"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

sábado, 23 de fevereiro de 2008

O veterano conhecido dos Pernambucanos



Por Leopoldo Monteiro

Ele jogou em diversos clubes do futebol brasileiro. Sport, Vasco, Corinthians, Palmeiras, Vitória, Santa Cruz... Atualmente com 33 anos, Leonardo Pereira da Silva, o Leonardo, está defendendo as cores do Central, no Campeonato Pernambucano. O atacante, inclusive, já fez seis gols pela equipe interiorana na temporada. Apesar da idade, e nitidamente transparecendo que não tem mais aquela velocidade do Leonardo da década de 90, o jogador mostra dentro de campo que ainda tem ‘faro’ de gol. Com a pelota no pé, dentro da área adversária, o veterano sabe bem o que fazer com ela.

No time de Caruaru, Leonardo enfrentou o Sport, por duas vezes, uma partida na Ilha do Retiro e outra no Lacerdão. Nos dois jogos o atacante colocou a bola no fundo das redes do rubro-negro. Os dois embates foram vencidos pelo Leão por 3x2. Mas o artilheiro deixou a marca dele, é claro. A torcida rubro-negra teve que ver seu eterno ídolo balançar a rede do time do coração. Digo isso pelo fato de Leonardo, apesar de ser um jogador muito rodado, teve destaque mesmo jogando pelo time da Ilha do Retiro. Vestido a camisa vermelha e preta, ele fez 133 gols, sendo o terceiro maior goleador da história do clube. Além disso foi Campeão Pernambucano em 94, 98, 99 e 2000. Leonardo ainda por duas vezes levantou a taça da Copa Nordeste em 94 e 2000.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Fenômeno perto do adeus

Por Gilberto Prazeres

Ronaldo... É muito estranho ver um craque que conseguiu realizar algumas das maiores proezas da história do futebol assumir que pensa em terminar a carreira aos 31 anos de idade. Por mais que a seqüência de contusões, os períodos de sofrimento e as tantas dúvidas que elas causaram ajudem a aceitar que o fenômeno não é mais o mesmo, ainda sim está presente em nossas mentes a imagem de um Ronaldo vencedor. Um camisa nove com cara de camisa nove. Um artilheiro nato, ou melhor, o maior artilheiro das Copas do Mundo.

É verdade que há algumas temporadas o centroavante não consegue emplacar uma seqüência superior a cinco partidas. Dores musculares, distensões e mal estares têm sido as principais manchetes que acompanham o nome de Ronaldo. Sem falar nas noitadas regadas a mulheres e bebidas. Mas, mesmo assim, o torcedor que gosta de futebol ainda gostaria de ver o fenômeno voltar aos gramados. Nem que seja um único jogo. Talvez assim ainda pudéssemos ver pela última vez a melhor imagem do camisa nove: o sorriso acompanhado pelo dedo erguido após marcar o gol.

Quanto vale 1 ponto?


Por Arthur Cunha

Quanto vale 1 ponto?
Nada para muitos; muito para poucos...
Um pequeno detalhe pra maioria; a grande sacada pra minoria
Pra tabela um empate, pra rodada do fim de semana, um embate
Pra Nelsinho Baptista a redenção, pra Roberto Fernandes a consagração
Pra Geraldo mais um gol; pra Bala, “o gol”...
Pra estatística um número, pra imprensa um turno
Pro Santa uma chance, pro Central apenas um lance
Pro Náutico uma mão na taça, pro Sport, uma grande desgraça!

Tem clássico no sertão


Por Leopoldo Monteiro

O certame estadual não vive apenas de clássicos entre Sport, Náutico e Santa. Também o único batismo de clássico do interior não pode somente ficar com Central e Porto, pois o verdadeiro nome se chama Clássico Matuto. Estou falando de encontros entre cangaceiros, de Lampião com Lampião, de Maria Bonita com Maria Bonita, de quando dois bandos de cangaceiros rivais se esbarram no meio da caatinga. Falo de um clássico que não tem 90 anos de tradição, mas que faz o sertanejo sair de Serra Talhada e invadir o estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro. Falo da rivalidade entre duas cidades do Sertão, de um jogo em que o torcedor deixa de lado o amor pelo Serrano ou pelo time do Salgueiro e vai defender o município. Pode perder para o time grande, mas para o clube da cidade rival não.

