"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

sábado, 27 de outubro de 2007

Fantasma do rebaixamento ronda o Arruda

Não tive tempo de assistir ao jogo do Santa Cruz contra o Remo, lá em Belém, na tarde deste sábado. Porém, em alguns momentos escutei a partida por um rádio com o som meio que chiado de um carro. Os 10 minutos finais da partida, quando ainda estava o placar em 1 x 1 percebi que o Tricolor pressionada o Remo. Outro detalhe, o time pernambucano tinha um jogador a mais dentro de campo. No final da partida, após perder duas boas oportunidades de gol, uma delas com Kuki, o Satinha é castigado por um Gol aos 45 minutos feito pelo atacante do Remo Fábio Oliveira. Final de jogo, Remo 2 x 1 Santa Cruz.

Não quero ser pessimista, nem muito menos deixar o torcedor coral com medo, mas o fantasma do rebaixamento começa a rondar o Estádio do Arruda. Com a derrota, o Santa não perdeu posições e continua com 40 pontos na tabela ocupando a 15ª colocação. O Santo André, que é o primeiro time da zona de rebaixamento, na 17ª posição, está com dois pontos apenas atrás dos Pernambucanos. O próximo jogo do Tricolor é contra o Ceará, e a partida é no Presidente Vargas, em Fortaleza. Vamos tomar cuidado. Ainda é cedo para cogitar, mas o Santa Cruz na terceira divisão seria o fim da picada...

Leopoldo Monteiro

Santa perde gols e o jogo

Com dois gols de Fábio Oliveira, o Santa Cruz perdeu de virada por 2x1 para o então vice-lanterna Remo, neste sábado, no Mangueirão, em Belém (PA). No encontro anterior entre as duas equipes, Santa Cruz havia empatado em 4x4, em casa, em julho.

Apesar de jogar na casa do adversário, o Santa Cruz começou a partida de maneira mais ofensiva, tentando ainda nos dez minutos chegar duas vezes ao gol - proém sem sucesso. Aos 16, Johnson obrigou à defesa do goleiro do Remo. O ataque deu certo aos 32 minutos, quando Kuki, em contra-ataque, abriu o marcador. A festa tricolor, porém, foi curta: um minuto depois, Fábio Oliveira empatou: 1x1.

O segundo tempo foi uma sucessão de mudanças no Santa Cruz, mas sem resultados concretos: Arlindo deu lugar a Marco Antonio, que foi substituído por Thomas Anderson; e Johnson saiu para a entrada de Fábio Saci. O time também teve boas chances de gol, principalmente com Kuki, que, por pelo menos em duas oportunidades desperdiçou as oportunidades, aos 23 e aos 43. O Tricolor também contou com a 'sorte' de ter um jogador a mais ao fim da partida: aos 36, Neto foi expulso. Apesar do cenário favorável, o Santa Cruz foi derrotado aos 45 minutos, quando Fábio Oliveira marcou novamente e selou a vitória do Remo: 2x1.
Na próxima rodada, terça (30) o Santa Cruz volta a jogar fora de casa, desta vez no Castelão, em Fortaleza, contra o Ceará, às 20h30. No mesmo horário, o Remo recebe o São Caetano no Mangueirão.
Matéria JC OnLine

Remo e Santa Cruz definidos para o confronto de logo mais

O Santa Cruz entrará em campo logo mais podendo, em caso de vitória, ocupar a 12ª posição na classificação geral da Série B, desde que o Gama perca em Brasília para o Paulista e a Ponte Preta vença o Brasiliense em Campinas. Essa hipótese ocasionaria uma boa respirada para o tricolor pernambucano.
O Remo do técnico Bagé vai a campo com: Danrlei; Lucas, Gil, Bebeto e Wellington Saci; Neto, Jóbson, Andrezinho e Fabinho (Jorge Mutt); Landu e Fábio Oliveira.

Já o Santa Cruz de Mauro Fernandes jogará com: Anderson; Carlinhos Paulista, Hugo, Josemar e Arlindo; Genalvo, Romeu, Carlinhos Paraíba e Nildo; Kuki e Johnson.

