"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

sábado, 29 de novembro de 2008

Dois clubes do Nordeste escapam da série C

A última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, que aconteceu nesse sábado, definiu os times que caíram para a série C do ano que vem. Marília-SP e Criciúma-SC ocuparam as duas últimas vagas do descenso. CRB-AL e Gama-DF já tinham sido rebaixados por antecipação. Dois clubes da região Nordeste escaparam da degola na rodada final do certame. Destaque para o América-RN, que venceu o time reserva do Corinthians-SP por 2x0, no Machadão. O Fortaleza também se garantiu na série B de 2009 ao vencer o Brasiliense-DF por 3x0, no Castelão

Uma rodada que vai ficar na história

Um dos campeonatos mais disputados de todos os tempos. A rodada mais decisiva do certame. Domingo, 29 de Novembro de 2008, o Brasil pode ficar sabendo quem é o Campeão Nacional e os quatro times rebaixados para a segunda divisão de 2009. Mas a esperança e a agonia ainda podem ser adiadas para a rodada da semana que vem. Serão várias decisões em todo o país. No Morumbi, o São Paulo precisa apenas de uma vitória simples em cima do arriscado Fluminense para levantar a taça pela sexta vez e terceira consecutiva. O Grêmio, o outro clube que ainda tem chances matemáticas de ser campeão, não pode pensar em outra palavra que não seja vitória, além de torcer por um tropeço dos paulistas. O adversário do time Gaúcho é o lanterna e quase rebaixado Ipatinga, no Ipatingão.

Na parte de baixo da tabela, oito times brigam pela permanência na elite do futebol brasileiro. Quatro deles vão cair. Os mais ameaçados: Figueirense, Vasco, Portuguesa e Ipatinga. Estes têm que vencer e ainda torcer por combinação de resultado. O jogo mais visado dos quatro ameaçados é entre Náutico x Atlético-PR, nos Aflitos. Caso o Timbu vença, e Figueira, Vasco e Lusa percam, será conhecido os quatro time rebaixados do campeonato, neste domingo. O Figueirense enfrenta o Botafogo, no Engenhão, já o Vasco pega o Cotitiba, no Couto Pereira, e a Portuguesa recebe o Sport, no Canidé.

Classificação dos ameaçados:

13. Fluminense.................43
14. Santos..........................43
15. Atlético-PR.................42
16. Náutico........................40
17. Figueirense.................38
18. Vasco...........................37
19. Portuguesa.................37
20. Ipatinga-MG.............34

Hernanes deve ser o craque do Brasileirão

Os três candidatos a craque do Campeonato Brasileiro já foram anunciados pelo técnico da Selecão Brasileira de Futebol, Dunga. Os nomes escolhidos foram Kléber Pereira (Santos), Alex (Internacional) e o pernambucano Hernanes (São Paulo). Mas o favorito mesmo a ganhar o prêmio é o meia do Tricolor Paulista. Além de bater um bolão, Ernanes faz parte do time que está disputando o título do campeonato, que pesa muito na hora da escolha do melhor jogador do certame. Se Vencer o Fluminense, no Estádio do Morumbi, neste Domingo, o São Paulo levanta a sexta taça nacional de sua história.

Torcida do Náutico confiante para a decisão

Uma cena inusitada surpreendeu muita gente que compareceu esta tarde ao treinamento do Náutico, no estádio dos Aflitos. Cerca de 70 integrantes da maior torcida organizada do clube acompanhou às atividades do time, com direito a batucada, bandeirões e gritos de guerra.Na verdade, os torcedores tiveram que esperar alguns minutos fora do estádio, já que o acesso ao treinamento não foi autorizado imediatamente. Somente depois que o técnico Roberto Fernandes deu o sinal verde os integrantes da organizada puderam ocupar um espaço na arquibancada.

A presença dos alvirrubros foi comemorada pelos jogadores, que viram na atitude da torcida um apoio a mais para o jogo decisivo de domingo, contra o Atlético-PR. "É legal. A gente vê que está todo mundo na mesma sintonia. Perdemos em Florianópolis, mas antes viemos em uma sequência boa, de seis jogos sem derrota, e eles reconheceram isso. Eu tenho certeza de que o Caldeirão dos Aflitos vai ferver no domingo", comentou o lateral-direito Ruy.

Experiente, o ex-jogador de Cruzeiro, Botafogo e Figueirense afirmou que a atitude que os torcedores tiveram esta tarde foi mais uma amostra da ligação que o povo pernambucano tem com os seus clubes e com o futebol em geral. "Quando eu cheguei ao Recife, uma coisa que me impressionou bastante foi o fanatismo dos torcedores. Eles respiram futebol 24 horas por dia. Hoje eles deram mais uma prova disso. Mostraram que estão com a gente. Agora cabe à gente descansar ao máximo e entrar novinho na partida de domingo", argumentou.

