"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

sábado, 14 de fevereiro de 2009

11a rodada: clássico amistoso

A última rodada do 1o turno do Campeonato Pernambucano não vale mais nada, pois o Sport já foi campeão. Por isso o Clássico dos Clássicos terá um gosto amargo de amistoso. No entanto, a rivalidade entre Sport x Náutico põe um tempero no confronto, neste sábado. Para o jogo contra o Alvirrubro, o Leão deve polpar alguns jogadores para a partida de quarta-feira pela Taça Libertadores da América. O Timbu faz um jogo para testar o elenco.

No domingo, o Santa Cruz entra em campo para tentar continuar na boa com a torcida. O Tricolor surpreendeu ao montar um time inteiro poucos dias antes do início do campeonato e ficar na frente do Timbu boa parte do turno. No Arruda, Santa Cruz e Vitória.


Porto e Ipiranga jogam no Luiz Lacerda. O Gavião briga para conseguir vaga na 4a divisão do nacional.


No Gigante do Agreste, Sete de Setembro e Central colocam a rivalidade entre Garanhuns e Caruaru em campo. As duas equipes cresceram nos últimos jogo, apesar da Patativa ter perdido para o Sport, em casa.


Em Petrolina, os dois piores times do campeonato. Petrolina e Serrano tentam sair da situação incómoda.


No Sertão, Salgueiro e Cabense brigam para buscar vaga na 4a divisão do Campeonato Brasileiro.


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Bittencourt está satifeito com desempenho do Santa

O Santa Cruz não começou o Campeonato Pernambucano tão bem, mas foi crescendo na competição até alcançar a vice-liderança. A boa campanha fez os tricolores sonharem até com o título do primeiro turno, mas as esperanças acabaram com a conquista antecipada do rival Sport nesta quarta-feira. Nada que abale a confiança do elenco e da comissão técnica.

O treinador Márcio Bittencourt aprovou o desempenho do Santa no primeiro turno e já sonha com um segundo turno ainda melhor. "A gente conseguiu fazer um time competitivo. Financeiramente, a diferença do Sport e do Náutico é muito grande para a gente, que estamos iniciando um trabalho, e o time se apresentou bem. Mas a gente entra no segundo turno um pouco mais tranquilo", acredita, segundo informações do site oficial do clube.

O Santa Cruz luta para chegar no mínimo na segunda colocação geral do Pernambucano deste ano, para garantir uma vaga na Copa do Brasil de 2010 e outra na Série D deste ano.

Edson Miolo pode sair do Timbu

Mal chegou aos Aflitos e o lateral-esquerdo Edson Miolo já pode trocar o Náutico por um clube da Europa. O jogador confirmou que recebeu uma proposta de um clube da Croácia e que está avaliando o convite. Especula-se que o clube croata estaria disposto a pagar R$ 300 mil pela liberação do jogador. Para sair dos Aflitos, a multa rescisória de Edson Miolo é de R$ 500 mil.

Apesar da oferta, o discurso de Edson Miolo é de querer permanecer no Recife. "Sou um jogador que todos conhecem na Europa. Tenho mercado nos clubes europeus. Estou conversando com minha esposa e gostaria muito de continuar no Náutico. Quero permanecer aqui e conquistar títulos com a camisa do Náutico", disse o jogador.

O primeiro turno é do Sport

Se o objetivo de Nelsinho Batista era conquistar o primeiro turno do Campeonato Pernambucano para se garantir na final do torneio e poder pensar na Libertadores, o técnico pode já comemorar. Com uma atuação segura, o Sport venceu o Central por 3 a 1 e é o campeão da primeira fase do Estadual. César, Moacir e Luciano Henirque marcaram os gols do título rubro-negro. Careca descontou para o time da casa.

A vitória consagrou uma campanha impecável do time rubro-negro no primeiro turno do Pernambucano. Até o momento (ainda falta uma rodada), o clube não foi derrotado, sofreu apenas quatro gols e tem o ataque mais positivo (24 gols). Com isso, a equipe se tornou a primeira finalista de todos os Campeonatos Estaduais do Brasil.Na próximo jogo, neste sábado, às 17h, o Sport faz o clássico contra o Náutico, mas a partida será um amistoso de luxo.


