com esses atletas. "Estamos tendo um pouco de dificuldade para fechar as contratações, pois os jogadores ficam no aguardo de receber uma proposta para atuar no campeonato Paulista ou Carioca, que têm maior visibilidade, mas estou esperançoso que até o final do ano iremos conseguir acertar com mais alguns atletas", explicouo dirigente ao site oficial do clube.

Capella afirmou que chegou a manter contato com o meia Petkovic, que estava no Atlético-MG, mas a negociação não evoluiu. "É um sonho impossível, nesse momento. Ele é meu amigo e quando esteve no Recife para jogar contra o Sport nos encontramos para negociar, mas o salário dele é muito alto", analisa.
Foram contratados para a próxima temporada os goleiros André Zuba e Adriano; os zagueiros Daniel, Leandro Camilo, Sandro e Thiago Matias; os laterais Parral, Adilson e Juca; os volantes Anderson, Hudson, Elder, Wagner e Bilica; os meias Juan Felipe, Leandro Gobatto e William; e os atacantes João Paulo, Márcio, Roger e Marcelo Ramos.

domingo, 28 de dezembro de 2008

Sport pode anunciar volante Hamilton

Além de Daniel Paulista (ex-Sport) e Renan (ex-vitória), outro volante está para acertar com o Sport para a próxima temporada. Hamilton, ex-Sport e que atuou pelo Náutico no Campeonato Brasileiro deste ano, segundo a diretoria Rubro-Negra, está bem próximo de fechar um acordo e vestir a camisa do Leão em 2009. Hamilton foi Campeão Pernambucano pelo Sport em 2006, e foi um dos principais jogadores do time na campanha em que o Leão foi Vice-Campeão Brasileiro da Série B, também em 2006. O último clube em que Hamilton jogou foi o Náutico.

Náutico contrara zagueiro Asprilla

A diretoria do Náutico anunciou, neste domingo, a contratação do zagueiro Asprilla, que atuou no Campeonato Brasileiro deste ano pelo Figueirense. O atleta é o quinto reforço do Timbu para a temporada. O defensor, que tem 27 anos também já jogou pelo Botafogo, Goiás e Paulista-SP. Diretoria do clube ainda quer trazer mais 10 jogadores para compor o elenco Alvirrubro.

O zagueiro é a quinta contratação do Náutico para 2009. Além de Asprilla, o clube já acertou com os volantes Leandro Salino, ex-Ipatinga, e Jhonny, ex-Vasco, e com os laterais Carlinhos, ex-Fluminense, e Edson Miolo, ex-Liege, da Polônia.

Náutico contrata volante do Ipatinga


A diretoria do Náutico confirmou a contratação do volante Leandro Salino, que atuou pelo Ipatinga-MG no Campeonato Brasileiro de 2008. O jogador tem 23 anos e assinou com o Alvirrubro até o fim de 2009. Apesar da pouca idade Salino já passou por diversos clubes, como América-MG, Nacional Funchal - Portugal, Flamengo-RJ e Ipatinga-MG 2008. O jogador já ganhou o Campeonato Mineiro de 2005, Copa Guanabara de 2007 e Campeonato Carioca de 2007.

Bala pode acertar com o Botafogo

Campeão da Copa do Brasil 2008 pelo Sport, o atacante Carlinhos Bala pode mesmo estar se despedindo do futebol pernambucano. O Botafogo está muito perto de anunciar a contratação do jogador. A diretoria do clube está negociando com o Cruzeiro para poder contar com o futebol de Carlinhos Bala em 2009. Em entrevista a uma rádio do Rio de Janeiro, Bala garante que já acertou tudo com o Alvinegro, e que precisa apenas da liberação do Cruzeiro, detentor do seu passe. "Eu já aceitei o convite do Botafogo desde o primeiro contato. Trata-se de um clube grande, de tradição. Agora falta o clube acertar com o Cruzeiro para fecharmos o contrato. Recebi outras propostas, mas o Botafogo foi mais rápido. Se não der certo, eu vou ter que voltar para o Cruzeiro", diz Carlinhos Bala, em entrevista para Rádio Globo.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Zagueiro do Náutico quer priorizar o Campeonato Pernambucano

De férias em Belo Horizonte, o capitão Vágner, do Náutico, tem um desejo para o próximo ano: que tenha menos sofrimento do que em 2008. O time viu o Sport ser tricampeão pernambucano com sobras, foi eliminado nas oitavas da Copa do Brasil e se salvou na última rodada do rebaixamento no Brasileiro. O zagueiro disse que o Náutico tem que encarar o campeonato estadual como uma das prioridades no ano, pois um título aproximaria os torcedores da equipe. "Precisamos conquistar títulos para deixar a torcida ainda mais inflamada. O Campeonato Pernambucano tem que ser, sim, uma das prioridades", disse o jogador ao "Diário de Pernambuco".

Bittencourt preocupado com falta de tempo

Após 21 contratações, o Santa Cruz inicia agora uma nova fase: a formação do time para a próxima temporada. O técnico Márcio Bittencourt está preocupado com a falta de tempo que terá para preparar a equipe. Como se reapresentará no dia 2 de janeiro, o grupo terá apenas nove dias de trabalho antes da estréia no Campeonato Pernambucano. "Minha maior preocupação é o prazo curto que teremos para trabalhar. Não vou querer enganar. Vamos montar uma equipe forte, competitiva, mas ela não estará pronta ainda no início do campeonato. Vamos usar a pré-temporada para trabalhar o time físicamente e taticamente, mas não adianta criar grandes expectativas. Estamos engatinhando. Vamos voltar no dia 2, trabalhar com humildade, até porque os outros já estão prontos", comenta o treinador ao site oficial do clube. O Santa Cruz estréia no Estadual no dia 11 de janeiro, contra o Sete de Setembro, no Estádio Gigante do Agreste, em Garanhuns.

Sport vendeu 15 mil camisas douradas

A idéia de lançar a camisa dourada do Sport antes do natal teve um bom resultado. Por causa da festejos natalinos 15 mil delas foram vendidas. Segundo o departamento de marketing do Leão, a Lotto vai ter que fabricar mais cinco mil para atender os pedidos de fim de ano. A camisa dourada será usada nos jogos do Sport na Taça Libertadores da América.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Santa reforça o time para o Pernambucano

O diretor de futebol do Santa Cruz Luís Antônio Capella não estava exagerando quando disse, na última segunda-feira, que pretendia fechar o elenco do Santa Cruz antes do natal. Foram oito reforços no mesmo dia, que começou com o mais conhecido deles, o atacante Marcelo Ramos. Foram anunciados Bilica e André Zuba e, depois, um pacote com cinco reforços.

Os nomes mais conhecidos são o lateral-esquerdo Adilson, de 27 anos e que estava no Bahia, e o volante Hudson de 20 anos, do Santos. Também foram contratados o zagueiro Daniel, de 27 anos, já atuou pelo Atlético-PR e estava no futebol do Qatar, o lateral-esquerdo Juca, de 22 anos, do Oeste-SP, além do volante Wagner, de 32 anos, do Juventus-SP.

Somália é sondado pelo Sport

O atacante Somália, que está deixando o Fluminense, revelou que foi sondado por alguns clubes brasileiros, entre eles, Santos, que defendeu em 2005, além de Atlético-MG e Sport. Em entrevista a uma TV de Minas Gerais, o jogador disse que pretende estudar cada proposta antes de tomar uma decisão. Somália é um atacante de área, justamente o jogador que o Sport procura há um bom tempo. Ele já jogou a Taça Libertadores da América, em 2002, onde foi vice campeão com o São Caetano. Somália iniciou a carreira no América-MG.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Náutico contrata Edson Miolo

A diretoria do Náutico confirmou, na tarde desta terça-feira, a contratação do lateral-esquerdo Edson Luís da Silva, mais conhecido por Edson Miolo, de 31 anos. O atleta estava há três anos defendendo o Legia, da Polônia, onde conquistou três títulos. Edson Miolo foi revelado pelo Sport Club do Recife em 1998, onde se destacou no Campeonato Brasileiro do ano. O jogador estava há oito anos fora do Brasil. O último clube brasileiro em que atuou foi o Corinthians.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Sport conhece adversário chileno hoje

O futebol chileno conhecerá neste sábado o campeão do Torneio Clausura. O vencedor de Colo Colo x Palestino, além de levantar o troféu, assegura uma vaga na Taça Libertadores, como segundo representante do país. Entrará no Grupo 1, no qual já está o Sport e deverá entrar o Palmeiras, que pega o boliviano Real Potosí na fase prévia. A LDU, atual campeã continental, completa a chave.
A partida no Chile começa às 19h30m (de Brasília), no estádio Monumental. Para pernambucanos e paulistas, é mais interessante que saia vencedor o Palestino, por ter bem menos tradição na Libertadores do que o seu adversário. A última vez em que os árabes - como é conhecido o time - conseguiu o título nacional foi em 1978.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Náutico anuncia, Fernandes nega


“Roberto Fernandes renova com o Náutico até o final de 2009.” A informação do site oficial do clube surpreendeu o treinador, que desmente já ter acertado o seu futuro no Alvirrubro. "Eles já publicaram isso? É uma forma de pressão. Não, eu ainda não assinei nada. O problema não é a base salarial. Este não é o problema. O que eu preciso saber é se terei uma estrutura forte para 2009", esclarece.


