"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

sábado, 13 de dezembro de 2008

Náutico anuncia, Fernandes nega


“Roberto Fernandes renova com o Náutico até o final de 2009.” A informação do site oficial do clube surpreendeu o treinador, que desmente já ter acertado o seu futuro no Alvirrubro. "Eles já publicaram isso? É uma forma de pressão. Não, eu ainda não assinei nada. O problema não é a base salarial. Este não é o problema. O que eu preciso saber é se terei uma estrutura forte para 2009", esclarece.


A assessoria de imprensa do clube informa, que o vice-presidente de futebol Ricardo Valois se reuniu com Roberto Fernandes nesta sexta-feira, e que o clube renovou o contrato com o treinador. Ainda segundo a assessoria, o contrato seria até o fim de 2009 e até a data de reapresentação do elenco já estaria marcada para o próximo dia 26 de dezembro.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Sport contrata volante Renan

O volante do Vitória-BA, Renan, um dos destaques do time baiano no Campeonato Brasileiro 2008 vai vestir a camisa do Sport para a temporada 2009. O atleta foi anunciado nesta sexta-feira, juntamente com o zagueiro Aislan, do São Paulo. Os dois jogadores foram as primeiras contratações do Rubro-negro pernambucano para a disputa da Taça Libertadores da América do ano que vem.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Rosembrick apareceu criticando o Santa

Protagonista de muita tensão no Arruda, depois de faltar por duas semanas consecutivas aos treinos, o meia Rosembrick foi ao estádio do Santa Cruz nesta terça-feira, para realizar exames físicos e médicos. O jogador não se furtou a comentar o motivo das ausências seguidas e foi direto nas críticas ao clube tricolor. "Não recebo salários há nove meses. Não tenho cabeça para pensar em treinamentos. Quando se tem um nível de vida razoável, tem-se também contas a pagar. Quem critica o jogador nunca leva isso em conta", dispara.

Entre os débitos acusados pelo atleta, estão três salários que a atual diretoria não pagou. Por causa disso, o técnico Márcio Bittencourt preferiu parar de comentar o caso. A diretoria do clube ainda não se pronunciou sobre a permanência do atleta no elenco.

Felipe poder estar indo para o Grêmio

O atacante Felipe, do Náutico, está perto de realizar o sonho de defender um grande clube de sua terra. O atacante espera fechar contrato com o Grêmio nos próximos dias, talvez ainda esta semana. Ele tem vínculo com o Timbu até 31 de dezembro. O clube pernambucano quer renovar com ele, mas a possibilidade de disputar uma Libertadores deve pesar. "É um clube muito grande. Sou gaúcho e sempre tive esse sonho de jogar por Grêmio ou Inter. Fica ainda melhor com a oportunidade de disputar uma Libertadores até porque o Grêmio sempre vai longe. Estou na espera. Talvez esteja resolvido até terminar a semana. O bom é que posso ficar perto da minha família", diz o atacante.

Visando renovar o contrato dos jogadores para o ano de 2009, a direoria do Náutico acertou, nesta quarta-feira, a permanência do zagueiro Titi e do volante Derley, que tiveram seus contratos encerrados neste final de ano. Os atlétas tiveram o contrato renovado depois de uma conversa entre presidente do clube, Maurício Cardoso, e a diretoria do Internacional-RS. O próximo passo do Alvirrubro é renovar o contrato do técnico Roberto Fernandes.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Renan pode vestir a camisa do Sport

O meia Renan poderá trocar o Vitória pelo Sport. O nome do jogador, que foi revelado pelo São Paulo, foi especulado como possível contratação para o próximo ano. Para a posição, o técnico Nelsinho Baptista gostaria de contar com mais jogadores. A diretoria estaria interessada também em Hamilton do Náutico e Allan Bahia do Atlético-PR.

Por enquanto, os nomes sugeridos estão no campo da especulação, mas é certo que o clube vai contratar jogadores para reforçar o grupo que vai disputar a Libertadores em 2009.

Santa se apressa para regularizar jogadores

Depois das contratações, a diretoria do clube se apressa para ter os jogadores regularizados na estréia do time no Campeonato Estadual - dia 11 de janeiro. Neste processo, os jogadores que mais preocupam são o meia Leandro Gobatto, que estava na Costa Rica, e o atacante Roger - egresso dos Emirados Árabes. "Estamos tentando um contato o mais rapidamente possível, porque é mais trabalhosa a regularização de atletas vindos do exterior. No entanto, não vai haver problema, pois os jogadores já haviam encerrado seus contratos com os clubes de lá", acredita o supervisor Flávio Lira em depoimento ao site oficial do clube.

Além destes dois jogadores, o Santa Cruz contratou o goleiro Adriano Santos, o volante Élder e o meia Juan. A intenção dos dirigentes é contratar uns 15 jogadores, em média, para a próxima temporada.