O treinador do Leão pode até aproveitar para descansar alguns titulares visando a estreia do time na Taça Libertadores, na quarta-feira, contra o Colo-Colo (Chile). Por sua vez, o Central encara o Sete de Setembro, no domingo, às 16h, fora de casa.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

10a rodada: pode pintar o campeão

O Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru, hoje, vira palco para uma decisão. O sport precisa de uma vitória simples com o Central para conquistar a primeira fatia do campeonato. Caso o Leão perca da Patativa, Santa e Náutico entram no páreo. Um empate do Rubro-Negro ainda deixa o Santa vivo na competição.

Mas para poder ainda tentar conquistar o turno, o Santa terá que fazer a tarefa de casa. A Cobra Coral não pode pensar em outra palavra que não seja vitória. O Tricolor pega o Petrolina, na casa do adversário.

O Timbu também não pode nem empatar. O Náutico recebe o Porto, nos Aflitos. Um jogo difícil, já que o Gavião tem feito uma boa campanha.

Em Santa Cruz do Capibaribe, o Ipiranga enfrenta o Sete de Setembro. Um pequeno favoritismo para o time da casa, pois joga diante da torcida.

Carcará contra Jumento. Esse é o Clássico do Sertão. Salgueiro e Serrano colocam a rivalidade das cidades dentro de campo. O jogo é no Salgueirão. O time da casa tem um elenco mais qualificado.

No Carneirão, o Vitória tenta sobreviver. O adversário é a Cabense.

Sport x Náutico será no sábado

Por uma decisão da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) a data da partida entre Sport e Náutico, válida pela décima primeira rodada do Campeonato Pernambucano de 2009, foi antecipada. O jogo, que inicialmente aconteceria neste domingo, foi antecipado em um dia, sendo mantido o horário (16h). A medida beneficia o Sport, que terá um dia a mais de descanso para sua partida de estreia na Taça Libertadores, quarta-feira, diante do Colo-Colo. A diretoria do Náutico protestou contra a decisão e afirma que só tomou conhecimento através da imprensa. "É preciso respeitar o Estatuto do Torcedor. O Náutico não tem qualquer interesse nessa mudança da data, até porque não foi consultado", afirmou Maurício Cardoso, presidente do Timbu. Caso o Sport conquiste o primeiro turno do Campeonato Pernambucano já nesta quarta-feira, outro jogo pode ter a data alterada. O confronto entre Santa Cruz e Vitória seria transferido para domingo, às 16h, em vez de sábado.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Um clássico empatado

O maior confronto do Estado acabou 1 x 1. O Santa perdeu um pênalti com Marcelo Ramos, e deixou de vencer o jogo. O Sport criou poucas oportunidades e acertou uma bola na trave. O jogo foi aprovado pelos Tricolores, os Rubro-Negros ficaram desconfiados em relação ao time de Nelsinho Baptista. O público para o Clássico das Multidões foi de 42 mil pessoas, nada mal para um campeonato que a TV mostra ao vivo o espetáculo.

No Luiz Lacerda, o Central espantou a zebra de não ganhar em casa e venceu. Central 2 x 0 Vitória. A Patativa conseguiu a terceira vitória consecutiva.


O Cabense venceu o Porto em casa. O time do Cabo mostrou novamente que no Gileno de Carli impõe ritmo de jogo aos adversários. Cabense 2 x 1 Porto.


O Sete de Setembro venceu outra no Gigante do Agreste e ficou mais distante da zona de rebaixamento. O time do Lobo Guara melhorou na competição. Sete 1 x 0 Salgueiro.


O Serrano mostrou que realmente não vive uma boa fase. Perdeu outra em casa. Serrano 1 x 3 Ipiranga.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

9a rodada: Clássico das Multidões

Ontem, Nos Aflitos, o Náutico superou o fraco time do Petrolina, 2x1. O Timbu agora é o terceiro colocado do Campeonato.

O mundão do Arruda se veste de um lado de vermelho, preto e Branco, do outro lado, vermelho e preto. O encontro da superação da Cobra Coral com a técnica do Leão. Expectativa de que 60 mil pessoas invadam o Arruda.

No Cabo de Santo Agostinho, a cabense tenta se recuperar na competição enfrentando o Porto.

O Central vai tentar confirmar a boa fase jogando contra o fraco vitória, no Luiz Lacerda, em Caruaru.

No Gigante do Agreste, o Sete recebe o Salgueiro. O time de Garanhuns precisa vencer para se distanciar da zona de rebaixamento.

No Sertão, o Serrano pega o Ipiranga. O Jumento tem que ganhar para poder respirar.