A assessoria de imprensa do clube informa, que o vice-presidente de futebol Ricardo Valois se reuniu com Roberto Fernandes nesta sexta-feira, e que o clube renovou o contrato com o treinador. Ainda segundo a assessoria, o contrato seria até o fim de 2009 e até a data de reapresentação do elenco já estaria marcada para o próximo dia 26 de dezembro.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Sport contrata volante Renan

O volante do Vitória-BA, Renan, um dos destaques do time baiano no Campeonato Brasileiro 2008 vai vestir a camisa do Sport para a temporada 2009. O atleta foi anunciado nesta sexta-feira, juntamente com o zagueiro Aislan, do São Paulo. Os dois jogadores foram as primeiras contratações do Rubro-negro pernambucano para a disputa da Taça Libertadores da América do ano que vem.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Rosembrick apareceu criticando o Santa

Protagonista de muita tensão no Arruda, depois de faltar por duas semanas consecutivas aos treinos, o meia Rosembrick foi ao estádio do Santa Cruz nesta terça-feira, para realizar exames físicos e médicos. O jogador não se furtou a comentar o motivo das ausências seguidas e foi direto nas críticas ao clube tricolor. "Não recebo salários há nove meses. Não tenho cabeça para pensar em treinamentos. Quando se tem um nível de vida razoável, tem-se também contas a pagar. Quem critica o jogador nunca leva isso em conta", dispara.

Entre os débitos acusados pelo atleta, estão três salários que a atual diretoria não pagou. Por causa disso, o técnico Márcio Bittencourt preferiu parar de comentar o caso. A diretoria do clube ainda não se pronunciou sobre a permanência do atleta no elenco.

Felipe poder estar indo para o Grêmio

O atacante Felipe, do Náutico, está perto de realizar o sonho de defender um grande clube de sua terra. O atacante espera fechar contrato com o Grêmio nos próximos dias, talvez ainda esta semana. Ele tem vínculo com o Timbu até 31 de dezembro. O clube pernambucano quer renovar com ele, mas a possibilidade de disputar uma Libertadores deve pesar. "É um clube muito grande. Sou gaúcho e sempre tive esse sonho de jogar por Grêmio ou Inter. Fica ainda melhor com a oportunidade de disputar uma Libertadores até porque o Grêmio sempre vai longe. Estou na espera. Talvez esteja resolvido até terminar a semana. O bom é que posso ficar perto da minha família", diz o atacante.

Visando renovar o contrato dos jogadores para o ano de 2009, a direoria do Náutico acertou, nesta quarta-feira, a permanência do zagueiro Titi e do volante Derley, que tiveram seus contratos encerrados neste final de ano. Os atlétas tiveram o contrato renovado depois de uma conversa entre presidente do clube, Maurício Cardoso, e a diretoria do Internacional-RS. O próximo passo do Alvirrubro é renovar o contrato do técnico Roberto Fernandes.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Renan pode vestir a camisa do Sport

O meia Renan poderá trocar o Vitória pelo Sport. O nome do jogador, que foi revelado pelo São Paulo, foi especulado como possível contratação para o próximo ano. Para a posição, o técnico Nelsinho Baptista gostaria de contar com mais jogadores. A diretoria estaria interessada também em Hamilton do Náutico e Allan Bahia do Atlético-PR.

Por enquanto, os nomes sugeridos estão no campo da especulação, mas é certo que o clube vai contratar jogadores para reforçar o grupo que vai disputar a Libertadores em 2009.

Santa se apressa para regularizar jogadores

Depois das contratações, a diretoria do clube se apressa para ter os jogadores regularizados na estréia do time no Campeonato Estadual - dia 11 de janeiro. Neste processo, os jogadores que mais preocupam são o meia Leandro Gobatto, que estava na Costa Rica, e o atacante Roger - egresso dos Emirados Árabes. "Estamos tentando um contato o mais rapidamente possível, porque é mais trabalhosa a regularização de atletas vindos do exterior. No entanto, não vai haver problema, pois os jogadores já haviam encerrado seus contratos com os clubes de lá", acredita o supervisor Flávio Lira em depoimento ao site oficial do clube.

Além destes dois jogadores, o Santa Cruz contratou o goleiro Adriano Santos, o volante Élder e o meia Juan. A intenção dos dirigentes é contratar uns 15 jogadores, em média, para a próxima temporada.

Roberto Fernandes vai conversar sobre renovação de contrato quinta-feira

Presente à festa da entrega do Prêmio Craque do Brasileirão 2008, no Museu de Arte Moderna - (MAN), no Rio de Janeiro, o treinador Roberto Fernandes diz que só vai discutir a sua renovação com o Náutico depois de uns dias de descanso. "Só vou decidir o meu futuro na quinta-feira. Depois de toda esta luta para manter o Náutico na elite do futebol brasileiro, preciso de uns dias de descanso. Na quinta-feira conversarei com a diretoria do clube", anuncia.

Depois do empate sem gols com o Santos, que garantiu a permanência do Timbu na Série A do ano que vem, Roberto Fernandes disse que só trataria da renovação do seu contrato depois do fim do Brasileirão. "Seria leviano da minha parte conversar sobre renovação de contrato no meio da nossa luta contra o rebaixamento e sem saber se conseguiríamos nos manter na elite do futebol. Agora, poderei sentar e conversar com os dirigentes', concluiu Fernandes.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Náutico escapa da segundona

Foi no sufoco, mas o Náutico se garantiu na série A do ano que vem. Em um jogo emocionante, o resultado de 0x0 foi garantido, em grande parte, pelo desempenho dos dois goleiros. Eduardo e Fábio Costa fizeram defesas difíceis durante o jogo inteiro. Com o resultado, o Timbu somou 44 pontos, mesmo número que o Figueirense-SC, que derrotou o Internacional em casa mas, mesmo assim foi rebaixado. O melhor saldo de gols do clube pernambucano foi o que o garantiu na primeira divisão.

O placar não foi alterado no primeiro tempo por conta da atuação dos goleiros Fábio Costa, do Santos, e Eduardo, do Náutico. Eles fizeram defesas difíceis, impedindo as investidas adversárias.
A primeira grande defesa de Eduardo foi aos 15 minutos. O Santos já havia perdido duas boas oportunidades de gol quando Kleber Pereira, artilheiro do Brasileirão até então com 21 gols recebeu livre na marca do pênalti. Ele encheu o pé, mas o goleiro alvirrubro chegou.
Fábio Costa respondeu à altura aos 28 minutos.

Felipe recebeu na grande área, fez o giro e bateu forte de perna esquerda; o goleiro Santista foi buscar no cantinho. Felipe deu trabalho de novo aos 35, em uma batida de falta. Mais uma vez, o grito de gol foi frustrado pelas defesas de Fábio Costa. O lance de maior perigo – e mais esquisito do primeiro tempo, no entanto, foi protagonizado por Eduardo. Kleber Pereira bateu falta da entrada da grande área. Encoberto pela barreira, o goleiro Timbu defendeu no susto. O rebote ficou para Robson, que sozinho, cabeceou para fora.