Para o goleiro Eduardo, a força dos torcedores é algo que os jogadores devem se lembrar na hora da partida, para levarem a campo um algo mais. "É uma energia importante, um combustível para a gente correr um pouco mais na hora do jogo", afirmou o camisa 1.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Roberto Fernandes enfrenta ex-clube

O treinador do Náutico, Roberto Fernandes, vai reencontrar o Atlético Paranaense, neste domingo, às 4h, no Estádio dos Aflitos, depois de uma passagem sem sucesso pelo Furacão. Por ironia do destino será um jogo decisivo contra o rebaixamento dos dois clubes, e ele vai estar no lado dos pernambucanos. O comandante do Timbu, neste mesmo Campeonato Brasileiro, saiu do Alvirrubro para ser o técnico do Rubro-Negro, mas não chegou a passar mais do que dois meses no clube do Paraná.

Justamente no período em que Roberto Fernandes foi treinador do Furacão, o Náutico caiu na tabela do brasileiro consideravelmente. O alvirubro estava em quarto colocado no nacional quando o técnico saiu. Ao retornar para o time de Rosa e Silva, Roberto Fernandes achou o Náutico na Zona de rebaixamento. Esse vai ser mais um tempero para a decisão de domingo.

Everton pode ser contratado pelo Santa

O ex-volante do Sport, Everton pode estar sendo contratado pelo Santa Cruz para jogar o Campeonato Pernambucano de 2009. Atualmente ele está jogando a série B do Brasileiro pelo ABC-RN, depois de ter sido dispensado pelo Sport por indisciplina. Apesar da queda de rendimento do jogador, o volante seria um boa contratação para o Tricolor, já que o atleta provou ser um bom jogador quando atuava pela Ponte Preta e também pelo Leão.


A diretoria Tricolor prometeu anunciar a contratação de quatro jogadores para está sexta-feira, entre eles pode ser o volante Everton.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O Nordeste

AH! Se o Nordeste Brasileiro fosse respeitado.
O Santa Cruz se transformava em São Paulo!
O Sport virava Timão!
E o Náutico campeão desembestado!

OH! Se o Nordeste Brasileiro fosse respeitado.
O alagoano virava Timbu ou Cobra!
O paraibano torcia para o Leão!
E o jogo do pernambucano era televisionado!

AH! se o Nordeste Brasileiro fosse respeitado.
Wilson Souza era Simon!
Carlos Alberto era Ricardo Teixeira!
E ninguém era rebaixado!

Mas se o Nordeste Brasileiro fosse respeitado
A zabunba não batia
O sertão não era seco.
E a Asa Branca não existiria

Mas se o Nordeste Brasileiro fosse respeitado
A cobra não era do povão
Ser Timbu iria ser chato
E torcer pelo Leão seria morgado

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Expectativa para o jogo mais importante do Náutico este ano

O confronto entre Náutico e Atlético/PR, que acontece no próximo domingo, está sendo tratado com muita seriedade pelo elenco alvirrubro e não poderia ser diferente, já que essa partida pode definir o futuro do Náutico na Série A do Campeonato Brasileiro.Os jogadores estão demonstrando bastante consciência sobre a importância dessa partida, como deixou claro o atacante Felipe. "Tem que entrar muito determinado e bastante focado na partida. O pensamento é como se esse fosse o nosso último jogo e que vai decidir nossas vidas.

Esse é o jogo que não poderemos errar mais. Se aparecer a oportunidade, teremos que colocar para dentro", disse o atacante.Assim como a importância da partida em si, a torcida vem sendo considerada como uma arma fundamental para que o Náutico consiga o êxito. "Novamente eles vão ser fundamentais. Dentro de campo vamos fazer de tudo para fazer prevalecer o mando de campo", comentou ele.

A última vitória do Náutico em casa foi a goleada aplicada diante do Cruzeiro e é nesse jogo que os jogadores parecem estar se apegando. "Vamos entrar determinados como foi contra o Cruzeiro. Acho que a nossa força dentro dos Aflitos ficou comprovada naquela partida e tenho certeza que domingo vamos fazer um jogo ainda melhor", concluiu o atacante Felipe.

Torcida do Santa vai ajudar a escolher o uniforme do clube

A torcida do Santa Cruz poderá escolher os uniformes que o clube vai utilizar na próxima temporada, por meio de uma campanha que o Coral vai lançar na próxima semana. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pela diretoria de marketing do clube pernambucano.

