"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

sábado, 15 de novembro de 2008

Náutico goleia nos Aflitos, mas Sport perde em Ipatinga

Nos Aflitos, um jogo quente e disputado. No Ipatingão, uma partida feia e sem graça. No Recife, Náutico 5 x 2 Cruzeiro, um duelo para ficar na memoria do torcedor Alvirrubro. Timbu sai da zona de rebaixamento e praticamente tira a Raposa da disputa do título do Campeonato Brasileiro. No interior de Minas Gerais, Ipatinga 3 x 0 Sport, um confronto para ser apagado da memoria da torcida Rubro-Negra. Do lado Vermelho e Branco muita vontade e criatividade. Do lado Preto e Vermelho pouca motivação e inspiração.

Faltando três rodadas para acabar o campeonato, Náutico dá um grande passo para se manter na elite do futebol brasileiro no ano que vem, e o Sport mostra que vai ter que mudar para disputar a Copa Libertadores da América de 2009. No final, uma vitória dos pernambucanos e uma vitória dos mineiros.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Decisão para Náutico passeio para o Sport


Náutico e Sport entram em campo, neste sábado, às 17h30, com situações e objetivos bem distintos. Enquanto o timbu recebe, no Estádio dos Aflitos, o poderoso Cruzeiro, que disputa o título do Campeonato Brasileiro, o Leão enfrenta o lanterna e quase rebaixado Ipatinga, no Estádio Ipatingão. O Alvirrubro não pode pensar em outro resultado, que não seja a vitória. Uma derrota do Náutico em casa seria péssimo para o elenco, já que o campeonato está acabando. Uma vitória do Sport daria moral para a equipe em relação a torcida, pois o time caiu de produção consideravelmente nas últimas nove rodadas.

Nos Aflitos uma decisão, e no Ipatingão um quase amistoso. Em casa o timbu cresce para cima dos seus adversários, já o Leão não tem tido bons resultados fora da Ilha do Retiro. Certo mesmo é que teremos o duelo de Pernambucanos e Mineiros.

STJD absolve jogadores de Náutico e Vitória

Depois de um jogo que acabou em muita confusão e polêmica no dia 1° de novembro, Vitória/BA e Náutico/PE voltaram a se encontrar nesta sexta-feira, dia 14. Desta vez o encontro foi no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), onde os dois clubes foram defender seus jogadores. A Quarta Comissão Disciplinar decidiu, por unanimidade, absolver os jogadores Everaldo, do clube pernambucano, e Marco Aurélio, do time baiano.

O lateral Marco Aurélio e o zagueiro Everaldo já cumpriram suspensão automática na trigésima quarta rodada do Campeonato Brasileiro, quando o Vitória perdeu para o Atlético/MG e o Náutico empatou com o Coritiba. Com o resultado do julgamento, o jogador do time baiano pode encarar o Atlético/PR no domingo, dia 16, e o jogador pernambucano pode enfrentar o Cruzeiro no sábado, dia 15.

O sonho da torcida Rubro-Negra


O futebol irregular apresentado pelo elenco do Sport durante o Campeonato Brasileiro mostra claramente que o Leão vai ter que reforçar a equipe se quiser fazer bonito na segunda Libertadores da América da sua história. Um dos sonhos da torcida rubro-negra seria ser premiada com o atacante Leandro Amaral, que atualmente joga no Vasco da Gama. A família rubro-negra ficou com mais desejo ainda de ter o jogador depois que foi ventilado que ele estava com um pré-contrato assinado com o Sport. O salário do jogador é bastante salgado para a realidade de um clube do Nordeste, cerca de R$ 120 mil, mas o ano de 2009 será bem diferente para o time da Ilha do Retiro. Seria muito bom que a torcida do Sport fosse premiada com um jogador da categoria de Leandro Amaral.

O futebol de Carlinhos Paraíba está mesmo disputado

O presidente do Coritiba, Jair Cirino dos Santos, criticou as especulações sobre a possível transferência do meia Carlinhos Paraíba (ex-Santa Cruz) para o São Paulo. Ele reclamou do empresário Júlio Fressato, que estaria atravessando o negócio e pediu ao São Paulo que se manifeste, se tiver interesse no jogador.