Falo de mais um encontro entre representantes pernambucanos, mas que defendem camisas diferentes. Que representam bandeiras diferentes. Salgueiro x Serrano disputam, neste domingo, uma melhor colocação no Campeonato Estadual. O clássico pode não ter muita tradição, mas as duas equipes estão defendendo cidades históricas do sertão pernambucano. Que derrube o melhor e que caia o pior, mas que a rivalidade só fique dentro de campo e na festa feita pelas torcidas na arquibancada, pois cangaceiro só o nome do clássico.

Náutico e Sete jogam no Gigante do Agreste



Por Leopoldo Monteiro

Finalmente o torcedor de Garanhuns vai poder ver o Sete de Setembro jogar na cidade. Após uma vistoria realizada no estádio Gigante do Agreste, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) aprovou o local como o palco para a partida de domingo, entre o Guará do Agreste e o Timbu da Capital. Anteriormente, a FPF havia interditado o estádio alegando problemas no estado de conservação do gramado e na qualidade da iluminação.

Motivação não vai faltar para o torcedor comparecer em massa ao Gigante do Agreste. O náutico precisa vencer para continuar sonhando com a conquista do turno e o Sete vai aproveitar o mando de campo para poder sair da incomoda posição de lanterna do campeonato.Os ingressos para a partida vão ser vendidos a partir de hoje na sede do clube Setembrino. O preço dos ingressos permanecerá o mesmo. Arquibancadas normais pelo preço de R$ 10, com estudantes pagando meia entrada.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Não basta só vencer

Por Raphael Coutinho

É complicado a equipe vencer, de goleada, e mesmo assim ter que torcer por outros resultados. Não basta entrar em campo e fazer o seu papel. É preciso, além disso tudo, secar. Pegar o rádio e escutar a partida do adversário. Ficar 90 minutos na frente da TV.

O Náutico mostrou nesta quinta-feira que não vai entregar o 1º turno facilmente para o Sport. Os rubro-negros no último compromisso, aplicaram 8x0 em cima do Serrano, descontando a única derrota sofrida pelo time, uma rodada antes. Para não deixar para trás, o Timbu fez 5x0 no Petrolina, que no último encontro dificultou a vida dos alvirrubros no alto sertão pernambucano.

Sendo assim, a equipe dos Aflitos diminuiu a vantagem do Sport para apenas um ponto. Nada demais, caso houvesse o confronto direto que definiria o campeão do turno. O que torna a vida do Náutico difícil é o fato de depender do tropeço alheio.

Resta agora colar o ouvido no radinho e esperar o Leão perder alguns pontos nestes próximos jogos. Secar o adversário agora faz parte dos trabalhos alvirrubros.

O retorno do sorriso

Por Gilberto Prazeres


Uma das novidades preparadas pelo Gol Pernambuco para 2008 é a presença do futebol nacional e internacional nos nossos comentários. A partir de agora, quem nos acompanha vai poder conferir o que rola fora do nosso estado. E, para começar, nada melhor do que tratar da volta do bom futebol de um craque que já nos deu muita alegria: Ronaldinho Gaúcho. Nas duas últimas partidas do Barcelona, o dentuço saiu do banco para impressionar o mundo com seus dribles e passes geniais.

Na partida de ontem, contra o Celtic, da Escócia, pela Liga dos Campeões da Europa, o brasileiro mostrou vontade e, principalmente, alegria no trato com a bola. A atuação do gaúcho rendeu elogios nos principais jornais esportivos da Espanha. Tanto que o placar de 3 a 2, de virada, para o time catalão ficou em segundo plano. A magia das pedaladas e elásticos desconcertantes mais uma vez fez a crítica e os torcedores se renderem ao sorriso do Ronaldinho.

Interior joga sem dinheiro

Por Leopoldo Monteiro

São chamados de clubes intermediários, possuem estádios precários e pequenos, pagam salários aos jogadores com um valor baixo, passam maior parte do ano sem atividades, alguns estão com o estádio interditado e ainda não recebem a verba do programa Todos com a Nota e da televisão. Essa é a forma que os clubes do interior do Estado estão jogando, ou melhor dizendo, agonizam no Campeonato Pernambucano 2008. Vera Cruz, Centro Limoerense, Ipiranga, Porto, Central, Sete de Setembro, Salgueiro, Serrano e Petrolina literalmente pagam para jogar o certame estadual. O campeonato segue, mas quem organiza, esconde a dura realidade de que temos um futebol muito deficiente. Posso até dizer que preocupante a situação do certame local.

