"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

sábado, 1 de dezembro de 2007

Times de massa voltam para a segunda divisão

Bragantino, Bahia, Vila Nova e ABC. Dos quatro clubes que subiram para a série B do nacional três são de grandes torcidas em seus estados. O Bahia, tradicional clube do nordeste, tem uma das maiores torcidas da região. Além disso, o Tricolor Baiano é o dono da taça do nacional de 1988. O Vila Nova divide os torcedores com o Goiás no Estado. Já o ABC de Natal é o mais querido clube do Rio Grande do Norte e, é o time que possui o maior número de títulos estaduais, 49 vezes campeão potiguar.

O único time que teve o acesso garantido e não possui uma grande torcida é o Bragantino. O time do interior paulista não é um clube considerado de massa, porém é bem conhecido no cenário nacional. O Braga, inclusive, já foi vice-campeão brasileiro, em 1991, perdendo a final para o São Paulo.

Leopoldo Monteiro

Jogos deste Domingo

Juventude x Sport (Alfredo Jaconi, RS)

Horário: 15h

Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Evandro Luis Silveira (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)

Escalação:

Sport - Magrão, César Lucena, Gustavo e Durval; Diogo, Everton (Ticão), Romerito, Adriano Gabiru e Bruno, Carlinhos Bala e Reginaldo.

Juventude - Michel Alves; William, Nunes, Régis e Danilo; Cazumba, Júlio César, Lauro e Marcelo Costa; Maycon e Tiago Cavalcanti. Técnico: Beto Almeida.


Náutico x Flamengo (Aflitos)

Horário: 15h

Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP)
Auxiliares: Elias Silva Almeida (PB) e Maria Eliza Correia Barbosa (SP)

Escalação:

Náutico - Fabiano, Sidny, Vagner Silva, Everaldo (Onildo) e Júlio César; Daniel Paulista, Elicarlos, Radamés (Felipe) e Geraldo; Acosta e Marcelinho. Técnico: Roberto Fernandes.

Flamengo - Bruno; Leo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Leo Medeiros, Ibson e Toró; Maxi e Obina

Um ano bom para o futebol pernambucano

O Campeonato Brasileiro da primeira divisão ainda não acabou. Neste domingo, Náutico e Sport fazem seus jogos de despedida do torneio. Porém, já podemos fazer uma análise dos times pernambucanos este ano. Apesar do rebaixamento do Santa Cruz para a terceira divisão, posso classificar o ano de 2007 como muito bom para o nosso futebol. Náutico e Sport tinham acabado de voltar para a elite do futebol brasileiro e conseguiram permanecer heroicamente no grupo dos 20 melhores times do Brasil. Digo isso, pelo fato de termos passado simplesmente seis anos sem dois representantes do estado na primeira divisão. O último ano foi em 2001, na oportunidade, Santa e Sport foram rebaixados. Na minha visão, fomos bem representados e ainda teremos uma melhor estrutura para o ano que vem montarmos equipes mais qualificadas na competição.

Em relação ao Santa, de maneira alguma poderei ressaltar o ano de 2007 como bom. Porém, o rebaixamento pode servir como lição das más administrações que o clube vem tendo nos últimos anos. Acredito que o Tricolor vai dar a volta por cima e voltar no mínimo para a segundona. Seria muito bom os três grandes clubes do estado jogando a primeira divisão. E acho que isso é bem possível no futuro.

Leopoldo Monteiro

Palavras de um torcedor

Esse texto foi escrito por um torcedor em nossa página. João Rocha foi muito feliz em seu comentário. Por isso resolvemos postar seu pensamento em nosso blog.

Infelizmente, esse é um mal que há muito vem perturbando o Governo do Estado de Pernambuco. Não é exclusividade do futebol tal "façanha". Há alguns anos, quando ainda percorriam pela Avenida Boa Viagem, trios elétricos dos mais variados artistas da música brasileira, nos desfiles do Recifolia, ocorriam depedrações muito parecidas com as que ocorrem antes e após os jogos na capital.

Acredito, que esse fato esteja mais vinculado há algumas necessidades básicas dos cidadãos, como a Educação (principalmente), Cultura, entre outras. Não quero justificar esses atos bárbaros contra o Patrimônio Público, mas há uma parcela de culpa do Governo, quando este deixa de lado políticas direcionadas, principalmente, aos jovens brasileiros. Pernambuco é apenas mais um Estado vítima da "confusão urbana" que se tornou o Brasil.

Voltando ao futebol, vi uma das melhores imagens da minha vida: A Torcida Jovem do Sport - cantando, dançando e incentivando o time do SPORT os 90 minutos. O que não dá para entender é: Como pode os mesmos jovens fazer uma festa tão bonita dentro do estádio e algumas horas depois, transformar as ruas em campos de guerra????

