"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

sábado, 15 de março de 2008

O fim do campeonato

Por Arthur Cunha

O campeonato pernambucano pode acabar amanhã! É isso mesmo, não estou ficando louco... Caso ganhe do timbu, o Sport abrirá seis pontos de vantagem para o adversário direto, fato que o deixará com a segunda mão na taça (a primeira ele já tem porque venceu o primeiro turno). Se a lógica observada neste certame se repetir, o Leão dificilmente perderá o turno em caso de vitória amanhã.

Digo isso porque o histórico deste pernambucano nos mostra que o time da Ilha não perdeu pontos bestas. A única derrota, para o Serrano, é uma exceção. No restante dos jogos - em alguns mais que em outros - o Sport teve postura de campeão, jogou com seriedade e foi aplicado.

Por outro lado, a partida de amanhã pode representar uma virada mesa por parte do Náutico. Uma vitória daria ao timbu o fôlego necessário para recuperar os três pontos de desvantagem e vencer o segundo turno. Já imaginaram?! É esperar para ver...

É clássico, é decisão, É desespero!

Por Pedro Oliveira


Neste domingo, a partir das 16h, os torcedores pernambucanos estarão sentindo coisas bem distintas. Será o domingo mais esperado pelo torcedor desde o início do ano. Dia de clássico é diferente, é empolgante... É dia de acordar respirando futebol. Como tocaria aquele carro de som que passa na conde da boa vista: É Hoje!

Para uns é dia de conferir o jogo pela televisão. Estes são os rubro-negros, que tiveram direito à apenas 10% dos Aflitos. Para alvi-rubros é dia de fazer o campeonato esquentar, lotar o estádio e empurrar o time rumo à disputa, sim, porque se o Sport vencer, acho que, com respeito ao Ypiranga, o campeonato começa a ficar mais fácil para o Leão.

Mas eu não poderia deixar de comentar sobre o jogo do desespero, dos torcedores da camisa "Não aguento mais", a torcida do querido Santa Cruz. Torcida que precisa de um alento, pois está começando a não mais acreditar no que vê. A pior fase do tricolor na história do clube. A cobrinha está na UTI, precisa da vitória a todo custo, nem que seja na marra.

Que Wilson Souza esteja enxergando melhor e que o jogão seja decidido pelas equipes. Que os torcedores do Santa possam enxergar algo melhor do que o fundo do poço.

quinta-feira, 13 de março de 2008

O que será que será?

Por Leopoldo Monteiro

Depois dessa segunda rodada do segundo turno do Campeonato Pernambucano o torcedor do Náutico certamente está com algumas perguntas sem respostas na cabeça. “Será que o elenco do meu time é qualificado? Ou no primeiro turno do certame estadual o Timbu jogou com equipes menos qualificadas(Petrolina, Centro, Porto, Sete de Setembro...)? Será que quando o Náutico jogou com uma equipe com uma maior qualidade técnica perdeu”? Tenho certeza que o torcedor alvirrubro está com esses questionamentos depois da derrota para o Ipiranga. A resposta só teremos depois de algumas partidas que vão servir como teste de fogo para o time de Rosa e Silva.

A primeira será no próximo domingo contra o Sport. Se o Timbu vencer já tira um pouco da desconfiança. Agora, se perder serão duas derrotas seguidas... A outra boa prova para o elenco do Alvirrubro será o jogo contra o Juventus-SP pela Copa do Brasil. Voltando ao Clássico dos Clássicos, no caso do Sport, se o Rubro Negro perder, o Náutico equilibra a pontuação do turno novamente. Mas, se o Leão vencer dá uma grande passo para a conquista do turno e, certamente, do campeonato. Vai ser um Clássico para ninguém botar defeito.

Leão passa pela Patativa

O Sport pulou uma fogueira na noite desta quarta-feira ao vencer o Central, por 2 a 0, dentro do Estádio Luís Lacerda, em Caruaru. Com gols de Durval e Carlinhos Bala, o time Rubro-Negro deu um passo importante no segundo turno do Campeonato Pernambucano. Foi a seis pontos e divide a liderança com o Ypiranga, que derrotou o Náutico. O Alvirrubro permanece com três. Domingo, Sport e Náutico farão o primeiro clássico do ano, pela terceira rodada.

