"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

sábado, 3 de novembro de 2007

Feriadão decisivo para Pernambuco

Ainda em clima de feriado prolongado os torcedores pernambucanos param para os jogos do fim de semana no brasileirão. É uma rodada decisiva para nossos times na luta contra o temido rebaixamento.

O primeiro a entrar em campo é o glorioso Santa Cruz que encarará em casa o Avaí, pela 34ª rodada da série B, logo mais às 15h. Com toda certeza os torcedores corais vão lotar o Arruda para apoiar o time. Na rodada o tricolor, em caso de vitória, só poderá subir uma posição, chegando a 15ª colocação, desde que o São Caetano perca para o CRB no A. Campanella. E além do mais devem torcer para que o Criciúma vença em casa o Santo André e o Paulista tropece em São Paulo diante do Ceará. Assim o Santa se distanciaria desses times que atualmente estão na zona de rebaixamento.

Já o Náutico jogará hoje, contra o Fluminense às 17:10, no Maracanã, pela 35ª rodada da série A. É um jogo muito difícil, porém o Náutico já mostrou muita força fora de casa, principalmente nesse segundo turno. Não seria surpresa nenhuma o Náutico vencer o Fluminense em pleno Rio de Janeiro. O torcedor deve ficar de olho no jogo Paraná e Goiás que também será hoje, o melhor resultado para Pernambuco seria um empate.

Amanhã os leoninos precisam lotar a Ilha do Retiro, para o confronte com o Palmeiras, o jogo será às 17:10. Alguns matemáticos estão afirmando que a vitória do Leão já livra o time do rebaixamento. Salvo ou não, o Sport não pode ter outro resultado senão a vitória.

Estou muito confiante nessa rodada. Faz duas rodadas que Pernambuco não sabe o que é uma vitória. Vamos poder gritar! Gol Pernambuco. Porém, não basta fazer gols, Santa, Náutico e Sport precisam é somar três pontos cada.
Gustavo Herculano

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Fim da 34ª rodada da série A

Nobres torcedores de Sport e Náutico,

Não podemos classificar a 34ª rodada do brasileiro da Série A como ruim, apesar da derrota do Náutico ontem nos Aflitos e o empate do Sport hoje, no Beira Rio.
Sport e Náutico permaneceram nas mesmas posições da rodada anterior, só houve uma inversão: agora o Sport é o 14º colocado com 44 pontos e o Náutico 15º com um ponto a menos.
O Náutico perdeu em casa, mas a exemplo do Sport na rodada anterior que perdeu na Ilha, para o campeão São Paulo, o timbu duelou com o Santos que tem tudo para ser o vice-campeão. E o Sport em um jogo morno, empatou com o Internacional no Beira Rio, arrancando um ponto que pode ser fundamental para sua luta de permanência na elite do futebol.
Sport e Náutico foram beneficiados por uma excelente combinação de resultados:
Goiás 2 X 3 Vasco; Flamengo 2 X 1 Corinthians; Figueirense 0 X 2 Fluminense; Atlético-MG 0 X 0 Paraná. Tais resultados fizeram com que estava atrás não subisse e os que estavam à frente não se distanciassem .
É continuar a torcida para a próxima rodada. O Sport encara o Palmeiras no Ilha do Retiro, no domingo às 17:10. Já o Náutico jogará no Rio de Janeiro no sábado, contra o Fluminense, também às 17:10.
Gustavo Herculano