O segundo tempo foi de apreensão para os torcedores do Náutico. Quando a primeira etapa terminou, Figueirense e Vasco estavam perdendo, o que livrava o Timbu do rebaixamento independente do resultado na Vila Belmiro.Minutos depois do início do segundo tempo, no entanto, tudo mudou. O Figueira virou o jogo, o que obrigava o Náutico a garantir ao menos um ponto. E foi isso que Eduardo fez. O goleiro continuou a salvar o alvirrubro. Aos 9 minutos, Kleber Pereira, que buscava a artilharia isolada do Brasileirão, cabeceou firme, para defesa de Eduardo; Aos 14, o atacante ficou de frente para o goleiro, que cresceu e fez a defesa.

O Santos continuou levando perigo. Outro ‘quase gol de Kleber Pereira’ aconteceu aos 26, quando o atacante bateu de virada obrigado Eduardo a se esticar todo. Aos 42, Pereira tentou de bicicleta, mas a bola passou sobre o gol.Nos últimos cinco minutos, com o jogo do Figueirense terminado, a necessidade de segurar o resultado deixou a partida ainda mais nervosa. O Náutico segurou o Santos e livrou-se da queda.

Sport vence o Coritiba

O jogo previsto para ser o menos interessante da última rodada do Campeonato Brasileiro não valia mais nada mas surpreendeu todos. Sport e Coritiba protagonizaram uma partida emocionante na Ilha do Retiro, que terminou com a vitória do Leão por 4 a 3. Apesar da derrota, um jogador do Coxa teve muitos motivos para comemorar. Autor do segundo gol alviverde, o atacante Keirrison se tornou um dos três artilheiros da competição, ao lado de Kleber Pereira, do Santos, e de Washington, do Fluminense. Com o resultado, o Sport terminou o Campeonato Brasileiro de 2008 na 11ª colocação, com 52 pontos. O Coritiba ficou duas posições na frente, com um ponto a mais que os pernambucanos.

São Paulo é hexa

Depois de deixar escapar a chance de conquistar o título Brasileiro em casa, com o estádio do Morumbi lotado, o São Paulo viveu uma semana de expectativa. A pressão pela possibilidade de um tropeço era grande e ficou ainda maior com a mudança do árbitro do jogo decisivo. Mesmo assim, o time fez valer seu favoritismo, contou com um gol irregular para superar o Goiás por 1 a 0 no Bezerrão e conquistou seu sexto título nacional."Muitos foram campeões, alguns foram bicampeões. Mas tricampeões, só o São Paulo", resumiu o volante Hernanes. "O São Paulo é um clube grande, conhecido no mundo inteiro, e merece esse feito", concordou o ala Jorge Wagner.

O dia que antecedeu o confronto que definiu o Campeonato Brasileiro deste ano foi marcado pelo afastamento do árbitro Wagner Tardelli pela CBF por conta de uma suspeita de tentativa de suborno levantada pelo presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo del Nero. Mas os jogadores não demonstraram terem sentido a polêmica."Estou muito feliz. Esse grupo é muito especial", comemorou o atacante Borges. "Temos de dividir isso com os torcedores, a diretoria e todos que participaram. Conquistamos algo incrível", classificou o técnico Muricy Ramalho, que correu para agradecer à torcida assim que a partida acabou.

Com a conquista do Brasileirão de 2008, a equipe paulista conseguiu duas marcas históricas no torneio. Essa é a primeira vez que um time leva o Nacional por três anos consecutivos. Antes disso, Internacional, Flamengo, Palmeiras e Corinthians já tinham conquistado o titulo brasileiro em dois anos seguidos.Além do tricampeonato inédito, o São Paulo consagra sua hegemonia nacional. O clube do Morumbi é o único a ter seis títulos brasileiros. O Flamengo 'disputa' com a CBF a posição de pentacampeão, mas a entidade não reconhece a taça de 1987 dos cariocas.

Dessa forma, ao lado dos rubro-negros, Vasco, Corinthians e Palmeiras venceram o torneio por quatro vezes.Os comandados do técnico Muricy Ramalho apresentaram um futebol inconstante até o começo do segundo turno. Na primeira partida do returno, perdeu para o Grêmio por 1 a 0 no estádio Olímpico, caiu para o quinto lugar e viu os gaúchos abrirem 11 pontos. A reação, no entanto, começou depois de um empate por 1 a 1 com o Atlético-MG, quando a equipe jogou mal e o treinador teve uma "conversa mais séria" com o elenco tricolor.

Depois disso, o São Paulo subiu de produção e, ajudado por tropeços dos quatro clubes que estavam na frente - Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo -, conseguiu voltar ao G-4 na 29ª rodada, assumindo a liderança da competição na 33ª jornada. Com essa vitória sobre o Goiás, o time do Morumbi também chegou a 18 jogos de invencibilidade, recorde no torneio desde que os pontos corridos foram instituídos, mesma marca do Atlético-PR em 2004.Jogando fora de casa, o São Paulo contava com a maior parte da torcida no estádio Bezerrão, que empurrava o time desde o começo. Precisando de apenas um empate para levar o título nacional, a equipe paulista começou a partida pressionado o Goiás, mas falhava na hora de da conclusão.A partir dos 15min, a equipe esmeraldina passou a ficar inteira em seu campo de defesa e os tricolores diminuíram a velocidade da saída de bola.

Em pelo menos três oportunidades o goleiro Rogério Ceni foi com a bola dominada quase até o meio-campo antes de mandar para o ataque. Mas mesmo jogando na retranca, o Goiás puxava rápidos contra-ataques que levavam perigo ao gol são-paulino.Quando o Goiás estava melhor, o São Paulo abriu o placar. Com 22min do primeiro tempo, Rogério bateu falta no canto esquerdo de Harlei, que espalmou para o meio da área. Hugo pegou o rebote na direita e arriscou chute de primeira, de esquerda, mas pegou mal na bola. Ela sobrou no meio para Borges, impedido, completar.

O primeiro tempo seguiu na mesma toada, com o São Paulo pressionando e o Goiás ficando apenas com contra-ataque. "Ainda não tem nada resolvido. Faltam 45 minutos. O Goiás é uma equipe de qualidade e foi muito complicado encontrar espaços", disse o tricolor Hernanes, seguido por Borges. "O jogo está equilibrado. Estamos brigando, procurando a vitória, mas sabemos que o Goiás tem qualidade. O mais importante é que conseguimos o gol e agora podemos manter no segundo tempo".

O segundo tempo adicionou mais um ingrediente à disputa pelo título nacional: a chuva. O gramado cada vez mais pesado e a visibilidade limitada tornaram o jogo ainda mais truncado, concentrado na intermediária. Sobretudo porque o São Paulo recuou sua linha de marcação e apostou nos contra-ataques.Com essa proposta, o time tricolor ainda conseguiu criar oportunidades para ampliar a vantagem. Em todas elas, porém, parou no goleiro Harlei, que teve atuação muito segura.O jogo truncado só não atrapalhou a festa do São Paulo, que começou a comemorar o título aos 35min do segundo tempo.

A partir daí, gritos de "campeão" se revezaram com apreensão e silêncio até o apito final do árbitro Jaílson Macedo Freitas. A explosão de euforia dos visitantes, enfim, tornou-se completa no Bezerrão ao som de "hexacampeão".

sábado, 6 de dezembro de 2008

Muito além de um simples empate

Um ponto separa o Náutico do céu ou do inferno. A batalha da Vila Belmiro. Podemos chamar assim? Uma análise mais profunda sobre o jogo deste domingo entre Santos x Náutico nos faz pensar que um empate fora de casa não vai ser muito fácil de ser conquistado pelo Timbu. A questão não é técnica, pois viria reais possibilidades do Alvirrubro sair de Santos com uma vitória, e, conseqüentemente, com uma vaga na Copa Sul-Americana. Na minha visão, a caminhada do time pernambucano pode ser dificultada por vários fatores. O jogo entre o Peixe e o Timbu está envolvendo diretamente a possibilidade do Vasco continuar na elite do futebol brasileiro. Então, o Náutico não vai lutar apenas por um empate. O Timbu vai brigar contra o Santos, o Vasco, o Clube dos 13, e conseqüentemente com toda a armação que pode ser feita pelo árbitro da partida.