Segundo uma matéria publicada hoje no jornal Folha de Pernambuco, os clubes interioranos receberam até agora, no estadual, R$ 177.205,00, mas deveriam ter em seus cofres 539.096,00, uma diferença de 304%. Para piorar, presidentes de vários clubes ainda afirmam que não têm nenhuma perspectiva de quando a verba do Todos com a Nota e da TV vão chegar aos cofres das entidades. Com uma realidade dessas não é possível se fazer grandes exigências aos pobres representantes no campeonato estadual do agreste e sertão pernambucano.

Vergonha, raça e quase...

Por Pedro Oliveira

Quando o Porto abriu a vantagem de 3 a 0 logo nos primeiros minutos do segundo tempo não havia um só jornalista que não estivesse falando de vergonha e humilhação destinados aos jogadores e torcedores tricolores, mas o futebol... (parafraseando Joseph Climber) esse sim é uma caixinha de surpresas! E não é que o time coral só acordou depois de ter sido quase engolido pelo Gavião do Agreste, que quando achou que sua presa estava fácil demais acabou se engasgando e por pouco não carimba sua passagem para o hexagonal da morte. O time do Santa Cruz não mostrou um belo futebol, apesar de ter marcado dois golaços, mas a raça e determinação do time renovaram a esperança de que é possível ser melhor. Que o diga Carlinhos Paraíba, que chegou modesto ao Arruda e ontem provou que pode ser sim meia-ofensivo (É... seu Zé... ele pode)... Deixemos o quase desta quarta pra história e que venha o domingo!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

O fim da maldição


Por Arthur Cunha

Deixa-me fazer as contas (uma longa pausa para pensar)...........pronto, já sei! 2008 – 5= 2003! É isso mesmo. Dois mil e três foi o último ano em que a torcida do Sport viu um centroavante - daqueles de área - brilhar com a camisa 9 do Leão. Quem não lembra de Adriano Chuva?! Um dos destaques do time naquela boa campanha da Série B de 2003, quando o Leão quase conseguiu o acesso à 1ª divisão. Terminado o campeonato, Chuva foi embora deixando na Ilha a “maldição do camisa 9” - um tipo de urucubaca que impediu os homens de área que passaram pelo clube de fazer o que eles mais sabiam: gol. Problema parecido vive a seleção devido binômio: ocaso do Imperador + joelho do Fenômeno.

Voltando ao Sport...Vale ressaltar que Fumagalli e Bala são grandes artilheiros, de fato, mas não são centroavantes de área, assim como era Chuva. Adriano Magrão, que teve passagem razoável pelo Leão, só brilhou na reta final da Série B de 2006, quando a vaga para Série A já estava praticamente assegurada.
E a torcida já estava até se acostumando. Até domingo passado (17) era comum se escutar na Ilha algum torcedor dizer que o Sport não tem atacante matador, que falta um centroavante de verdade para botar a bola para dentro, que a diretoria não sabe contratar, que isso, que aquilo... Até domingo...

Uma sobra de bola na área do Serrano, seguida de um toque sutil para o fundo das redes foram os fatores responsáveis por mudar a história do Sport. Ali se encerrava a tal “maldição do camisa 9” e tinha início uma nova dinastia, que tem nome e sobrenome. Chama-se Leandro Machado, o mais novo - e autêntico - camisa 9 da Ilha.

Seu objetivo não é só conquistar terras (espaço no time), mas deixar seu legado (de gols) nesse novo livro que começa a ser escrito na Ilha. Seus súditos (torcedores) assim desejam e esperam que os deuses da bola dêem a benção necessária para a "boa nova" se na história.

