"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Serviço

A Prefeitura do Recife está oferecendo 400 vagas para escolinhas esportivas descentralizadas. As modalidades disponíveis são futebol, futebol de areia, futsal, artes marciais, volei e tênis, variando de acordo com o local escolhido. Mais informações sobre as escolinhas pelo telefone 3232-3420.

Leão vai divulgar marca no interior

Por Leopoldo Monteiro

O Sport Club do Recife está inaugurando em frente a sua sede uma loja especializada em vender a marca do rubro negro pernambucano. O equipamento está sendo construído dentro dos padrões internacionais. Mas além de colocar o shopping leonino a serviço de sua torcida, o setor de marketing do clube vai procurar divulgar a marca SPORT no interior do estado levando uma loja móvel para as cidades onde o Leão da Ilha for jogar. O projeto está programado para iniciar no Campeonato Pernambucano de 2009. Sem dúvida uma boa idéia!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

E se fosse...

Por Raphael Coutinho

"Sport empata com o Imperatriz e Náutico leva o primeiro turno do Pernambucano"

Bem que a torcida alvi-rubra gostaria que esta notícia fosse verdade. "Ahhh, se o jogo contra o Imperatriz fosse pelo Pernambucano", pensou grande parte dos torcedores do Náutico. De consolo, serve a visão de que o Náutico ainda tem chances e que o Salgueiro pode se inspirar no time do Maranhão, atrapalhando os planos do rubro-negro.

A rodada de domingo promete.

Muda Santinha, o mais Fast possível...

Por Pedro Oliveira

Não vi o jogo. Os companheiros de imprensa disseram hoje que o Santa até que tentou, mas as limitações são muitas e as desculpas acabaram. Ou o tricolor parte para uma reformulação do seu elenco após o pernabucano, nos dois meses em que irá ficar parado, ou vai acabar amargando mais um ano na terceirona em 2009.

Sou totalmente contra as mudanças em cima das coxas, mas não é o caso. A parceria com a empresa do ex-zagueiro Ricardo Rocha não está dando certo e o Santa Cruz tem muito mais do que o mês que Givanildo Oliveira precisou em 2005 para acertar um time. Tem dois. Fito Neves não é nenhum Giva, mas pode render mais se o seu time for indicado por ele. Nenhum jogador trazido pela parceria deu certo.

Temos Rafael Rebelo, matador que não faz gol quando o time precisa, Diogo Tilico, atacante habilidoso que não sabe driblar, Marcelo Heleno, xerifão que não consegue parar nem o mais simples ladrão de bola e outros que nem com alcunha vieram, de tão desconhecidos. Mesmo se o Santa Cruz obter a classificação para o hexagonal final (milagres acontecem) o time para o inferno "C"oral não pode ser este. Quem discorda se apresente e me convença...

Central fica no 0 a 0

Por Leopoldo Monteiro

Em sua estreia em Copa do Brasil, o Central ficou no 0 a 0 com o tradicional Remo/PA, no Lacerdão. O time de Caruaru precisa pelo menos empatar com gols com o time do Pará, na próxima partida, quarta-feira, em Belém, para se classificar para a próxima fase do Campeonato. Se o jogo terminar também em 0 a 0 vai para os pênaltis. A partida vai acontecer no Estádio Mangueirão.

Sobre o jogo, a primeira etapa da partida foi dominada pelo time do Central. Empolgada, a Patativa partiu para cima do time do Remo, que recuado, preferiu jogar no contra-ataque. Coube ao Alvinegro criar as melhores chances de gol nos primeiros 45 minutos. Uma delas bateu na trave, depois de uma cabeçada de Cláudio, após cruzamento de Xavier.

No segundo tempo, quem cresceu no jogo foi o Remo. Dando muito trabalho para a defesa do time do interior pernambucano, o time paraense só não conseguiu abrir o placar por causa das boas defesas do arqueiro Hudson. No final do jogo, a Patativa ainda acertou o travessão, em uma falta cobrada por Humberto.

Santa está fora da Copa do Brasil

Por Leopoldo Monteiro

A Copa do Brasil acabou para o Santa Cruz. Apesar de vencer o Fast Clube/AM por 1 a 0, o tricolor pernambucano foi eliminado da competição nacional. O time do arruda não conseguiu reverter o placar conquistado pelo time amazonense na primeira partida pelo placar de 3 a 1, em Manaus. Jogando com o regulamento a seu favor o Fast saiu da Ilha do Retiro comemorando a classificação. Muito afobado em campo e com um time bastante limitado, a equipe Coral não soube furar a defesa adversárias por mais de uma vez.