As falcatruas tiveram início logo no meio desta semana com a liberação do artilheiro do campeonato, Kleber Pereira, do Santos, para a partida. Por que o STJD reduziu a pena do jogador? Por coincidência ou não, por que motivo Hamilton resolveu não jogar a decisão? São fatos que acontecem nos bastidores de uma rodada decisiva que nos deixam preocupados.Um empate do time de Rosa e Silva pode significar um título conquistado, pois o Náutico está dentro de uma Guerra e precisa se defender com muita bravura e confiança. Boa sorte Náutico.

Amistoso de luxo na Ilha do Retiro

O ditado sugere que a primeira impressão é a que fica. Acreditando no contrário, Sport e Coritiba jogam “amistoso de luxo”, neste domingo, às 17h (de Brasília), na Ilha do Retiro. A princípio, a partida não vale muito para ambos, que figuram no meio da tabela do Brasileirão e há algum tempo estão com o futuro definido.
O mesmo não ocorre com os jogadores, muitos deles reservas e com a permanência indefinida para as importantíssimas temporadas de 2009, quando o Leão disputa a Taça Libertadores e o Coxa celebra o centenário. No primeiro turno, o Coritiba venceu o Sport por 3 a 0, no Couto Pereira.

São Paulo ou Grêmio?

Mesmo com os ingressos sendo vendidos com o preço bastante salgado, o simpático Estádio Bezerrão, em Brasília, vai ficar pequeno, neste domingo, para o jogo mais importante do São Paulo este ano. Na última rodada do disputado Brasileirão, o Tricolor Paulista precisa de um simples empate contra o Goiás para se consagrar Hexa Campeão Brasileiro, independente de qualquer outro resultado que venha a acontecer no Olímpico, na partida entre Grêmio e Atlético-MG, também neste domingo.

Com todos os ingressos vendidos para o jogo, o Tricolor Gaúcho não pode nem sonhar em tropeçar diante do Galo Mineiro. Em Brasília, o São Paulo vai para cima do irregular Goiás para festejar mais um título nacional, enquanto em Porto Alegre o Grêmio precisa vencer e torcer por um tropeço do time paulista. Nessas duas decisões apenas um detalhe já foi confirmado, a taça do nacional vai ficar com um time tricolor.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Santa contrata um atacante

Depois de anunciar a contratação de quatro reforços para a temporada 2009, a diretoria do Santa Cruz acertou, nessa quinta-feira, com o atacante Roger Thompson Amaral pereira, de 29 anos, como informa o site oficial do clube. O jogador já atuou em duas equipes do interior de São Paulo e estava no futebol árabe.

Roger, de 1,79m e 69kg, começou a carreira no Noroeste, de Bauru. Passou pelo Sertãozinho, também do interior paulista e pelo Ajman Cultural Sporting Club. Seu último clube foi o Al Arabi, do Qatar.

Hamilton está fora do Náutico

O volante Hamilton deixou os Aflitos de forma melancólica, depois do treino realizado na tarde desta quarta-feira. Com uma lesão na coxa direita, o jogador era dúvida para a partida decisiva diante do Santos no próximo domingo. O atleta não quis esperar pela avaliação física e não embarcou com o elenco, que viajou na quarta-feira para São Paulo. A atitude não foi bem vista pelo diretor de futebol alvirrubro Gustavo Rego.

O dirigente informou que o jogador não faz mais parte dos planos da comissão técnica. - A lesão dele vinha regredindo bastante com o tratamento. A comissão técnica disse que não quer mais contar com ele; então, ele vai seguir a vida dele - anuncia. Na opinião do dirigente, faltou espírito de equipe ao volante: "Não queremos que ninguém jogue sem estar 100%, mas esperávamos contar com a presença dele no grupo", reclama o diretor.


Hamilton não quis falar com a imprensa, mas falou que não se sentia confiante em ir para o jogo. A notícia pegou Roberto Fernandes de surpresa. O treinador contava com o atleta na cabeça de área, setor do campo no qual se destacou desde que chegou ao Náutico em agosto deste ano.

Sport pretende ampliar a capacidade da Ilhado Retiro

De volta à Copa Libertadores após 20 anos, o Sport não quer errar em nada no planejamento. Tanto que, pensando na possibilidade de chegar à decisão da competição continental, o clube já tem um projeto para ampliar a capacidade da Ilha do Retiro. No entanto, as obras esbarram na eleição presidencial do Leão.
Com a capacidade atual da Ilha, 35 mil torcedores, o Rubro-Negro estaria impedido de disputar a final da Libertadores em casa, de acordo com o regulamento da competição (que exige no mínimo 40 mil). A atual diretoria já estuda formas de evitar o problema, mas ainda aguarda a eleição do dia 16 de novembro para dar início às alterações.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Homero Lacerda retira candidatura

O tenso processo de sucessão no Sport acaba de ganhar um alívio inesperado nesta terça-feira. O ex-presidente Homero Lacerda, que vinha criticando a atual gestão e ameaçando lançar uma candidatura de oposição à presidência do clube, publicou nota oficial desistindo da intenção.

Com a decisão, a eleição do Sport deve ter candidato único, provavelmente com a cabeça de chapa sendo preenchida pelo atual presidente, Milton Bivar. O dirigente, no entanto, ainda não confirma que vai concorrer à reeleição no dia 16 de dezembro.

Leia a íntegra da nota:

O amor pelo SPORT e os laços fortes com Luciano Bivar, forjados em vitoriosas batalhas travadas nos campos de futebol, nos tribunais, na CBF, no Ministério de Educação e em debates nacionais, nos levaram, juntamente com outros valorosos companheiros, a SONHAR com um SPORT realmente GRANDE.

Após uma profunda reflexão, concluímos por diversos motivos, não ser o momento de tentarmos conquistar, junto aos associados do SPORT, a responsabilidade dessa MISSÃO.

Esperamos que aqueles que ficarem à frente do nosso Clube aproveitem realmente a oportunidade única nos nossos 103 anos de existência e coloquem nosso SPORT, definitivamente, entre os grandes clubes do Brasil.

Timbu antecipa viagem para São paulo

O Náutico decidiu antecipar sua viagem para São Paulo, antes da última rodada do Campeonato Brasileiro. O time viaja nesta quarta-feira para Jarinu, no interior do estado. No domingo, o Timbu encara o Santos, na Vila Belmiro, às 17h, tentando garantir sua permanência na Série A em 2009.

Nesta terça-feira, os jogadores do Alvirrubro se reapresentaram depois da folga na segunda. A equipe participou de um treino físico pela manhã e, em seguida, disputou um rachão com a comissão técnica. Antes da viagem para São Paulo, o elenco do Náutico realiza um treinamento nesta quarta-feira à tarde, no estádio dos Aflitos.

Santa contrata quatro jogadores

O Santa Cruz anunciou, nesta terça-feira, os quatro primeiros reforços para a temporada 2009. O goleiro Adriano Santos, o volante Élder e os meias Juan e Leandro Gobatto são as primeiras contratações do presidente Fernando Bezerra Coelho.

Adriano Santos, de 25 anos, é baiano e foi formado no Santos. O goleiro defendeu também o Bragantino, o Brasiliense e o Santa Cruz do Rio Grande do Norte. O paulista Élder, de 32 anos, já atuou pelo Sport. O volante começou sua carreira profissional em 1995, pelo Vasco. Ele também jogou no Santos, Guarani, Juventude e Portuguesa, entre outros.

O meia Juan, de 20 anos, nasceu em Santos e estava no São Vicente-SP. O jogador passou também pelo Mogi Mirim e pelo São Caetano. Já Leandro Gobatto, de 26 anos, veio do Piacenza, da Itália. O atleta defendeu também o Corinthians e a seleção brasileira sub-17.

domingo, 30 de novembro de 2008

Rodada para quem tem bom coração

A penúltima rodada do Campeonato Brasileiro foi eletrizante. O São Paulo empatou com o Fluminense em 1x1, no Morumbi, e adiou a decisão para domingo que vem contra o Goiás, no Serra Dourada. Quem agradeceu foi o Grêmio, que goleou o Ipatinga, por 4x1, no Ipatingão, e ainda sonha com o título. O Tricolor Gaúcho recebe o Atlético-MG, na última rodada, no Olímpico. Já o Ipatinga foi rebaixado. O outro clube que também vai jogar a segundona em 2009 é a Portuguesa. A lusa empatou com o Sport, em 2x2, no Canidé, e afundou o barco.

