"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Não custa nada averiguar as condições dos nossos estádios

A tragédia ocorrida no Estádio da Fonte Nova, na Bahia, no último domingo, onde sete pessoas morreram e pelo menos 80 ficaram feridas, gerou uma grande polêmica em Pernambuco. Entre os meses de julho e agosto, o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco) realizou uma vistoria nos principais estádios do Brasil. O resultado da análise apontou a Ilha do Retiro e o Arruda como um dos cinco piores estádios do país. O estudo trata de problemas estruturais e de funcionamento. Os outros principais estádios condenados pelo órgão são: Fonte Nova (Salvador), Mineirão (Belo Horizonte) e Vivaldão (Manaus).

No entanto, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Carlos Alberto Oliveira, rebateu a análise feita pelos engenheiros do Sinaenco dizendo que o órgão quer denegrir a imagem do futebol estadual. "Se querem acabar com o futebol pernambucano, não vou poder fazer nada", falou Oliveira. “

Lembrando, que no início do ano passado, em um jogo entre Estudantes x Sport, pela primeira rodada do Campeonato Pernambucano, um muro do estádio Ademir Cunha, no município do Cabo de Santo Agostinho, caiu ferindo várias pessoas. Seria prudente realizar uma vistoria detalhada nos campos de futebol onde acontecerão as partidas do certame estadual, em 2008. Principalmente nos estádios do interior.

Leopoldo Monteiro

4 comentários:

Unknown disse...

Condenado não é um termo um pouco forte não? Até por que não foram feitos nenhum estudo estudo estrutural, isso foi uma análise feita totalmente a olho nú.

Dênia Sales disse...

“Não custa nada tentar averiguar” e não custa mesmo, ou pelo menos, custa bem menos do que vidas que, possivelmente, podem se perder por pura imprudência dos gestores do futebol estadual. Ruir uma bancada é o de menos, o que mais dói é ruir vidas apaixonadas pelo esporte. No caso do Fonte Nova, o que se fala agora é que o estádio a ser construído será totalmente compatível com as condições da Copa de 2014 e responderá todas as exigências da FIFA em relação á segurança. A noticia é animadora, mas foi preciso que sete pessoas morressem para tal constatação. Espero que em nosso Estado seja diferente. Como freqüentadora da Ilha do Retiro, fiquei assustada com o estudo realizado, que mostrava as condições assustadoras de 29 estádios passíveis de serem utilizados na Copa. Vale ressaltar que até 2014 teremos outras tantas competições...

Anônimo disse...

so ratificando meu caro Léo, o Ademir Cunha é em Paulista.


parabéns pela matéria

Anônimo disse...

o acidente ocorrido no ESTADIO ADEMIR CUNHA, na cidade do Paulista-PE, foi fora do estadio e nao tevi ate apresente data nenhuma pessoa responsabilizada, infelismente o municipio do Paulista esta sofrendo as consequencias de nao ter nenhum representante na segunda divisao ou na copa Pernambuco.