No primeiro tempo, em um jogo fraco tecnicamente, o time do arruda correu desesperado para tirar a vantagem do time visitante. Mas a falta de criação dos pernambucanos não permitiu que o placar saísse do 0 a 0. Chance clara de gol, na primeira etapa, teve apenas com o time do Norte. Em uma boa jogada, Ernandes ficou com a pelota livre na área e chutou com perigo. O arqueiro tricolor fez boa defesa.

Na etapa complementar, o Santinha atacou com mais freqüência, mas quando a bola não bateu na trave parava nas mãos do arqueiro do time amazonense. Até que aos 16 minutos, Thomas Anderson deixou Alexandre Aguiar sozinho. O lateral chutou cruzado, abrindo o marcador 1x0. Outras oportunidades de ampliar o placar apareceram, mas não foram bem aproveitadas. O jogo acabou nisso.

Sport fica no empate, no Maranhão

Por Leopoldo Monteiro

O torcedor que esperava que o Sport iria estrear na Copa do Brasil com uma goleada para cima do desconhecido Imperatriz/MA, ficou enganado. Na noite dessa quarta-feira, o time rubro-negro não passou de um empate em 2 a 2, no Maranhão. O futebol apresentado pelo Leão da Ilha foi pouco criativo, e o placar pode até ser comemorado pela torcida rubro-negra. Agora, o jogo da volta será na próxima quarta-feira, na Ilha do Retiro. Por causa dos dois gols feitos fora de casa, se empatar por 0 a 0 ou 1 a 1, o time pernambucano se classifica. Já o 2 a 2 novamente leva o jogo para as cobranças pênalti. Com qualquer outro empate quem avança é o Imperatriz.

Em relação ao jogo, o time da Ilha do Retiro teve o domínio da partida até abrir o marcador com uma cabeçada de Durval, aos 18 minutos, aproveitando o cruzamento de Luizinho Neto. Um minuto depois o sport toma o gol de empate, com o meia do Imperatriz Fabinho Paulista. Depois do gol, empolgado e empurrado pela torcida, o imperatriz equilibrou a partida e ainda no primeiro tempo teve chances de virar o placar.

No segundo tempo, as mudanças feitas pelo técnico do Sport, Nelsinho Batista não surtiram efeito. Mas, mesmo assim, o rubro-negro voltou a ficar na frente no marcador com um gol de Pênalti de Carlinhos Bala, após Kássio ser derrubado na área. Vivo em campo, o imperatriz empatou novamente com Valdanis. O gol saiu de uma falha de Romerito, que estava improvisado na lateral esquerda.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Santa não vai jogar mais no domingo

O Santa Cruz não vai mais jogar no próximo domingo, no Recife. A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) decidiu antecipar os jogos de Santa Cruz x Central (Arruda), e Ipiranga x Porto, (Otávio Limeira Alves), para o Sábado, às 16h. A decisão foi tomada depois que a Polícia Militar alegou não ter possibilidade de garantir segurança total aos três jogos por causa do excesso de partidas no mesmo horário e na mesma cidade.

Os jogos de Sport x Salgueiro (Ilha do Retiro), Náutico x Centro Limoerense (Aflitos), Petrolina x Sete de Setembro (Associação Rural) e Serrano x Vera Cruz (Pereirão) ficaram mantidos no domingo

Ficha do Jogo (Copa do Brasil)

Imperatriz x Sport
Imperatriz - Rodrigo Ramos; Gilmar, Adson, Tiago Neves e Edosn; Cristiano, Wellington, Fabinho Paulista e Romarinho; Lindoval e Rubsen. Tec: Sergio Belfort
Sport - Magrão, Luisinho Netto, Igor, Durval e Fábio Gomes; Sandro Goiano, Daniel Paulista, Romerito e Luciano Henrique; Carlinhos Bala e Leandro Machado. Técnico Nelsinho Baptista.

Local: Frei Epifânio, Imperatriz (MA)
Horário: 21h45
Árbitro: Antônio Santos Nunes (PI)
Assistentes: Carlos Lustosa Filho (PI) e Francisco Machado (PI)

O que será que será?