Timbu não passa pela Máquina e Costura

O Náutico perdeu a chance de se manter na ponta do segundo turno do Campeonato Pernambucano e de chegar ao clássico contra o Sport, nesse domingo, com 100% de aproveitamento, ao ser derrotado pelo Ypiranga, nesta quarta, em Santa Cruz do Capibaribe, por 3 a 2. O resultado deixa o time do Agreste na liderança, com seis pontos, e a melhor campanha do interior. Já o Alvirrubro permanece com três pontos e tentará tirar a diferença diante do seu maior rival.

Mais uma derrota do Santa

O Santa Cruz continua seu calvário no Campeonato Pwernambucano. Nessa quarta-feira, o Coral perdeu no Arruda para o Porto por 2 a 0 e se complicou no Hexagonal da Morte. O tricolor agora soma 16 pontos, e perdeu a liderança para o Petrolina, que tem os mesmos 16 pontos, mas com uma vitória. A equipe comandada por Fito Neves não resistiu à boa marcação do adversário, que foi superior durante todo o jogo, e segue sem vencer no Hexagonal.

quarta-feira, 12 de março de 2008

O Guerreiro da Ilha

Por Leopoldo Monteiro
Nome: Romerito Mendonça Sobrinho
Posição: Meia
Idade: 33 anos
Peso: 80kg
Altura:1.83m
Clubes que jogou: Atlético-GO, Corinthians, Botafogo-SP, São Caetano, Marília-SP, Brasiliense-DF, Santo André e Goiás.


Romerito chegou ano passado, na Ilha do Retiro, indicado pelo então treinador Geninho. Com a função de substituir o ídolo da torcida rubro negra Fumagalli, o meia foi bastante criticado. Mas as grandes atuações apresentadas por ele neste Campeonato Pernambucano vem fazendo com que Romerito conquiste a confiança e admiração da torcida Leonina. O meia vem atuando bem nas partidas e mantendo uma boa regularidade. O experiente jogador já tem nove gols no certame estadual. Romerito é esperança de gol do Sport para o Clássico dos Clássicos.

O meia chulé é bom de bola

Por Leopoldo Monteiro
Nome: Geraldo Moreira da Silva Júnior
Posição: Meia
Idade: 34 anos
Peso: 75 kg
Altura: 1.74m
Clubes que jogou: Atlético-PR, Sport, Bahia e Al Shabbabi (Emirados Árabes).


Uma peça fundamental no esquema de jogo do Náutico neste Campeonato Pernambucano se chama Geraldo. O meia, de 34 anos, chegou na equipe alvirrubra no brasileirão do ano passado, e de lá pra cá, vem fazendo grandes exibições com a camisa vermelha e branca. Além do bom toque de bola, outra característica demonstrada por Geraldo nos jogos é a raça. As cores alvirrubras parecem ter iluminado a vida atlética do veterano, pois fazer gols não era muito a praia de Geraldo. No entanto, a fase está tão boa que o jogador é o artilheiro do Campeonato Pernambucano com 11 gols marcados. O meia Chulé é esperança de gols da torcida alvirrubra no Clássico dos Clássicos.

Santa tenta vencer

O Santa Cruz tenta sua primeira vitória no hexagonal da morte para se manter na liderança da chave nesta quarta-feira, diante do Porto, às 20h30m, no Arruda. O Coral estreou com empate por 1 a 1 com o Sete de Setembro e não vence há sete jogos. Como a pontuação do primeiro turno conta no cálculo desta fase final, o Tricolor é líder com 16 pontos.

As únicas mudanças em relação ao empate com o Sete de Setembro são as entradas de Marcelo Heleno e Leandro Bitton nos lugares de Anderson e Chiquinho. Os titulares desta quarta são volantes improvisados na posição de zagueiros devido às lesões dos titulares.


Santa Cruz x Porto
Local: Arruda
Horário: 20h30
Árbitro: Carlos Costa
Auxiliares: Ubirajara Ferraz e Élan Vieira
Santa Cruz - Paulo Musse, Marcelo Heleno, Leandro e Memo; William, Allan, Alexandre Oliveira, Rosembrick e Alexandre Aguiar; Thomas Anderson e Rafael Rebelo. Técnico: Fito Neves.
Porto - Danilo; Val, Gonçalves, Stanley e Arlindo; Cosme, Rômulo, Wedson e Guego; Paulista e Marlos. Técnico: Erasmo Forte.