Clássicos agitam o Brasil

Menos de um mês depois da começo da temporada 2009 do futebol brasileiro, sete clássicos estaduais vão animar torcedores de das cinco regiões do país neste domingo. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Goiás e Pará, confrontos de muita tradição são as principais atrações esportivas do dia nobre do futebol. No Campeonato Paulista, Palmeiras e Santos colocam frente a frente os dois principais artilheiros do Brasil no ano passado. Com a camisa do Coritiba, Keirrison marcou 41 gols em 2008. Sete nos dois duelos contra o Peixe no Campeonato Brasileiro.
Agora, uma das principais revelações do futebol nacional disputa pela primeira vez um clássico pelo Alviverde paulista. A principal arma santista é Kléber Pereira, que fez três dos sete gols da equipe no Paulistão. O Palmeiras vem embalado por seis vitórias consecutivas (quatro no Estadual e duas na Taça Libertadores). Após um empate e uma derrota no Paulista, o Santos se recuperou na última rodada, superando o São Caetano por 2 a 0, na Vila Belmiro.
No Rio, Vasco e Fluminense disputam o primeiro clássico do Carioca-2009. O jogo ganhou contornos de decisão para o Tricolor diante da má campanha da equipe na Taça Guanabara. Em quatro jogos contra equipes chamadas pequenas, o Flu conquistou apenas quatro pontos (uma vitória, um empate e duas derrotas - para Cabofriense e Duque de Caxias). Uma nova derrota neste domingo deixaria a equipe praticamente fora da disputa do turno. E colocaria em sério risco o cargo do treinador René Simões.
A partida marca o retorno de Thiago Neves ao futebol brasileiro. Apresentando na última quinta-feira, o meia está regularizado e volta a vestir a camisa 10 tricolor. Já o Vasco se recuperou da derrota para o Americano na primeira rodada e lidera o Grupo A, com nove pontos. Mas o clássico será o primeiro grande teste do reformulado elenco do time, comandado por Dorival Júnior. Formado nas divisões de base no Fluminense, Carlos Alberto, principal nome do grupo vascaíno, reencontra seu primeiro clube.
No Rio Grande do Sul, Grêmio e Internacional duelam em campo neutro, no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim. Assim com o Fluminense no Rio, o Tricolor gaúcho precisa de um bom resultado após um empate e uma derrota em quatro jogos do Estadual. O vice-campeão brasileiro ocupa o quarto lugar da Chave 2, com sete pontos. O Inter vive uma situação mais tranquila, na liderança do Grupo 1, com 13 pontos conquistados em 15 possíveis.
O Gre-Nal número 374 da história é cercado de mistério. Celso Roth e Tite não divulgaram as escalações. Uma ausência certa é o atacante Herrera. O argentino ainda não foi regularizado na CBF e não poderá re-estrear pelo Grêmio. Mas Alex Mineiro, recuperado de lesão, joga. No Colorado, o trio Alex-D'Alessandro-Nilmar está garantido. No Nordeste, dois estados terão grandes jogos neste domingo. No Barradão, Bahia e Vitória duelam pela sétima rodada do Campeonato Baiano. E o jogo tem uma dose extra de rivalidade. Será o primeiro clássico após Paulo Carneiro, ex-presidente do Rubro-Negro, ter assumido o cargo de diretor de futebol do Tricolor.
E No Recife, Santa Cruz e Sport se enfrentam no Arruda. Uma vitória garante ao atual campeão da Copa do Brasil a conquista antecipada do primeiro turno do Pernambucano. O Sport venceu os oito jogos que disputou (24 pontos). O Tricolor, com 19, tem a missão de impedir a volta olímpica do adversário, se mantendo na briga pela taça.
Times de maiores torcidas do estado de Goiás, Vila Nova e Goiás também têm encontro marcado neste domingo, em partida da quarta rodada do Goiano. Representante do estado no Campeonato Brasileiro da Série A, o Alviverde contará com o retorno de Vítor. Um dos destaques do último Brasileirão, o lateral-direito está recuperado das dores musculares que o afastaram do jogo contra o Anápolis, na última quarta-feira. No Vila Nova, o meia Rosembrick, com amigdalite, é dúvida.

Em Belém, Remo e Paysandu disputam o primeiro jogo da quinta rodada do Campeonato Paraense. O clássico opõe jogadores criados em um clube e que mudaram de lado. Pelo Remo, a atração é o jovem Marcelo Maciel, 22 anos, formado nas divisões de base do Paysandu. E no Papão, o veterano atacante Balão, 33, que deixou o Remo de forma conturbada em 2003.
Matéria do Site: www.globo.com