OPINIÃO DO TORCEDOR - Inter 0 X 0 Sport

No fim das contas ... respiramos
E ela veio, a 35ª rodada começou. No princípio, pareceu que o céu iria ruir sobre nós rubro-negros. O Corinthians, Goiás e Náutico vencendo seus jogos! Mas não, terminaram tendo seus jogos virados e foram derrotados por seus adversários. Pelo menos, iríamos terminar onde estávamos.
Porém, faltava o principal, o jogo contra o Internacional, que no primeiro turno não tomara conhecimento de nosso leão e nos aplicou a maior goleada do campeonato. Pois bem, com a necessidade da vitória, Geninho arma um time bem ofensivo na teoria, mas era apenas na teoria.
Ao começar, o jogo um precisando matar o outro, os dois times foram para cima, sem nenhuma organização. O Inter tomou a iniciativa da partida, criou algumas oportunidades que foram desperdiçadas pelos seus atacantes. Já o Sport, se limitava a rifar a bola, para seus atacantes que nada conseguiam fazer diante dos zagueiros grandalhões do time do sul. E terminou assim o primeiro tempo: o Internacional com o domínio territorial, mas com pouca objetividade e o Sport se limitando a "balões" da defesa para o ataque.
O segundo tempo começou parecendo que o Sport tinha acordado, porém novamente apenas parecia. O jogo seguiu com lances esporádicos de gol, como um chute cruzado de Anderson pelo Sport e uma cabeçada do zagueiro uruguaio do Inter. Ao final, o placar de 0x0, não foi apenas placar, foi a nota do jogo, muito fraco tecnicamente e com poucos lances que justificassem o título de "jogo da primeira divisão", porém o ponto somado nos pampas foi importantíssimo para a luta do leão pernambucano em escapar da degola.
Yuri Azevedo

OPINIÃO DO TORCEDOR - Náutico 1 X 2 Santos

Um jogão de bola.

É o mínimo que se pode falar sobre a partida de ontem à noite no Eládio de Barros Carvalho. Placar injusto?
Acho que não, se o Náutico tivesse ganhado ou se o jogo tivesse terminado empatado, também não seria injusto. Ambos os times criaram boas oportunidades de gol. Venceu aquele que foi mais eficaz. Entretanto, os timbus ficaram com aquele gostinho amargo de ter levado o gol da virada quase no final da partida, quando o Náutico era melhor em campo.
Acosta, o ”homem do momento”, muito marcado, não fez a partida que dele se esperava, perdeu três chances reais de gol. Coisas do futebol! Marcelinho também não esteve bem. Palmas para Geraldo e Daniel Paulista que mais uma vez fizeram a diferença. Para os alvirrubros, resta o consolo de ter mais uma vez feito mais uma grande partida ao enfrentar um dos times do G-6, aqueles que estão brigando por uma vaga na libertadores.
Futebol é assim mesmo, às vezes é preciso ter um pouco de sorte para ganhar um jogo “encardido”. Aconteceu domingo passado, contra o Grêmio, e se repetiu ontem à noite. Mas não há de ser nada, partiremos com tudo para cima do Fluminense, no próximo sábado, no Rio de Janeiro e traremos um bom resultado. Sim, porque, nesse momento, o importante é pontuar, e, parafraseando Nelson Rodrigues, se “os Deuses do futebol” permitirem, voltaremos para casa com uma boa vitória.
Saudações alvirrubras!
Francisco Fitipaldi
---------------------------------------------------------
Queremos agradecer ao torcedor Francisco Fitipaldi pela análise muito coerente do jogo do Náutico. Um estréia em grande estilo.
Equipe Gol Pernambuco

Pedido de desculpas aos torcedores

Caros torcedores pernambucanos,

Gostaríamos de pedir desculpas pela não atualização do blog no dia de hoje, visto que, ontem tivemos o jogo do Náutico e hoje havia a expectativa para o jogo do Sport.
Tanto eu, quanto o companheiro Leopoldo estávamos com o tempo limitado e para piorar ficamos sem acesso a Internet, por problemas em nossos provedores.
Faremos todos os esforços para que tal problema não venha mais a acontecer. E também ainda estamos buscando integrantes para a Equipe Gol Pernambuco.

Estamos querendo implantar no blog Gol Pernambuco a Coluna: OPINIÃO DO TORCEDOR , onde em cada jogo realizado - por Náutico, Sport e Santa Cruz – um torcedor fará suas análises e expressará a forma em que viu o seu time atuar. É uma oportunidade direta oferecida pelo blog. Por enquanto estamos solicitando para que os torcedores façam os texto. Todos podem participar, comunique-se através do e-mail e solicite para ser o analista do jogo.