Os clubes que lutam pela permanência na elite do futebol brasileiro são: Náutico, Atlético-PR, Figueirense e Vasco. Nos Aflitos, uma decisão. O timbu venceu o Furacão, por 2x1, de virada, em um jogo dramático, e se garantiu fora da zona de rebaixamento. Figueira venceu o Botafogo, no Engenhão, por 3x1, e o Vasco ganhou do Coritiba, no Couto Pereira, 2x0. Tudo será definido domingo que vem. Na última rodada, o Atlético-PR recebe o Flamengo, na Baixada. O time carioca luta por uma vaga na Libertadores. O Náutico enfrenta o Santos, na Vila Beumiro. O peixe ainda briga para ficar na Sul-Americana. O Figueira joga com o time reserva do Internacional, no Orlando Scarpelli. Já o Vasco pega o Vitória, em São Januário.

Tabela do Brasileiro

1- São paulo................................72
2- Grêmio...................................69
3- Palmeiras .............................65
4- Cruzeiro.................................64

5- Flamengo..............................64
6- Internacional........................54
7- Goiás......................................53
8- Coritiba.................................53
9- Botafogo...............................50
10- Vitória................................49
11-Sport....................................49
12- Atlético-MG......................48
13- Fluminense.......................44
14-Santos.................................44
15-Náutico...............................43
16- Alético-PR........................42
17- Figueirense.......................41
18- Vasco.................................40
19- Portuguesa.......................38
20- Ipatinga............................34

sábado, 29 de novembro de 2008

Dois clubes do Nordeste escapam da série C

A última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, que aconteceu nesse sábado, definiu os times que caíram para a série C do ano que vem. Marília-SP e Criciúma-SC ocuparam as duas últimas vagas do descenso. CRB-AL e Gama-DF já tinham sido rebaixados por antecipação. Dois clubes da região Nordeste escaparam da degola na rodada final do certame. Destaque para o América-RN, que venceu o time reserva do Corinthians-SP por 2x0, no Machadão. O Fortaleza também se garantiu na série B de 2009 ao vencer o Brasiliense-DF por 3x0, no Castelão

Uma rodada que vai ficar na história

Um dos campeonatos mais disputados de todos os tempos. A rodada mais decisiva do certame. Domingo, 29 de Novembro de 2008, o Brasil pode ficar sabendo quem é o Campeão Nacional e os quatro times rebaixados para a segunda divisão de 2009. Mas a esperança e a agonia ainda podem ser adiadas para a rodada da semana que vem. Serão várias decisões em todo o país. No Morumbi, o São Paulo precisa apenas de uma vitória simples em cima do arriscado Fluminense para levantar a taça pela sexta vez e terceira consecutiva. O Grêmio, o outro clube que ainda tem chances matemáticas de ser campeão, não pode pensar em outra palavra que não seja vitória, além de torcer por um tropeço dos paulistas. O adversário do time Gaúcho é o lanterna e quase rebaixado Ipatinga, no Ipatingão.

Na parte de baixo da tabela, oito times brigam pela permanência na elite do futebol brasileiro. Quatro deles vão cair. Os mais ameaçados: Figueirense, Vasco, Portuguesa e Ipatinga. Estes têm que vencer e ainda torcer por combinação de resultado. O jogo mais visado dos quatro ameaçados é entre Náutico x Atlético-PR, nos Aflitos. Caso o Timbu vença, e Figueira, Vasco e Lusa percam, será conhecido os quatro time rebaixados do campeonato, neste domingo. O Figueirense enfrenta o Botafogo, no Engenhão, já o Vasco pega o Cotitiba, no Couto Pereira, e a Portuguesa recebe o Sport, no Canidé.

Classificação dos ameaçados:

13. Fluminense.................43
14. Santos..........................43
15. Atlético-PR.................42
16. Náutico........................40
17. Figueirense.................38
18. Vasco...........................37
19. Portuguesa.................37
20. Ipatinga-MG.............34

Hernanes deve ser o craque do Brasileirão

Os três candidatos a craque do Campeonato Brasileiro já foram anunciados pelo técnico da Selecão Brasileira de Futebol, Dunga. Os nomes escolhidos foram Kléber Pereira (Santos), Alex (Internacional) e o pernambucano Hernanes (São Paulo). Mas o favorito mesmo a ganhar o prêmio é o meia do Tricolor Paulista. Além de bater um bolão, Ernanes faz parte do time que está disputando o título do campeonato, que pesa muito na hora da escolha do melhor jogador do certame. Se Vencer o Fluminense, no Estádio do Morumbi, neste Domingo, o São Paulo levanta a sexta taça nacional de sua história.

Torcida do Náutico confiante para a decisão

Uma cena inusitada surpreendeu muita gente que compareceu esta tarde ao treinamento do Náutico, no estádio dos Aflitos. Cerca de 70 integrantes da maior torcida organizada do clube acompanhou às atividades do time, com direito a batucada, bandeirões e gritos de guerra.Na verdade, os torcedores tiveram que esperar alguns minutos fora do estádio, já que o acesso ao treinamento não foi autorizado imediatamente. Somente depois que o técnico Roberto Fernandes deu o sinal verde os integrantes da organizada puderam ocupar um espaço na arquibancada.

A presença dos alvirrubros foi comemorada pelos jogadores, que viram na atitude da torcida um apoio a mais para o jogo decisivo de domingo, contra o Atlético-PR. "É legal. A gente vê que está todo mundo na mesma sintonia. Perdemos em Florianópolis, mas antes viemos em uma sequência boa, de seis jogos sem derrota, e eles reconheceram isso. Eu tenho certeza de que o Caldeirão dos Aflitos vai ferver no domingo", comentou o lateral-direito Ruy.

Experiente, o ex-jogador de Cruzeiro, Botafogo e Figueirense afirmou que a atitude que os torcedores tiveram esta tarde foi mais uma amostra da ligação que o povo pernambucano tem com os seus clubes e com o futebol em geral. "Quando eu cheguei ao Recife, uma coisa que me impressionou bastante foi o fanatismo dos torcedores. Eles respiram futebol 24 horas por dia. Hoje eles deram mais uma prova disso. Mostraram que estão com a gente. Agora cabe à gente descansar ao máximo e entrar novinho na partida de domingo", argumentou.

Para o goleiro Eduardo, a força dos torcedores é algo que os jogadores devem se lembrar na hora da partida, para levarem a campo um algo mais. "É uma energia importante, um combustível para a gente correr um pouco mais na hora do jogo", afirmou o camisa 1.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Roberto Fernandes enfrenta ex-clube

O treinador do Náutico, Roberto Fernandes, vai reencontrar o Atlético Paranaense, neste domingo, às 4h, no Estádio dos Aflitos, depois de uma passagem sem sucesso pelo Furacão. Por ironia do destino será um jogo decisivo contra o rebaixamento dos dois clubes, e ele vai estar no lado dos pernambucanos. O comandante do Timbu, neste mesmo Campeonato Brasileiro, saiu do Alvirrubro para ser o técnico do Rubro-Negro, mas não chegou a passar mais do que dois meses no clube do Paraná.

Justamente no período em que Roberto Fernandes foi treinador do Furacão, o Náutico caiu na tabela do brasileiro consideravelmente. O alvirubro estava em quarto colocado no nacional quando o técnico saiu. Ao retornar para o time de Rosa e Silva, Roberto Fernandes achou o Náutico na Zona de rebaixamento. Esse vai ser mais um tempero para a decisão de domingo.

Everton pode ser contratado pelo Santa

O ex-volante do Sport, Everton pode estar sendo contratado pelo Santa Cruz para jogar o Campeonato Pernambucano de 2009. Atualmente ele está jogando a série B do Brasileiro pelo ABC-RN, depois de ter sido dispensado pelo Sport por indisciplina. Apesar da queda de rendimento do jogador, o volante seria um boa contratação para o Tricolor, já que o atleta provou ser um bom jogador quando atuava pela Ponte Preta e também pelo Leão.


A diretoria Tricolor prometeu anunciar a contratação de quatro jogadores para está sexta-feira, entre eles pode ser o volante Everton.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O Nordeste

AH! Se o Nordeste Brasileiro fosse respeitado.
O Santa Cruz se transformava em São Paulo!
O Sport virava Timão!
E o Náutico campeão desembestado!