Por Pedro Oliveira


Será que hoje saem os gols necessários? Será que hoje o nosso goleiro não toma nenhum susto? Será que os passes não saem mais tão errados? Será que a ligação defesa ataque deixa de ser chutão pra frente? Será que é hoje? Perguntas difíceis de responder e que muitos só terão a resposta pelo rádio ou pelos jornais, já que poucos vão ao estádio... 10 reais? Não vale para um time que além de estar fazendo raiva ainda por cima vai jogar fora de casa pela segunda vez porque não regulamentou seu estádio. O Fast vem para o Recife escrever na história que eliminou o Santa Cruz... Não o querido das multidões, o terror do nordeste, o fita azul do futebol brasileiro... o Santa Cruz versão time pequeno, que está na pior das divisões do futebol brasileiro e briga contra o descenso em seu próprio estado. Será que hoje poderemos ver um time aguerrido, agressivo e buscando com toda gana mudar a história em que se encontra? Eu, você e todos os torcedores do tricolor esperamos que sim... esperamos, mas será que acreditamos?

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008


Por Leopoldo Monteiro

Sem dúvida algumas figuras lendárias que fizeram parte do nosso futebol ajudam a fortalecer a história do esporte no estado. Quem não conhece Mauro Shampoo, que era jogador do Íbis e cabeleireiro. Outro personagem muito diferente do nosso futebol é João Grandão, treinador do pássaro preto durante muitos anos. E se começarmos a escrever sobre o próprio Íbis Sport Club, conhecido nos quatro cantos da terra como ‘o pior time do mundo’, certamente faremos um livro. Alguns personagens que fizeram parte da folclórica história do Íbis vão estar presentes, no próximo sábado, no Clube da SUDENE, quando será feita uma homenagem a João Grandão.

Números de Santa, Náutico e Sport na Copa do Brasil

NAUTICO

TOTAL DE JOGOS 45
TOTAL DE GOLS MARCADOS 65
TOTAL DE GOLS SOFRIDOS 57
TOTAL DE VITÓRIAS 21
TOTAL DE EMPATES 10
TOTAL DE DERROTAS 14
TOTAL DE VITÓRIAS EM CASA 14
TOTAL DE VITÓRIAS FORA 7
TOTAL DE EMPATES EM CASA 5
TOTAL DE EMPATES FORA 5
TOTAL DE DERROTAS EM CASA 4
TOTAL DE DERROTAS FORA 10

SANTA CRUZ

TOTAL DE JOGOS 51

TOTAL DE GOLS MARCADOS 68
TOTAL DE GOLS SOFRIDOS 64
TOTAL DE VITÓRIAS 19
TOTAL DE EMPATES 14
TOTAL DE DERROTAS 18
TOTAL DE VITÓRIAS EM CASA 11
TOTAL DE VITÓRIAS FORA 8
TOTAL DE EMPATES EM CASA 7
TOTAL DE EMPATES FORA 7
TOTAL DE DERROTAS EM CASA 6
TOTAL DE DERROTAS FORA 12

SPORT

TOTAL DE JOGOS 62

TOTAL DE GOLS MARCADOS 93
TOTAL DE GOLS SOFRIDOS 58
TOTAL DE VITÓRIAS 28
TOTAL DE EMPATES 16
TOTAL DE DERROTAS 18
TOTAL DE VITÓRIAS EM CASA 18
TOTAL DE VITÓRIAS FORA 10
TOTAL DE EMPATES EM CASA 7
TOTAL DE EMPATES FORA 9
TOTAL DE DERROTAS EM CASA 5
TOTAL DE DERROTAS FORA 13

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Sai meia Nildo e vem o goleiro Jean


Sem reder um bom futebol o meia Nildo foi dispensado do Santa Cruz nesta segunda-feira. Além dele, também foi liberado o zagueiro Josemar. A direção do time tricolor confirmou a contratação do goleiro Jean (Ex-Corinthians e Vitória). O santa vai anunciar ainda um atacante para a disputa do Segundo Turno do Campeonato Pernambucano e para o Campeonato Brasileiro da série C.

Conheça o Imperatriz, adversário do Leão




O desconhecido clube maranhense é o primeiro adversário do Leão na Copa do Brasil 2008.


A Sociedade Imperatriz de Desportos existe há 46 anos e é o principal clube da cidade de Imperatirz, no interior do Maranhão, distante 629 km da capital São Luís. Seus jogos são disputados no Estádio Municipal Frei Epifânio D'Abadia, com capacidade para doze mil pessoas.
Ao longo de história o "Colorado" ou "Cavalo de Aço", como é carinhosamente chamado por sua torcida, não coleciona muitos títulos. Foi campeão apenas uma vez, em 2005, quando venceu o Campeonato Maranhense. Ano passado foi vice tanto do Estadual quanto da Taça Cidade de São Luís.


