"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

sábado, 24 de novembro de 2007


Este domingo, é especial para muitos estudantes, pois é dia de Vestibular da UFPE/UFRPE

O blog Gol Pernambuco deseja, que os nobres torcedores pernambucanos, que enfrentarão esse grande adversário, consigam marcar GOL. E assim, obtenham a tão sonhada aprovação, no curso desejado.

Gustavo Herculano

Sport definido para encarar o Cruzeiro

O Sport está definido para o jogo de amanhã, diante do Cruzeiro, marcado para às 17:10. O técnico Geninho jogará no esquema 3-4-3, a escalação será:
Magrão, César, Gustavo e Igor; Luisinho Netto, Everton, Romerito e Bruno; Anderson Aquino, Carlinhos Bala e Da Silva.

Haverá uma grande expectativa para saber como o Sport comemorará os 20 anos da conquista do campeonato brasileiro de 1987.
Gustavo Herculano

Despedida amarga no Arruda

A torcida que compareceu ao Arruda foi surpreendente. Mais de 4.000 fiéis estiveram presentes para acompanhar o último jogo do time no ano contra o Coritiba. Os torcedores que foram a campo gostariam de ver uma vitória do Santa Cruz na amarga despedida da série B.

O Santa Cruz começou perdendo, mas virou o jogo para 2 a 1. Com o resultado, o time paranaense perdia o título da série B. Entretanto, com um jogador a menos, o Coritiba conseguiu a virada para 3 a 2, garantindo a conquista do campeonato. O gol do título, foi aos 47 minutos do segundo tempo.

Alguns torcedores protestaram contra a diretoria do clube. A maioria dos jogadores não falou com a imprensa. Agora, é acompanhar a forma que os comandantes tricolores resolverão a situação do time.

Gustavo Herculano

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Pernambuco: Celeiro da cobiça sulina


O Náutico e Sport, que disputam a série A do campeonato brasileiro, além da discriminação do sul e da falta de recursos, sofrem outro grave problema: a cobiça por nossos treinadores.

Este ano o treinador Gallo, estava desempenhando um bom trabalho no Sport e foi retirado do time, por uma proposta tentadora do Internacional. Durante o campeonato, bastava um técnico ser demitido de um grande clube do sul, que especulavam que o experiente técnico Geninho do Sport, assumiria tal equipe.

Pois bem, o treinador do Grêmio Mano Menezes, já confirmou que não renovará com o time. A imprensa gaúcha especula, que o técnico substituto virá de Pernambuco: será Geninho ou a grande revelação Roberto Fernandes, do Náutico.

Dessa forma, será muito difícil para Náutico e Sport segurarem seus treinadores para o próximo ano, além da concorrência interna, haverá assédio por parte de clubes do exterior, com aquelas proposta mirabolantes.

Gustavo Herculano

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Acosta entre os melhores do Brasileirão

O meia atacante do Náutico, Beto Acosta, vem sendo a cada dia mais visado pela imprensa nacional. O uruguaio foi considerados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) um dos destaques deste Brasileirão. O anuncio foi feito pelo técnico da Seleção Brasileira, Dunga. O gringo foi considerado um dos craques do campeonato. Acosta é o vice-artilherio do Campeonato Brasileiro com 19 gols. Confira os indicados.

