"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Futebol brasileiro de luto

O futebol brasileiro está de luto após tragédia ocorrida na estrada no fim da noite dessa quinta-feira. O ônibus que levava a delegação do time Brasil de Pelotas de volta à sua cidade no interior gaúcho após amistoso em que venceu o Santa Cruz, na cidade de Vale do Sol, por 2 a 1, despencou de um barranco na cidade de Canguçu. O acidente causou a morte de dois jogadores do time, o atacante Claudio Milar, ex-Náutico e Santa Cruz, e o zagueiro Régis Gouveia Alves, além do treinador de goleiros Giovani Guimarães, e deixou dez integrantes da delegação feridos, informou o site do jornal "Zero Hora". A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal.

Segundo a PRF, o ônibus teria caído em um barranco de cerca de 40 metros a 50 metros, o que equivale a um prédio de 15 andares, e ficado com as rodas para cima. Ao ser socorrido, o motorista do ônibus disse que não sabia explicar como não conseguira fazer a curva. O jogador mais famoso do time pelotense, o goleiro Danrlei, ex-Grêmio, escapou do acidente.

Danrlei, que tinha sido um dos destaques do amistoso realizado à tarde, disse que, ao sair do ônibus capotado, percebeu que seu companheiro Claudio Milar, ídolo da torcida do Brasil, estava morto. Além do Náutico e Santa Cruz, Claudio Milar também atuou por Botafogo e Juventude.

3ª rodada do Estadual

No meio da semana, o Campeonato Pernambucano foi marcado pelos jogos no Interior do Estado. A terceira rodada, que tem início neste Sábado, com Náutico x Salgueiro, os três grandes clubes jogam no Recife. No Domingo, o Sport recebe o Serrano e o Santa Cruz enfrenta o Central. Completam a rodada Porto x Petrolina, Sete de Setembro x Cabense, Ipiranga x Vitória. Na partida do Sábado, o Alvirrubro joga mais uma vez diante da sua torcida. O Timbu não pode pensar em um tropeço, pois empatou em casa na primeira rodada com o Cabense. O Salgueiro será um adversário difícil, mas o time de Rosa e Silva é o Favorito. Carlinhos Bala vai atuar pela primeira vez diante da torcida Alvirrubra depois de sua volta aos Aflitos.

O domingo será de casa cheia no Arruda. A diretoria do Santa espera um público de 50 mil pessoas. Será uma verdadeira festa da torcida Tricolor com a reinauguração do anel superior do Arrudão e do gramado. A certeza será de uma grande festa nas arquibancadas e o time precisa dentro de campo responder a altura. O grupo Coral vem abalado pela goleada tomada diante do Porto, mas vai tentar descontar no Central. Na Ilha do Retiro, o Leão vai enfrentar o fraco Serrano. O Sport é favorito para a partida. Paulo Baier foi regularizado e pode pintar no banco de reservas como a novidade para a torcida.


No interior, o líder Porto tenta manter a regularidade diante do Petrolina, que até agora não sabe o que é uma vitória. O Gavião deve bater o time do sertanejo. O Sete de Setembro recebe a surpreendente Cabense e tem que jogar muita bola para não perder a segunda vez em casa. Ipiranga e Vitória completam a terceira rodada. A Máquina de Costura jogando em casa é forte. Acredito na vitória do time de Santa Cruz do Capibaribe.

Jogos da terceira rodada do Pernambucano

Sábado - Náutico x Salgueiro (Aflitos)
Domingo - Sport x Serrano (Ilha do Retiro)
Domingo - Porto x Petrolina (Luiz Lacerda)
Domingo - Santa Cruz x Central (Arruda)
Domingo - Sete de Setembro x Cabense (Gigante do Agreste)
Domingo - Ypiranga-PE x Vitória-PE (Otávio Limeira Alves)