Porém, por conta do confuso regulamento do Campeonato Maranhense de 2007, para garantir sua vaga na Copa do Brasil 2008 o Imperatriz precisou apelar para a justiça desportiva, onde travou uma dura batalha contra o Bacabal. A CBF inclusive chegou a retirar o 'Cavalo de Aço' da competição, dando a vaga ao Bacabal, contudo, o STJD garantiu o 'Colorado' na disputa nacional.
O atual elenco do Imperatriz ainda está em formação e o técnico Sérgio Belfort segue pedindo e aguardando a contratação de mais reforços, além da regularização de outros, como o goleiro Rodrigo Ramos, ídolo da torcida, e do zagueiro Nílson Paraíba, vindos do Treze-PB e Atlético-GO, respectivamente.


O time base neste início de temporada é: Manoel, Gilmar, Hadson, Junior Baiano e Edson; Cristiano, Wellington, Marquinhos e Romarinho; Lindoval (Paraguaio) e Rubsen (Valdanis).
Na Taça Cidade de São Luis 2008 o Imperatriz ainda não engrenou. Sua estréia foi fora de casa, num jogo tenso contra o Bacabal, justamente no auge da briga jurídica entre os dois clubes pela vaga na Copa do Brasil. E dentro de campo foi o Bacabal quem levou a melhor: 1x0. Na segunda rodada o 'Cavalo de Aço' recuperou-se ao bater em casa o Chapadinha, por 3x1. Contudo, ontem, em partida válida pela 3ª rodada, mesmo jogando em Imperatriz, o 'Colorado' não passou de um empate por 3x3 com o Santa Quitéria. Vendo assim o Bacabal disparar na liderança do grupo do interior.

A Cidade: O município de Imperatriz localiza-se no oeste do Estado do Maranhão, na microregião nº 38. Tem limites com os municípios de Cidelândia, São Francisco do Brejão, João Lisboa, Davinópolis, Governador Edison Lobão e com o Estado do Tocantins. O município encontra-se a 629,5 km de São Luís, capital do Estado. Suas coordenadas geográficas são 5º 31' 32" latitude sul; 47º 26' 35" longitude a W Gr., com altitude média de 92 metros acima do nível do mar.


O clima é tropical, quente e úmido. Há duas estações: a da chuva, que vai de dezembro a abril, e a da seca, que vai de maio a novembro. A temperatura média gira em torno de 29ºC.

Copa do Brasil é novidade para os Centralinos


Por Leopoldo Monteiro

Pela primeira vez na sua história o Central vai jogar a Copa do Brasil. Devido à queda de rendimento do clube desde o início da década de 90 o time preto e branco de Caruaru não tinha tido a oportunidade de representar ainda o Estado na competição nacional. Creio que o Central vem melhorando suas participações nos últimos três anos nos Campeonatos Estaduais. Inclusive, sendo atual Vice-Campeão Pernambucano. O Alvinegro vive um momento bem melhor que os dos últimos anos da década de 90 quando chegou a cair para a segunda divisão do pernambucano.

A campanha do Central no estadual vem agradando e já que o Remo-PA, adversário dos Caruaruenses, quarta-feira, no Lacerdão, não está na melhor fase de sua história, ocupando a 6° colocação no Campeonato Paraense, a Patativa do Agreste pode dar um largo passo para passar pela primeira fase da competição nacional ainda como ‘Marinheiro de primeira viagem’. Central, seja um bom menino!

Reflexo

Por Arthur Cunha

Se o Brasileirão deste ano for - para Sport e Náutico - um reflexo do que vem sendo o Campeonato Pernambucano, os respectivos torcedores não terão do que reclamar. A tese se sustenta com dois argumentos; o primeiro deles é que tanto o Sport quanto o Náutico estão montando equipes competitivas, com bons jogadores no time titular e no reserva. O segundo argumento é a experiência adquirida em 2007, que servirá de exemplo para que os mesmos erros não se repitam.

A igualdade entre Sport e Náutico impede que a palavra injustiça seja dita no próximo domingo, quando uma das duas equipes levantar o primeiro turno do estadual. Os rubro-negros estão com um ponto de vantagem, mas os timbus estão na cola, mostrando que o hexagonal decisivo será repleto de emoções. Quem ganhar... vai ter feito por merecer.

E o Oscar vai para...

