"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

sábado, 2 de janeiro de 2010

Ano novo para os clubes pernambucanos

O ano de 2009 acabou e deixou marcas para o futebol de Pernambuco. Além da queda de Sport e Náutico para a 2a Divisão do Brasileiro, houve o insucesso do Santa Cruz na 4a Divisão do Nacional. O péssimo desempenho de nossos clubes ano passado vai refletir ou já está refletindo em 2010. O Náutico perdeu a receita que recebia do Clube dos 13 e o Sport ficou sem parte dela. Algumas contratações estão sendo feitas, no entanto bem mais modestas do que em 2009. O Rubro Negro trouxe o treinador pernambucano Givanildo Oliveira, considerado o rei do acesso, contratou alguns jogadores que atuaram em times da Série B do Brasileiro do ano passado, além de ter mantido uma base do time que jogou a temporada 2009. Dos contratados, destaque para o atacante Nadson, que já foi artilheiro da segundona, e o experiente meia Ricardinho, que se destacou no Vila-Nova-GO.

O Santa Cruz, dos três grandes clubes do Estado, foi o que até agora mais contratou atletas. Foram 12 no total. Nenhuns dos jogadores que chegaram para vestir a camisa tricolor são conhecidos do torcedor coral. A maior contratação mesmo do Time do Arruda foi o treinador Lori Sandi que teve diversas passagens pelo futebol pernambucano. Sem grandes nomes no elenco, o Santa vem para o estadual confiante na força da torcida, na tradição e no experiente técnico. Um time que pode surpreender no campeonato pelo conjunto e pela vontade.

No Náutico, por conta das eleições no clube, que só foram decididas no final de Dezembro, a contratação de reforços ainda está engatinhando. O Alvirrubro vai reforçar seu elenco durante a competição estadual. No entanto, o time renovou os contratos do meia-atacante Carlinhos Bala, e do zagueiro Cláudio Luiz. Para comandar a equipe, o Timbu contratou o desconhecido Guilherme Macuglia. O treinador foi destaque em algumas equipes intermediárias do estado do Rio Grande do Sul.

Confira os elencos do trio de ferro pernambucano:
Em Negrito - contratados em 2010

Sport Clube do Recife

Goleiros: Magrão, Saulo e Thiago
Laterais-direitos: Julio Cesar, Eduardo Ratinho e Diogo
Zagueiros: Igor, Montoya, César Lucena, Juliano, Igor César e Elias
Laterais-esquerdos: Dutra, André Luiz e Jackson
Volantes: Daniel Paulista, Moacir, Zé Antônio, Madson, Xinho e Andrade
Meias: Ricardinho, Adriano Pimenta, Kássio, Cássio, Juninho Eduardo Ramos e Isael
Atacantes: Wilson, Ciro, Dairo, Everton Felipe, Nadson, Alessandro e Madeira
OBS: Julio Cesar (ex-Brasiliense), Eduardo Ratinho (ex-Corinthians), Montoya (ex-Paraná), André Luiz (ex-NK Osijek/Croácia), Ricardinho (ex-Vila Nova), Eduardo Ramos (São Caetano), Dairo (ex-Guarani), Nadson (ex-Bahia) e Alessandro (ex-Atlético-MG).

Santa Cruz Futebol Clube

Goleiros: Baggio, Darci e Jaílson
Zagueiros: Alex Xavier, Alysson, Everton Sena, Leandro Cardoso e Luiz Eduardo
Laterais Direitos: Baiano, Geovane e Gilberto Matuto
Laterais Esquerdos: Jefferson e Robinho
Volantes: André Paulino, Goiano, Léo, Marcos Mendes, Memo e Renan Grampola
Meias: Elvis, Guego, Miller, Natan, Serginho e Thiago Henrique
Atacantes: André Leonel, Gaúcho, Gilberto, Joelson, Marcelinho, Thomas Anderson e Val Barreto
OBS: Baggio (ex-Vitória-BA), Darci (ex-Macaé-RJ), Alysson (ex-Juventude), Luiz Eduardo (ex-Guarani), Robinho (ex-Vitória-BA), André Paulino ex-Madureira), Goiano (ex-Paraná), Renam Grampola (ex-Vitória-ES), Barreto (ex-Mirasol-SP), André Leonel (ex-Atlético-GO).

Clube Náutico Capibaribe
Goleiros: Glédson e Gustavo
Zagueiros: Cláudio Luiz, Fernando, Onildo, Diego Bispo e Luiz Alberto
Lateral Direito: Tiego
Lateral Esquerdo: Anderson Santana, Michel e Wellington
Volantes: Derley, Nilson, Ramires, Eduardo Ere e Gomes
Meias: Juliano, Dinda, Hélton e Márcio Tinga
Atacantes: Carlinhos Bala, Thiaguinho e Kuki
OBS: Contratados: Gustavo (ex-Sport e Santa Cruz), Ramires (ex-América-RN), Gomes (ex-Goiás) e Márcio Tinga (ex-Cristal-AP)