Obrigado,

Gustavo Herculano

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Novas Parcerias

Hoje o blog Gol Pernambuco adquiriu duas grandes parcerias: O blog dos Números e o Blog do Torcedor. Em breve teremos um link direto nesses sites.
Hoje, o jornalista Marcelo Cavalcante, do blog do Torcedor, nos presenteou com uma postagem, anunciando a existência do nosso blog.
http://jc.uol.com.br/blogs/blogdotorcedor/2007/10/31/


Queremos agradecer ao Marcelo Cavalcante e ao Adethson Leite do blog dos Números pelas parcerias firmadas nessa quarta. E também as parcerias já realizadas anteriormente com os blogs: Toca do Leão, Nagô Nagô e Toca do Leão.

Uma felicitação muito especial a todos os internautas que estão acessando nosso blog.

Equipe Gol Pernambuco

Mais uma ‘guerra’ nos Aflitos

O torcedor do Náutico já parou para pensar sobre o nome do estádio do clube do coração? A palavra Aflitos vem do Latim afflictu, que significa angustiado; atormentado; magoado; torturado. Talvez, a torcida alvirrubra passou boa parte do Campeonato Brasileiro desse ano com esses sentimentos, pois o time de Rosa e Silva não vinha fazendo uma boa campanha no brasileirão e passou boa parte dele na zona de rebaixamento. O returno do torneio iniciou e a aflição dos Aflitos passou a se tornar esperança. Acreditar a cada vitória do Náutico que o time permaneceria na primeira divisão.

O Hexa Campeão de Pernambuco ainda não está em uma situação confortável, mas o elenco a cada dia vem conquistando a confiança da torcida. De aflito, agora, só o nome do estádio. O Náutico venceu a batalha contra o Corinthians, no último jogo diante da torcida (1x0). Nesta quarta-feira, serão 90 minutos de uma guerra aflita contra o Santos. Mas, acredito que a aflição após o apito final do árbitro vai se tornar alegria. Boa Sorte Náutico.

Leopoldo Monteiro

Promessa de um grande jogo nos Aflitos

Náutico x Santos, nesta quarta-feira, às 20h45 (do Recife), nos Aflitos, promete um bom espetáculo pelo retrospecto e ambição das duas equipes. Os pernambucanos ressurgiram das cinzas no segundo turno com um futebol vistoso e de muitos gols. Embora o perigo do rebaixamento ainda existe - está na 14ª posição, com 43 pontos -, o foco começa a mudar para uma vaga na Sul-Americana. Já o time paulista ocupa a vice-liderança com 55 e briga por uma vaga na Copa Libertadores, além de ser reconhecidamente, um time composto por jogadores de técnica apurada.

Como o técnico Roberto Fernandes é afeito a mudanças de última hora, a escalação do alvirrubro é considerada uma incógnita até para alguns atletas. O volante Radamés, por exemplo, não sabe se vai jogar na lateral direita ou no meio-de-campo. "Não sei, o professor ainda não decidiu. O mais importante é entrar em campo e ajudar o Náutico a conseguir mais três pontos. Vai ser um jogo muito complicado", explicou.

A ida de Radamés para o lado direito deve-se à má fase do titular Sidny. Além disso, outra surpresa pode vir. O atacante Felipe treinou nesta terça-feira (30), mas não foi relacionado para a concentração. O jogador voltará na quarta para fazer trabalhos específicos nos Aflitos e, se não sentir nada, vai para a partida.

SANTOS - O ex-rubro-negro Vítor Júnior deve ficar no banco de reservas, já que a preferência de Luxemburgo recai pela dupla que atuava no meio-de-campo do Goiás, Petkovic e Rodrigo Tabata. Para a lateral direita ele não precisa mais improvisar, pois conta com o retorno dos dois atletas para o setor: Alessandro e Baiano.