Uma analise bem subjectiva

Com apenas duas rodadas de Campeonato Pernambucano parece ser muito cedo para se fazer uma analise sobre os 12 clubes que disputam a competição. Até porque alguns times ainda nem estrearam todos os jogadores contratados e outros ainda estão para anunciar mais atletas. No entanto, arrisquei fazer esse panorama, e observei a pretensão de cada clube no certame. Há décadas, Sport, Santa Cruz e Náutico dividem a hegemonia do futebol estadual. Desde 1915, quando teve início o Campeonato Pernambucano, nenhuma equipe do Interior conseguiu levantar o caneco. Apenas Central e Porto chegaram perto com a segunda colocação.
Como o Santa possui um time ainda em formação, e que precisará de tempo para mostrar resultado, acredito que o campeonato será decidido entre Náutico e Sport. Além dos dois clubes figurarem atualmente na elite do futebol nacional, conseguiram manter a base e contratar jogadores qualificados para a competição. No caso do Sport, boa parte do elenco do ano passado permanece na Ilha do Retiro. Já o Náutico não conseguiu segurar alguns jogadores importantes da temporada passada, mas fez contratações significantes. Portanto, considero Alvirrubros e Rubro-Negros os grandes favoritos ao título.
Correndo por fora, estão: Porto, Salgueiro, Central e o Santa Cruz. O primeiro, na minha opinião, o mais qualificado deles. O Gavião do Agreste mostrou nas duas primeiras rodadas do certame que tem uma equipe competitiva. No primeiro jogo venceu o Serrano de goleada, em Serra Talhada, e, em seguida, aplicou um 4x0, no Santa, em Caruaru. Em segundo vem o Salgueiro, que venceu o Central na primeira rodada fora de casa, fez um jogo bem disputado com o Sport, na última quarta-feira, mas foi derrotado.
Central e Santa dividem a terceira colocacão desse grupo. O time de Caruaru perdeu na primeira partida que fez na competição, em casa, para o Salgueiro, mas se recuperou na segunda com uma vitória sobre o Petrolina, no Sertão. Já o Tricolor do Arruda ainda não tem um elenco encaixado, porém é um clube grande, com uma torcida enorme e que pode fazer a diferença quando o time jogar no Recife. Acredito que Porto, Salgueiro, Central e Santa ainda podem surpreender os favoritos, pois futebol é uma caixinha de surpresa.
Finalmente chegamos ao grupo dos que vão lutar para não cair. Seis times fazem parte desse escalão. A Cabense tem a equipe mais qualificada de todas. Ipiranga, Sete de Setembro e Vitória serão equipes irregulares na competição, porque realmente montaram times com a intenção de se manter na primeira divisão. Serrano e Petrolina precisam reforçar seus elencos, pois correm sérios riscos de serem os rebaixados.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Náutico vai ganhar reforços contra o Salgueiro

Depois de jogar desfalcado contra o Serrano, em Serra Talhada, o Náutico deverá ganhar mais reforços para o jogo deste sábado contra o Salgueiro nos Aflitos. O volante Derley e o lateral-esquerdo Anderson Santana voltarão ao time após a suspensão. Além deles, o treinador Roberto Fernandes (Foto) espera contar com os reforços que ainda não estrearam como o atacante Somália, os laterais Carlinhos e Edson Miolo. Juliano, Nunes e Johnny, que estrearam contra o Serrano, deverão permanecer como titulares.

Sport deve anunciar três contratações

O Sport deverá anunciar, nesta sexta-feira, mais três reforços para a temporada. A promessa é do presidente rubro-negro, Sílvio Guimarães, que garantiu a chegada de um volante, um meia e um atacante. Os nomes não foram confirmados, mas especula-se que o volante é o esperado Daniel Paulista, que entrou com uma ação na Fifa para recuperar os direitos federativos, já que - segundo o jogador - não recebe salário há quatro meses do Rapid Bucareste da Romênia.

Guimarães também fez segredo em relação ao meia, mas deixou escapar que será um jogador de fora do país. "Esse atacante, que estamos acertando, vem bancado por uma grande empresa paulista. Posso garantir que é um grande jogador e que estava fora do país", disse em depoimento ao site SportNet. O meia deve ser Daniel González (Foto), que pertence ao Colo-Colo, e o atacante Éverton Santos, ex-Corinthians e que estava no Fluminense.

Bittencourt critica elenco tricolor

A sétima colocação no Pernambucano não deixou Márcio Bittencourt nem um pouco contente. Após a goleada sofrida diante do Porto, o treinador do coral se mostrou muito insatisfeito com o futebol apresentado pela equipe, com exceção do goleiro Andrá Zuba. "O time não marcou nada. Se pudesse trocar os dez, a gente trocava os dez. O único que fez uma excelente partida foi o Zuba. Se não fosse ele, nós teríamos tomado mais", afirmou Bittencourt, em entrevista coletiva.


Apesar das críticas ao desempenho de sua equipe dentro de campo, o técnico reconheceu a boa atuação e o mérito do time adversário. "Eles têm um time jovem que joga junto há um bom tempo e a gente sabia que ia encontrar dificuldade. A gente tem de trabalhar para se acertar o mais rápido possível", disse o treinador, lembrando que ainda restam sete contratados para estrear com a camisa do Santa Cruz.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

2ª rodada quente do Pernambucano

Apenas um gol marcado nos primeiros 45 minutos dos cinco jogos que rolaram, nessa quarta-feira, na 2ª rodada do Campeonato Pernambucano. Estava escutando as partidas pelo rádio e deu agonia a falta de gols. No Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru, o Porto conseguiu ser o único time do campeonato a acertar o gol adversário no 1° tempo, com uma cobrança de pênalti . Já na 2ª etapa, as redes balançaram nove vezes. Pior para o Santa Cruz, que, além de ter sido o único time a iniciar o 2° tempo perdendo, ainda tomou mais três gols do Porto, e saiu da Capital do Forró com uma goleada de 4x0 na bagagem. Com a vitória, o Gavião do Agreste é o líder da competição.