Sport vai para cima do Central

Por Leopoldo Monteiro

Antes do Clássico dos Clássicos, no próximo domingo, o Sport tem pela frente o Central, hoje, no Lacerdão, em Caruaru. Para a partida, o Rubro Negro não vai contar com três titulares. O lateral esquerdo Dutra e o meia Luciano Henrique estão no departamento médico e o atacante Leandro Machado não joga, pois cumpre suspensão pelo cartão vermelho tomado na última partida. Porém, Nelsinho Batista vai ter o retorno do atacante Enilton e do zagueiro Igor, que cumpriram suspensão.

O time do leão vai ter duas mudanças em relação a escalção que entrou contra o Salgueiro, domingo passado. Igor entra no lugar de Cezar e Enilton substitui Leandro Machado. No meio de campo, Everton, Daniel Paulista, Romerito e Kássio estão mantidos.

Central x Sport
Local: Luiz Lacerda
Horário: 21h45
Árbitro: Patrício Souza
Auxiliares: Erich Bandeira e Luciano Cruz

Central - Davi, Celso, Humberto, Márcio e Xavier; William, Moacir. Jair e Doda; Fábio Silva e Cláudio. Técnico: Marcelo Villar.

Sport - Magrão, Luisinho Netto, Igor, Durval e Fábio Gomes; Daniel Paulista, Everton, Romerito e Kássio; Carlinhos Bala e Enílton. Técnico: Nelsinho Baptista.

Náutico com problemas para enfrentar Ipiranga

Por Leopoldo Monteiro
O Náutico vai enfrentar o Ipiranga, Hoje, no Estádio Otávio Limeira, em Santa Cruz do Capibaribe, cheio de problemas. O Técnico Roberto Fernandes não vai poder contar mais da metade do time considerado titular. Lesionados, não jogam o lateral direito Serginho, o volante Ticão, o meia Alex Sandro e o atacante Felipe. O timbu também não vai jogar com o zagueiro Vagner e o Meia Geraldo suspensos pelo terceiro cartão amarelo.
No treino de ontem, o técnico Roberto Fernandes escalou o time titular com Eduardo Rafael Santos, Everaldo, Márcio Santos e Tales; Paulo Almeida, Radamés, Berg e Marcelinho; Warley e Wellington. O time que entra só será definido momentos antes da partida.

Ypiranga x Náutico
Local: Otávio Limeira
Horário: 20h30
Árbitro: Glaydson Leite
Auxiliares: Pedro Wanderley e Júlio César Bezerra

Ypiranga - Romero, Bruno, Netinho, Rogério e Adeildo; Yarlei, Gedeil, Wilson Surubim e Ione; Edmundo e Marcelo Santos: Técnico: Reginaldo Souza.

Náutico - Eduardo Rafael Santos, Everaldo, Márcio Santos e Tales; Paulo Almeida, Radamés, Berg e Marcelinho; Warley e Wellington. Técnico: Roberto Fernandes.

Náutico apresentou goleiro

O goleiro André foi apresentado nessa terça-feira à tarde, nos Aflitos. O empresário do atleta, o ex-goleiro Taffarel, aproveitou a oportunidade para indicar o lateral-direito Diego, de 23 anos, do São José, de Porto Alegre. A direção timbu ficou de analisar a proposta.

terça-feira, 11 de março de 2008

Hora de apostar?


Por Pedro Oliveira


Todos sabem o risco que corremos quando apostamos. Podemos errar os números do sorteio e não ganhamos nada, mas mesmo assim acreditamos que podemos um dia acertar. É raro conhecer alguém que tenha ganhado algum em uma aposta desse tipo. Duas vezes então... só aquele deputado... lembra? Prefiro esquecer.