Vamos torce para que o Santa Cruz comece o fim de semana pernambucano com o pé direito.

Precisamos respirar esse fim de semana

A luta para não cair de divisão. Náutico, Sport e Santa Cruz entram em campo esse fim de semana no intuito de afastar o perigo do rebaixamento. O primeiro a jogar será o tricolor do Arruda, pela segundona do nacional. Neste Sábado, às 17h, o Santa enfrenta o já rebaixado Remo, em Belém do Pará. A cobra coral precisa colocar o veneno para fora e não se complicar na tabela. O time do Arruda ocupa a 15ª posição com 40 pontos, apenas três a mais que o Santo André, primeiro time na zona de rebaixamento.

Mesmo com o Remo garantido na terceira divisão no ano que vem, sempre é complicado enfrentar os paraenses nos seus domínios. Portanto, com dificuldade ou não, para o Santa só interessa a vitória. Apesar dos desfalques, como destaca nesta página em matéria anterior, acredito que o time coral pode sair de Belém com três pontos, pois tem uma equipe tecnicamente melhor que o Remo.
No Domingo, às 16h, agora pelo Campeonato Brasileiro da Série A, Náutico e Sport enfrentam duas pedreiras. O Leão recebe o líder do torneio, o poderoso São Paulo, na Ilha do Retiro. Não precisa nem comentar as dificuldades que o rubro negro vai ter para vencer o tricolor paulista. Além de estar no topo da tabela, o São Paulo pode ratificar o título de Campeão Brasileiro de 2007 aqui no Recife. Isso pode acontecer caso Palmeiras e Cruzeiro apenas empatem seus jogos e o tricolor vença o Sport.

Bem, o jogo vai ser nervoso e com casa cheia. A torcida Leonina vai comparecer a Ilha em peso para apoiar seu clube. Modificações no time que entra e alterações no esquema tático foram feitas pelo técnico Geninho para essa partida. O sport joga no esquema 4-4-2, que mais agrada a torcida. O Leão precisa partir para cima do São Paulo e conquistar mais três pontos no Campeonato. Vencendo, o fantasma do rebaixamento se afasta da Ilha do Retiro. Vale lembra que o Leão tem 43 pontos e ocupa a 15ª posição na tabela. O Corinthians tem 38 e está na 17ª colocação.

Com o mesmo número de ponto que o Sport, mas na 14° posição, por causa do saldo de gols, o Náutico pega o Grêmio, em Porto Alegre. O tricolor gaúcho ocupa a 5ª posição no certame nacional com 51 pontos e briga por uma vaga na Libertadores da América. Quando se fala em Grêmio e Náutico ou Náutico e Grêmio já se passa pela cabeça a ‘Batalha dos Aflitos’, mas não quero falar sobre ela, pois o pensamento aqui tem que ser positivo para os pernambucanos.

Acho que dos três jogos esse é o mais difícil. Os times do estado não são de buscar bons resultados no estádio Olímpico. No entanto, o Timbu vem crescendo no campeonato e subindo pelas tabelas. Outro detalhe importante é que o Gringo vai jogar. Então que se cuide o Grêmio. Tenho a pequena impressão que esse fim de semana será bom para o futebol de Pernambuco.

Leopoldo Monteiro

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Arbitragem dos jogos de Náutico e Sport

Grêmio x Náutico
José Henrique de Carvalho (SP)Válter José dos Reis (SP - Fifa) Ezequiel Barbosa Alves (MS)

Sport x São Paulo
Marcelo de Lima Henrique (RJ)Cleidy Mary Santos Nunes (SC - Fifa) Katiúcia Mayer Berger (ES)

Santa Joga improvisado contra Remo

Com a impossibilidade de Aldo enfrentar o Remo, amanhã, em Belém, pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o técnico Mauro Fernandes perdeu as opções táticas que tinha e resolveu confirmar Arlindo na lateral-esquerda, no lugar de Jorge Guerra, expulso diante do Gama. O substituto do zagueiro tricolor será Hugo, bastante cotado anteriormente para atuar deslocado na ala. O jogador volta ao time após cumprir suspensão.