Ficha do jogo:

Náutico: Fabiano; Sidny (Marcelo Silva), Toninho, Everaldo e Júlio César; Daniel Paulista, Elicarlos, Radamés e Geraldo; Acosta e Marcelinho. Técnico: Roberto Fernandes.

Santos: Fábio Costa; Alessandro (Baiano), Marcelo, Domingos e Kléber; Adoniran, Rodrigo Souto, Rodrigo Tabata e Petkovic; Marcos Aurélio e Kléber Pereira. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Local: Aflitos. Horário: 20h45. Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR). Assistentes: Alessandro Rocha (Fifa-BA) e Aristeu Leonardo Tavares (Fifa-RJ). Ingressos: R$ 25 (arquibancada) e R$ 12 (estudante, dependente de sócio e criança).
Matéria JC OnLine

Elenco do Sport está preocupado com o risco de rebaixamento

Agora ninguém esconde mais que o objetivo principal do Sport é evitar o rebaixamento - salvo raras exceções, como o atacante Carlinhos Bala. Os atletas já falam abertamente que o mais importante, neste momento, é somar pontos para afastar o fantasma da degola o mais rápido possível e, a partir daí, olhar para uma vaga na Copa Sul-Americana. De acordo com as projeções feitas pelo fisiologista Inaldo Freire, o Leão precisa somar, pelo menos, mais quatro pontos, para chegar aos 47 e livrar-se do perigo.

Inaldo explicou que, até a abertura da rodada passada, a projeção era de 46 pontos para escapar. Porém, a vitória do Corinthians sobre o Figueirense fez o número subir para 47. Mas ele não dá 47 como um número fixo. A probabilidade é de 47 com desvio de um ponto, para cima ou para baixo.

Entre os atletas, o meia Romerito avisou que todo time está consciente dos problemas. O conselho dele é que o time não volte a vacilar contra o Internacionial, no jogo desta quinta (31)e aumente ainda mais o grau de concentração, principalmente porque os próximos advesários estarão todos brigado pela Libertadores - como Palmeiras e Cruzeiro - ou contra o rebaixamento, como o Internacional, que tem apenas um ponto a mais que os rubro-negros.

Para o treinador leonino, que ontem não esteve na Ilha do Retiro, pois teve problemas particulares a resolver, a atitude da equipe demonstrada contra o São Paulo é o ponto de partida para que as vitórias voltem a acontecer. "Até a torcida, que é muito exigente, aplaudiu o time no fim do jogo. Mas isso tem que ser repetido sempre e não apenas porque o jogo foi contra a melhor equipe da competição", enfatizou.

Matéria JC OnLine

Santa Cruz perde mais uma e se complica

A derrota do Santa Cruz para o Ceará, nessa terça-feira, deixou o tricolor a um ponto da zona de rebaixamento. São seis rodadas sem saber o que é uma vitória no Campeonato Brasileiro da Série B. Jogando mal, o time do arruda não segurou a equipe cearense e tomou três a zero. A Cobra Coral continua ocupando a 16ª posição na competição, com 40 pontos, devido ao Santo André, com 39 (17°), e o Paulista de Jundiaí, com 38 (18°), terem empatado na 33ª rodada do campeonato. Passeando em campo, e com o apoio de 15 mim pessoas, o Ceará aproveitou a fragilidade da defesa pernambucana para acertar a rede por três vezes. Os autores dos gols do jogo foram Fernando Lombardi, aos 15 minutos do primeiro tempo, Mazinho de pênalti, aos 34 minutos da primeira etapa e Reinaldo fechou o marcador, aos 28 da segunda etapa.

O próximo desafio do Santa é contra o Avaí, sábado, no Estádio do Arruda. O time Tricolor precisa da vitória para não entrar na zona de rebaixamento. A torcida coral precisa invadir o Mundão do Arruda para ajudar o Santinha a sair dessa situação.

Leopoldo Monteiro

terça-feira, 30 de outubro de 2007

A Copa do Mundo é nossa!