Goleiros: Diego Cavalieri (Palmeiras), Felipe (Corinthians) e Rogério Ceni (São Paulo)
Laterais-direito: Coelho (Atlético-MG), Joílson (Botafogo) e Léo Moura (Flamengo)
Zagueiros central direito: Breno (São Paulo), Fábio Luciano (Flamengo) e Thiago Silva (Fluminense)
Zagueiros central esquerdo: Alex Silva (São Paulo), Juninho (Botafogo) e Miranda (São Paulo)
Laterais-esquerdo: André Santos (Figueirense), Juan (Flamengo) e Kléber (Santos)
Volante direito: Hernanes (São Paulo), Maldonado (Santos) e Pierre Palmeiras)
Volantes esquerdo: Martinez (Palmeiras), Richarlyson (São Paulo) e Rodrigo Souto (Santos)
Meias direito: Diego Souza (Grêmio), Íbson (Flamengo) e Paulo Baier (Goiás).
Meias esquerdo: Jorge Wagner (São Paulo), Thiago Neves (Fluminense) e Valdívia (Palmeiras)
Atacantes: Acosta (Náutico), Dagoberto (São Paulo) e Leandro Amaral (Vasco)
Centroavantes: Aloísio (São Paulo), Dodô (Botafogo) e Josiel (Paraná)
Técnico: Caio Júnior (Palmeiras), Joel Santana (Flamengo) e Muricy Ramalho (São Paulo)
Revelação: Felipe (Corinthians), Breno (São Paulo) e Hernanes (São Paulo)
Craque: Acosta (Náutico), Rogério Ceni (São Paulo) e Valdívia (Palmeiras)

Da Agência O Globo

Divulgada arbitragem dos jogos de Sport e Náutico

Divulgada a escala de árbitros para os jogos de Sport e Náutico na próxima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Sport x Cruzeiro, domingo (25), na Ilha do Retiro. Apita a partida o Juiz do Rio Grande do Sul Leonardo Gaciba. Os auxiliares serão dois paraenses: José Amilton Pontarolo e Aparecido Donizetti Santana.

Figueirense x Náutico, quarta-feira (28), no Orlando Scarpelli. Comanda o jogo o árbitro carioca Frederico Honorato Rodrigues Moreira e os auxiliares gaúchos Paulo Ricardo Silva Conceição e Marcelo Bertanha Barison.

União no Santa Cruz

O presidente do Santa Cruz, Édison Nogueira, disse em um programa de rádio, nesta quinta-feira, que está recebendo apoio de vários tricolores devido a má fase do Clube Coral. "Essa é a hora de reconstruir o Santa Cruz. É claro que ninguém está satisfeito com essa situação, muito menos eu", ressaltou o presidente. Já que não tem mais jeito de permanecer na 2ª divisão do brasileiro, está mais do que certo os verdadeiros torcedores apoiarem a diretoria no momento.

A queda para a 3ª pode ser uma tempestade curta na história do Santa. É preciso vontade e união para tirar o Mais Querido desta situação. Um exemplo de superação foi o Vitória-BA. Ano passado, o time baiano estava na 3ª divisão, subiu, jogou a segunda (2007) e agora teve o acesso para a 1ª divisão do nacional.

Leopoldo Monteiro

Times do interior apostam na experiência

Os times do interior do Estado já começaram a investir para o Campeonato Pernambucano 2008. O Central de Caruaru contratou o veterano Leonardo, que jogou no Sport e também teve uma curta passagem pelo Santa Cruz. O atacante também jogou por clubes como o Vitória-BA, Corinthians e Vasco da Gama. Leonardo está com 33 anos. Antes de ser contratado pelo Central, o centro-avante estava sem clube.

O outro time que está apostando na experiência é o Ipiranga. Erlon, ex-Sport e Náutico, vai reforçar a zaga da equipe de Santa Cruz do Capibaribe. O treinador da Máquina de Costura é Reginaldo Souza. Ele foi quem comandou o Nacional de Patos, na série C do brasileiro deste ano. No sertão, o Salgueiro anunciou a contratação do zagueiro Batata, aquele mesmo que já jogou pelo Náutico e, na temporada passada, defendeu o Central. Será que esses veteranos vão agüentar a correria do Pernambucano?

Leopoldo Monteiro

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

A crise dos clubes nordestinos e nortistas

Tradicionais clubes do futebol brasileiro, localizados em estados do norte e nordeste foram esquecidos no tempo. O dinheiro pago pela televisão exclusivamente a determinados times do sul e sudeste do Brasil ocasionou a falência de vários grandes clubes regionais. Moto Clube, do Maranhão; Sampaio Corrêa, do Maranhão; Flamengo, do Piauí; River, do Piauí; Tuna-Luso, do Pará, anos atrás, foram times com grandes torcidas e participações em campeonatos nacionais. Hoje, quase não se ouve falar mais sobre esses times. Nem em jogos da terceira divisão do nacional se escuta algo a respeito desses clubes. O Moto clube, por exemplo, em 1990, fez uma bela campanha na segunda divisão do brasileiro e quase subiu para a primeira divisão.