Desde quarta-feira, Aldo vinha sentindo o músculo adutor da coxa direita. Inclusive, o zagueiro passou por um exame de imagem na noite do mesmo dia. Porém, como a ressonância não acusou algo de grave, o jogador foi participar normalmente do coletivo de ontem pela manhã no Arruda - os titulares venceram por 2x1, gols de Kuki e Romeu. Quando o treinamento já se encaminhava para sua parte final, o defensor voltou a sentir o problema e terminou vetado, em seguida, pelo Departamento Médico do clube.

Dispensa - A diretoria coral resolveu dispensar, ontem pela manhã, Creedence. Em momento algum, desde sua chegada ao Arruda, em agosto, o atacante, de 1,94 metro, convenceu. O jogador, apesar de na maioria das vezes não ter entrado como titular na equipe principal, não marcou um gol sequer nessa passagem pelo Tricolor. O centroavante estava sendo mais aproveitado na Copa Pernambuco. Segundo a direção tricolor, não haverá outras dispensas por enquanto.

Matéria Folha Digital

Náutico ainda indefinido para jogo contra o Grêmio

Como sempre, o técnico Roberto Fernandes guarda a sete chaves a formação da equipe que enfrentará o Grêmio, domingo, no estádio Olímpico. Ele, no entanto, não deve fugir muito do que vem colocando em campo nos últimos jogos. Sem contar com o zagueiro Vágner, suspenso, e os atacantes Ferreira, que levou o terceiro cartão amarelo, e Felipe, machucado, ele deve recorrer, respectivamente, a Toninho, Radamés e Acosta.

Ontem, no último treinamento da equipe antes viagem para Porto Alegre, ele deve testar uma formação com Fabiano; Sidny, Toninho, Everaldo e Júlio César; Daniel Paulista, Elicarlos, Radamés e Geraldo; Acosta e Marcelinho. A outra opção seria atuar com três atacantes. Nesse caso, Serginho Baiano, em vez de Radamés, entra no time. Segundo Roberto Fernandes, essa possibilidade não é tão remota assim. “Já atuamos algumas vezes com três atacantes fora de casa, mas a entrada do Radamés é uma forte tendência. Só não sei se no meio ou na ala”, despistou o treinador.

Matéria Folha Digital

Rosembrik é o novo titular do meio-de-campo rubro-negro

O meia Rosembrik é a maior novidade no time titular do Sport, que realizou o primeiro coletivo da semana nessa quarta-feira (24), pela manhã, na Ilha do Retiro. Ele entrou no lugar de Adriano Gabiru e provavelmente vai iniciar a partida deste domingo (28), diante do São Paulo, no Recife. A outra modificação feita pelo técnico Geninho foi a saída do volante Júnior Maranhão para retorno de Everton. O ataque ganhou mais um componente: Da Silva, recuperado de contusão. Assim, a equipe voltou ao esquema 4-4-2.

Rosembrik volta ao time titular depois de pouco mais de um mês. Seu último jogo na equipe principal foi no dia 16 de setembro, quando o Sport venceu o Paraná por 3x1, na Ilha. Nos últimos dois jogos, diante de Figueirense e Botafogo, ele entrou no segundo tempo.

O que não mudou no time foi o aproveitamento ofensivo. O placar do coletivo terminou em 0x0. Na segunda parte - o trabalho foi dividido em dois tempos de 30 minutos - o lateral-direito Luizinho Netto saiu reclamando de dores na virilha direita, mas não preocupa. De acordo com o departamento médico, trata-se apenas de um cansaço muscular. Em todo caso, Diogo já está de sobreaviso.

"Sabemos que a dificuldade vai ser grande contra o São Paulo, mas temos que transformar isso em motivação para conquistarmos os três pontos. Estava com uma entorse no tornozelo, mas me recuperei e estou pronto para ajudar a equipe se o treinador precisar de mim", ressaltou Diogo.