De acordo com o diretor de marketing José Nivaldo Brayner, a escolha será feito com ligações para um número de celular, que ainda será divulgado. "A partir da próxima semana terá início a campanha na qual o torcedor poderá escolher os modelos das camisas 1 e 2. Os modelos estarão nos jornais e no site do clube", diz Brayner ao site oficial do Santa.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Sport não terá vida fácil na primeira fase da Libertadores

O Sport não terá vida fácil na primeira fase da Copa Libertadores 2009. No sorteio dos grupos da competição realizado na tarde desta terça-feira, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, o Rubro-negro conheceu os seus adversários. Apesar de não ter nenhum argentino pelo caminho, os oponentes impõem respeito.

Na verdade, apenas um está confirmado: a atual campeã LDU, do Equador. Os outros dois ainda são uma incógnita. Muito provavelmente, porém, o quarto colocado do Campeonato Brasileiro deve ser um deles. Pelo sorteio, ficou decidido que a quarta vaga do Grupo 1 (o do Sport) será decidida no confronto da Pré-Libertadores entre o quarto lugar do Brasileirão e o terceiro time da Bolívia. O outro representante do grupo foi designado como Chile 2, na teoria, o segundo melhor ranqueado do país.

Diferentemente do que vinha sendo divulgado, o Sport não será cabeça-de-chave. O Rubro-negro foi preterido por ser o pior entre os brasileiros no ranking da Conmebol. Como atual campeã, a LDU será cabeça-de-chave do Grupo 1.
Agora, resta esperar a divulgação da tabela oficial. Datas e horários ainda estão indefinidos. A princípio, o Leão irá estrear e fazer o último jogo da primeira fase fora de casa.

Ortega não vem para o Santa

Durante a semana passada, os bastidores do Arruda estiveram agitados com a notícia de que o Santa Cruz estaria interessado em contratar Ariel Ortega, atacante que defendeu a seleção argentina nas Copas de 1994, 1998 e 2002. Atualmente, Ortega joga a segunda divisão do futebol argentino e seu nome ganhou força como provável contratação porque o presidente Fernando Bezerra Coelho teria dito que o Santa estava atrás de jogadores de grande nome, cujo objetivo fosse levar os torcedores ao estádio.

No entanto, o técnico Márcio Bittencourt falou sobre essa provável negociação e foi taxativo: Ortega não interessa ao Santa Cruz. Não por conta da qualidade, mas, segundo ele, porque contratar o atacante foge da realidade financeira do clube.

"Para tirar Ortega do time dele é preciso pagar U$ 2 milhões. Estamos buscando alguns jogadores no exterior, mas apenas aqueles que estejam de acordo com a realidade financeira do Santa Cruz", alerta o treinador. "O time vem de uma temporada ruim e, para que o mal desempenho não seja repetido, precisamos contratar com paciência e sabedoria. Não podemos errar", completa.

Sport não é cabeça-de-chave na Libertadores

O sorteio dos grupos da Taça Libertadores da América de 2009 só acontecerá na tarde desta terça-feira, mas uma coisa já é certa em relação ao Sport. A notícia que foi veiculada anteriormente que dizia que o Sport era cabeça-de-chave não procede e, com isso, o rubro-negro ficará no grupo da LDU, atual campeã da competição.A explicação para essa mudança feita pela Conmebol foi dada pelo jornalista João Andrade Neto, do Jornal do Commércio, que está no Paraguai acompanhando o sorteio.
Segundo João, o fato de o Sport ter pouca tradição no torneio fez com que a Conmebol mudasse o que estava previsto."Normalmente são quatro cabeças-de-chave do Brasil e quatro da Argentina, mas como a LDU foi a campeã de 2008, nada mais normal que ela tivesse uma vaga entre os cabeças-de-chave", explicou João Andrade Neto em entrevista à Rádio Jornal.]
A definição de que o Sport não é mais cabeça-de-chave e está no grupo da LDU foi dada na tarde desta segunda-feira, em reunião na Conmebol. "A informação que nós temos é essa. O Sport não é cabeça-de-chave e está no mesmo grupo que a LDU. É certo também que não enfrentará nenhum argentino e nenhum brasileiro na primeira fase", disse João Andrade.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Sport negocia contratação de Lúcio Flávio

A falta de rendimento dos meias do Sport (Fumagalli e Luciano Henrique) estão fazendo a diretoria rubro-negra correr atrás de um grande nome para a posição, já que o time pernambucano vai jogar a Copa Libertadores da América de 2009. Segundo informações extra-oficiais, o meia Lúcio Flávio, do Botafogo, um dos destaques do time carioca está próximo de acertar sua contratação com o Leão.

