"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

sexta-feira, 6 de março de 2009

Não pode vacilar

No sábado, com moral na Libertadores da América, líder do grupo 1, o Leão recebe o Carcará, na Ilha do Retiro, pelo pernambucano. O Sport deve colocar um time misto em campo. O Salgueiro tenta surpreender. Não precisa dizer quem é o favorito.

No domingo, depois de ser eliminado da Copa do Brasil, o Santa foca todas as atenções no estadual. No Arruda, o tricolor terá o Porto pela frente. O time de Caruaru venceu os Corais, no primeiro turno da competição, por 4x0. A situação agora é diferente. Em casa, o Santa é forte.


Recuperação. A palavra define a meta do Central no campeonato estadual. A Patativa tomou de 4x1, na última rodada para o Carcará, empatou em casa no meio de semana pela Copa do Brasil com o Ceará e precisa vencer no pernambucano. O adversário é o Petrolina que até agora foi saco de pancada.


No Otávio Limeira Alves, o jogo entre Ipiranga e Cabense poderá ser marcado pelo equilíbrio, assim como aconteceu no primeiro turno quando o time do Cabo venceu a Máquina de Costura com um vitória simples no último minuto. As duas equipes caíram de rendimento na competição.


O Sete de Setembro vai tentar conquistar sua primeira vitória no segundo turno do certame. O adversário é o Vitória. Jogando no Gigante do Agreste acredito que o Lobo Guará vence o confronto. O Tricolor das Tabocas vem capengando na competição desde o início.


De olho em papar o segundo turno, o Náutico não pode pensar em outro resultado que não seja a vitória contra o fraco Serrano. Nos Aflitos, depois de um bom empate fora de casa pela Copa do Brasil, o Timbu é franco favorito contra o Jumento. O alvirrubro ainda tem condições de encrencar o campeonato para o Sport, que vai ficar focado na Libertadores.

Um sonho difícil

Mesmo sendo um ‘sonho’ difícil de se realizar, a diretoria do Santa Cruz ainda não descartou a possibilidade de contratar o meio-campo Ramón. De acordo com notícia de bastidores, o jogador já teria aceitado a proposta tricolor, mas um problema de saúde na família estaria deixando Ramón reticente em se transferir para o Recife. No início da semana, o próprio técnico coral, Márcio Bittencourt confirmou o interesse e falou sobre as dificuldades de contratar o jogador. "Está difícil encontrar o Ramón, nós estamos atrás desse jogador. A gente espera trazer. É um jogador de Série A, mas vamos sonhar com Ramón no meio de campo ajudando a gente", comentou. Como as inscrições para o Campeonato Pernambucano terminam na próxima quarta-feira, a diretoria coral disse que vai esperar por Ramón apenas até segunda. Caso contrário, vai em busca de outro jogador.

Santa está fora da Copa do Brasil

Em jogo muito tenso no estádio do Arruda, o Santa Cruz chegou a sonhar com a classificação, mas não resistiu às próprias limitações e está fora da Copa do Brasil. O tricolor abriu 2 a 0 no marcador, mas permitiu a virada do Americano por 4 a 2. Como o time pernambucano havia sido derrotado na primeira mão do duelo por 2 a 0, acabou eliminado da competição. A equipe carioca segue no torneio e encara o Botafogo na próxima fase.

O jogo foi marcado por uma confusão entre o técnico do Santa Cruz, Márcio Bittencourt, e o quarto árbitro, Patrício Souza. Os dois chegaram a se agredir mas, com intervenção do primeiro árbitro, se acertaram e selaram a paz com um abraço. Para deixar a cena ainda mais pitoresca, o técnico do Americano, Toninho Andrade, saiu de sua área técnica e foi abraçar Márcio Bittencourt em sinal de solidariedade.

Precisando tirar uma desvantagem de dois gols, o Santa Cruz partiu para cima do Americano. E, logo aos 11m, conseguiu chegar ao gol com o artilheiro Márcio. O atacante completou jogada da equipe direto para as redes. O mesmo jogador fez a torcida explodir de felicidade, ao fazer o segundo tento pernambucano em bonita jogada em que matou a bola no peito e chutou de primeira.

Tirada a desvantagem, o Santa Cruz foi para o intervalo com a sensação de que o mais complicado já estava feito. Mas a tranqüilidade do técnico do Americano, Toninho Andrade, mostrava que o duelo ainda não estava definido. - Vamos só acalmar um pouquinho para voltarmos melhor e fazer nosso jogo – disse, em entrevista à rádio CBN.

Náutico empata com o Moto Club

Jogando fora de casa, o Náutico empatou com o Moto Club em 1 a 1 e trouxe para o estádio dos Aflitos a decisão da primeira fase da Copa do Brasil. O time da casa saiu na frente, com um gol de Diego Souza, aos 3m do segundo tempo, mas o Timbu chegou à igualdade 16 minutos depois, com Carlinhos Bala. O jogo de volta do duelo será daqui a duas semanas, no dia 18 de março.
O adversário de quem sair vencedor deste confronto será o ganhador do duelo entre o Tupi-MG e Criciúma. O time mineiro venceu o primeiro jogo por 2 a 0. Antes da partida de volta, o Náutico volta a campo no próximo domingo, contra o Serrano, pelo Campeonato Pernambucano. O jogo, que será realizado no Estádio dos Aflitos, terá início às 18h.

O melhor time do Brasil

Por Roberto Vieira

O melhor time do Brasil é o Sport.
Contra números não há argumentos.
O Sport venceu 13 dos seus 14 jogos este ano.
Empatou um clássico contra o Santa Cruz.
Pra quem argumenta sobre a fragilidade do campeonato pernambucano.
O Sport retruca:
Foi o primeiro clube brasileiro a vencer o Colo Colo pela Libertadores.
Em Santiago.
Nesta quarta-feira venceu novamente.
Por 2 x 0 a LDU.
Atual campeã da Libertadores.
O Sport que apresenta 100% de aproveitamento no torneio continental.
O Cruzeiro chega perto.
Mas o Universitário de Sucre e o Estudiantes não formam um grupo da morte.
O Internacional penou contra os holandeses da Copa do Brasil.
O Grêmio esqueceu como se faz um gol.
O São Paulo envelheceu.
E o Palmeiras?
É um velho freguês que vai enfrentar a Ilha do Retiro em abril.
Na Semana Santa.
Para ser crucificado de vez.
Ou quem sabe?
Ressuscitar.
O que parece muito difícil antes do Domingo da Páscoa.
O Sport é o melhor time do Brasil.
Papo de rubro negro?
Que nada!
Sofrimento de um alvirrubro.
Que não aguenta mais essa turma da fuzarca na noite recifense!
*Roberto Vieira acertou que a estréia de Ronaldo seria contra o Itumbiara, em nota publicada dia 25/2.