"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Wilson Souza passa dicas para o Náutico


Uma atividade diferente encerrou o treinamento da tarde desta quarta-feira no Centro de Treinamentos do Náutico, no bairro da Guabiraba, no Recife. O árbitro Wilson Souza de Mendonça passou algumas orientações aos jogadores do clube pernambucano, a fim de que eles consigam tirar um melhor proveito das regras do futebol e se postar de uma forma mais correta perante o trio de arbitragem.Na verdade, a atividade desta tarde no CT do Náutico foi a parte prática de uma oficina que teve início há cerca de um mês, apenas com orientações teóricas ministradas por Wilson Souza. "Eu conheci Roberto Fernandes em um programa de TV e fiz vários questionamentos sobre arbitragem. Ele errou a maioria. A partir daí, perguntou se eu poderia dar uma palestra para o seu grupo. Os jogadores desconhecem muitas coisas referentes à regra di futebol e a partir do momento que eles passam a conhecê-las, podem tirar proveito na hora do jogo", explicou o árbitro.

O trabalho de Wilson Souza abordou vários pontos, mas foi focado principalmente na regra 11, do impedimento. Os jogadores aprovaram a palestra e garantiram que, a partir de agora, se sentem mais seguros para utilizar a regra e tirar proveito dela em algumas situações. "Contra o Vitória, por exemplo, eu fiquei em impedimento várias vezes e acho que se eu tivesse conhecimento do que o Wilson nos passou, eu teria aproveitado melhor os lances. Nessa hora, qualquer ajuda que a gente tiver é bem vinda", comentou o atacante Felipe.Outro assunto que mereceu um pouco mais da atenção de Wilson Souza foi a forma como os jogadores devem se dirigir ao trio de arbitragem. "Basta que eles tenham a consciência de que são profissionais e que devem tratar o árbitro da mesma forma que gostariam de ser tratados. Essa coisa de chegar para o árbitro de braços abertos, reclamando, só cria um clima de hostilidade desnecessário. Da mesma forma que o jogador erra, o árbitro também é passível de erros", analisou Souza.

O árbitro pernambucano afirmou que sentiu um bom resultado no trabalho realizado com os jogadores e a comissão técnica do Náutico, mas garantiu que o Alvirrubro aproveitar ou não o que foi ensinado só depende dos próprios atletas. "Acho que eles assimilaram bem, Roberto Fernandes assimilou bem. Mas tudo vai depender do treinamento. Se você treina, se há uma repetição, a tendência é que as coisas fluam naturalmente", declarou Wilson Souza.

Nenhum comentário: