"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

sábado, 6 de dezembro de 2008

Muito além de um simples empate

Um ponto separa o Náutico do céu ou do inferno. A batalha da Vila Belmiro. Podemos chamar assim? Uma análise mais profunda sobre o jogo deste domingo entre Santos x Náutico nos faz pensar que um empate fora de casa não vai ser muito fácil de ser conquistado pelo Timbu. A questão não é técnica, pois viria reais possibilidades do Alvirrubro sair de Santos com uma vitória, e, conseqüentemente, com uma vaga na Copa Sul-Americana. Na minha visão, a caminhada do time pernambucano pode ser dificultada por vários fatores. O jogo entre o Peixe e o Timbu está envolvendo diretamente a possibilidade do Vasco continuar na elite do futebol brasileiro. Então, o Náutico não vai lutar apenas por um empate. O Timbu vai brigar contra o Santos, o Vasco, o Clube dos 13, e conseqüentemente com toda a armação que pode ser feita pelo árbitro da partida.

As falcatruas tiveram início logo no meio desta semana com a liberação do artilheiro do campeonato, Kleber Pereira, do Santos, para a partida. Por que o STJD reduziu a pena do jogador? Por coincidência ou não, por que motivo Hamilton resolveu não jogar a decisão? São fatos que acontecem nos bastidores de uma rodada decisiva que nos deixam preocupados.Um empate do time de Rosa e Silva pode significar um título conquistado, pois o Náutico está dentro de uma Guerra e precisa se defender com muita bravura e confiança. Boa sorte Náutico.

Amistoso de luxo na Ilha do Retiro

O ditado sugere que a primeira impressão é a que fica. Acreditando no contrário, Sport e Coritiba jogam “amistoso de luxo”, neste domingo, às 17h (de Brasília), na Ilha do Retiro. A princípio, a partida não vale muito para ambos, que figuram no meio da tabela do Brasileirão e há algum tempo estão com o futuro definido.
O mesmo não ocorre com os jogadores, muitos deles reservas e com a permanência indefinida para as importantíssimas temporadas de 2009, quando o Leão disputa a Taça Libertadores e o Coxa celebra o centenário. No primeiro turno, o Coritiba venceu o Sport por 3 a 0, no Couto Pereira.

São Paulo ou Grêmio?

Mesmo com os ingressos sendo vendidos com o preço bastante salgado, o simpático Estádio Bezerrão, em Brasília, vai ficar pequeno, neste domingo, para o jogo mais importante do São Paulo este ano. Na última rodada do disputado Brasileirão, o Tricolor Paulista precisa de um simples empate contra o Goiás para se consagrar Hexa Campeão Brasileiro, independente de qualquer outro resultado que venha a acontecer no Olímpico, na partida entre Grêmio e Atlético-MG, também neste domingo.

Com todos os ingressos vendidos para o jogo, o Tricolor Gaúcho não pode nem sonhar em tropeçar diante do Galo Mineiro. Em Brasília, o São Paulo vai para cima do irregular Goiás para festejar mais um título nacional, enquanto em Porto Alegre o Grêmio precisa vencer e torcer por um tropeço do time paulista. Nessas duas decisões apenas um detalhe já foi confirmado, a taça do nacional vai ficar com um time tricolor.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Santa contrata um atacante

Depois de anunciar a contratação de quatro reforços para a temporada 2009, a diretoria do Santa Cruz acertou, nessa quinta-feira, com o atacante Roger Thompson Amaral pereira, de 29 anos, como informa o site oficial do clube. O jogador já atuou em duas equipes do interior de São Paulo e estava no futebol árabe.

Roger, de 1,79m e 69kg, começou a carreira no Noroeste, de Bauru. Passou pelo Sertãozinho, também do interior paulista e pelo Ajman Cultural Sporting Club. Seu último clube foi o Al Arabi, do Qatar.

Hamilton está fora do Náutico

O volante Hamilton deixou os Aflitos de forma melancólica, depois do treino realizado na tarde desta quarta-feira. Com uma lesão na coxa direita, o jogador era dúvida para a partida decisiva diante do Santos no próximo domingo. O atleta não quis esperar pela avaliação física e não embarcou com o elenco, que viajou na quarta-feira para São Paulo. A atitude não foi bem vista pelo diretor de futebol alvirrubro Gustavo Rego.

O dirigente informou que o jogador não faz mais parte dos planos da comissão técnica. - A lesão dele vinha regredindo bastante com o tratamento. A comissão técnica disse que não quer mais contar com ele; então, ele vai seguir a vida dele - anuncia. Na opinião do dirigente, faltou espírito de equipe ao volante: "Não queremos que ninguém jogue sem estar 100%, mas esperávamos contar com a presença dele no grupo", reclama o diretor.


Hamilton não quis falar com a imprensa, mas falou que não se sentia confiante em ir para o jogo. A notícia pegou Roberto Fernandes de surpresa. O treinador contava com o atleta na cabeça de área, setor do campo no qual se destacou desde que chegou ao Náutico em agosto deste ano.