"É complicado esse tipo de situação. O São Paulo não apresentou nenhuma proposta oficial ao Coritiba, que é quem detém maior parte dos direitos econômicos e 100% dos direitos federativos do Carlinhos Paraíba. Os empresários ficam se atravessando na história. O São Paulo, se tiver interesse, que se manifeste", disse o presidente, segundo o jornal Gazeta do Povo.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Wilson Souza passa dicas para o Náutico


Uma atividade diferente encerrou o treinamento da tarde desta quarta-feira no Centro de Treinamentos do Náutico, no bairro da Guabiraba, no Recife. O árbitro Wilson Souza de Mendonça passou algumas orientações aos jogadores do clube pernambucano, a fim de que eles consigam tirar um melhor proveito das regras do futebol e se postar de uma forma mais correta perante o trio de arbitragem.Na verdade, a atividade desta tarde no CT do Náutico foi a parte prática de uma oficina que teve início há cerca de um mês, apenas com orientações teóricas ministradas por Wilson Souza. "Eu conheci Roberto Fernandes em um programa de TV e fiz vários questionamentos sobre arbitragem. Ele errou a maioria. A partir daí, perguntou se eu poderia dar uma palestra para o seu grupo. Os jogadores desconhecem muitas coisas referentes à regra di futebol e a partir do momento que eles passam a conhecê-las, podem tirar proveito na hora do jogo", explicou o árbitro.

O trabalho de Wilson Souza abordou vários pontos, mas foi focado principalmente na regra 11, do impedimento. Os jogadores aprovaram a palestra e garantiram que, a partir de agora, se sentem mais seguros para utilizar a regra e tirar proveito dela em algumas situações. "Contra o Vitória, por exemplo, eu fiquei em impedimento várias vezes e acho que se eu tivesse conhecimento do que o Wilson nos passou, eu teria aproveitado melhor os lances. Nessa hora, qualquer ajuda que a gente tiver é bem vinda", comentou o atacante Felipe.Outro assunto que mereceu um pouco mais da atenção de Wilson Souza foi a forma como os jogadores devem se dirigir ao trio de arbitragem. "Basta que eles tenham a consciência de que são profissionais e que devem tratar o árbitro da mesma forma que gostariam de ser tratados. Essa coisa de chegar para o árbitro de braços abertos, reclamando, só cria um clima de hostilidade desnecessário. Da mesma forma que o jogador erra, o árbitro também é passível de erros", analisou Souza.

O árbitro pernambucano afirmou que sentiu um bom resultado no trabalho realizado com os jogadores e a comissão técnica do Náutico, mas garantiu que o Alvirrubro aproveitar ou não o que foi ensinado só depende dos próprios atletas. "Acho que eles assimilaram bem, Roberto Fernandes assimilou bem. Mas tudo vai depender do treinamento. Se você treina, se há uma repetição, a tendência é que as coisas fluam naturalmente", declarou Wilson Souza.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Quanto vale uma vitória?


Para o Corinthians, nada mais do que três pontos.
O São Paulo fica próximo do hexa.
Para Grêmio, Cruzeiro , Palmeiras e Flamengo, significa a esperança.
Não é tão importante para Inter, Coritiba e BotaFogo.
Goiás e Vitória a Sulamericana.
Para o Sport uma satisfação à torcida.
Para Santos e Atlético-MG, a garantia da permanência na elite.
Para Atlético-PR, Vasco, Fluminense e Náutico, folego.
Portuguesa e Figueirense a luta.
Uma luz no fim do túneo, para o Ipatinga.
Para o Santa Cruz, só no ano que vem.

Se uma vitória vale tanto agora, imagina na última rodada do Brasileiro.

Santa vai buscar sócios

O Santa Cruz espera contar com os torcedores na reestruturação pela qual está passando. Para aproximar a torcida coral do clube, a diretoria planeja uma campanha para conseguir novos sócios ainda em 2008. "Tradicionalmente o sócio é muito solicitado, mas em contrapartida só é oferecido a ele desconto no preço do ingresso e a entrada por um portão especial. Queremos oferecer benefícios diferenciados, para que o sócio possa de fato participar da vida social do clube, utilizar a boa estrutura que temos de piscina, academia", explica o diretor de marketing José Nivaldo Brayner ao site oficial do clube.

De acordo com o dirigente, o maior desafio não é apenas conseguir novos associados, mas mantê-los. Por isso, um dos principais objetivos da nova campanha é voltar a movimentar a vida social do clube. "Queremos o sócio motivado, queremos criar uma estrutura de manutenção do sócio. Se não houver uma continuidade o sócio torna-se inadimplente", destaca.

Brayner ainda não faz uma previsão para o lançamento da campanha, mas garante que até o fim do ano o projeto já estará em funcionamento. "No momento estamos priorizando a retomada do sócio já cadastrado, através da anistia. Para a nova campanha estamos colocando em ordem o sistema de arrecadação e no fim de novembro ou início de dezembro começaremos a campanha", completa.