Essa crise vem repercutindo em clubes respeitados e de grandes torcidas das duas regiões. O Bahia e o Paissandu estão jogando a terceira divisão nacional este ano. O time paraense já foi desclassificado. No caso dos baianos, pode ser que consigam o acesso este ano para a segundona, pois ainda estão disputando. Lembrando que o Bahia foi Campeão Brasileiro de 1988 e o Paissandu levantou a taça de Campeão da Copa dos Campeões de 2002. O rival do Bahia, o Vitória, chegou a jogar a terceira por um ano (2006). Desta vez quem vai experimentar o gosto amargo da terceirona é o Santa Cruz. O Remo, do Pará, também retorna para a terceira, em 2008. É uma pena que isso esteja acontecendo com os clubes da região norte e nordeste, pois o povo daqui gosta muito de futebol.

Leopoldo Monteiro

Camisa uruguaia cabe em Acosta


A seleção do Uruguai não vem muito bem das pernas nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. O time uruguaio está com 4 pontos, ocupando a 6ª posição, com uma vitória, um empate e uma derrota. Há muito tempo nossos rivais não montam uma seleção no nível das que conseguiram conquistar duas Copas do Mundo. Inclusive, uma delas, a inesquecível final da Copa de 50, no Maracanã. Por isso, faço essa pergunta. Será que o uruguaio Beto Acosta, do Glorioso Náutico, não teria uma vaga na seleção uruguaia? Futebol o Gringo tem para dar e vender.

Na minha opinião, se Acosta estivesse jogando em um clube do sul ou sudeste do país já teria sido notado pelo treinador uruguaio, Oscar Tabárez. Vou poder falar melhor sobre isso depois que assistir ao jogo de hoje entre Brasil x Uruguai, no Morumbi.

Leopoldo Monteiro

O queridinho da torcida Rubro-Negra

O vice-diretor de futebol do Sport Clube do Recife, Homero Lacerda, está com moral em relação à torcida do Leão. Não que Homero não fosse um ídolo antes, mas o dirigente vem mostrando por que tem crédito com a massa leonina. Homero, além de ser um grande defensor do título Brasileiro de 1987, tem mostrado competência quando está à frente do clube.

O vice-diretor de futebol Rubro-Negro voltou a ser um dos comandantes do Sport quando o Leão estava em baixa (Final de 2005). No Campeonato Brasileiro, antes de Homero, o time da Ilha do Retiro quase caiu para a terceira divisão. Com a presença do queridinho, o Sport foi Campeão Pernambucano (2006), subiu para a primeira divisão do nacional (2006), Bicampeão estadual (2007) e está almejando uma vaga na Copa Sul Americana. Precisa dizer mais alguma coisa?

Leopoldo Monteiro

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Ou paga ou não treina

O título desta postagem deixa bem claro sobre o que está acontecendo nos Aflitos. O elenco Alvirrubro, simplesmente, não treinou, nessa segunda-feira. Os jogares alegam que não vão participar do cronograma de treinos montado pelo técnico Roberto Fernandes enquanto o dinheiro referente ao salário de setembro não entrar na conta de todos os atletas. O elenco do Náutico não recebe há dois meses.

Se a diretoria pagar o salário de setembro os treinos voltam ao normal nos Aflitos. Realmente é horrível trabalhar sem receber. Não posso tirar a razão dos jogadores, mas justamente nesta etapa do campeonato. O Alvirrubro vai ter jogos decisivos contra o Figueira, em Floripa, e contra o Flamengo, nos Aflitos. Ainda bem que o próximo jogo do Timbu vai ser na quarta-feira da próxima semana. Serão nove dias para a diretoria arrumar o dinheiro e o Náutico treinar para o jogo contra o Figueirense.