Sport pretende ampliar a capacidade da Ilhado Retiro

De volta à Copa Libertadores após 20 anos, o Sport não quer errar em nada no planejamento. Tanto que, pensando na possibilidade de chegar à decisão da competição continental, o clube já tem um projeto para ampliar a capacidade da Ilha do Retiro. No entanto, as obras esbarram na eleição presidencial do Leão.
Com a capacidade atual da Ilha, 35 mil torcedores, o Rubro-Negro estaria impedido de disputar a final da Libertadores em casa, de acordo com o regulamento da competição (que exige no mínimo 40 mil). A atual diretoria já estuda formas de evitar o problema, mas ainda aguarda a eleição do dia 16 de novembro para dar início às alterações.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Homero Lacerda retira candidatura

O tenso processo de sucessão no Sport acaba de ganhar um alívio inesperado nesta terça-feira. O ex-presidente Homero Lacerda, que vinha criticando a atual gestão e ameaçando lançar uma candidatura de oposição à presidência do clube, publicou nota oficial desistindo da intenção.

Com a decisão, a eleição do Sport deve ter candidato único, provavelmente com a cabeça de chapa sendo preenchida pelo atual presidente, Milton Bivar. O dirigente, no entanto, ainda não confirma que vai concorrer à reeleição no dia 16 de dezembro.

Leia a íntegra da nota:

O amor pelo SPORT e os laços fortes com Luciano Bivar, forjados em vitoriosas batalhas travadas nos campos de futebol, nos tribunais, na CBF, no Ministério de Educação e em debates nacionais, nos levaram, juntamente com outros valorosos companheiros, a SONHAR com um SPORT realmente GRANDE.

Após uma profunda reflexão, concluímos por diversos motivos, não ser o momento de tentarmos conquistar, junto aos associados do SPORT, a responsabilidade dessa MISSÃO.

Esperamos que aqueles que ficarem à frente do nosso Clube aproveitem realmente a oportunidade única nos nossos 103 anos de existência e coloquem nosso SPORT, definitivamente, entre os grandes clubes do Brasil.

Timbu antecipa viagem para São paulo

O Náutico decidiu antecipar sua viagem para São Paulo, antes da última rodada do Campeonato Brasileiro. O time viaja nesta quarta-feira para Jarinu, no interior do estado. No domingo, o Timbu encara o Santos, na Vila Belmiro, às 17h, tentando garantir sua permanência na Série A em 2009.

Nesta terça-feira, os jogadores do Alvirrubro se reapresentaram depois da folga na segunda. A equipe participou de um treino físico pela manhã e, em seguida, disputou um rachão com a comissão técnica. Antes da viagem para São Paulo, o elenco do Náutico realiza um treinamento nesta quarta-feira à tarde, no estádio dos Aflitos.

Santa contrata quatro jogadores

O Santa Cruz anunciou, nesta terça-feira, os quatro primeiros reforços para a temporada 2009. O goleiro Adriano Santos, o volante Élder e os meias Juan e Leandro Gobatto são as primeiras contratações do presidente Fernando Bezerra Coelho.

Adriano Santos, de 25 anos, é baiano e foi formado no Santos. O goleiro defendeu também o Bragantino, o Brasiliense e o Santa Cruz do Rio Grande do Norte. O paulista Élder, de 32 anos, já atuou pelo Sport. O volante começou sua carreira profissional em 1995, pelo Vasco. Ele também jogou no Santos, Guarani, Juventude e Portuguesa, entre outros.

O meia Juan, de 20 anos, nasceu em Santos e estava no São Vicente-SP. O jogador passou também pelo Mogi Mirim e pelo São Caetano. Já Leandro Gobatto, de 26 anos, veio do Piacenza, da Itália. O atleta defendeu também o Corinthians e a seleção brasileira sub-17.

domingo, 30 de novembro de 2008

Rodada para quem tem bom coração

A penúltima rodada do Campeonato Brasileiro foi eletrizante. O São Paulo empatou com o Fluminense em 1x1, no Morumbi, e adiou a decisão para domingo que vem contra o Goiás, no Serra Dourada. Quem agradeceu foi o Grêmio, que goleou o Ipatinga, por 4x1, no Ipatingão, e ainda sonha com o título. O Tricolor Gaúcho recebe o Atlético-MG, na última rodada, no Olímpico. Já o Ipatinga foi rebaixado. O outro clube que também vai jogar a segundona em 2009 é a Portuguesa. A lusa empatou com o Sport, em 2x2, no Canidé, e afundou o barco.

Os clubes que lutam pela permanência na elite do futebol brasileiro são: Náutico, Atlético-PR, Figueirense e Vasco. Nos Aflitos, uma decisão. O timbu venceu o Furacão, por 2x1, de virada, em um jogo dramático, e se garantiu fora da zona de rebaixamento. Figueira venceu o Botafogo, no Engenhão, por 3x1, e o Vasco ganhou do Coritiba, no Couto Pereira, 2x0. Tudo será definido domingo que vem. Na última rodada, o Atlético-PR recebe o Flamengo, na Baixada. O time carioca luta por uma vaga na Libertadores. O Náutico enfrenta o Santos, na Vila Beumiro. O peixe ainda briga para ficar na Sul-Americana. O Figueira joga com o time reserva do Internacional, no Orlando Scarpelli. Já o Vasco pega o Vitória, em São Januário.

Tabela do Brasileiro

1- São paulo................................72
2- Grêmio...................................69
3- Palmeiras .............................65
4- Cruzeiro.................................64

5- Flamengo..............................64
6- Internacional........................54
7- Goiás......................................53
8- Coritiba.................................53
9- Botafogo...............................50
10- Vitória................................49
11-Sport....................................49
12- Atlético-MG......................48
13- Fluminense.......................44
14-Santos.................................44
15-Náutico...............................43
16- Alético-PR........................42
17- Figueirense.......................41
18- Vasco.................................40
19- Portuguesa.......................38
20- Ipatinga............................34