Roberto Fernandes vai conversar sobre renovação de contrato quinta-feira

Presente à festa da entrega do Prêmio Craque do Brasileirão 2008, no Museu de Arte Moderna - (MAN), no Rio de Janeiro, o treinador Roberto Fernandes diz que só vai discutir a sua renovação com o Náutico depois de uns dias de descanso. "Só vou decidir o meu futuro na quinta-feira. Depois de toda esta luta para manter o Náutico na elite do futebol brasileiro, preciso de uns dias de descanso. Na quinta-feira conversarei com a diretoria do clube", anuncia.

Depois do empate sem gols com o Santos, que garantiu a permanência do Timbu na Série A do ano que vem, Roberto Fernandes disse que só trataria da renovação do seu contrato depois do fim do Brasileirão. "Seria leviano da minha parte conversar sobre renovação de contrato no meio da nossa luta contra o rebaixamento e sem saber se conseguiríamos nos manter na elite do futebol. Agora, poderei sentar e conversar com os dirigentes', concluiu Fernandes.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Náutico escapa da segundona

Foi no sufoco, mas o Náutico se garantiu na série A do ano que vem. Em um jogo emocionante, o resultado de 0x0 foi garantido, em grande parte, pelo desempenho dos dois goleiros. Eduardo e Fábio Costa fizeram defesas difíceis durante o jogo inteiro. Com o resultado, o Timbu somou 44 pontos, mesmo número que o Figueirense-SC, que derrotou o Internacional em casa mas, mesmo assim foi rebaixado. O melhor saldo de gols do clube pernambucano foi o que o garantiu na primeira divisão.

O placar não foi alterado no primeiro tempo por conta da atuação dos goleiros Fábio Costa, do Santos, e Eduardo, do Náutico. Eles fizeram defesas difíceis, impedindo as investidas adversárias.
A primeira grande defesa de Eduardo foi aos 15 minutos. O Santos já havia perdido duas boas oportunidades de gol quando Kleber Pereira, artilheiro do Brasileirão até então com 21 gols recebeu livre na marca do pênalti. Ele encheu o pé, mas o goleiro alvirrubro chegou.
Fábio Costa respondeu à altura aos 28 minutos.

Felipe recebeu na grande área, fez o giro e bateu forte de perna esquerda; o goleiro Santista foi buscar no cantinho. Felipe deu trabalho de novo aos 35, em uma batida de falta. Mais uma vez, o grito de gol foi frustrado pelas defesas de Fábio Costa. O lance de maior perigo – e mais esquisito do primeiro tempo, no entanto, foi protagonizado por Eduardo. Kleber Pereira bateu falta da entrada da grande área. Encoberto pela barreira, o goleiro Timbu defendeu no susto. O rebote ficou para Robson, que sozinho, cabeceou para fora.

O segundo tempo foi de apreensão para os torcedores do Náutico. Quando a primeira etapa terminou, Figueirense e Vasco estavam perdendo, o que livrava o Timbu do rebaixamento independente do resultado na Vila Belmiro.Minutos depois do início do segundo tempo, no entanto, tudo mudou. O Figueira virou o jogo, o que obrigava o Náutico a garantir ao menos um ponto. E foi isso que Eduardo fez. O goleiro continuou a salvar o alvirrubro. Aos 9 minutos, Kleber Pereira, que buscava a artilharia isolada do Brasileirão, cabeceou firme, para defesa de Eduardo; Aos 14, o atacante ficou de frente para o goleiro, que cresceu e fez a defesa.

O Santos continuou levando perigo. Outro ‘quase gol de Kleber Pereira’ aconteceu aos 26, quando o atacante bateu de virada obrigado Eduardo a se esticar todo. Aos 42, Pereira tentou de bicicleta, mas a bola passou sobre o gol.Nos últimos cinco minutos, com o jogo do Figueirense terminado, a necessidade de segurar o resultado deixou a partida ainda mais nervosa. O Náutico segurou o Santos e livrou-se da queda.

Sport vence o Coritiba

O jogo previsto para ser o menos interessante da última rodada do Campeonato Brasileiro não valia mais nada mas surpreendeu todos. Sport e Coritiba protagonizaram uma partida emocionante na Ilha do Retiro, que terminou com a vitória do Leão por 4 a 3. Apesar da derrota, um jogador do Coxa teve muitos motivos para comemorar. Autor do segundo gol alviverde, o atacante Keirrison se tornou um dos três artilheiros da competição, ao lado de Kleber Pereira, do Santos, e de Washington, do Fluminense. Com o resultado, o Sport terminou o Campeonato Brasileiro de 2008 na 11ª colocação, com 52 pontos. O Coritiba ficou duas posições na frente, com um ponto a mais que os pernambucanos.

São Paulo é hexa

Depois de deixar escapar a chance de conquistar o título Brasileiro em casa, com o estádio do Morumbi lotado, o São Paulo viveu uma semana de expectativa. A pressão pela possibilidade de um tropeço era grande e ficou ainda maior com a mudança do árbitro do jogo decisivo. Mesmo assim, o time fez valer seu favoritismo, contou com um gol irregular para superar o Goiás por 1 a 0 no Bezerrão e conquistou seu sexto título nacional."Muitos foram campeões, alguns foram bicampeões. Mas tricampeões, só o São Paulo", resumiu o volante Hernanes. "O São Paulo é um clube grande, conhecido no mundo inteiro, e merece esse feito", concordou o ala Jorge Wagner.