Matéria JC OnLine

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

O velho Lula está de volta

Domingo retrasado, um dos motivos que me fizeram assistir o programa Lance Final da Rede Globo foi o fato de Luiz Cavalcanti, também conhecido por uma vinheta famosa que antes dos seus comentários era colocada ao ar na rádio Jornal – Luiz Cavalcanti, o comentarista da Palavra Abalizada – estava presente na mesa redonda comandada por Léo Medrado. Fiquei mais feliz ainda depois que escutei no som da rádio Transamérica Recife essa semana que Luiz Cavalcanti vai fazer parte da equipe de futebol desta rádio.

Luiz Cavalcanti, para os íntimos somente Lula, é uma lenda viva do rádio pernambucano e não pode parar de atuar no rádio. Inclusive, no final do ano passado estive na casa dele para entrevistá-lo. O da Palavra Abalizada teve participação fundamental no meu projeto de conclusão do curso de jornalismo. Na ocasião, Luiz Cavalcanti me contou sobre os problemas de saúde que o afastaram do trabalho...

Com uma voz única e marcante, ele faz o torcedor pensar mais sobre a atuação do seu time durante uma partida de futebol. Escuto Luiz desde que comecei a acompanhar os times de Pernambuco lá de Garanhuns, mais ou menos com sete anos de idade, através da Rádio Jornal local. Lula tem frases inconfundíveis. “A bola resvalou na defesa adversária e foi para o fundo das redes. A equipe desde o início da partida está com um futebol irretocável”, diz essas e entre outras. No meu projeto de rádio, aparece uma sonora contada por ele de outro narrador esportivo das antigas. Essa frase foi dita na copa do mundo de 1958. “Soltam foguetes no Brasil terceiro gol do Brasil na Suécia, e você colocava o rosto no lado de fora da janela: realmente estavam sufocando foguetes no Brasil”.

Bom, fico muito feliz em saber que Luiz Cavalcanti está na ativa. Vou escutar a Transamérica, rádio que já fui estagiário. Parabéns a equipe de futebol da Transamérica pela brilhante idéia.


Leopoldo Monteiro

Por que não torcer por Pernambuco?

O torcedor pernambucano em sua grande maioria, torce pelo seu time de coração; Sport, Náutico e Santa Cruz; e para os seus rivais se dêem mal e acabem rebaixados.
Esses torcedores esquecem que todos esses times defendem as cores de Pernambuco, que juntamente com os demais Estados da Região Nordeste são discriminados e marginalizados pelo resto do país, por uma série de razões. No futebol, essas atitudes preconceituosas são bem evidentes, uma prova disso, foi o posicionamento do comentarista Neto, da Tv Bandeirantes que afirmou ser um absurdo Pernambuco ter três na Primeira Divisão do Brasileirão (Na época em que o Sport e Santa Cruz se encontravam em melhores condições e o Náutico dava a grande arrancada para fugir da Série B).
Náutico e Sport ainda estão seriamente ameaçados pelo rebaixamento, os dois times não se enfrentarão diretamente. Então por que motivo alvirrubros e rubro-negros ficam torcendo pelo tropeço do clube rival?
Seria um espetáculo para o nosso Estado à permanência de Náutico e Sport na elite do futebol nacional, como também seria a subida do Santa Cruz. Mas essa situação está muito complicada. Vamos deixar essa rivalidade para o Campeonato Pernambucano.
Existem torcedores que torcem de forma fanática para o seu time, e ao mesmo tempo torcem por Pernambuco. Um exemplo desse comportamento são os idealizadores desse blog e o Bruno Santos , um alvirrubro que passou um e-mail para comentar um tópico anterior e fez um depoimento que serve para ilustrar perfeitamente a postura que gostaríamos que todos os torcedores tivessem. Vejam o e-mail do torcedor.
“Pois é ... A sorte irá decidir o caminho de alguns times para a segunda divisão do campeonato brasileiro. Ficamos nós, (Nordestinos), na torcida para que o "poderoso Timão" seja o último deste grupo, já que praticamente Juventude e Paraná se juntarão ao América RN. Torço por Pernambuco, é bem verdade que temos jogos duros pela frente, mas a situação do desespero é lá no parque São Jorge, pois dos 6 jogos restantes, o Corinthians* precisa somar 12 pontos para se livrar de uma vez da zona.Se isso acontecer, um desses entra na zona: Goiás, Sport, Náutico, Figueirense ou Atlético MG. Sou mais Pernambuco, vamos torcer, pois a sorte* ou "arrumadinho" existem !!!”
Vale salientar que no futebol as situações podem mudar rapidamente, um time que está nas alturas e outro lá embaixo, podem inverter as posições. Como no trecho de uma música cantada por Paulo Ricardo:
“De repente as coisas mudam de lugar E quem perdeu pode ganhar ...”