São coisas que nem eles mesmos conseguem explicar. Apenas, fazem por instinto, como verdadeiros animais irracionais. Torcidas Organizadas, já foram aclamadas por muitos cronistas, dirigentes e empresários. Mas, os 'organizadores' deixaram-se levar, ou melhor, envolveram-se com 'elementos' nocivos para a sociedade, e o resultado é o que se ver hoje, em todo Brasil.Acho que está na hora de uma decisão firme dos "comandantes" do futebol brasileiro, antes que fatos piores possam acontecer.

O "torcedor família" tem que voltar aos estádios. Futebol tem que voltar a ser uma opção de diversão da família pernambucana, uma forma de entretenimento, e não apenas um local onde marginais ,camuflados de torcedores, marcam para se confrontarem como gladiadores numa arena.ESPORTE , CULTURA E LAZER.Quando o futebol for, novamente, vinculado a essas três palavras, às crianças, mulheres, idosos, enfim, toda à família retonará aos estádios brasileiros.

Temos, agora, um grande motivo para que tudo que falei acima, se torne realidade: A COPA DO MUNDO 2014!Quem sabe, numa nova oportunidade, comento um pouco sobre minha visão da COPA 2014, no Brasil.

Agradeço a paciência de todos.
Fiquem com Deus.

EU SOU BRASILEIRO,EU AMO FUTEBOL!!!

João Rocha É Pernambucano, Economista e RUBRO-NEGRO!

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Vandalismo sem fim

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) divulgou, ontem, o total de estragos feitos nos ônibus cometidos por membros de torcidas organizadas após as partidas dos times pernambucanos realizadas no Recife. No período de cinco meses foram depredados cerca de 900 transportes coletivos. Os estragos custaram R$ 219, 7 milhões. Os principais vândalos responsáveis pelo prejuízo fazem parte das torcidas organizadas Inferno Coral e Jovem do Sport. Infelizmente tem gente que ainda sai de casa somente para destruir o patrimônio público. Essas pessoas deveriam ser banidas do futebol.

O inesquecível Ademir de Menezes é homenageado pela CBF

O pernambucano Ademir de Menezes foi o primeiro jogador a ser homenageado pelo site oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na série ‘Craques do Brasil’. O atleta brilhou na Copa do Mundo de 1950, realizada no Brasil, sendo artilheiro do torneio com nove gols. Ademir foi revelado pelo Sport Clube do Recife. O artilheiro também foi ídolo das torcidas do Vasco da Gama e do Fluminense, por onde teve passagens marcantes. Jogando pela Seleção Brasileira, ele conquistou o Sul-Americano de 1949, a Copa Rio Branco de 1947 e 1950, a Copa Rocca de 1945, além do Pan-Americano de 1952. Para orgulho dos pernambucanos, Ademir jogou 41 vezes pela Seleção Brasileira e conquistou 30 vitórias, cinco empates, somou apenas seis derrotas e fez 37 gols.

Conhecido por Queixada, Ademir iniciou a carreira futebolistica no Infantil do Sport, em 1938. Se destacou no time juvenil e participou do elenco profissional em 1938 e 1939, se profissionalizando em 1941, quando conquistou o título de Campeão Pernambucano e a artilharia com 11 gols.Em 1941, o Sport participou de alguns amistosos no Rio de Janeiro, e seu futebol logo foi notado pelos times cariocas, o que lhe rendeu uma transferência para o Vasco da Gama. Ademir de Menezes nasceu no dia 8 de novembro de 1922, no Recife, e morreu no dia 11 de maio de 1996, no Rio de Janeiro.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Resultado da enquete

A maior parte dos internautas acertaram a enquete ao optar que Sport e Náutico permaneceriam na primeira divisão. Vejam o resultado.
Sport e Náutico permanecem na Primeira em 2008?
Os dois permanecem - 49 (50%)
Os dois não permanecem - 5 (5%)
Só o Náutico permanece - 25 (25%)
Só o Sport permanece - 19 (19%)
Total de Votos: 98
Votem na nova enquete: Náutico e Sport conseguirão segurar seus treinadores?

(Participação do Torcedor) Figueirense 2 x 0 Náutico

O torcedor alvirrubro Daniel Martins fez o seu comentário sobre a partida do seu time do coração em Santa Catarina.

Figueirense 2 x 0 Náutico

Foi um bom resultado? A rodada sim, afinal o Náutico garantiu a classificação para a primeira divisão no próximo ano. De quebra, o campeonato ganha mais emoção nas últimas partidas com a disputa entre Corinthians, Goiás e Paraná Clube na luta contra o rebaixamento. Portanto, nós, torcedores alvirrubros, devemos agradecer sobretudo ao técnico Roberto Fernandes. Afinal, quando ele assumiu o grupo, estávamos brigando com o América-RN pela lanterna do campeonato. Porém, o técnico tem mostrado algumas deficiências ao longo dos jogos, como no que ocorreu ontem.