No futebol as coisas são um pouco diferentes. Não falo da loteria esportiva e muito menos da recém criada Timemania. As apostas de um clube são por muitas vezes erradas. Ás vezes os times apostam tudo na prata da casa e não conseguem revelar nenhuma galinha dos ovos de ouro. Em outras ocasiões aposta-se tudo no retrospecto da carreira de um jogador. Temos exemplos mal sucedidos, como Túlio Maravilha, e bem sucedidos, o matador Marcelo Ramos, mas na maioria das vezes os clubes apostam mesmo é nos jogadores desconhecidos.


Aí o torcedor pergunta: Quem é esse? Raros fanáticos por futebol sabem responder e se tratando de atletas vindos de campeonatos sem expressão... nem estes. O Santa Cruz apostou uma vez e trouxe um certo Carlinhos que deu certo, mas já não conta mais com ele. Agora o clube está jogando suas fichas no número 11. E ele é Thiago Cunha... 11 gols em 10 jogos... Será um novo Nenê? Será um Carlinhos Paraíba? Será um Paulinho? A roleta já começou a girar...

Por Leopoldo Monteiro
O Salgueiro contratou o rodado Sérgio Alves para jogar o restante do segundo turno do Campeonato Pernambucano. O veterano chega ao time sertanejo com 37 anos. O último clube que defendeu foi o Picos-PI. Sérgio Alves foi Revelado nas categorias de base do Sport no início da década de 90. O atacante vestiu a camisa de várias equipes do Brasil, principalmente, de times do nordeste. Além de Sport e Santa Cruz, Sérgio Alves jogou pelo Bahia, ABC de Natal, Ponte Preta, Ceará, Bota Fogo-PA, CRB-AL e entre outros vários times.

Kássio é a promessa do Sport


Por Leopoldo Monteiro

O nome dele é Kássio Rinaldo de Lima Gomes, ou somente Kássio. O Meia, com apenas 20 anos, vem se destacado entre as estrelas do time do Sport. O jovem talento vem das divisões de base do clube Rubro Negro e é a promessa desse time do Sport. Kássio ainda não conseguiu conquistar a vaga de titular no meio de campo leonino, mas quando entra tem dado conta do recado.

O jovem talento, inclusive, já fez gols com a camisa Rubro Negra. Kássio marcou um golaço diante do Serrano, quando o Sport fex 8 a 0 na equipe do interiro. O meia também balançou as redes contra o Vera Cruz, queando o Leão venceu por 4 a 2.

Jovem Wellington se destaca no Náutico

Com apenas 19 anos, o atacante Wellington chegou ao Náutico como um mero desconhecido no início da temporada. Contratado junto ao Internacional, o garoto logo chamou atenção pelo seu porte físico: 1,86 m e 84 quilos. Não por acaso, é chamado de "Tanque" desde a época das divisões de base.

Cinco jogos se passaram desde a estréia com a camisa alvirrubra, e Wellington, já com 20 anos, completados no último dia 11, caiu nas graças da torcida do Náutico. A média é superior a um gol por partida: sete gols em cinco jogos. Como não poderia ser diferente, o ex-companheiro de Alexandre Pato nas divisões de base do Internacional, comemora a boa fase.

O Clássico dos Clássicos

Por Leopoldo Monteiro

Um encontro com quase 100 anos de história. São jogos que estão marcados na memória do torcedor pernambucano. O encontro de gigantes terá o seu duelo de número 505, no próximo domingo, pelo Campeonato Pernambucano. Na contagem de confrontos do Clássico dos Clássicos o Leão da Ilha leva vantagem em cima do Timbu dos Aflitos, pois venceu 193 partidas. Já o Náutico venceu em 169 oportunidades. Outros 142 jogos terminaram empatados. Porém, o último encontro dos rivais o Náutico venceu o Sport, por 2 a 0. O jogo foi também nos Aflitos, em setembro do ano passado, válido pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Domingo o estádio volta a ser o palco de mais uma dura batalha.