OH! Se o Nordeste Brasileiro fosse respeitado.
O alagoano virava Timbu ou Cobra!
O paraibano torcia para o Leão!
E o jogo do pernambucano era televisionado!

AH! se o Nordeste Brasileiro fosse respeitado.
Wilson Souza era Simon!
Carlos Alberto era Ricardo Teixeira!
E ninguém era rebaixado!

Mas se o Nordeste Brasileiro fosse respeitado
A zabunba não batia
O sertão não era seco.
E a Asa Branca não existiria

Mas se o Nordeste Brasileiro fosse respeitado
A cobra não era do povão
Ser Timbu iria ser chato
E torcer pelo Leão seria morgado

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Expectativa para o jogo mais importante do Náutico este ano

O confronto entre Náutico e Atlético/PR, que acontece no próximo domingo, está sendo tratado com muita seriedade pelo elenco alvirrubro e não poderia ser diferente, já que essa partida pode definir o futuro do Náutico na Série A do Campeonato Brasileiro.Os jogadores estão demonstrando bastante consciência sobre a importância dessa partida, como deixou claro o atacante Felipe. "Tem que entrar muito determinado e bastante focado na partida. O pensamento é como se esse fosse o nosso último jogo e que vai decidir nossas vidas.

Esse é o jogo que não poderemos errar mais. Se aparecer a oportunidade, teremos que colocar para dentro", disse o atacante.Assim como a importância da partida em si, a torcida vem sendo considerada como uma arma fundamental para que o Náutico consiga o êxito. "Novamente eles vão ser fundamentais. Dentro de campo vamos fazer de tudo para fazer prevalecer o mando de campo", comentou ele.

A última vitória do Náutico em casa foi a goleada aplicada diante do Cruzeiro e é nesse jogo que os jogadores parecem estar se apegando. "Vamos entrar determinados como foi contra o Cruzeiro. Acho que a nossa força dentro dos Aflitos ficou comprovada naquela partida e tenho certeza que domingo vamos fazer um jogo ainda melhor", concluiu o atacante Felipe.

Torcida do Santa vai ajudar a escolher o uniforme do clube

A torcida do Santa Cruz poderá escolher os uniformes que o clube vai utilizar na próxima temporada, por meio de uma campanha que o Coral vai lançar na próxima semana. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pela diretoria de marketing do clube pernambucano.

De acordo com o diretor de marketing José Nivaldo Brayner, a escolha será feito com ligações para um número de celular, que ainda será divulgado. "A partir da próxima semana terá início a campanha na qual o torcedor poderá escolher os modelos das camisas 1 e 2. Os modelos estarão nos jornais e no site do clube", diz Brayner ao site oficial do Santa.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Sport não terá vida fácil na primeira fase da Libertadores

O Sport não terá vida fácil na primeira fase da Copa Libertadores 2009. No sorteio dos grupos da competição realizado na tarde desta terça-feira, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, o Rubro-negro conheceu os seus adversários. Apesar de não ter nenhum argentino pelo caminho, os oponentes impõem respeito.

Na verdade, apenas um está confirmado: a atual campeã LDU, do Equador. Os outros dois ainda são uma incógnita. Muito provavelmente, porém, o quarto colocado do Campeonato Brasileiro deve ser um deles. Pelo sorteio, ficou decidido que a quarta vaga do Grupo 1 (o do Sport) será decidida no confronto da Pré-Libertadores entre o quarto lugar do Brasileirão e o terceiro time da Bolívia. O outro representante do grupo foi designado como Chile 2, na teoria, o segundo melhor ranqueado do país.

Diferentemente do que vinha sendo divulgado, o Sport não será cabeça-de-chave. O Rubro-negro foi preterido por ser o pior entre os brasileiros no ranking da Conmebol. Como atual campeã, a LDU será cabeça-de-chave do Grupo 1.
Agora, resta esperar a divulgação da tabela oficial. Datas e horários ainda estão indefinidos. A princípio, o Leão irá estrear e fazer o último jogo da primeira fase fora de casa.

Ortega não vem para o Santa

Durante a semana passada, os bastidores do Arruda estiveram agitados com a notícia de que o Santa Cruz estaria interessado em contratar Ariel Ortega, atacante que defendeu a seleção argentina nas Copas de 1994, 1998 e 2002. Atualmente, Ortega joga a segunda divisão do futebol argentino e seu nome ganhou força como provável contratação porque o presidente Fernando Bezerra Coelho teria dito que o Santa estava atrás de jogadores de grande nome, cujo objetivo fosse levar os torcedores ao estádio.

No entanto, o técnico Márcio Bittencourt falou sobre essa provável negociação e foi taxativo: Ortega não interessa ao Santa Cruz. Não por conta da qualidade, mas, segundo ele, porque contratar o atacante foge da realidade financeira do clube.

"Para tirar Ortega do time dele é preciso pagar U$ 2 milhões. Estamos buscando alguns jogadores no exterior, mas apenas aqueles que estejam de acordo com a realidade financeira do Santa Cruz", alerta o treinador. "O time vem de uma temporada ruim e, para que o mal desempenho não seja repetido, precisamos contratar com paciência e sabedoria. Não podemos errar", completa.

Sport não é cabeça-de-chave na Libertadores

O sorteio dos grupos da Taça Libertadores da América de 2009 só acontecerá na tarde desta terça-feira, mas uma coisa já é certa em relação ao Sport. A notícia que foi veiculada anteriormente que dizia que o Sport era cabeça-de-chave não procede e, com isso, o rubro-negro ficará no grupo da LDU, atual campeã da competição.A explicação para essa mudança feita pela Conmebol foi dada pelo jornalista João Andrade Neto, do Jornal do Commércio, que está no Paraguai acompanhando o sorteio.
Segundo João, o fato de o Sport ter pouca tradição no torneio fez com que a Conmebol mudasse o que estava previsto."Normalmente são quatro cabeças-de-chave do Brasil e quatro da Argentina, mas como a LDU foi a campeã de 2008, nada mais normal que ela tivesse uma vaga entre os cabeças-de-chave", explicou João Andrade Neto em entrevista à Rádio Jornal.]
A definição de que o Sport não é mais cabeça-de-chave e está no grupo da LDU foi dada na tarde desta segunda-feira, em reunião na Conmebol. "A informação que nós temos é essa. O Sport não é cabeça-de-chave e está no mesmo grupo que a LDU. É certo também que não enfrentará nenhum argentino e nenhum brasileiro na primeira fase", disse João Andrade.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Sport negocia contratação de Lúcio Flávio

A falta de rendimento dos meias do Sport (Fumagalli e Luciano Henrique) estão fazendo a diretoria rubro-negra correr atrás de um grande nome para a posição, já que o time pernambucano vai jogar a Copa Libertadores da América de 2009. Segundo informações extra-oficiais, o meia Lúcio Flávio, do Botafogo, um dos destaques do time carioca está próximo de acertar sua contratação com o Leão.

Lúcio Flávio foi autor dos três gols do Botafogo em cima do Sport, em um jogo realizado na Ilha do Retiro, em Julho do ano passado, pelo Campeonato Brasileiro. A partida acabou 3x3. Na oportunidade, o time da estrela solitária liderava o certame.

domingo, 23 de novembro de 2008

Definido os quatro primeiros da terceirona

Os quatro times que subiram da terceira divisão para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro estão definidos. Octogonal final da terceirona foi tão disputado que somente na última rodada os torcedores ficaram sabendo quem foram os quatro primeiros melhores classificados do certame. Só o campeão Atlético de Goiás já estava garantido antes da rodada de encerramento. Os ouros três clubes que irão jogar a segundona em 2009 são: Guarani-SP, Campinense-PB e o Duque de Caxias-RJ.

Leão bate o Galo com gols no final


Uma vitória significativa. O retrato da regularidade de Durval e da ousadia da garotada que desponta no Sport. O placar de 3x0 em cima do Atlético-MG, na Ilha do Retiro, neste domingo, não traduz realmente o que aconteceu durante os 90 minutos de jogo. A vitória expressiva do Leão demonstra a evolução do time com as substituições feitas por Nelsinho Baptista durante o andamento do segundo tempo da partida. As entradas de Ciro no Lugar de Carlinhos Bala e Cássio na vaga de Fumagalli mudaram a história do jogo.