Por Raphael Coutinho

No próximo final de semana teremos a entrega do Oscar do primeiro turno do Campeonato Pernambucano 2008. Vários títulos concorrem ao prêmio, entre eles o Sport e o seu Onde os fracos não tem vêz, o Náutico e o seu À espera de um milagre e o Santa Cruz com Apocalypse Now.

Então vamos falar de À espera... Mais uma vez o Clube Náutico Capibaribe fez o seu papel. Venceu o adversário (Sete de Setembro), fora de casa, em busca do líder Sport. O timbu continua com o mesmo UM PONTO atrás dos rubro-negros, que parecem ter levado o primeiro turno. Somente um milagre poderia reverter a situação. E o nome do milagre é Salgueiro.
O time do sertão que também será beneficiado em caso de vitória, já que não está totalmente livre do chamado Hexagonal da Morte, do segundo turno do estadual. Uma vitória garantiria o time na primeira divisão em 2009.

Só resta então continuar a secagem ao líder e aguardar a lista dos premiados no próximos fim de semana.

Sem mais desculpas..Ô Zica!


Por Pedro Oliveira



Não deu. A torcida tricolor que foi ao estádio parecia não acreditar no que estava vendo. Quando não era o goleiro do Ypiranga, a trave estava impedindo que o time se redimisse com a torcida. Nem o golaço de Bitton fez com que a maldição feita por Pai Edu, Babachola ou qualquer outro místico por aí fosse quebrada e o Santa Cruz vai disputar com o Central a vaga para o hexagonal. Antes, na quarta, o time rápido do Fast (trocadilho besta) vem enfrentar o zicado tricolor da Ilha do Retiro. Pois é, da Ilha, já que o Arruda não foi liberado pela CBF. A FPF liberou, mas quem disse que o Arruda de pernambuco é o mesmo Arruda que fica no Brasil? Coisas que só acontecem aqui no país do futebol. Torço para o Santa, mas se a trave, o goleiro do Fast e o gramado não atrapalharem, confesso que ficarei sem desculpas.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Futebol duro?

Por Gilberto Prazeres


Absurdo! Talvez essa seja a única palavra que vem à cabeça no momento em que se assiste ao lance mais violento do futebol nos últimos anos. A agressão sofrida pelo brasileiro, naturalizado croata, Eduardo da Silva , na partida entre o seu time, o Arsenal, e o Birmingham, no sábado (23), pelo Campeonato Inglês, chocou a imprensa britânica e mais uma vez levantou uma discussão que precisa ser feita com seriedade na Fifa. Qual é o tempo de punição para o autor de uma atrocidade dessas?

Para muitos, o jogador agressor deveria ficar de fora do futebol durante toda a recuperação do agredido. Para outros, a punição a ser aplicada deveria ser imposta pela justiça comum, já que agressão é crime civil e fugiria do âmbito desportivo. Sinceramente, qualquer uma das duas faz sentido e seria uma decisão justa. O que não pode continuar ocorrendo é que malucos trajados de atletas saiam distribuindo pontapés pelos gramados e sejam meramente classificados por muitos como jogadores duros.

Eduardo sofreu uma fratura na fíbula da perna esquerda e deverá esperar os resultados dos exames aos quais foi submetido no último sábado para saber por quanto tempo ficará afastado do futebol. O zagueiro do Birmingham, Martin Taylor, autor da agressão, se diz abalado e arrependido de ter dado o carrinho que lesionou o camisa nove do Arsenal.

Campeonato Pernambucano
Resultados dos jogos do fim de semana


Vera Cruz 2 x 4 Sport
Sete de Setembro 0 x 2 Náutico
Petrolina 3 x 4 Centro Limoeirense
Salgueiro 1 x 3 Serrano
Porto 0 x 1 Central
Santa Cruz 1 x 1 Ypiranga

Porto e Central fazem Clássico Matuto


Por Leopoldo Monteiro

Já que o regulamento do Campeonato Pernambucano 2008 não permitiu que os famosos Clássicos dos Clássicos, Clássicos das Emoções e o Clássicos das Multidões, acontecessem neste primeiro turno, o encontro de rivais da mesma cidade vai ficar por conta de Porto e Central, com o Clássico Matuto. No Estádio Antônio Inácio, em Caruaru, o Gavião recebe a Patativa de olho em uma melhor colocação no certame, já que ocupa a antepenúltima colocação geral. Já o alvinegro precisa vencer para se manter no grupo dos seis melhores do torneio. Que Porto e Central ou que Central e Porto façam do único clássico do Pernambucano até aqui um bom jogo de futebol.