Dessa vez foi para valer. A Fifa anunciou, nesta terça-feira, em Zurique, na Suiça, o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014. A primeira e única vez que o país sediou uma copa foi em 1950. O resultado já era esperado pelo fato do Brasil ter sido candidato único. Todos os 20 membros do Comitê Executivo da Fifa votaram a favor da candidatura do Brasil. A confirmação vai gerar uma disputa interna entre as cidades que vão receber os jogos do torneio. 18 cidades entraram na disputa para conquistar 12 vagas. Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Natal, Recife/Olinda, Salvador, Maceió, Fortaleza, Florianópolis, Curitiba, Belém, Manaus e Rio Branco concorrem a um dos locais onde serão realizados jogos da Copa do Mundo. O anúncio do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 foi acompanhado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e 12 governadores, entre eles o de Pernambuco, Eduardo Campos.

Apesar de toda a festa pelo anúncio do Brasil como sede da Copa de 2014, vale ressaltar que o evento não está completamente garantido. Não existe um decreto ou lei que obrigue a Fifa a garantir a realização do torneio no país. A organização pode nomear outro país como sede se o Brasil não cumprir várias obrigações que estão no caderno de encargos. "Não é um compromisso da CBF, nem de um presidente. Estamos aqui assumindo uma responsabilidade enquanto Nação, enquanto Estado brasileiro", declarou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois do anuncio. Entre os itens analisados pela Fifa, estarão, por exemplo: uso da verba disponível para o evento, qualidade dos estádios, estrutura para treinamentos, facilidades para a mídia, venda de ingressos, possibilidade de realização de congressos e eventos, segurança, telecomunicações, transportes, capacidade de acomodação e entre outras exigências.

Leopoldo Monteiro

Santa precisa vencer hoje

Agora, vencer tornou-se uma questão de sobrevivência para o Santa Cruz. Com o sonho de voltar à primeira divisão totalmente enterrado pela derrota contra o Remo, no último sábado, os corais, agora, precisam somar pontos para segurar a vaga na Série B, diante do Ceará, nesta terça (30), às 20h30 (do Recife), no Castelão, em Fortaleza. O time coral soma 40 pontos e está na 15ª posição, apenas dois pontos acima do Santo André, equipe que abre a zona de rebaixamento.

Para este jogo, o tricolor não conta com o lateral-direito Carlinhos Paulista, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Como o substituto imediato, Russo, ainda se recupera de uma lesão muscular, o técnico Mauro Fernandes será obrigado a improvisar. A bola da vez é o volante Didão. O atacante Marco Antônio também está fora, por uma entorse no joelho direito. No lado esquerdo, Jorge Guerra, que cumpriu suspensão em Belém, está de volta.

CEARÁ - O meia Sérgio Manoel e o volante Leanderson estão de volta à equipe cearense. A baixa é o atacante Zé Augusto, com uma lesão na coxa direita. O técnico Heriberto da Cunha ainda não decidiu o esquema tático a ser adotado. Se ele for no 3-5-2, Luís Carlos deve ganhar uma vaga na defesa e Reinaldo vai para a suplência.
Ficha do jogo:

Ceará: Adilson; Marcos Pimentel, Erivélton, Fernando Lombardi e Mazinho Lima; Leanderson, Flávio, Arlindo Maracanã e Sérgio Manoel; Rômulo e Reinaldo (Luís Carlos). Técnico: Heriberto da Cunha.
Santa Cruz: Anderson; Didão, Josemar, Hugo e Jorge Guerra; Genalvo, Romeu, Carlinhos Paraíba e Nildo; Kuki e Johnson. Técnico: Mauro Fernandes.
Local: Castelão (Fortaleza-CE). Horário: 20h30 (do Recife). Árbitro: Arilson da Anunciação (BA). Assistentes: Adson Leal e Belmiro da Silva (BA).
Matéria JC Online

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Cyber Democracia

A Internet é hoje o maior meio de informação, o mais rápido, menos confiável, mais independente e democrático. E isso acontece também no novo jornalismo esportivo. Os blogs são mais do que uma simples fonte de notícia, são uma grande fonte de opiniões.