Sandro Goiano diz que Sport não vai ter vida fácil contra o Ipatinga

O Sport se prepara para enfrentar o Ipatinga, no próximo sábado, no estádio Ipatingão. O fato de enfrentar o lanterna do Campeonato Brasileiro não tem feito com que os atletas rubro-negros achem que a partida será fácil.O Ipatinga ainda tem chances matemáticas de escapar do rebaixamento e por isso os rubro-negros acreditam que eles irão entrar com todas as forças para tentar derrotar o Sport. "Eles ainda sonham em fugir do rebaixamento. Sabemos que é difícil, mas existem profissionais lá que vão tentar fazer de tudo para conseguir se salvar", comentou o volante Sandro Goiano.

Para Sandro, mesmo que não tivesse chances de escapar do rebaixamento, o Ipatinga iria complicar o jogo. "É um confronto complicado. Acho que os jogadores lá temos ideais deles e com certeza vão querer pelo menos terminar a competição com dignidade".A situação de Sandro, que está no banco de reservas, vem sendo bastanteo contestada pela torcida rubro-negra, que quer o atleta como titular da equipe. Ele se diz tranqüilo. "Estou trabalhando forte sempre. Fico feliz em ser lembrado pela torcida, mas quem decide é o Nelsinho e eu respeito muito a decisão dele", concluiu.

O Vitória está contra o Náutico

A informação divulgada em uma matéria do Diário de Pernambuco desta terça-feira, de que seis jogadores do Vitória teriam forçado o terceiro cartão amarelo, na derrota para o Atlético-MG, no domingo passado, deixou estarrecidos os atletas e integrantes da comissão técnica do Náutico. Para eles, onde há fumaça, há fogo, e ficou mais claro o porquê de toda a confusão armada pelo time baiano no jogo disputado nos Aflitos, há dez dias.

A "limpeza" no grupo de jogadores pendurados fará com que o Vitória entre em campo contra o Atlético-PR, no próximo domingo, com uma equipe bastante desfalcada. O presidente do Náutico, Maurício Cardoso, havia pedido atenção para a partida, sugerindo que o time baiano poderia facilitar a vida dos paranaenses, já que os dois clubes possuem uma parceria."Essa é mais uma prova que o Vitória da Bahia vai abrir para o Atlético Paranaense. É uma atitude de time safado e eu já vinha alertando todos sobre isso, desde a confusão que eles forjaram aqui, nos Aflitos", disparou o presidente do Náutico, em entrevista ao jornal pernambucano.

Os jogadores que receberam o cartão amarelo são Viáfara, Marcelo Cordeiro, Vanderson, Marquinhos, Anderson Martins e Leonardo Silva. De acordo com a publicação, o técnico da equipe baiana, Vágner Mancini, só teria admitido ter dado a autorização para que três jogadores, Anderson Martins, Viáfara e Marquinhos, forçassem a suspensão."Eu não gosto muito de falar sobre isso, mas o que aconteceu está bem claro. Nós temos que colocar na nossa cabeça que só dependemos de nós mesmos para permanecer na Série A. Vamos ter que lutar contra tudo e contra todos, pois parece que interessa a muita gente que esses quatro times que estão hoje na zona de rebaixamento [Náutico, Portuguesa, Figueirense e Ipatinga] permaneçam nessa posição até o final", comentou o preparador físico Guilherme Ferreira, na manhã desta terça-feira, dando o tom da revolta dos alvirrubros.

O atacante Gilmar, que é baiano e atuou durante seis anos pelo Vitória, se mostrou surpreso e indignado com a situação. "É estranho. Eu conheço muitos dos jogadores que fazem parte do grupo do Vitória. É uma pena que ainda aconteçam essas coisas no futebol brasileiro. Agora a gente entende porque eles fizeram toda aquela confusão aqui nos Aflitos", afirmou.O volante Derley também se mostrou chateado com a postura dos baianos, mas procurou minimizar a situação. Ele aproveitou para pedir total concentração do Náutico no jogo de sábado, contra o Cruzeiro, para que o time pernambucano saia da zona do rebaixamento já na próxima rodada.

"Eles são bastante amigos, né? Acho que nós não temos que nos preocupar com isso, pois nós só dependemos das nossas forças. Seria problema se dependêssemos dos outros. Esse jogo com o Cruzeiro é muito importante pra gente, pois se vencermos só precisaremos de mais outra vitória para continuarmos na Série A", analisou.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Santa Cruz procura campo para jogar o Pernambucano

Sem poder contar com o Arruda, que passa por reformas, e com problemas para utilizar o estádio Ademir Cunha, em Paulista-PE, o Santa Cruz já se movimenta em busca de um plano C para a pré-temporada de 2009.

