"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Campeonato do Nordeste em pauta

Integrantes de 14 clubes que fazem parte da Liga do Nordeste se reuniram, nessa quinta-feira, em Natal, no Rio Grande do Norte, para tentar organizar uma copa envolvendo times da região. Os únicos clubes que não mandaram representantes para o encontro foram Sport, Santa Cruz, Bahia e Vitória. Os membros da liga vão propor a CBF um acordo para que a competição volte a acontecer. Para tentar comvencer a CBF, a Liga terá que abrir mão de uma causa judicial movida contra a entidade máxima do futebol brasileiro, no valor de R$ 25 milhões, por conta do fim da competição.

Os membros da Liga do Nordeste querem organizar uma competição ainda este ano, no período da Copa do Mundo. Apesar do calendário não ser favorável para que a competição aconteça, a reunião de representantes da liga já foi um passo para o sonho de muitos torcedores. Parece que os dirigentes nordestinos estão abrindo os olhos para a situação do nosso futebol.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Salgueiro, Santa, Cabense e Sport saem na frente

A 1a rodada do Campeonato Pernambucano foi bastante equilibrada. Nenhum time conseguiu vencer com dois gols de diferença.

No duelo no Sertão, o Salgueiro derrubou o Porto logo nos primeiros 45 minutos de partida com 3 gols. O Gavião reagiu, balançou a rede do Carcará por duas vezes, mas não conseguiu empatar.

A temperatura amena de Garanhuns fez o Sete sair na frente do Santa, no Gigante do Agreste. Mas a Cobra Coral, mesmo não fazendo uma grande partida, virou para cima do Lobo Guará.

No único jogo realizado no Recife, registrado o maior público da rodada. Mais de 21 mil pagantes acompanharam a vitória magra do Leão sobre o Bode. Sport 1 x 0 Araripina.

Em Santa Cruz do Capibaribe, o mandante não segurou o visitante. A Cabense pensou que jogava em casa e colocou 2 x 1 no Ipiranga.

Já o Central não coseguiu dominar o Vitória, no Lacerdão. A Patativa colocou o placar por duas vezes à frente, mas cedeu o empate duas vezes. Tudo igual na Capital do Forró, 2 x 2.

Em Vitória de Santo Antão, o Vera Cruz ganhou do Náutico por 1x0. Mais uma vez o Timbu não conseguiu começar o campeonato com uma vitória.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Caruaru e Vitória com dois representantes. Salgueiro é o destaque do Sertão

Dois clubes representam as cidades de Caruaru e Vitória de Santo Antão neste Pernambucano. Central e Porto, Vitória e Vera Cruz, respectivamente. Os dois primeiros vão utilizar o Estádio Lacerdão (foto) para mandarem seus jogos. Os times da Capital do Forró, apesar da tradição e de serem os únicos times do Interior do Estado que conseguiram conquistar um vice-campeonato estadual, não fizeram grandes contratações para o certame deste ano. A Patativa, como é conhecido o Central, manteve o treinador Reginaldo Souza, vice-campeão da Copa Pernambuco. Os destaques da Patativa são os zagueiros Marquinhos Caruaru e Sidney. Para o ataque, o alvinegro trouxe Gerailton.

Mergulhado em uma crise financeira por conta da prisão do seu presidente, José Porfírio, ano passado, o Porto de Caruaru não investiu em contratações. O clube vai entrar no campeonato apostando nos jogadores da divisão de base. O Gavião do Agreste também ficou mais fragilizado ao perder seus melhores atletas para o Santa Cruz. Estão no Tricolor do Arruda o atacante Joelson, o lateral Baiano e o meia Guego. O zagueiro Gonçalves (foto à direita) e o goleiro Romero são os mais conhecidos do elenco do clube caruaruense.


A confiaça da diretoria do Vítória é no técnico Júnior Caruaru, que evitou o rebaixamento do Tricolor das Tabocas ano passado nas últimas rodadas. Um dos jogadores mais experientes do grupo é o zagueiro Sandro Miguel, de 30 anos. Ele já disputou seis campeonatos pernambucanos. O atacante Jadilson (ex-Sport e Atlético Paranaense) (foto à esquerda), sem dúvida, é a maior contratação do Vitória para o estadual. Já o principal rival do Vitória, o conterrâneo, Vera Cruz, contratou o zagueiro Joel Kiki N'gako Nyobu, camaronês, naturalizado francês, para a disputa do Campeonato deste ano. N'gako tem 24 anos e já passou pelo Toulouse, da França; Porto de Portugal e pelo Belatsica, da Bulgária. Atualmente estava mantendo a forma física no Toulouse. O jogador tem 1,88 m e 85 kg.


Único time do interior que já tem vaga garantida na 3ª divisão do Campeonato Brasileiro, o Salgueiro vem para o estadual para tentar ficar entre os quatro primeiros e conquistar a vaga para o quadrangular final. Para se firmar como maior representante do sertão pernambucano o Carcará contratou o atacante França (foto) e manteve o artilheiro Gilson Costa. O primeiro veio do 4 de Julho, do Piaui, e o segundo jogou a série C pelo Salgueiro e marcou oito gols. Os outros destaques do time de Salgueiro são o goleiro Luciano (ex-Náutico), o zagueiro Henrique (ex-Náutico) e lateral esquerdo Nildo Petrolina (ex-Petrolina).

Sete, Ipiranga, Cabense e Araripina vêm com tudo!

Para tentar tirar a hegemonia do trio de ferro do Recife, os times do interior do Estado reforçaram seus elencos para o Campeonato Pernambuco de 2010. Alguns clubes estão apostando na experiência de jogadores conhecidos do futebol local. O representante de Garanhuns, o Sete de Setembro, contratou o veterano Leonardo (Ex-Sport, Vasco, Corinthians, Cruzeiro e Santa Cruz). O atacante brilhou no sertame estadual na década de 90 e é o maior artilheiro da competição em atividade, com 83 gols. O meia angolano Chimi Simão Nguvulo, de 22 anos, (foto)é outro que promete ser uma grande arma do Lobo Guará.

O outro time que resolveu buscar um jogador rodado para encarar de igual para igual os times da capital pernambucana foi o Ipiranga. O time de Santa Cruz do Capibaribe terá no comando do meio de campo Rosembrik (ex-AGA, Santa Cruz, Palmeiras e Sport) (foto à esquerda). O jogador vem se destacando nos treinamentos da Máquina de Costura e fazendo gols em alguns amistosos. Aos 29 anos, o Mago da Bola tenta voltar a jogar o seu melhor futebol.

No segundo ano consecutivo jogando na elite do futebol pernambucano, a Cabense promete dar trabalho no campeonato. O time do Cabo de Santo Agostinho vai contar com o comando do experiente técnico Adelmo Soares (foto). O clube também contratou os zagueiros Oliveira (ex-Sete de Setembro) e Lima (ex-Central), o meia Cléberson, que estava no Ferroviário-CE, além do atacantes Nego Pai o experiente Anderson, 36 anos, que já passou pelo futebol português e do Catar.
Novato na primeira divisão do estadual, o Araripina entra no certame também apostando na experiência de alguns jogadores. O mais conhecido deles é o meia Pedro Neto (ex-Sport) (foto à esquerda). Outro destaque do Bode do Sertão é o goleiro Danilo. Naturalizado do Guiné Bissau, o atleta já participou de alguns jogos da seleção daquele país. Um detalhe, é que o Araripina conseguiu subir para a 1° divisão do pernambucano sem nem ainda ter completado um ano de existência.