O Náutico é um time com vocação de atacar, de ir pra cima do adversário. Não é um time de marcar, segurar resultado e jogar pelo empate. Os números comprovam isto, afinal são 65 gols a favor (o segundo melhor ataque do campeonato) e 63 gols contra (a segunda pior defesa).
Na fase das seis vitórias seguidas e nas suas melhores exibições, o time jogou com três atacantes, mas, ontem, foi escalado com três volantes. Nesta formação, o Náutico consistentemente tem sido sufocado pelos adversários e sempre termina levando um gol; O time se desespera e ataca desordenadamente. Pra piorar, já não é a primeira vez que Roberto Fernandes, ao longo do jogo, tira um lateral para colocar um atacante. Desta Sidny saiuem uma partida que estava jogando bem. Bom! Não seria mais correto tirar um dos três volantes? Portanto o jogo de ontem não foi bom e que sirva de aprendizado.

Esperamos que no próximo ano, o Náutico possa manter boa parte do elenco atual, inclusive o técnico.

Náutico perde, mas está livre de rebaixamento

O Náutico perdeu, ontem (quarta) para o Figueirense por 2x0, em Florianópolis. Mesmo com a derrota, o timbu está livre do rebaixamento, devido à derrota do Goiás para o Atlético Mineiro por 4x1. Ainda hoje, um torcedor fará análise do jogo.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Fonte Nova será demolida

O maior reduto do futebol baiano será derrubado. O incidente na Fonte Nova, ocorrido no último domingo, onde sete pessoas morreram após uma parte da arquibancada do estádio cair, foi o fator decisivo para que o governo da Bahia resolvesse demolir a Fonte Nova. O Estádio apresentava há um bom tempo falhas na estrutura. De acordo com o governo baiano, outro estádio, moderno, com capacidade para 60 mil pessoas, será construído no lugar da Fonte Nova.

A Fonte Nova foi inaugurada em 1951, no jogo Botafogo-BA 1 x 1 Guarany-BA. O primeiro gol no estádio foi marcado por Nélson, pelo Botafogo. O recorde de público (oficial) do estádio é de 110.438 pessoas, no jogo Bahia 2 x 1 Fluminense, válido pela semi-final do Campeonato Brasileiro de 1988, campeonato este que acabou tendo como campeão o Esporte Clube Bahia.


Leopoldo Monteiro

Finalmente o Timbu volta a campo

Foram 18 dias de intervalo no brasileirão, onde aconteceu de tudo no Náutico. Desde a greve dos jogadores por falta de pagamento ao acidente de carro envolvendo o meia atacante Beto Acosta. Isso foi o suficiente para tumultuar as coisas pelos lados dos Aflitos. No entanto, uma vitória contra o Figueirense, hoje, em Florianópoles, tira o Alvirrubro de qualquer possibilidade de rebaixamento. E o tumultuado Aflitos volta a ficar em paz com a vida.

Sem sombra de dúvidas acredito em uma grande vitória alvirrubra, pois em outros momentos esse ano o Náutico mostrou ser mais time do que o Alvinegro de Florianópoles. Outro fator que me faz acreditar na vitória do Timbú, é o fato do Náutico jogar bem fora de seus domínios na maioria dos jogos. O Time de Rosa e Silva tem conquistado resultados importantes fora de casa. Boa sorte Náutico.

Leopoldo Monteiro

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Santa também vai trabalhar com ex-jogadores

Zé do Carmo e Ricardo Rocha. Ex-jogadores com passagens pela seleção brasileira. Dois ídolos da Torcida Tricolor Pernambucana. O rebaixamento do Santa Cruz para a terceira divisão do nacional parece ter acordado os dirigentes do Time do Arruda para uma questão significativa: trabalhar com profissionais que possuam uma ligação de harmonia com Clube do Mundão do Arruda. É evidente que a diretoria tricolor priorizou a contratação de profissionais que realmente assumam um compromisso sério com o Santa, principalmente, devido ao momento ruim que o clube atravessa.

Ricardo Rocha vai gerenciar o departamento de Futebol do Santa Cruz. Será a primeira vez que Zé do Carmo vai treinar um clube do porte do Tricolor. Experiência vai faltar um pouco ao novo comandante. Porém, sei que vontade de querer o melhor para o tricolor vai sobrar em Zé do Carmo. Esperemos que a iniciativa tenha êxito.