Quem acompanha os programas esportivos sabe muito bem que a TV aberta sofre muita interferência e tem pouca liberdade para expressar opiniões, mas possuem muito mais responsabilidade. A TV via cabo ou satélite (TV fechada) possui muito mais liberdade. Nas rádios estão os melhores programas de debate esportivo, com mais tempo, mais liberdade e grandes profissionais.

Hoje, com o maior acesso à Internet, muita gente usa esta ferramenta para se manter informado e atualizado. É aí que surgem os blogs, de jornalistas, estudantes, publicitários e até advogados, sobre tudo e muito sobre futebol. Hoje, todos podem dar opiniões, e isso é ótimo.

Agora podemos escolher onde ler a notícia, de forma mais crítica, mais construtiva, ou, simplesmente, mais divertida. Não basta ser internauta, tem que participar. E os ávidos por informações saltam entre blogs, páginas e notícias. O acesso está democratizado, e as opiniões também.

Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar.

GOL PERNAMBUCO!

--------------------------------------------

Essa brilhante postagem foi enviada por e-mail pelo parceiro, Fernando Tasso, do Blog Extra Campo. Gostariamos de agradecer as palavras de elogio sobre nosso blog e ratificar que a internet realmente é um meio de comunicação demócratico
Equipe Gol Pernambuco

1987 será sempre uma polêmica

Discussão de mesa de bar, com colegas de escola, no trabalho, na pelada do fim de semana... Não importa o local e a ocasião, quando se ouve a pergunta: quem foi o campeão brasileiro de 1987? Sport ou Flamengo? Surge uma polêmica que no final do ano vai completar 20 anos. No lado do Sport, a torcida considera o Clube o legítimo campeão nacional daquele ano. E, na verdade, o Leão da Ilha, é considerado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o campeão de 87. Inclusive, jogou a Libertadores da América de 1988. Os cartolas rubro-negros pernambucanos alegam que o Flamengo correu de campo covardemente. O Leão não perdeu tempo e decidiu o campeonato com o Guarani de Campinas. Os dois times fizeram as melhores campanhas do Modulo Amarelo, grupo considerado pelo Clube dos 13 de segunda divisão.

No lado do Flamengo é defendido que o time carioca jogou com os considerados melhores times do Brasil (Modulo Verde), e não seria justo decidir um título nacional com uma equipe que venceu ‘a segunda divisão’. Realmente, o Flamengo venceu a chamada Copa União formada por 16 clubes. Os quatro grandes times do Rio (Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense), quatro de São Paulo (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo), dois de Minas Gerais (Atlético Mineiro e Cruzeiro), mais dois do Rio Grande do Sul (Grêmio e Internacional), o Bahia e mais três convidados, Goiás, Coritiba e Santa Cruz. Mas no regulamento imposto pela CBF, entidade máxima do futebol brasileiro, dizia que o campeão e vice dos dois módulos (Verde e Amarelo) deveriam se enfrentar em um quadrangular, porém, repito, o Flamengo e Internacional não aceitaram a regra na reta final do certame. Por isso não entraram em campo para enfrentar Sport e Guarani.

O polêmico assunto voltou a ser muito comentado devido ao título que o São Paulo vai ganhar de Pentacampeão Brasileiro esse ano. Portanto, se for contar que o Flamengo também é pentacampeão, o time paulista será o segundo clube a levantar a taça de cinco vezes campeão do Brasil. Existe uma taça que a CBF entrega para o primeiro clube pentacampeão do Brasil, e quem vai recebê-la é o São Paulo. Essa foi a causa do título de 87 voltar a tona depois de 20 anos.

Como pernambucano, considero o Leão da Ilha o Campeão Brasileiro de 1987, porém não posso deixar de colocar que no meio disso tudo tem uma grande confusão. Tenho que admitir que é um título contestado e vencido no tapetão. Bom, no fim disso tudo, a única conclusão que temos é de que nem Sport nem o Flamengo são culpados por essa polêmica. Os dois clubes são vítimas da desorganização do futebol brasileiro.