O Clássico dos Clássicos deste domingo, sem dúvida, vem sendo bastante esperado pelos torcedorer de ambas as equipes. Primeiro pelo fato do Sport ter vencido o primeiro turno do certame estadual sem enfrentar o Náutico. Apenas a vantagem de um ponto deu a metade do campeonato ao time da Ilha do Retiro. As provocações nos bastidores entre os elencos dos dois clubes também vão esquentar o embate. Fora a rivalidade de quase um século. Este duelo de Timbus com Leões promete ficar no destaque dos grandes confrontos que já aconteceram. Vamos esperar para ver!!

segunda-feira, 10 de março de 2008

O velho Túlio não para de fazer gols

O Vila Nova venceu, nesse domingo, o Anapolina por 7 a 0, pela 17ª rodada do Campeonato Goiano. Quem colocou a bola quatro vezes para o fundo das redes foi o eterno artilheiro Túlio Maravilha. Com a goleada, o time do Vila levanta a esperança de conquistar o Goianão. Túlio, atualmente tem 38 anos. O veterano já defendeu clubes como Botafogo, Corinthians, Vitória, Goiás, Fluminense, Santa Cruz, Volta Redonda e entre outros times.

Em relação a partida, os anfitriões abriram o placar graças a um gol contra de Cabal, aos cinco minutos. O experiente Túlio deixou sua marca, aos 22, e ampliou. Aos 37, Túlio balançou as redes novamente ao marcar o terceiro.

Depois do intervalo, o inspirado Túlio fez o quarto gol, aos 18 minutos do segundo tempo. Em cobrança de pênalti, o atacante marcou o quarto dele no jogo e o quinto do Vila. Marco Aurélio fez o sexto, aos 44, e Halisson anotou o sétimo, aos 47.

Sport passa sem difuculdades pelo Salgueiro

Por Leopoldo Monteiro

Pela quinta vez o Sport enfrentou o Salgueiro e pela quarta vez o Leão venceu o time Sertanejo. O placar de 3 a 0 foi o suficiente para o Rubro-Negro estrear com o pé direito no segundo turno do Estadual. Superior durante toda a partida, o Leão da Ilha não enxergou obstáculos para vencer o time interiorano. Os gols foram de Carlinhos Bala (2) e Romerito (1). O Próximo jogo do Sport é contra o Central, no Lacerdão, em Caruaru.

O primeiro gol da partida saiu apenas aos 40 minutos da primeira etapa. Uma jogada ensaiada de Luizinho Neto para Romerito. Quem acabou aproveitando foi Carlinhos Bala, que não marcava pelo estadual há um bom tempo. Em seguida, saiu o segundo gol. Aos 45 minutos, Romerito fez jogada individual e chutou. A bola pegou na defesa e sobrou limpa para Carlinhos colocar no fundo do barbante.

No segundo tempo, o Leão voltou a ditar o ritmo partida. E logo aos 2 minutos fez 3 a 0. Everton ajeitou caprichosamente a pelota para Romerito, de cabeça, deixar sua marca. Sport 3 x 0 Salgueiro.

Outros jogos

Vera Cruz 2 x 0 Petrolina (Carneirão)
Por to 4 x 0 Centro (Antômio Inácio)
Serrano 1 x 2 Ipiranga (Pereirão)

Santa não consegue vencer no estadual

Por Leopoldo Monteiro

Quem se lembra da última vitória do Santa Cruz no Campeonato Pernambucano? Foi por 4 a 1 sobre o Vera Cruz, dia 27 de janeiro. O jogo foi válido pela 1ª fase do Campeonato Pernambucano. Na 2ª fase, o time tricolor não conquistou nenhuma vitória. Foram duas derrotas e quatro empates. A campanha resultou na 7° colocação do campeonato. Por isso a Cobra Coral ficou no Hexagonal da Morte. E na sua 1ª partida no grupo dos desesperados o Santa ficou apenas no empate contra o Sete de Setembro, no Gigante do Agreste, em Garanhuns. O próximo desafio do Mais Querido é contra o Porto, quarta-feira, no Arruda.

No primeiro tempo de jogo, o Sete de Setembro foi em busca do resultado. Aos 34 minutos, Oliveira aproveitou cruzamento na área, acertou uma cabeçada e abriu o placar. O gol de empate do Santa veio somente no segundo tempo. Com um boa finalização de Thomas Anderson. O Tricolor correu atrás da virada, mas ficou apenas com o empate.

