Com apenas duas rodadas de Campeonato Pernambucano parece ser muito cedo para se fazer uma analise sobre os 12 clubes que disputam a competição. Até porque alguns times ainda nem estrearam todos os jogadores contratados e outros ainda estão para anunciar mais atletas. No entanto, arrisquei fazer esse panorama, e observei a pretensão de cada clube no certame. Há décadas, Sport, Santa Cruz e Náutico dividem a hegemonia do futebol estadual. Desde 1915, quando teve início o Campeonato Pernambucano, nenhuma equipe do Interior conseguiu levantar o caneco. Apenas Central e Porto chegaram perto com a segunda colocação.
Como o Santa possui um time ainda em formação, e que precisará de tempo para mostrar resultado, acredito que o campeonato será decidido entre Náutico e Sport. Além dos dois clubes figurarem atualmente na elite do futebol nacional, conseguiram manter a base e contratar jogadores qualificados para a competição. No caso do Sport, boa parte do elenco do ano passado permanece na Ilha do Retiro. Já o Náutico não conseguiu segurar alguns jogadores importantes da temporada passada, mas fez contratações significantes. Portanto, considero Alvirrubros e Rubro-Negros os grandes favoritos ao título.
Correndo por fora, estão: Porto, Salgueiro, Central e o Santa Cruz. O primeiro, na minha opinião, o mais qualificado deles. O Gavião do Agreste mostrou nas duas primeiras rodadas do certame que tem uma equipe competitiva. No primeiro jogo venceu o Serrano de goleada, em Serra Talhada, e, em seguida, aplicou um 4x0, no Santa, em Caruaru. Em segundo vem o Salgueiro, que venceu o Central na primeira rodada fora de casa, fez um jogo bem disputado com o Sport, na última quarta-feira, mas foi derrotado.
Central e Santa dividem a terceira colocacão desse grupo. O time de Caruaru perdeu na primeira partida que fez na competição, em casa, para o Salgueiro, mas se recuperou na segunda com uma vitória sobre o Petrolina, no Sertão. Já o Tricolor do Arruda ainda não tem um elenco encaixado, porém é um clube grande, com uma torcida enorme e que pode fazer a diferença quando o time jogar no Recife. Acredito que Porto, Salgueiro, Central e Santa ainda podem surpreender os favoritos, pois futebol é uma caixinha de surpresa.
Finalmente chegamos ao grupo dos que vão lutar para não cair. Seis times fazem parte desse escalão. A Cabense tem a equipe mais qualificada de todas. Ipiranga, Sete de Setembro e Vitória serão equipes irregulares na competição, porque realmente montaram times com a intenção de se manter na primeira divisão. Serrano e Petrolina precisam reforçar seus elencos, pois correm sérios riscos de serem os rebaixados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário