"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

terça-feira, 8 de abril de 2008

Náutico, Parabéns! 107 anos!

Único hexacampeão do Campeonato Pernambucano, entre 1963 e 1968, o Náutico ganhou na goleada de 6 a 1 sobre o Ypiranga, domingo passado, um presente digno de sua história. O clube completou 107 anos de fundação nessa segunda-feira, com 21 títulos pernambucanos, sendo três invictos, e uma torcida apaixonada. A paixão pelo time alvirrubro é tanta que o dia de aniversário do clube passou a comemorar também o Dia do Torcedor do Clube Náutico Capibaribe.

O Náutico surgiu às beiras do Rio Capibaribe, ainda no século XIX, quando dois grupos rivais de remadores resolveram unir as forças. A importância do remo no clube era tanta que o nome do clube chegou a ser alterado para Recreio Fluvial, mas não vingou. Hoje carro-chefe, o futebol começou a ser disputado nas dependências alvirrubras em 1905. Mas, somente em 1906 que um grupo de ingleses montou o primeiro time.

O esporte, no entanto, não despertava tanto interesse nos adeptos do clube, e só era disputado aos domingos. No dia 29 de julho de 1909, o primeiro jogo do Náutico foi justamente o que seria conhecido até hoje como o “Clássico dos Clássicos” . A partida teve a vitória dos alvirrubros sobre o Sport por 3 a 1, com dois gols de Maunssel e um de Thomas. Para o Leão, descontou Chalmers. O Timbu estreou em campeonatos em 1915, na Liga Sportiva Pernambucana.O primeiro título Estadual sairia apenas em 1934.

A partir daí, porém, o Náutico encantou a torcida com craques como Fernando Carvalheira e seu irmão, Artur, morto na última semana, Lala; Bita, maior artilheiro da equipe com 221 gols; Nado e Neneca, que consta no Guiness Book como o arqueiro que mais tempo ficou sem tomar gols. Recentemente, a idolatria ficou por conta de Bizu e Kuki, além do uruguaio Acosta, vice-artilheiro do Brasileiro em 2007.

A equipe alvirrubra viveu seus anos dourados na década de 1960, quando se sagrou o único hexacampeão Pernambuco até hoje (1963 a 1968), tendo eliminado o Santos de Pelé em 1967 pela Taça Brasil, mas perdendo por 2 a 0, na decisão para o Palmeiras de Ademir da Guia. O próprio Rei Pelé afirmou que aquele time do Náutico foi um dos maiores esquadrões dos quais já havia enfrentado.

O mascote do Náutico, o Timbu, é uma espécie de marsupial e a idéia de adotá-lo partiu dos adversários. Os jogadores tomaram cachaça antes de um jogo chuvoso contra o América, em 1934, e com a provocação dos torcedores que os chamavam de “timbu” os jogadores gritaram após a vitória de 3 a 1: “timbu 3 a 1, timbu 3 a 1”.

Nestes 107 anos de fundação, o Náutico se firmou no cenário nacional como uma das principais forças do Nordeste. Sua fanática torcida, que costuma lotar o Estádio dos Aflitos, também é sinônimo da paixão pelo esporte. O clube, conhecido também por sua força no esporte amador, conquistou títulos também em basquete, vôlei, handebol, natação e futsal, entre outros. Em 2008, os torcedores esperam que o Timbu, que não ganha um título desde o Estadual de 2004, volte a brilhar como em suas maiores conquistas.

Sport contrata meia Peter

Nome: Peter de Almeida
Data de Nascimento: 28/06/1983
Idade: 24 anos
Altura: 1,83m
Peso: 83kg
Clube atual: Grêmio/RS
Clubes que defendeu: 1999-2003: Portuguesa-SP2004-2005: União de Leiria - Portugal2006: Marília-SP2006: Mirassol-SP2006-13/05/2007: Chapecoense-SC2007: Figueirense-SC

A diretoria do Sport confirmou nesta terça-feira a contratação por empréstimo do meia Peter, ex-Figueirense, que pertence ao Grêmio. Ele fica na Ilha do Retiro até o final do ano. A apresentação acontece dentro de dez dias. Peter teve bons momentos no ano passado, quando defendia o Figueira, mas acabou na reserva depois da chegada de Alexandre Gallo no clube de Florianópolis. Contratado pelo Grêmio, foi o melhor jogador nos treinos da pré-temporada.

Porém, o rendimento despencou quando a bola rolou de verdade. Aos poucos, ele perdeu espaço com Vágner Mancini. Depois, com a chegada de Celso Roth, sumiu de vez. Foi prejudicado também por um problema de púbis. Antes de fechar com o Sport, Peter esteve perto de ser emprestado ao Atlético-MG. Ele está com 24 anos e tem como principal característica a força física.

Até o início do Campeonato Brasileiro, a direção rubro-negra ainda deve anunciar a contratação de um lateral-direito, um lateral-esquerdo, um volante, um atacante e mais um meia.de criação. Além disso, os leoninos podem fechar a qualquer momento com o lateral-direito Bruno e o volante Gedeil, ambos do Ypiranga.