Náutico não encontrou dificuldades para passar pelo Central

Por Leopoldo Monteiro
O Náutico embalou mesmo no Campeonato Pernambucano 2008. Sem medir conhecimento do adversário, o Timbu venceu o Central por 3 a 0, no Estádio dos Aflitos. Com dois gols do atacante Wellington e um do meia Marcelinho, o alvirrubro passeou em campo contra a Patativa, que não perdia há mais de um mês. A próxima partida do Náutico pelo certame estadual é contra o Ipiranga, no Otávio Limeira, em Santa Cruz do Capibaribe.

O primeiro gol alvirrubro saiu aos 15 minutos do primeiro tempo, depois que o veterano Kuki recebeu um bola na entrada da grande área. Ele ajeitou a pelota com o peito para Wellington chegar batendo. Sem chances para o arqueiro centralino. O segundo gol timbu não demorou a sair. Aos 22 minutos, pressionado, o Central saiu errado. Wellington aproveitou a falha e serviu Marcelinho, que em jogada bonita colocou a bola para o fundo do cordão.
No segundo tempo, o Timbu entrou em campo mais relaxado. Mas aos 38 minutos, o colombiano Laborde fez grande jogada. Ele deixou Wellington de frente para o Gol. A atacante não desperdiçou. Náutico 3 x 0 Central.

domingo, 9 de março de 2008

1ª Rodada do Pernambucano (2º turno)

16h - Sete de Setembro x Santa Cruz (Gigante do Agreste)
16 h - Serrano x Ipiranga (Pereirão)
16h - Náutico x Central (Aflitos)
16h - Vera Cruz x Petrolina (Carneirão)
16h - Porto x Centro (Antônio Inácio)
17h30 - Sport x Salgueiro (Ilha do Retiro)

Náutico recebe Central desfalcado

Por Leopoldo Monteiro

Quatro são os desfalques do Timbu para o primeiro jogo do time no 2º turno do Campeonato Pernambucano, contra o Central, nos Aflitos. O volante Radamés e o atacante Warley estão suspensos. Além deles, o treinador Roberto Fernandes não poderá contar com o atacante Felipe e o lateral-direito Serginho, que estão machucados. Com substitutos considerados a altura dos titulares, o time de Rosa e Silva entra com o colombiano Laborde, que poderá fazer sua primeira partida entrando de frente pelo Timbu.

Os outros prováveis substitutos são: Wellington no ataque, no lugar de Warley; Kuki fica na vaga de Felipe e Alex Sandro assume a lateral esquerda na vaga de Serginho. A outra dificuldade do Timbú será vencer a Patativa que não perde faz mais de um mês. Vamos ter um grande jogo.

Sport vai em busca do tri-campeonato

Por Leopoldo Monteiro

O comandante do Leão, Nelsinho Batista, estréia no 2º turno do certame estadual logo com desfalques na zaga e no ataque. Não jogam contra o Salgueiro, hoje, na Ilha do Retiro, o zagueiro Igor e o atacante Enílton. Ambos cumprem suspensão automática, pois levaram o terceiro cartão amarelo no último embate do Leão no Campeonato Pernambucano.

Mas os possíveis desfalque do Sport não parar por ai. O matador Leandro Machado é dúvida para a partida diante do Salgueiro na Ilha do Retiro. Mesmo sentindo poucas dores no local da contusão, o atacante garantiu que não entrará em campo caso não esteja 100% recuperado. Outra dúvida é o meia Luciano Henrique que vem se queixando de dores na canela.

Santa estreia pelo hexagonal da morte


Por Leopoldo Monteiro
Quem diria... Santa Cruz Futebol Clube, o Tri-SuperCampeão do Estado, o time Fita Azul do Brasil, 23 vezes Campeão Pernambucano e dono de uma das maiores torcidas do nordeste brasileiro disputando o Campeonato Pernambucano de 2008 com intuito de não cair para a divisão de acesso, série A2. Esse é o objetivo do Santa, hoje, no Gigante do Agreste, em Garanhuns, contra o Sete de Setembro.

O elenco Coral agoniza no interior tentando respirar normalmente no certame estadual. Vencendo a equipe Setembrina o time Tricolor afasta, por um tempo, o risco de rebaixamento, já que é o 1º colocado do hexagonal da morte com 15 pontos, cinco a mais do que o Porto, que está na zona da degola.

O técnico Fito Neves ganhou uma notícia boa nessa sexta-feira. O goleiro Jean está regularizado e poderá estrear neste domingo.