Na 2ª colocação, com a mesma quantidade de pontos que o Porto, mas com o menor saldo de gols, aparece o Sport, que foi até Salgueiro, no Estádio Cornélio de Barros, e venceu o time da casa por 2x0. Os gols do Leão foram marcados por Ciro, que agora é o artilheiro da competição com três gols, e Luciano Henrique. No Estádio Nildo Pereira, em Serra Talhada, o Náutico achou um gol na etapa final e conquistou a primeira vitória no certame. Já o Serrano perde pela segunda vez em casa e amarga a lanterna. Gilmar fez o único gol da partida.


A Cabense, diante de sua torcida, também conquistou três pontos ao vencer o Ipiranga por 1x0, no Estádio Gileno de Carli. O time do Cabo vem mostrando que montou uma boa equipe para o Pernambucano. O último jogo da rodada foi acabou com o placar de Vitória 1x1 Sete de Setembro, no Estádio Carneirão, em Vitória de Santo Antão. Petrolina e Central completam a rodada, nesta quinta-feira, no Nildo Pereira.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

2ª rodada do Campeonato Pernambucano

A 2ª rodada do Campeonato Pernambucano acontece a partir das 20h30, desta quarta-feira, com cinco jogos, porque Petrolina e Central se enfrentam somente na quinta-feira. Os três grandes clubes da Capital jogam fora de casa e pegam verdadeiras pedreiras. O Santa Cruz enfrenta o Porto, no Estádio Lacerdão, em Caruaru, para tentar a segunda vitória no certame. O treinador Coral, Márcio Bittencourt, vai escalar o mesmo time que venceu o Sete de Setembro na primeira rodada. Acredito que o Porto será um adversário mais forte do que o time de Garanhuns. O Gavião do Agreste também estreou com o pé direito na competição ganhando do Serrano por 3x0 fora de casa.

No Estádio Nildo Pereira, em Serra Talhada, o Serrano recebe o Náutico. Tradicionalmente o Jumento do Sertão é um adversário duro para os clubes da Capital jogando em casa, mas a goleada que o time tomou do Porto na primeira rodada me deixa desconfiado em relação às pretensões do Serrano no campeonato. Dos três grandes considero o jogo do Náutico o menos difícil. O Timbu poderá estrear vários jogadores para esta partida, entre eles Carlinhos Bala.

No jogo entre Salgueiro e Sport, no Estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro, não pretendo arriscar favoritos. O Carcará costuma fazer várias vítimas jogando em casa, e, este ano, creio que os grandes vão ter dificuldades em passar pelo time do Sertão. O Salgueiro entrou no certame com uma boa equipe e vai dar trabalho para o Leão. O volante Hamilton será a novidade dos Rubro-Negros em campo. O atacante Guto também está regularizado e deve ficar no banco de reservas do Time da Ilha do Retiro.

Vitória e Sete de Setembro fazem o jogo da reabilitação, no Estádio Carneirão, em Vitória de Santo Antão, pois os dois time perderam na primeira rodada. Aponto um pequeno favoritismo para o Tricolor das Tabocas por jogar em casa. O empate da Cabense contra o Náutico, na abertura do campeonato deu uma boa impressão do time do Cabo de Santo Agostinho, que enfrenta, no Estádio Gilleno Di Carli, no Cabo, o Ipiranga. A partida será equilibrada, mas acredito na vitória do time da casa. Na quinta-feira, Petrolina e Central se enfrentam em Salgueiro. Os dois precisam se recuperar da derrota na estreia.

Santa contrata goleiro Gustavo

O goleiro Gustavo, de 30 anos, que foi Campeão Pernambucano pelo Sport em 2006, vai defender o Santa Cruz nesta temporada. A contratação do jogador já foi divulgada no site oficial do clube. O arqueiro que viveu um bom momento em Pernambuco sendo titular durante um bom tempo do Rubro-Negro estava na reserva do Figueirense. Gustavo virou herói do título pernambucano, em 2006, na final entre Sport e Santa Cruz, quando defendeu três pênaltis da equipe Tricolor, e o Leão se consagrou campeão daquele ano.

Daniel Paulista pode pintar no Sport

O esperado retorno do volante Daniel Paulista (Foto no meio) para a Ilha do Retiro pode ocorrer esta semana. O jogador deu entrada na Fifa para obter seus direitos federativos alegando que não recebe salário no Rapid Bucareste, da Romênia, há três meses.