Leopoldo Monteiro

Homero Lacerda no programa Milto Neves

Vejam os vídeos do vice-diretor de futebol do Sport Clube do Recife, Homero Lacerda, em sua participação no programa do radialista Milton Neves, exibido domingo passado, na TV Record. Homero Lacerda esclareceu para todo o país o regulamento do Campeonato Brasileiro de 1987. Na oportunidade, o dirigente, que era o presidente do Leão em 87, defende com argumentos pertinentes o mais importante título do Rubro-Negro Pernambucano. Mais uma vez Homero Lacerda representou muito bem o Sport na defesa desse campeonato. A desinformada sub apresentadora do programa, Renata Cordeiro, que defendeu o Clube de Regatas Flamengo, no programa, não teve argumentos para debater com Homero. Realmente, Renata mostrou estar desinformada do que aconteceu no Campeonato Brasileiro de 1987. Confiram.






A bomba de Édson Nogueira falhou

No intuito de tirar a atenção da principal notícia dos últimos dias, que era o rebaixamento do Santa Cruz para a terceira divisão do nacional, o presidente do clube, Édson Nogueira, prometeu entregar, nessa segunda feira, um dossiê com a máfia da arbitragem no Brasil. Sinceramente, as declarações do presidente tricolor não passaram de um peido de veia. O cartola disse que seria uma bomba. Pensei que seria atômica, que a repercussão seria nacional. Na minha opinião, quando a gente não tem o que falar deve ficar calado. Isso é que Édson Nogueira deveria ter feito quando o Santa caiu, ou então, se fosse mencionar algo, que fosse sobre a situação do time pernambucano.

Leopoldo Monteiro

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Sport na Sul-Americana

A última vez que um time pernambucano jogou uma competição sul-americana foi em 1988. Quando o Leão da Ilha teve sua única participação na Taça Libertadores da América. Depois disso, o Sport ficou na beira de jogar a competição novamente em 1990, depois que foi o vice-campeão da Copa do Brasil de 1989, perdendo a final para o Grêmio. O jogo na Ilha do Retiro foi Sport 0 x 0 Grêmio. No Estádio Olímpico, em Porto Alegre, Grêmio 2 x 1 Sport.

Outra oportunidade de jogar a Libertadores da América perdida pelos Rubro-Negros foi quando chegou na final da Copa dos Campeões, em 2000. O Sport perdeu para o Palmeiras, no estádio Rei Pelé, em Maceió. O jogo acabou Palmeiras 2 x 1 Sport. Bom! O Leão ainda tem chances de jogar a Copa Sul-Americana. De acordo com o site chance de Gol, o Sport tem 32, 8 %. Não podemos esquecer que o Náutico também pode jogar. As chances do Timbu são de 16, 9 %.

Leopoldo Monteiro

Jogão, festa e dinheiro

Um jogo para fechar com chave de ouro a superação do Náutico no segundo turno do Campeonato Brasileiro 2007. Creio que o Alvirrubro vai permanecer de forma heróica na primeira divisão, pois todos nós sabemos as dificuldades que os times pernambucanos têm em montar um elenco competitivo na elite do futebol nacional sem muito recurso financeiro.

Então, vou deixar uma sugestão para a diretoria do Clube Náutico Capibaribe: os dirigentes alvirrubros deveriam colocar o último jogo do Náutico contra o Flamengo para o Estádio do Arruda. Além de fazer uma bonita festa com a torcida do Glorioso, iriam arrecadar mais dinheiro para acertar as folhas salariais atrasadas do elenco Timbu.

Tenho certeza que a Torcida Alvirrubra iria lotar o Mundão do Arruda. Os paraibanos e alagoanos também fariam um festa bonita apoiando o time carioca. É uma caso a se pensar.

Leopoldo Monteiro

domingo, 18 de novembro de 2007

Homero estará no Milton Neves

Pessoal, no site de relacionamento orkut, a comunidade do Sport, afirma que Homero Lacerda, estará hoje no programa Terceiro Tempo, de Milton Neves.
A polêmica em torno de 1987, ganhará um novo capítulo. Vale a pena conferir. O programa deve começar em torno das 23h (horário de Recife).
Gustavo Herculano