A entrada dos dois jovens jogadores refletiu no poder de ataque Rubro Negro. Com jogadas de estrema habilidade e toque de bola o Leão Pernambucano dominou o Galo Mineiro na etapa complementar. O resultado saiu apenas aos 36 do segundo tempo com um gol de Durval, e logo depois os dois gols do garoto Ciro. O placar foi o troco da derrota para o Ipatinga, na rodada passada. Com a vitória o Sport subiu para o 11° lugar, com 48 pontos. Já o Atlético-MG caiu para o 12° posição com 47 pontos.

A rodada foi boa para o Timbu

A 36ª rodada do Campeonato Brasileiro pode ser considerada como muito favorável para o Náutico. Dos clubes que lutam para não cair para a série B, como o Alvirrubro, apenas o Fluminense saiu com uma vitória. O tricolor Carioca derrotou, neste domingo, o Internacional por 2 a 0, no Estádio Beira Rio. O Vasco, outro adversário direto do Timbu, perdeu em casa para o quase Hexa Campeão, São Paulo. A luz no fim do túnel que ainda via o Ipatinga foi apagada pelo Palmeiras, que venceu o time mineiro por 2x0, no Parque Antártica.

No sábado, o Atlético-PR empatou com o Botafogo, no Engenhão, e a Portuguesa não saiu do 0x0 com o Goiás, no Canidé. O Santos, que também briga para não cair, foi goleado pelo Coritiba, no Couto Pereira por 5x1.

Classificação dos times que lutam para não cair para a segundona após a 36ª rodada.

13. Fluminense.................43
14. Santos..........................43
15. Atlético-PR.................42
16. Náutico........................40
17. Figueirense.................38
18. Vasco...........................37
19. Portuguesa.................37
20. Ipatinga-MG.............34

SPORT X ATLÉTICO-MG

Sport: Magrão, Igor, César e Durval; Sidny, Fábio Gomes, Sandro Goiano, Fumagalli e Márcio Goiano; Carlinhos Bala e Roger. Técnico: Nelsinho Batista

Atlético/MG: Edson, Shelson, Leandro Almeida, Welton Felipe e César Prates; Nen, Márcio Araújo, Elton e Renan Oliveira; Castillo e Pedro Paulo. Técnico: Marcelo Oliveira

Data: 23/11/2008 (domingo)
Local: Ilha do Retiro, no Recife
Horário: 17h10 (horário de Brasília)
Árbitro: Arnoldo Vasconcelos Figarela (RO)
Assistentes: Márcia Bezerra Lopes (RO) e Aintol Farias da Silva (SE)

Leão pega Galo para se redimir com torcida

Sem nenhuma pretensão no Campeonato Barasileiro, o Sport recebe o Atlético Mineiro, neste domingo, às 17h10, diante da torcida. Ao contrário dos último jogos do Leão, a partida de logo mais pode ter um pouco mais de 'graça' para o torcedor, pois um Rubro Negro enfrenta um time que briga diretamente por um melhor posicionamento no certame. Além disso, o Sport precisa dar uma satisfação a torcida depois da derrota por 3x0 para o lanterna, Ipatinga.

Para colocar um pouco mais de fogo na partida, o time mineiro, mesmo com uma campanha irregular, pretende ficar dentro da Sul Americana e o jogo com os pernambucanos pode ser decisivo.

sábado, 22 de novembro de 2008

Definido os quatro primeiros da segundona

Os quatro clubes que vão jogar na primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2009 estão definidos. Grêmio Barueri garantiu a última vaga, neste sábado, ao vencer o América-RN por 3x0, na Arena Barueri. Para o ano, Corinthians, Avaí, Santo André e Grêmio Barueri serão as 'caras' novas na elite do futebol brasileiro.

Dos quatro times que subiram para a primeira divisão três são do Estado de São Paulo. Além do tradicional Corinthians, Santo André e Barueri, do interior paulista, também vão representar São Paulo. Avaí poderá ser o único clube de Santa Catarina que jogará a série A de 2009, pois o Figueirense corre sério risco de rebaixamento.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Fim de semana de jogos importantes para Timbu

O Náutico não joga esse fim de semana pelo Campeonato Brasileiro, porém os alvirrubros não vão deixar de acompanhar e torcer por combinações de resultados que favoreçam o posicionamento do Timbu na tabela. São Paulo e Vasco jogam no Estádio São Januário. Uma vitória tricolor, que é favorito, beneficia o time pernambucano, pois o Vasco está com três pontos a menos do que o Timbu. No Canidé, seria ótimo se o Goiás aprontasse para cima da Portuguesa. Que o Botafogo e Inter cumpram o dever de casa e vençam Atlético-PR e Fluminense, respectivamente. Seria um fim de semana Alvirrubro, já que durante a semana o Náutico não deu alegria a torcida com uma vitória.

Classificação dos times que ainda podem cair para a segundona:

13-Santos------------43
14-Atlético-PR-------41
15-Fluminense-------40
16-Náutico-----------40
17-Figueirense-------38
18-Vasco-------------37
19-Portuguesa-------36
20-Ipatinga----------34

Dívida do Santa Cruz é de R$ 60 milhões

O primeiro balanço financeiro divulgado pela atual gestão do Santa Cruz trouxe à tona uma dívida alarmante. Segundo os técnicos responsáveis pelo levantamento, o tricolor deve cerca de R$ 60 milhões. As contas são do período da administração de Edson Nogueira.

Com relação aos ganhos e perdas do mês passado, houve um saldo de R$ 7.976. Ainda segundo os técnicos responsáveis. O destaque ficou por conta das doações da diretoria e do Conselho Empresarial, que chegam a R$ 131 mil.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Náutico perde no final para o Figueirense

Na caminhada para tentar não cair para a segunda divisão, o Náutico não conseguiu passar pelo Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópoles. Os donos da casa venceram os visitantes por 4x3. O Timbu jogou bem, em alguns momentos teve o domínio do jogo, mas acabou cedendo o gol da vitória para o Figueira, no final do sengundo tempo. Mesmo com a derrota, o Alvirrubro permanece na 16ª colocação com 40 pontos. Já o time de Santa Catarina chega a 38 pontos e sobe para a 17° posição.

Os gols do jogo foram marcados por: Felipe (Náutico), Tadeu (Figueirense), Cleiton Xavier (Figueirense), Vagner (Náutico), Diogo (Figueirense). No segundo tempo, Felipe (Náutico) e Bruno Perone (Figueirense).

Santa Vai atrás de mais 16 jogadores

O presidente do Santa Cruz, Fernando Bezerra Coelho, teve uma reunião na manhã desta quarta-feira com o diretor de futebol Luiz Antônio Capella. Na pauta, as contratações dos atletas para a próxima temporada. - Pretendemos trazer entre 14 e 16 jogadores, mas só faremos o anúncio geral dos nomes em dezembro, para evitar especulações. Até porque estamos mirando jogadores das Séries A e B, que terão compromissos com seus clubes até o dia 7 de dezembro. Nosso objetivo é só anunciar após os contratos estarem assinados – diz o presidente ao site oficial do clube.

Fernando Bezerra Coelho disse que a diretoria está trabalhando para formar uma equipe forte e prometeu a contratação de jogadores de peso. De acordo com o dirigente, o clube está procurando atletas até fora do Brasil. "Nosso objetivo é formar uma equipe forte, que possa disputar em pé de igualdade com os demais. Devemos sim contratar nomes de peso, inclusive para dar uma animada na torcida. Queremos também que esses jogadores sejam líderes em campo. Além disso, estamos também fazendo consultas de valores de fora de Brasil, buscando aqueles que estão disponíveis", afirma.

Durante a semana, o técnico Marcio Bittencourt havia revelado que alguns atletas acertaram com o clube. Da mesma forma que o dirigente, o treinador coral também não disse o nome de nenhum jogador, por eles ainda estarem defendendo suas atuais equipes.

Cruzeiro não está disposto a emprestar Bala ao Sport

A diretoria do Cruzeiro não está disposta a renovar o empréstimo do atacante Carlinhos para o Sport-PE. De acordo com o vice-presidente de futebol, Zezé Perrella, o jogador só será negociado em definitivo para o clube pernambucano ou terá de retornar à Toca da Raposa."Eu não pretendo emprestá-lo (Carlinhos Bala) mais para o Sport. O Sport vai ter de comprar", observou Zezé Perrella, que foi eleito presidente do Cruzeiro para os próximos três anos e assume em janeiro.Carlinhos, que se destacou pelo Santa Cruz, foi contratado, em 2006, pelo Cruzeiro, que comprou 55% dos direitos econômicos do jogador por R$ 1,2 milhão junto ao clube pernambucano.