O dia que antecedeu o confronto que definiu o Campeonato Brasileiro deste ano foi marcado pelo afastamento do árbitro Wagner Tardelli pela CBF por conta de uma suspeita de tentativa de suborno levantada pelo presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo del Nero. Mas os jogadores não demonstraram terem sentido a polêmica."Estou muito feliz. Esse grupo é muito especial", comemorou o atacante Borges. "Temos de dividir isso com os torcedores, a diretoria e todos que participaram. Conquistamos algo incrível", classificou o técnico Muricy Ramalho, que correu para agradecer à torcida assim que a partida acabou.

Com a conquista do Brasileirão de 2008, a equipe paulista conseguiu duas marcas históricas no torneio. Essa é a primeira vez que um time leva o Nacional por três anos consecutivos. Antes disso, Internacional, Flamengo, Palmeiras e Corinthians já tinham conquistado o titulo brasileiro em dois anos seguidos.Além do tricampeonato inédito, o São Paulo consagra sua hegemonia nacional. O clube do Morumbi é o único a ter seis títulos brasileiros. O Flamengo 'disputa' com a CBF a posição de pentacampeão, mas a entidade não reconhece a taça de 1987 dos cariocas.

Dessa forma, ao lado dos rubro-negros, Vasco, Corinthians e Palmeiras venceram o torneio por quatro vezes.Os comandados do técnico Muricy Ramalho apresentaram um futebol inconstante até o começo do segundo turno. Na primeira partida do returno, perdeu para o Grêmio por 1 a 0 no estádio Olímpico, caiu para o quinto lugar e viu os gaúchos abrirem 11 pontos. A reação, no entanto, começou depois de um empate por 1 a 1 com o Atlético-MG, quando a equipe jogou mal e o treinador teve uma "conversa mais séria" com o elenco tricolor.

Depois disso, o São Paulo subiu de produção e, ajudado por tropeços dos quatro clubes que estavam na frente - Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo -, conseguiu voltar ao G-4 na 29ª rodada, assumindo a liderança da competição na 33ª jornada. Com essa vitória sobre o Goiás, o time do Morumbi também chegou a 18 jogos de invencibilidade, recorde no torneio desde que os pontos corridos foram instituídos, mesma marca do Atlético-PR em 2004.Jogando fora de casa, o São Paulo contava com a maior parte da torcida no estádio Bezerrão, que empurrava o time desde o começo. Precisando de apenas um empate para levar o título nacional, a equipe paulista começou a partida pressionado o Goiás, mas falhava na hora de da conclusão.A partir dos 15min, a equipe esmeraldina passou a ficar inteira em seu campo de defesa e os tricolores diminuíram a velocidade da saída de bola.

Em pelo menos três oportunidades o goleiro Rogério Ceni foi com a bola dominada quase até o meio-campo antes de mandar para o ataque. Mas mesmo jogando na retranca, o Goiás puxava rápidos contra-ataques que levavam perigo ao gol são-paulino.Quando o Goiás estava melhor, o São Paulo abriu o placar. Com 22min do primeiro tempo, Rogério bateu falta no canto esquerdo de Harlei, que espalmou para o meio da área. Hugo pegou o rebote na direita e arriscou chute de primeira, de esquerda, mas pegou mal na bola. Ela sobrou no meio para Borges, impedido, completar.

O primeiro tempo seguiu na mesma toada, com o São Paulo pressionando e o Goiás ficando apenas com contra-ataque. "Ainda não tem nada resolvido. Faltam 45 minutos. O Goiás é uma equipe de qualidade e foi muito complicado encontrar espaços", disse o tricolor Hernanes, seguido por Borges. "O jogo está equilibrado. Estamos brigando, procurando a vitória, mas sabemos que o Goiás tem qualidade. O mais importante é que conseguimos o gol e agora podemos manter no segundo tempo".

O segundo tempo adicionou mais um ingrediente à disputa pelo título nacional: a chuva. O gramado cada vez mais pesado e a visibilidade limitada tornaram o jogo ainda mais truncado, concentrado na intermediária. Sobretudo porque o São Paulo recuou sua linha de marcação e apostou nos contra-ataques.Com essa proposta, o time tricolor ainda conseguiu criar oportunidades para ampliar a vantagem. Em todas elas, porém, parou no goleiro Harlei, que teve atuação muito segura.O jogo truncado só não atrapalhou a festa do São Paulo, que começou a comemorar o título aos 35min do segundo tempo.

A partir daí, gritos de "campeão" se revezaram com apreensão e silêncio até o apito final do árbitro Jaílson Macedo Freitas. A explosão de euforia dos visitantes, enfim, tornou-se completa no Bezerrão ao som de "hexacampeão".