"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

terça-feira, 21 de julho de 2009

Clássico dos Clássicos centenário

A situação atual de Náutico e Sport no Campeonato Brasileiro de 2009 não é das melhores, no entanto a má fase dos clubes será esquecida durante esta semana. Isso porque Alvirrubros e Rubro-Negros estão completando um século de Clássico dos Clássicos. No dia 25 de julho de 1909 Timbu e Leão faziam o primeiro duelo e iniciariam a construção de uma rivalidade que dura 100 anos. Nesse data, o Náutico entrava com um time em campo pela primeira vez. A estréia deu sorte ao Timbu dos Aflitos, que venceu o Leão da Ilha do Retiro por 3 x 1. A partida foi realizada no campo do British Club, por trás do que hoje é o Museu do Estado, na Avenida Rui Barbosa. O público do jogo foi estimado de 3 mil pessoas.

O duelo entre rubro-negros e alvirrubros é o 3° mais velho do Brasil, ficando atrás apenas do Clássico Vovô entre os cariocas Fluminense e Botafogo, que jogaram em 22 de outubro de 1905) e de Grêmio e Internacional, o Gre-Nal, cuja partida foi apenas uma semana antes do clássico pernambucano. Em um século de história do Clássico dos Clássicos aconteceram 491 partidas. Entre esses jogos, finais de campeonatos que premiaram os clubes com títulos e marcaram a carreira de jogadores de ambas as equipes.

Os gols, a data, os jogadores, o local da partida são sempre lembrados por torcedores alvirrubros e rubro-negros que viveram uma determinada época do Clássico dos Clássicos. Partidas memoráveis que não saem da cabeça daqueles que presenciaram nas arquibancadas o duelo, fazendo parte da história de um confronto secular. O torcedor mais novo do Náutico nunca vai esquecer do gol de falta feito por Adilson, na Ilha do Retiro, contra o Sport, no Campeonato Pernambucano de 2001. O golaço foi decisivo para que o Time de Rosa e Silva evitasse o hexa campeonato do Leão. Por falar em hexa, o título mais festejado até hoje pela torcida alvirrubra, foi conquistado em cima do Sport. O gol do título veio na prorrogação da terceira partida da final de 1968. O autor do gol foi Ramos.

Mas, conquistas importantes do Leão vieram em partidas contra o Timbu. Em 1991 e 1992, o Rubro-Negro conquistava a hegemonia do Estado sendo bicampeão vencendo o Alvirrubro na final nos dois anos. O artilheiro Hélio, na época, acabou virando o carrasco do Náutico. Voltando um pouco no tempo, na década de 70, um título do Sport em cima do Náutico é lembrado até hoje por causa da dramaticidade do jogo final. O Leão levantou o caneco do campeonato de 77 com um gol marcado por Mauro, no 2° tempo da prorrogação, no terceiro jogo da final. Náutico x Sport muito mais do que um duelo de gigantes, um Clássico marcado por tradição e rivalidade que faz parte da história do futebol nacional.

Clássico dos ClássicosJustificar

491jogos
192 vitórias do Sport
165 vitórias do Náutico
133 empates
1 jogo de placar desconhecido (disputado em 29 de março de 1931, mas sem registro nos jornais dos dias seguintes)

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Começa o Campeonato Pernambucano de Futsal 2009

Já começou a competição mais disputada de futebol de salão do Estado. O Campeonato Pernambucano de Futsal 2009 está dividido em dois grupos (A e B) e será disputado em dois turnos com jogos de ida e volta. O torneio teve início no dia 11 de julho e está previsto para terminar no dia 19 de setembro. Os dois melhores classificados de cada chave irão disputar uma semifinal com jogos de ida e volta. O 1° colocado do grupo A enfrenta o 2° colocado da chave B. Já o 1º colocado do grupo B encara o 2º colocado da chave A. O atual Campeão Pernambucano de Futsal é a Faculdade Maurício de Nassau, que venceu o Tigre/ Natto em uma final dramática, nos pênaltis, realizada em Caruaru.

Grupo A
Tigre/Natto - Garanhuns
Sport
Ribeirão
Condado
Cortês

Grupo B
Santa Cruz
ABF - Bezerros
Cabeça de Touro - São Lourenço
AOSS/PMPE
Clima Cred - Jaboatão

Mais detalhes sobre o Campeonato no site: http://www.futsalpe.com.br/

domingo, 19 de julho de 2009

Como estão os tetras campeões do mundo

Exatamente 15 anos depois da conquista da Copa do Mundo dos Estados Unidos, os atletas brasileiros campeões do torneio, em sua maioria, ainda trabalham em áreas ligadas ao futebol: showbol, técnicos de clubes, empresários e dirigentes de times de futebol. As únicas exceções à regra ficam para dois jogadores, que ainda atuam no futebol profissional: Ronaldo (Corinthians) e Cafu (sem clube) - ver boxe abaixo. Aldair, que já atuou no showbol, se aposentou recentemente e vive na Itália.

No showbol (espécie de futebol disputado dentro de um ginásio, em dimensões menores), o precursor é Ricardo Rocha, ex-zagueiro que integrou o elenco campeão em 1994. Ricardo também é o técnico da seleção brasileira.No selecionado nacional, Ricardo já comandou jogadores de renome no futebol nacional. Dentre eles, sete estavam no time tetracampeão em 1994: Zetti, Aldair, Dunga, Paulo Sergio, Muller, Bebeto e Marcio Santos.


Dunga, inclusive, é um dos exemplos mais bem sucedidos entre a lista de jogadores de 1994 que decidiram ingressar na carreira de treinador de futebol. Ele é o atual comandante da seleção brasileira, e disse ver algumas semelhanças entre o time de 1994 e o atual. "Aquela seleção tinha uma personalidade muito forte. Por isso senti que em alguma coisa ela é parecida com essa seleção, que tem personalidade, sabe o grande momento e quer fazer história. Aliás, eles já estão fazendo", disse, em entrevista recente.


Outro exemplo curioso de ser citado é o do ex-atacante Romário, que encerrou a carreira no final de 2007 sem fazer nenhuma partida de despedida e, antes de parar, exerceu o cargo de 'treinador-jogador' do Vasco. O artilheiro da seleção brasileira em 1994, agora, atua como parceiro do América-RJ, clube de coração do seu pai já falecido. Romário tem trazido jogadores e patrocinadores para tentar reerguer a equipe carioca.


Entre os campeões de 1994, alguns resolveram optar por atuar em duas ou mais áreas. Esse é o caso de Paulo Sérgio, que concilia as funções de técnico e dirigente - atualmente, porém, ele não treina nenhuma equipe. "Atualmente não estou dirigindo nenhum clube. No momento optei pela carreira como treinador, mas ainda tenho planos de voltar a trabalhar como dirigente", disse Paulo Sérgio, que foi durante três anos vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, assumindo interinamente a função de presidente da FPF em duas ocasiões.


O exemplo mais 'incomum' dos campeões de 1994 é o do ex-volante Mauro Silva, que atua como empresário do ramo imobiliário, prestando assessoria para empresas da Espanha. "Não tinha como idéia ser agente de jogadores, mas sim prestar consultoria aos clubes da Europa. Só que não fiquei restrito ao futebol. Com o network que conquistei na Espanha, migrei pra outras áreas. Em função da estabilidade da economia brasileira, foquei na parte imobiliária e virei sócio da incorporadora", conta.
Reportagem da UOL.