Roberto Fernandes na mira do CREF

Por Raphael Coutinho

O Clube Náutico Capibaribe fez treino coletivo na tarde desta quarta-feira visando o jogo contra o Petrolina, na quinta, 20h30. O treinador Roberto Fernandes testou duas escalações para a partida. Na primeira parte do treino, o técnico optou por deixar o timbu mais ofensivo, com a volta de Warley ao lado de Felipe e Wellington, jogando no 4-3-3. Na segunda parte, o Fernandes sacou Wellington do time e colocou Serginho na lateral esquerda, voltando ao 4-4-2.

Mas o assunto mais comentado nesta tarde foi sobre a matéria veiculada na Folha de Pernambuco, alegando que o treinador Roberto Fernandes seria notificado por atuar na profissão irregularmente. O treinador se defendeu afirmando que não é necessario ter o registro do Conselho Regional de Educação Física (CREF) para exercer a profissão de técnico de futebol. Roberto Fernandes possiu 9 diplomas para a prática da profissão, entre eles o da Associação Brasileira de Técnicos de Futebol (ABTF) e mais três internacionais, autorizando o treinador a exercer a profissão fora do país. Segundo Roberto Fernandes, a profissão de técnico de futebol tem o seu próprio orgão regulador, a ABTF.

Matéria da Folha de Pernambuco: http://www.folhape.com.br/folhape/materia.asp?data_edicao=20/02/2008&edt=1&mat=82511

Qual o critério para Interditar estádios?



Por Leopoldo Monteiro

O Sete de Setembro Esporte Clube, da cidade de Garanhuns, está sendo prejudicado no certame Estadual por não ter mando dos seus jogos no Gigante do Agreste. A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) diz que o gramado do estádio não tem condições de se praticar um bom futebol. Porém percebi que as condições do gramado do Estádio Luiz Lacerda (Lacerdão), em Caruaru, que pertence ao Central, também estão muito ruins, no entanto a Patativa do Agreste não deixou de jogar por lá. Por isso fica a pergunta: que critérios a federação está usando para interditar estádios?

Projeto para melhoria dos nossos estádios


Por Leopoldo Monteiro
Todos nós que acompanhamos o Campeonato Pernambucano de Futebol 2008 sabemos que os estádios do interior do Estado são precários, tanto na parte estrutural, quanto na condição dos gramados. Porém, gostamos da interiorização do certame local com a participação do Central, Ipiranga, Porto, Serrano e entre outros clubes. Para melhorar nosso campeonato nos próximos anos a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) bem que poderia criar um projeto que tratasse da solicitação de um financiamento para clubes do interior e prefeituras de cidades interioranas, caso o estádio seja municipal, no intuito de que estes tenham um incentivo financeiro em aumentar e melhorar as condições dos estádios. Esse projeto seria solicitado ao Governo do Estado.

Que Fito será esse?




Por Pedro Oliveira

Hoje é a estréia do Santa Cruz de Fito Neves, mas que Fito Neves será esse? Será o treinador campeão pernambucano pelo tricolor em 95, quando fez um bom trabalho e despertou até a admiração do Sport, que o contratou em 99? Ou será o tapa-buraco trazido por Romerito em 2006 que não fez nenhuma inovação no time já quase rebaixado e contribuiu para o descenso? Eu, sinceramente, torço para que o Santa Cruz reencontre o caminho das vitórias e possa disputar ao menos um clássico em 2008, até porque já chega do Santa carregar a Cruz nesse calvário sem fim. A ciência diz que Fito é planta, então que seja um trevo da sorte!

Gol Pernambuco volta com novidades


Depois de dois meses fora do ar, o blog Gol Pernambuco volta a acompanhar tudo o que acontece no futebol pernambucano, no Brasil e no mundo. Agora com uma equipe de jornalistas mais extensa, você torcedor poderá ficar por dentro do que acontece dentro de campo e nos bastidores do esporte mais popular do mundo. Aqui, vão estar postadas matérias com as principais notícias e curiosidades do Sport, do Náutico, do Santa Cruz e times do interior do Estado. Além disso, o Gol Pernambuco também vai acompanhar o que se passa nos principais campeonatos estaduais do nosso país, a Copa do Brasil e os jogadores brasileiros que estão em destaque nos clubes Europeus. Nossa página terá o prazer de deixar o internauta informado com postagens dos jornalistas Leopoldo Monteiro, Gilberto Prazeres, Arthur Cunha, Raphael Fernandes e Pedro Oliveira.