Lúcio Flávio foi autor dos três gols do Botafogo em cima do Sport, em um jogo realizado na Ilha do Retiro, em Julho do ano passado, pelo Campeonato Brasileiro. A partida acabou 3x3. Na oportunidade, o time da estrela solitária liderava o certame.

domingo, 23 de novembro de 2008

Definido os quatro primeiros da terceirona

Os quatro times que subiram da terceira divisão para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro estão definidos. Octogonal final da terceirona foi tão disputado que somente na última rodada os torcedores ficaram sabendo quem foram os quatro primeiros melhores classificados do certame. Só o campeão Atlético de Goiás já estava garantido antes da rodada de encerramento. Os ouros três clubes que irão jogar a segundona em 2009 são: Guarani-SP, Campinense-PB e o Duque de Caxias-RJ.

Leão bate o Galo com gols no final


Uma vitória significativa. O retrato da regularidade de Durval e da ousadia da garotada que desponta no Sport. O placar de 3x0 em cima do Atlético-MG, na Ilha do Retiro, neste domingo, não traduz realmente o que aconteceu durante os 90 minutos de jogo. A vitória expressiva do Leão demonstra a evolução do time com as substituições feitas por Nelsinho Baptista durante o andamento do segundo tempo da partida. As entradas de Ciro no Lugar de Carlinhos Bala e Cássio na vaga de Fumagalli mudaram a história do jogo.


A entrada dos dois jovens jogadores refletiu no poder de ataque Rubro Negro. Com jogadas de estrema habilidade e toque de bola o Leão Pernambucano dominou o Galo Mineiro na etapa complementar. O resultado saiu apenas aos 36 do segundo tempo com um gol de Durval, e logo depois os dois gols do garoto Ciro. O placar foi o troco da derrota para o Ipatinga, na rodada passada. Com a vitória o Sport subiu para o 11° lugar, com 48 pontos. Já o Atlético-MG caiu para o 12° posição com 47 pontos.

A rodada foi boa para o Timbu

A 36ª rodada do Campeonato Brasileiro pode ser considerada como muito favorável para o Náutico. Dos clubes que lutam para não cair para a série B, como o Alvirrubro, apenas o Fluminense saiu com uma vitória. O tricolor Carioca derrotou, neste domingo, o Internacional por 2 a 0, no Estádio Beira Rio. O Vasco, outro adversário direto do Timbu, perdeu em casa para o quase Hexa Campeão, São Paulo. A luz no fim do túnel que ainda via o Ipatinga foi apagada pelo Palmeiras, que venceu o time mineiro por 2x0, no Parque Antártica.

No sábado, o Atlético-PR empatou com o Botafogo, no Engenhão, e a Portuguesa não saiu do 0x0 com o Goiás, no Canidé. O Santos, que também briga para não cair, foi goleado pelo Coritiba, no Couto Pereira por 5x1.

Classificação dos times que lutam para não cair para a segundona após a 36ª rodada.

13. Fluminense.................43
14. Santos..........................43
15. Atlético-PR.................42
16. Náutico........................40
17. Figueirense.................38
18. Vasco...........................37
19. Portuguesa.................37
20. Ipatinga-MG.............34

SPORT X ATLÉTICO-MG

Sport: Magrão, Igor, César e Durval; Sidny, Fábio Gomes, Sandro Goiano, Fumagalli e Márcio Goiano; Carlinhos Bala e Roger. Técnico: Nelsinho Batista

Atlético/MG: Edson, Shelson, Leandro Almeida, Welton Felipe e César Prates; Nen, Márcio Araújo, Elton e Renan Oliveira; Castillo e Pedro Paulo. Técnico: Marcelo Oliveira

Data: 23/11/2008 (domingo)
Local: Ilha do Retiro, no Recife
Horário: 17h10 (horário de Brasília)
Árbitro: Arnoldo Vasconcelos Figarela (RO)
Assistentes: Márcia Bezerra Lopes (RO) e Aintol Farias da Silva (SE)

Leão pega Galo para se redimir com torcida

Sem nenhuma pretensão no Campeonato Barasileiro, o Sport recebe o Atlético Mineiro, neste domingo, às 17h10, diante da torcida. Ao contrário dos último jogos do Leão, a partida de logo mais pode ter um pouco mais de 'graça' para o torcedor, pois um Rubro Negro enfrenta um time que briga diretamente por um melhor posicionamento no certame. Além disso, o Sport precisa dar uma satisfação a torcida depois da derrota por 3x0 para o lanterna, Ipatinga.

Para colocar um pouco mais de fogo na partida, o time mineiro, mesmo com uma campanha irregular, pretende ficar dentro da Sul Americana e o jogo com os pernambucanos pode ser decisivo.