- Para não ficarmos dependendo apenas de Paulista, já estamos pensando em um plano B, em um lugar mais descentralizado, apesar do prefeito Yves Ribeiro estar sendo muito correto conosco – diz o vice-presidente executivo Sidnei Aires ao site oficial do clube. O Ademir Cunha deveria servir como base para o Coral durante o período de preparação para o Pernambucano.

No entanto, apesar de o gramado estar em boas condições, o estádio ainda precisa de algumas reformas estruturais para ser aprovado pela Federação Pernambucana de Futebol. - Estamos analisando a questão legal da utilização do Ademir Cunha. Para conseguir o aval para treinar lá não teremos dificuldade, mas se precisarmos fazer algum jogo-treino ou receber a torcida teremos que ter a autorização da Justiça – completa Sidnei.

Sport pode poupar atletas no restante do Brasileiro

O treinador Nelsinho Batista, do Sport, havia dado uma declaração há cerca de três semanas deixando bastante claro que mesmo que o Sport livrasse o risco de rebaixamento, ele não iria poupar nenhum atleta na reta final do Campeonato Brasileiro. Com o risco de rebaixamento já longe da Ilha do Retiro, o discurso parece que mudou. Em entrevista coletiva após o jogo do último domingo, Nelsinho confirmou a possibilidade de utilizar uma equipe mista nos quatro jogos que restam para o fim do Brasileirão e afirmou que iria conversar com a diretoria sobre a possibilidade.

O fato é que o Campeonato Pernambucano de 2009 está marcado para começar no dia 11 de janeiro e como a última rodada do Brasileirão acontece no dia 7 de dezembro, os atletas não poderiam ter um mês de férias, já que sempre é feita uma pré-temporada antes dos jogos. A intenção é fazer com que seus atletas possam sair de férias mais cedo para que o retorno também seja antecipado."Essa é uma pretensão nossa, mas temos que parar para analisar. Se formos liberar os atletas mais cedo teremos que ter jogadores de reposição. Acho que se acontecer, será apenas na última rodada, quando as coisas deverão estar definidas na competição", contou o vice-presidente de futebol, Guilherme Beltrão.

Segundo ele, caso a liberação não seja realizada o Sport terá que adotar uma estratégia que já vem adotando nos últimos anos. "Nos primeiros jogos desse ano nosso ataque foi formado por jogadores da casa e que hoje nem estão mais no nosso elenco. Normalmente usamos os atletas da casa no início do ano", concluiu Beltrão.

Titulares do Náutico voltam contra o Cruzeiro

Após o empate sem gols contra o Coritiba, na casa do adversário, o Náutico retornou ao Recife na manhã desta segunda-feira. Os jogadores estarão de folga durante o restante do dia e voltarão aos trabalhos na manhã desta terça-feira, nos Aflitos.Se o resultado não fez com que o time saísse da zona de rebaixamento, ao menos o Náutico ampliou a série invicta para cinco jogos. Mas a boa notícia é a possibilidade de o técnico Roberto Fernandes poder contar com os retornos de quatro jogadores que ficaram de fora no domingo por estarem cumprindo suspensão, o zagueiro Everaldo, os volantes Hamilton e Ticão e o lateral-direito Ruy.

Para Fernandes, a ausência desses jogadores foi o principal motivo para o Náutico não conseguir um resultado melhor em Curitiba. Ainda assim, o treinador comemorou o ponto conquistado. "Na reta final, qualquer ponto para as equipes que estão ali embaixo na tabela é bem vindo. São cinco jogos sem derrota, mas a equipe não fez uma boa apresentação. Ter quatro desfalques não é fácil, ainda mais com dois deles que são titulares absolutos, o Ruy e o Hamilton. Valeu pela superação", analisou.Pelas palavras de Roberto Fernandes, Hamilton e Ruy, que treinaram na manhã desta segunda-feira, com os demais jogadores que não viajaram para Curitiba, já podem se preparar para retornarem ao time titular. "Ruy é um jogador fundamental, que desarma o setor defensivo de qualquer equipe. E Hamilton é o nosso volante titular. Jogamos com Derley e Reinaldo que não jogam como primeiro-volante.

Por isso os meias do Coritiba levaram vantagem em vários momentos", explicou.Ticão deverá ficar como opção no banco de reservas, enquanto Everaldo briga com Titi por uma vaga entre os titulares, na linha de três zagueiros. Outra alternativa para Everaldo é atuar improvisado na ala esquerda, já que o titular Anderson Santana saiu de campo com problemas no joelho direito e dificilmente estará liberado para jogar no sábado.