Gustavo Herculano

Três mudanças no Sport para enfrentar São Paulo

O técnico Geninho realizou um coletivo na manhã desta quarta-feira, no campo auxiliar da Ilha do Retiro. O comandante leonino voltou a montar a equipe titular no esquema 4-4-2, com o sistema defensivo sendo montado por Magrão, Luizinho Neto, César, Durval e Dutra, que terminou se livrando do julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva nessa terça-feira devido a uma liminar.

As primeiras mudanças ocorreram no meio de campo. Júnior Maranhão e Adriano Guabiru perderam suas vagas na equipe titular. Com isso, o setor foi escalado com Ticão, Everton, que volta após cumprir suspensão, Romerito e Rosembrik. O Mago da Bola terá mais uma chance de mostrar que pode ser titular na Ilha do Retiro.

Na frente, o companheiro de Carlinhos Bala será Da Silva, que está recuperado da lesão que o deixou fora de combate por cerca de 15 dias. O time reserva foi escalado no esquema 3-6-1, exatamente como o técnico Geninho espera que venha o São Paulo.

No intervalo do coletivo, o lateral-direito Luizinho Neto reclamou de dores na virilha e terminou saindo mais cedo para os vestiários. Diogo entrou no seu lugar. Essa foi a única alteração realizada durante todo o coletivo, o que mostra que Geninho está certo sobre quem vai colocar de frente no próximo domingo, às 15h, na Ilha.

Santa com problemas na zaga e no meio de campo para enfrentar o Remo

De uma só vez o zagueiro Aldo e o volante Romeu passaram a ser preocupação no Santa Cruz para o jogo deste sábado (27), contra o Remo, em Belém. A dupla não participou do treino técnico na manhã desta quarta-feira por sentir dores musculares. No entanto, o caso mais preocupante é do defensor. Ele sente dores no adutor da coxa direita, que se intensificaram na terça. Na noite desta quarta (24), ele passará por um exame de ressonância magnética. O resultado deve ser conhecido na quinta.

Caso Aldo não tenha condições, o veterano Adriano pode ganhar uma oportunidade. Ele já está recuperado de uma artroscopia no joelho. Nesse caso, ele dividiria a zaga com Josemar ou Hugo, pois este último também disputa uma vaga na lateral esquerda com Arlindo. Já o caso de Romeu é apenas um cansaço muscular. O coletivo que definirá o time titular está marcado para a manhã desta quinta-feira (25).

O médico João Marílton explicou que o departamento médico do Santa Cruz está fazendo um trabalho preventivo e, por isso, Romeu foi poupado. "É um trabalho que fazemos em conjunto com toda comissão técnica. Quando o jogador começa a sentir essas dores é porque a sobrecarga está muito forte e ele deve ser poupado", informou.
A possibilidade de escalar Hugo pelo lado esquerdo deve-se à força que o técnico tricolor Mauro Fernandes viu no lado direito de ataque do adversário. "Eles têm um lado direito muito veloz, por isso precisaremos de uma marcação mais forte naquele setor", explicou. Mauro pretende testar Arlindo e Hugo no coletivo. "Vou começar com Arlindo e depois coloco Hugo. Depois veremos quem se saiu melhor", apontou.

Para Hugo, a lateral esquerda não um grande mistério. Ele atuou naquele lado nas divisões de base e não vê problemas em ser aproveitado novamente. "O professor veio conversar comigo e disse a ele que vou tranqüilo. Não tenho tanta velocidade, mas é o lado que gosto de arriscar algumas descidas para o ataque", pontuou.