No início de 2007, ainda durante a pré-temporada, o atacante foi emprestado gratuitamente ao Sport.No início deste ano, a diretoria celeste voltou emprestar Carlinhos Bala, mas o Sport teve de pagar R$ 500 mil ao Cruzeiro, que cedeu o jogador até dezembro próximo. O atacante de 29 anos foi um dos destaques na conquista da Copa do Brasil pelo time pernambucano.Desta vez, o Cruzeiro está disposto a não emprestar mais o atacante, cujo contrato com o clube mineiro termina no final de 2009.


Zezé Perrella disse que não existe, neste momento, jogador do Sport que pudesse ser envolvido numa possível troca com Carlinhos Bala."Hoje não tem nenhum jogador lá no Sport que nos interessaria, que a gente poderia fazer uma permuta. Ou o Carlinhos volta para o Cruzeiro, ou será vendido em definitivo", ressaltou o dirigente.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Jogo crucial para Náutico e Figueirense

Depois da goleada em cima do Cruzeiro (5x2), no último sábado, o Náutico tem mais um jogo decisivo, nesta quinta-feira, pelo Campeonato Brasileiro. O alvirrubro faz uma partida de 'seis' pontos com um adversário direto na briga pela permanência na elite do futebol nacional, o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli, em Santa Catarina. De um lado o Náutico embalado pela vitória em cima do Cruzeiro, do outro o Figueira ferido pela derrota para o líder São Paulo, na última rodada, no Morumbi. Uma vitória do Timbu o afasta ainda mais da zona da degola. O resultado positivo para os donos da casa, faz o time de Floripa respirar no campeonato, mesmo que só um pouco.
O elenco do Náutico tem uma melhor qualidade técnica do que o do Figueirense, porém o time de Santa Catarina joga em casa. Na partida, o clube de Floripa joga sem treinador, pois Mário Sérgio foi demitido. Para o lugar dele foi contratado Pintado, que não vai poder ficar no banco. No Brasileirão, o Náutico está na 16ª posição, com 40 pontos. O Figueira é o 19º colocado com 35 pontos

Sport vai dispensar sete jogadores

A diretoria do Sport pode anunciar uma lista de dispensa até o final do Campeonato Brasileiro. Os possíveis jogadores que não vão estar mais fazendo parte do elenco rubro-negro para o ano que vem, segundo informações extra oficiais, são: os volantes Andrade, Júnior Maranhão, Fábio Gomes e Sandro Goiano; os atacantes Enilton, Carlinhos Bala e Wilson; além do lateral direito Sidny.
Ainda de acordo com informações extra oficiais, Sandro Goiano será afastado do grupo por ter simulado uma contusão em um dos jogos do Leão no Campeonato Brasileiro. O ex jogador do Sport, Hamilton, que atualmente está no Náutico, está certo de fazer parte do elenco rubro-negro ano que vem.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Elenco do Náutico com moral

A goleada do Náutico em cima do Cruzeiro (5x2), no último sábado, no Estádio dos Aflitos, ainda está repercutindo. A boa atuação Alvirrubra na partida fez três jogadores do Timbu serem selecionados como os melhores da rodada pelo site da UOL. Entre os craques do fim de semana estão: o goleiro Eduardo, o atacante Felipe e o treinador Roberto Fernandes. O primeiro foi escolhido pelas importantes defesas, o segundo não precisa comentar e o terceiro pela tática usada na partida. Na minha opinião, faltou a presença de Hamilton nessa seleção.

sábado, 15 de novembro de 2008

Náutico goleia nos Aflitos, mas Sport perde em Ipatinga

Nos Aflitos, um jogo quente e disputado. No Ipatingão, uma partida feia e sem graça. No Recife, Náutico 5 x 2 Cruzeiro, um duelo para ficar na memoria do torcedor Alvirrubro. Timbu sai da zona de rebaixamento e praticamente tira a Raposa da disputa do título do Campeonato Brasileiro. No interior de Minas Gerais, Ipatinga 3 x 0 Sport, um confronto para ser apagado da memoria da torcida Rubro-Negra. Do lado Vermelho e Branco muita vontade e criatividade. Do lado Preto e Vermelho pouca motivação e inspiração.

Faltando três rodadas para acabar o campeonato, Náutico dá um grande passo para se manter na elite do futebol brasileiro no ano que vem, e o Sport mostra que vai ter que mudar para disputar a Copa Libertadores da América de 2009. No final, uma vitória dos pernambucanos e uma vitória dos mineiros.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Decisão para Náutico passeio para o Sport


Náutico e Sport entram em campo, neste sábado, às 17h30, com situações e objetivos bem distintos. Enquanto o timbu recebe, no Estádio dos Aflitos, o poderoso Cruzeiro, que disputa o título do Campeonato Brasileiro, o Leão enfrenta o lanterna e quase rebaixado Ipatinga, no Estádio Ipatingão. O Alvirrubro não pode pensar em outro resultado, que não seja a vitória. Uma derrota do Náutico em casa seria péssimo para o elenco, já que o campeonato está acabando. Uma vitória do Sport daria moral para a equipe em relação a torcida, pois o time caiu de produção consideravelmente nas últimas nove rodadas.

Nos Aflitos uma decisão, e no Ipatingão um quase amistoso. Em casa o timbu cresce para cima dos seus adversários, já o Leão não tem tido bons resultados fora da Ilha do Retiro. Certo mesmo é que teremos o duelo de Pernambucanos e Mineiros.

STJD absolve jogadores de Náutico e Vitória

Depois de um jogo que acabou em muita confusão e polêmica no dia 1° de novembro, Vitória/BA e Náutico/PE voltaram a se encontrar nesta sexta-feira, dia 14. Desta vez o encontro foi no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), onde os dois clubes foram defender seus jogadores. A Quarta Comissão Disciplinar decidiu, por unanimidade, absolver os jogadores Everaldo, do clube pernambucano, e Marco Aurélio, do time baiano.

O lateral Marco Aurélio e o zagueiro Everaldo já cumpriram suspensão automática na trigésima quarta rodada do Campeonato Brasileiro, quando o Vitória perdeu para o Atlético/MG e o Náutico empatou com o Coritiba. Com o resultado do julgamento, o jogador do time baiano pode encarar o Atlético/PR no domingo, dia 16, e o jogador pernambucano pode enfrentar o Cruzeiro no sábado, dia 15.

O sonho da torcida Rubro-Negra


O futebol irregular apresentado pelo elenco do Sport durante o Campeonato Brasileiro mostra claramente que o Leão vai ter que reforçar a equipe se quiser fazer bonito na segunda Libertadores da América da sua história. Um dos sonhos da torcida rubro-negra seria ser premiada com o atacante Leandro Amaral, que atualmente joga no Vasco da Gama. A família rubro-negra ficou com mais desejo ainda de ter o jogador depois que foi ventilado que ele estava com um pré-contrato assinado com o Sport. O salário do jogador é bastante salgado para a realidade de um clube do Nordeste, cerca de R$ 120 mil, mas o ano de 2009 será bem diferente para o time da Ilha do Retiro. Seria muito bom que a torcida do Sport fosse premiada com um jogador da categoria de Leandro Amaral.

O futebol de Carlinhos Paraíba está mesmo disputado

O presidente do Coritiba, Jair Cirino dos Santos, criticou as especulações sobre a possível transferência do meia Carlinhos Paraíba (ex-Santa Cruz) para o São Paulo. Ele reclamou do empresário Júlio Fressato, que estaria atravessando o negócio e pediu ao São Paulo que se manifeste, se tiver interesse no jogador.

"É complicado esse tipo de situação. O São Paulo não apresentou nenhuma proposta oficial ao Coritiba, que é quem detém maior parte dos direitos econômicos e 100% dos direitos federativos do Carlinhos Paraíba. Os empresários ficam se atravessando na história. O São Paulo, se tiver interesse, que se manifeste", disse o presidente, segundo o jornal Gazeta do Povo.