Leopoldo Monteiro

Um ídolo de volta aos Aflitos

A bela passagem do ex-jogador Sangaletti pelo Náutico criou uma espécie de vínculo entre o time e o ex-atleta. Sangalette foi a mais nova contratação do time de Rosa e Silva para a temporada 2008. Ele assumiu o cargo de superintendente de futebol do Náutico. Sangaletti virou ídolo Alvirrubro ao participar do grupo que levantou a taça do Campeonato Pernambucano de 2001. Em seguida, conquistou o bi-campeonato em 2002. No primeiro, o Timbú evitou que o Leão fosse Hexa Campeão do Estado. Maior trunfo da história Alvirrubra. Além disso, o Náutico quebrou um tabu de 11 anos sem vencer o certame estadual.

É notório que a diretoria do Náutico vem fazendo contratações de profissionais com boas passagens pelo Timbú. O primeiro foi o treinador Roberto Fernandes, torcedor assumido do clube e ex-jogador das divisões de base alvirrubras. Agora, chega à vez de Sangaletti. Isso mostra que os cartolas alvirrubros estão investido em profissionais que tenham uma identidade com o clube de Rosa e Silva.

Leopoldo Monteiro

Não custa nada averiguar as condições dos nossos estádios

A tragédia ocorrida no Estádio da Fonte Nova, na Bahia, no último domingo, onde sete pessoas morreram e pelo menos 80 ficaram feridas, gerou uma grande polêmica em Pernambuco. Entre os meses de julho e agosto, o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco) realizou uma vistoria nos principais estádios do Brasil. O resultado da análise apontou a Ilha do Retiro e o Arruda como um dos cinco piores estádios do país. O estudo trata de problemas estruturais e de funcionamento. Os outros principais estádios condenados pelo órgão são: Fonte Nova (Salvador), Mineirão (Belo Horizonte) e Vivaldão (Manaus).

No entanto, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Carlos Alberto Oliveira, rebateu a análise feita pelos engenheiros do Sinaenco dizendo que o órgão quer denegrir a imagem do futebol estadual. "Se querem acabar com o futebol pernambucano, não vou poder fazer nada", falou Oliveira. “

Lembrando, que no início do ano passado, em um jogo entre Estudantes x Sport, pela primeira rodada do Campeonato Pernambucano, um muro do estádio Ademir Cunha, no município do Cabo de Santo Agostinho, caiu ferindo várias pessoas. Seria prudente realizar uma vistoria detalhada nos campos de futebol onde acontecerão as partidas do certame estadual, em 2008. Principalmente nos estádios do interior.

Leopoldo Monteiro

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

O criticado Gabiru faz gols importantes


O Jogador Adriano Gabiru vem sendo muito criticado nos clubes por onde vem atuando. O meia atacante iniciou sua carreira futebolística no CSA-AL quando foi transferido para o Atlético Paranaense. No Rubro-Negro do Paraná, Gabiru se destacou e apareceu para todo o país chegando à seleção brasileira. Após ser vendido para o Olympique de Marselha (França), Adriano teve passagens criticadas pelo, próprio Atlético Paranaense, Cruzeiro, Internacional, Figuirense e Sport.

Porém, o jogador foi o autor do gol que deu o título ao internacional na final do mundial de clubes, em 2006, contra o Barcelona, no Japão. No último domingo, Gabiru foi quem fez o gol da vitória do Sport sobre o Cruzeiro, por 1 x 0. Com essa vitoria o Leão deu um importante passo para jogar a Copa Sul Americana do ano que vem.

Leopoldo Monteiro

domingo, 25 de novembro de 2007

Sport vence o Cruzeiro

O Sport conquistou mais uma vitória diante de sua torcida, pelo placar de 1 a 0. Dessa vez, a vítima foi o Cruzeiro. O time mineiro está na disputa pela Libertadores da América e terá que esperar até a próxima rodada para confirmar ou não a sua participação.

Antes do jogo, houve uma bonita festa para comemorar os vinte anos do título de 1987. A festividade teve direito a descida de helicóptero do mascote Léo trazendo a taça. O troféu foi entregue a Homero Lacerda, que puxou o famoso Cazá, Cazá, Cazá, com um coro de mais de 31.000 torcedores. Alguns jogadores da época entraram em campo vestindo uma camisa comemorativa.

O Sport teve muitas oportunidades de gol, em especial no primeiro tempo, porém a finalização não estava boa. Por incrível que pareça, jogadores trazidos por Geninho, criticados pela torcida, deram show.

O zagueiro Gustavo jogou tão bem que a torcida praticamente não lembrou da ausência de Durval. Romerito um verdadeiro guerreiro. Entretanto, quem mais brilhou foi Adriano Gabiru, que entrou no segundo tempo, e fez o gol da vitória, e diga-se de passagem, um gol espetacular.

O Sport agora, ocupa a 10ª posição, com 51 pontos. E dependendo do complemento da rodada, na quarta, podendo só depender de si para a classificação para Copa Sul-Americana. O próximo jogo será domingo, em Caxias do Sul, contra o já rebaixado Juventude.
Gustavo Herculano