Matéria do JC OnLine

“Gringo” absolvido no STJD

O meia uruguaio Acosta conseguiu, mais uma vez, se livrar de suspensão. Em julgamento realizado no início da noite desta quarta-feira (24), na sede do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o matador alvirrubro foi absolvido pela expulsão na partida diante do Cruzeiro, no dia 12 de outubro e está liberado para enfrentar o Grêmio, neste domingo (28), em Porto Alegre. Foi a segunda absolvição de Acosta no seu terceiro julgamento deste Brasileirão.

Para a alegria da torcida Timbu, o treinador Roberto Fernandes tem um problema a menos, já que o atacante Felipe está fora de combate nos próximos dois jogos - além do Grêmio, o Santos, na quarta-feira (30).

Futebol também depende de sorte.

Quem não se lembra do Campeonato Brasileiro de 1991? Os torcedores do Sport que acompanharam este torneio certamente nunca mais vão esquecer a última rodada deste brasileirão. Em 1991, o Grêmio fez um campeonato brasileiro terrível, e chegou a última rodada brigando contra o rebaixamento junto com Vitória e Sport. Dos três times, dois cairiam para a segundona. O Vitória jogaria em casa contra o Fluminense, o Sport receberia o Flamengo e o Grêmio enfrentaria o Botafogo, em Niterói.

Detalhe, o time pernambucano tinha um ponto a menos que o clube porto-alegrense e o time baiano. Na época, uma vitória valia dois pontos e o empate um ponto. Mas mesmo que Vitória e Grêmio empatassem e o Sport vencesse, o Leão do Recife cairia para a segunda divisão. Pois perdia no número de vitórias, primeiro critério de desempate. Para o Rubro-Negro da Ilha do Retiro permanecer na elite do futebol brasileiro, seus adversários diretos teriam que perder seus jogos e ele fazer o dever de casa: vencer o Mengão.

Dos times cariocas que enfrentariam os quase rebaixados, apenas o Fluminense ainda tinha chance de classificação. Bem, o Tricolor Carioca acabou vencendo o Vitória, no Barradão, enfrentando a macumba e tudo dos torcedores Rubro-Negros Baianos, o Sport ganhou do Flamengo, na Ilha do Retiro (com Júnior, capitão do FLA, fazendo um golaço contra) e o Grêmio foi derrotado pelo Botafogo. Justamente o que o Leão da Ilha precisava para permanecer na primeira divisão.

Então, torcedores de Sport e Náutico muita atenção nos passos do Corinthians neste final de brasileiro. As chances do Timão são poucas de permanência na elite, mas futebol às vezes nos surpreende. Desta vez a última rodada pode ser contra nós pernambucanos. Precisamos cumprir nossa obrigação vencendo os jogos em casa e afastar o risco de rebaixamento. Em 91, a sorte esteve do lado de Pernambuco, mais precisamente do lado do Sport, porém esse ano a última rodada pode beneficiar o Corinthians. Não vamos esquecer que o Timão trata-se de um grande clube de São Paulo. Eles, os Deuses do futebol brasileiro não querem o Timão na segundona para o ano. Vamos esperar para ver... Boa sorte para Náutico e Sport nessas últimas rodadas do certame nacional.


Leopoldo Monteiro

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Em breve, estaremos no ar!

Galera,

Estamos ainda em fase de criação do blog GOL Pernambuco.
Um espaço feito para que meros torcedores de Sport, Náutico e Santa Cruz expressem seus pensamentos sobre o futebol pernambucano. Nesta página vamos comentar, fazer brincadeira, elogios, críticas e enquetes sobre esses três grandes clubes que representam e orgulham o nosso desporto.
Com este blog, nós torcedores teremos a liberdade de expressar nossa opinião, já que na grande impressa somos apenas receptores de informações. O GOL Pernambuco vai abranger um leque de pensamentos entre pessoas que entendem um pouco de futebol e não têm como manifestar suas ideias. Como admiradores do futebol pernambucano nosso propósito maior é engrandecer nossos clubes.
Vale salientar que os demais times do nosso Estado também terão espaço, visto que o Campeonato Pernambucano 2008 se aproxima. Outros esportes serão lembrados em nosso blog.
Equipe GOL Pernambuco.