"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

sábado, 1 de dezembro de 2007

Times de massa voltam para a segunda divisão

Bragantino, Bahia, Vila Nova e ABC. Dos quatro clubes que subiram para a série B do nacional três são de grandes torcidas em seus estados. O Bahia, tradicional clube do nordeste, tem uma das maiores torcidas da região. Além disso, o Tricolor Baiano é o dono da taça do nacional de 1988. O Vila Nova divide os torcedores com o Goiás no Estado. Já o ABC de Natal é o mais querido clube do Rio Grande do Norte e, é o time que possui o maior número de títulos estaduais, 49 vezes campeão potiguar.

O único time que teve o acesso garantido e não possui uma grande torcida é o Bragantino. O time do interior paulista não é um clube considerado de massa, porém é bem conhecido no cenário nacional. O Braga, inclusive, já foi vice-campeão brasileiro, em 1991, perdendo a final para o São Paulo.

Leopoldo Monteiro

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite!

Vejo à ascenção dos quatro clubes como benéfica ao Campeonato Brasileiro, Série B. Já que neste mesmo ano, perdeu dois grandes participantes que têm torcidas enormes, como é o caso do Santa Cruz (PE) e Remo (PA).
Clubes como estes citados acima, são de grande influência e valor para o futebol brasileiro, visto que a grande quantidade de torcedores que os mesmo conseguem arrastar aos seus estádios, superam muitas os dos "grandes" da Séria A.
Talvez, o Estado do Pará, tenha sentido mais essa queda (Remo), pois já configura entre os clubes da Série C, o Payssandu - outro grande clube de massa deste Estado.
Pernambuco, foi também, vítima da falta de estrutura e planejamento - mais por parte do Santa Cruz - que desceu duas divisões consecutivas, a exemplo de Vitória-BA (Que este ano conseguiu a ascenção à Série A).
Então, a esperança para os que desceram a ladeira - literalmente - é a renovação do pensamento gerencial, da profissionalização da diretoria, para que haja um retorno com honra e sustentação.
Por isso, além de parabenizar os 4 clubes que subiram para à Série B, também queria deixar minha satisfação em ver clubes como o Coritiba, o Vitória-BA e a Porutguesa, de volta à elite do futebol brasileiro. E, para não ser injusto, não poderia deixar de citar à ascenção do IPATINGA-MG. Esse sim, mostrou que planejamento e apoio fazem diferença. Com certeza, não tem a massa que outros já citados têm, mas demonstrou PLANEJAMENTO e PROFISSIONALISMO na sua dirigência.
Quanto a Bragantino, Bahia, ABC e Vila Nova: PARABÉNS!
Mas, a luta apenas começou, ou melhor, retornou.

Um abraço a todos.

E, mais uma vez, obrigado pela paciência.

JOAO ROCHA
Pernambucano,
Economista e
Rubro-negro.

Jorge Ramiro disse...

Eu também faço remo, mas não todos os dias, porque eu trabalho em ums restaurantes em itu, nos fins de semana eu pratico remo.