Leopoldo Monteiro

Fim de semana ingrato

Um fim de semana que tinha tudo para ser especial. O primeiro com o blog Gol Pernambuco no ar. A equipe estava empolgada, convidou a todos para torcer por Pernambuco. O companheiro Leopoldo ao anunciar os jogos da rodada comentou que os times de Pernambuco precisavam respirar no brasileiro.

E, precisava mesmo!

Quem tentou, no sábado, dar o primeiro suspiro foi o Kuki, ao marca o gol do Santa Cruz, no jogo contra o Remo. Porém Fábio Oliveira impulsionou uma grande queimada em Belém, marcando os dois gols na virada de 2 a 1 do Remo, deixando o tricolor em situação complicada na luta para permanecer na Série B.

Domingo chegou. Ainda havia esperanças de resultados melhores!

No sul, o Náutico saiu na frente do Grêmio numa grande partida. Porém o ar do Olímpico é muito alto e difícil de se alcançando pelas narinas pernambucanas. Com três gols de cabeça e um de pura sorte de Tuta, o Grêmio venceu por 4 a 3. O Náutico brilhante ainda chegou a empatar o jogo em 3 x 3.

No mesmo horário, mais de 35.000 torcedores estiveram presentes na Ilha do Retiro, em uma tarde de sol escaldante. Entretanto buscar ar puro no competente sistema defensivo do campeão São Paulo é tarefa por demais ingrata. Falta próxima área, não deu outra, o goleiro Rogério Ceni abriu o placar para o tricolor paulista. O jogo terminou 2 a 1 para o São Paulo. Magrão ainda pegou um pênalti e a torcida reconheceu a garra do Leão e aplaudiu o time.

É torcedores, esse fim de semana foi péssimo para Pernambuco. Nossos times vão precisar de oxigênio artificial, principalmente Santa Cruz e Sport. Vamos torcer e apoiar para que todos sobrevivam.

Quero aproveitar é agradece a todos que estão acessando nosso blog, e também as parcerias que estamos firmando. Já contamos com os seguintes blogs: Extra Campo, Toca do Leão e Nagô Nagô. Estamos em buscar novas integrações.

Gustavo Herculano

domingo, 28 de outubro de 2007

Fim de semana ruim para o nosso futebol

Depois de comentar a derrota do Santa, sábado, vou ter que explanar minhas palavras para mais duas derrotas dos time pernambucanos. Não era o que eu queria... Na Ilha do Retiro, apesar de várias reclamações sobre a arbitragem por parte da torcida do Sport, temos que admitir que o Leão perto do São Paulo não passa de um gatinho manso. Resumindo: um time limitado e sem criatividade. Buscou o gol por alguns momentos, mas durante a partida mostrava sinais de que realmente o jogo poderia ter 90 minutos, ou mil minutos, pois o placar continuaria o mesmo. Sport 1 x 2 São Paulo. O Sport se curvou diante da fama do São Paulo e acabou entregando o jogo. Na rodada, sorte do Leão que o Goiás também perdeu, porém o Corinthians venceu. Eles estão chegando. Cuidado com a segundona.

O placar de quatro a três para o Grêmio, no Olímpico, mostrou que o time do Náutico está forte e pode conquistar uma vaga na Sul-americana. Certo que o time alvirrubro perdeu, mas não podemos esquecer a força da equipe gaúcha. Jogando fora de casa, o Náutico, inclusive, durante os 90 minutos teve o placar a seu favor. O que quero destacar é o crescimento da equipe Timbu no Campeonato. O alvirrubro tem jogador que desequilibra. O time não ganhou, mas jogou bem. Apesar de ter o mesmo número de pontos que o Sport, creio que o Náutico conquiste a vaga na competição Sul-americana e o Sport não passa da colocação que se encontra. Próximos jogos, o Náutico recebe o Santos, nos Aflitos (Quarta), e o Sport pega o Internacional, no Beira Rio (Quinta).

Leopoldo Monteiro