Caso a decisão da Fifa beneficie o atleta, a diretoria do Sport garante o retorno. Daniel Paulista defendeu o Sport em 2008 após se destacar no Náutico, no ano anterior. O jogador se transferiu para a Romênia em agosto do ano passado, vendido por 800 mil Euros.

Anderson Lessa: revelação do Timbu

O Jovem Anderson Lessa desponta como grande promessa do Timbu para esta temporada. O atacante marcou seu primeiro gol como profissional, por sinal um golaço, logo em seu primeiro jogo, na estreia do Campeonato Pernambucano, contra a Cabense, no empate por 2 a 2, nos Aflitos. "Contra a Cabense, graças a Deus consegui transformar em gol a única chance que apareceu. Espero que seja assim até o fim do campeonato", afirmou Lessa, a um jornal do Recife.

O próximo compromisso do Náutico pelo estadual será nesta quarta-feira, contra o Serrano. Lessa prevê dificuldades. "O Serrano é um time difícil de ser batido, principalmente em Serra Talhada. A viagem para lá também é desgastante, mas vamos atrás da vitória, que é o único resultado que nos interessa", finalizou.

Tricolor contrata atacante do Interior de SP

O atacante Pedro Henrique é o mais novo nome do elenco do Santa Cruz. A diretoria anunciou sua contratação nesse domingo e aguarda a apresentação do atleta, no Arruda. O jogador, que estava no Paulista (SP), tem 23 anos já atuou no Lausanne da Suíça e no Fortaleza (CE). Pedro Henrique é o vigésimo terceiro atleta anunciado desde o início dos trabalhos do Tricolor visando a temporada 2009.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Começou o Pernambucano

Desculpem a demora para postar sobre a primeira rodada do Campeonato Pernambucano 2009, mas tive alguns problemas na minha internet durante o fim de semana.

A abertura do Campeonato Pernambucano, no Sábado, no Jogo entre Sport e Vitória, não teve muita surpresa. O Leão, jogando na Ilha do Retiro, não tomou conhecimento do Tricolor das Tabocas e Meteu 4x0. O garoto Ciro, do Sport, foi o melhor jogador em campo. O atacante cavou um pênalti e ainda colocou duas bolas no fundo das redes do vitória. No domingo, vou começar pelo embate do Gigante do Agreste, em Garanhuns, entre Sete de Setembro x Santa Cruz, pois estive presente na arquibancada para acompanhar a partida. O destaque do jogo foi a presença das duas torcidas. Tricolores e Alviverdes dividiram o estádio e fizeram uma bonita festa. A diretoria Setembrina divulgou que tinham 7.531 torcedores, mas acredito que compareceram mais de 10 mil pessoas. Em relação ao jogo, fraco tecnicamente, mas ainda é início de temporada. O Sete chegou mais vezes ao gol do Santa, teve três oportunidades claras de abrir o placar, mas desperdiçou. O Santa chegou a colocar uma bola na trave, com Marcelo Ramos, no primeiro tempo, porém só achou o gol da vitória no segundo tempo, com Elder. Sete 0 x 1 Santa.


Nos Aflitos, uma surpresa. Pensei que o Náutico iria passar fácil pelo recém chegado à elite do Campeonato Estadual, Cabense, mas não foi o que aconteceu. O time azul e branco da cidade do Cabo de Santo Agostinho impôs respeito, e teve o placar à frente por duas vezes durante a partida. O jogo acabou 2x2. O Timbu ainda teve dois jogadores expulsos: Anderson Santana e Derley. Vale lembrar que o Alvirrubro vai estrear vários jogadores ainda. No Clássico Matuto, entre Central e Salgueiro, melhor para o time do Sertão, que apesar de ter jogado fora de casa, conseguiu uma importante vitória, 2x1. Com a base do elenco que fez uma boa campanha na terceira divisão do Campeonato Brasileiro de 2008, o Carcará mostrou que pode ser a mais forte equipe do Interior do Estado no Campeonato.


Enquanto o Salgueiro fez uma grande estreia, os outros representantes do sertão não foram nada bem na primeira rodada. O Serrano tomou uma goleada do Porto de 3x0, no Estádio Nildo Pereira, em Serra Talhada. A torcida do Jumento do Sertão deixou o estádio decepcionada com o time. A garotada do Gavião do Agreste mostrou que poderá fazer uma grande campanha no Pernambucano. Já o Petrolina foi até o Estádio Otávio Limeira Alves, em Santa Cruz do Capibaribe, enfrentar o Ipiranga, e tomou de 4x2 dos donos da casa. O destaque da partida foi Luís Eduardo, da Máquina de Costura, que fez dois dos quatro gols marcados pela equipe.