"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Rodada de muitos gols e um líder

A 3ª rodada do Campeonato Pernambucano foi recheada de gols pelo Interior e na Região Metropolitana. Na noite dessa quarta-feira, as redes balançaram 17 vezes. Uma média de 2,8 gols por jogo. Três partidas acabaram com vencedores e mais três terminaram empatadas. Apesar do bom número de gols, a competição teve o primeiro confronto que acabou com o placar no zero.

Na Ilha do Retiro, o Sport conseguiu assumir a liderança isolada do campeonato ao derrotar o jovem time do Porto por 3 x 1. O Leão tomou um susto no início da partida ao sofrer um gol no primeiro minuto, mas reagiu ainda no 1º tempo.

O único time que podia ficar com a mesma pontuação do rubro-negro seria o Cabense, porém o Azulão não conseguiu segurar o atacante Joelson do Santa, artilheiro isolado do campeonato com 4 gols. No Cabo de Santo Agostinho, Cabense 0 x 2 Santa. O tricolor é o segundo na tabela de classificação.

Em Caruaru, um gol de cabeça, no início do 1º tempo, deu a vitória para o time visitante. O Salgueiro fez 1 x 0 para cima do Central e conseguiu segurar a Patativa até o apito final. O Central ainda não venceu na competição.

O placar que ficou no zero aconteceu no Gigante do Agreste, na partida entre Sete e Vitória. Ambos ainda não venceram no certame.

No jogo entre Vera Cruz e Araripina, sem dúvida, o torcedor não pode reclamar de falta de gols. O jogo foi um verdadeiro show de gols bonitos e de perus dos goleiros. Galo 3 x 3 Bode.
.
Em Santa Cruz do Capibaribe, o empate entre Ipiranga e Náutico, em 2 x 2, prejudicou os dois times. A Máquina de Costura porque ainda não venceu ninguém no campeonato e o Timbu porque ficou distante da ponta da tabela.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Bons jogadores no mercado

O meia Luciano Henrique e o volante Hamilton, após o rebaixamento do Sport para a séria B ano passado, rodaram o país atrás de um clube de 1ª divisão ou da Europa para tentar assinar um "bom" contrato. Pensaram que tinham muito prestígio no cenário nacional e internacional. Não que os dois jogadores não tenham qualidade, mas também não passam de atletas medianos.

Como não obtive sucesso, a dupla voltou a procurar o velho amigo Sport Clube do Recife. No entanto, parece que a diretoria do Leão não foi receptiva com os jogadores como eles imaginavam. Luciano tentou chegar a um acordo com os cartolas rubro-negros, mas ambas as partes não se acertaram. O meia também está contundido e vai passar um bom tempo sem jogar. Isso dificultou também a negociação.

No caso de Hamilton, foi notório que o jogador não tinha mais interesse em ficar no time da Praça da Bandeira. O volante esperou receber uma proposta melhor de outro clube, porém não conseguiu nada. O jogador voltou para o Recife para procurar a diretoria do Leão, mas não houve nem um início de negociação entre as partes.

Outro volante que está encostado no Sport é Andrade. O jogador tem contrato com o Leão até Agosto deste anos, mas Givanildo Oliveira não parece interessado no futebol dele. Não duvido nada que esses jogadores de uma hora para outra apareçam vestindo as camisas de Náutico ou Santa Cruz.

Sem querer me precipitar, mas isso tudo parece um filme do que aconteceu com o Sport no Campeonato Pernambucano de 2001. O volante Sangaletti e o meia Wallace foram dispensados pelo Leão e acabaram acertando com o Timbu. Nesse ano, o Alvirrubro foi campeão estadual, evitou o hexa do Sport e conquistou o pernambucano depois de 11 anos de jejum.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

As duas primeiras rodadas

Seria muito precoce fazer uma análise dos times quando o Campeonato Pernambucano ainda vai para a 3a rodada. Cada equipe jogou apenas duas vezes e alguns jogadores ainda faltam estrear em algumas delas. Mas é notável as duas vitórias da Cabense, uma delas fora de casa, contra o Ipiranga, que estava cotado como um dos melhores times do interior. No primeiro momento, o Azulão do Cabo de Santo Agostinho já uma surpresa.
Também chamou a atenção a goleada do Sport sobre o Vitória, no Carneirão. Para um início de temporada O Leão começou muito bem fora de casa. O Rubro-Negro, como a Cabense, tem 100% de aproveitamento na competição. Na 1a rodada, a vitória do Santa sobre o Sete, no Gigante do Agreste, deu a impressão de que o Tricolor iria largar bem. No entanto o empate com o Central, no Arruda, deu um freio na Cobra Coral. Não vou falar do Náutico ainda porque o time está em formação.
As decepções do campeonato até agora são os dois representantes de Caruaru, que ainda não sabem o que é uma vitória, além de Ipiranga e Sete, que não saíram do zero na tabela. Porto perdeu a primeira para o Salgueiro fora de casa e empatou com o Vera Cruz diante de sua torcida. O Central empatou as duas partidas que fez até agora, contra o Vitória e o Santa. O Ipiranga perdeu na estreia, em casa, para a Cabense e para o Araripina, no Sertão. Já o Sete saiu na frente nas duas partidas que fez, mas cedeu a virada.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Sport goleia, Cabense e Náutico vencem e Santa empata

Na abertura da 2º rodada do estadual, no sábado, o Náutico conquistou sua primeira vitória. O Timbu venceu, de virada, o Salgueiro, por 2 x 1, com dois gols do volante Derley.

Em Vitória de Santo Antão, o Sport esqueceu que a cidade comemorava o dia do padroeiro e goleou o Vitória, por 5 x 1. O gol do Tricolor das Tabocas foi do ex-rubro negro Jadilson.

Mais de 22 mil pessoas acompanharam, no Arrudão, o empate em 1 x 1, entre Santa e Central. A Patativa abriu o placar, mas não conseguiu segurar a Cobra Coral por muito tempo.

No Cabo de Santo Agostinho, a Cabense venceu pela segunda vez. A vítima foi o Sete. O Lobo Guará saiu na frente, mas acabou levando dois gols no segundo tempo.

Em Caruaru, o Porto ficou no empate com o Vera Cruz, em 2 x 2. O Tricolor da Capital do Forró ainda não venceu na competição.

O Ipiranga, de Rosembrik, conheceu a sua segunda derrota no certame. A Máquina de Costura não conseguiu seguram o empolgado time do Araripina.