"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

sábado, 17 de novembro de 2007

Resultado da Enquete

O torcedor pernambucano já esperava o rebaixamento do Santa Cruz. Praticamente toda a imprensa não acreditava no tricolor há um bom tempo.

Vejam o resultado na enquete do nosso blog.

Você acha que Santa Cruz cai para Série C?

» Sim - 91% (21 votos)

»Não - 8% (2 votos)

Total de votos: 23

A queda do Santa Cruz

Quando demoramos a atualizar o blog, é por falta de disponibilidade. Porém desta vez, confesso, que foi por falta de ânimo. Simplesmente, fiquei sem palavras para comentar o que já esperava que ocorresse, mas, que nem por isso, aliviou o sentimento de estagnação, em ver um time da categoria do Santa Cruz na terceira divisão.

Hoje, acabou a odisseia, a via crucis e agonia do Santa Cruz na série B. Agora o torcedor precisa se conformar e apoiar o time. Já os dirigentes, atuais ou futuros, devem começar o planejamento, para que essa turbulência de série C, só dure um ano.

Não adianta comentar a derrota de hoje para o Criciúma por 2 a 0, foi um filme que o torcedor assisti, há mais de 9 rodadas. E mesmo que o time vencesse, também seria rebaixado, pois o CRB e o Gama venceram hoje.

Para uma melhor reflexão da situação que levou o Santa Cruz a cair para a terceira divisão, vou citar a Teoria do Caos.

“O farfalhar das asas de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo”

Essa teoria pode explicar várias coisas. Por exemplo: sabemos que a queda do Santa não ocorreu somente por causa dos erros deste ano. Leopoldo Monteiro (do blog), ontem, falou que o time está decaindo há muito tempo. A idéia do caos, diz que até palavra pode mudar uma situação, aí vem os questionamentos: Se tal presidente tivesse feito uma administração mais honesta; Se tal dirigente fosse mais competente; Se tal técnico não fosse escolhido; Se tal jogador tivesse amor a camisa e por aí vai. O Santa Cruz estaria nessa situação?

O Santa Cruz, deve tomar como exemplo, o time do Vitória-BA. O Vitória caiu da série A, em 2004, no ano seguinte para série C, situação idêntica a do tricolor. O time baiano conseguiu dar a volta por cima. Ano passado subiu para série B e no próximo ano disputará a elite do futebol brasileiro.

Para tentar motivar o torcedor coral a acreditar que o time do coração saíra do fundo do poço, e voltará de cabeça erguida, vou encerrar com um trecho de uma música do Raul Seixas, que é símbolo da superação brasileira:

Veja!
Não diga que a canção
Está perdida
Tenha em fé em Deus
Tenha fé na vida
Tente outra vez!

Gustavo Herculano

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

A odisseia tricolor pode acabar sábado

A palavra odisseia, título de um poema do grego Homero, pode significar em sentido figurado, uma viagem cheia de aventuras e dificuldades. Desse modo, posso afirmar, sem precisar explicar, que a trajetória do Santa Cruz na série B, é uma verdadeira ODISSEIA.

E esta odisseia tricolor pode chegar ao fim, já no sábado. Hoje (Sexta) o Santo André venceu o Avaí por 3 a 0, chegando a 48 pontos. Mesma pontuação que o Santa pode atingir em caso de duas vitórias, porém perderia no saldo de gol.

Assim desses três times: CRB, Paulista e Gama; dois teriam que ser rebaixados para que o time coral escape. Para o CRB, basta um empate com o Ituano fora de casa, que não pode mas ser ultrapassado pelo Santa. Paulista e Gama, jogam fora, contra Fortaleza e Barueri, respectivamente. Caso vençam também estão livres, de ficarem atrás do tricolor. Assim, um empate do CRB e uma vitória de Paulista ou Gama, o Santa Cruz já estaria matematicamente rebaixado, mesmo que vença o jogo contra o Criciúma. E claro, uma derrota , também já carimba o passaporte para série C.

Vamos ver se o Santa Cruz, vai acabar ou prolongar, por mais uma rodada a sua ODISSEIA. Pelo menos, que seja com duas vitórias.

Gustavo Herculano

Declínio Tricolor

Antes de fazer esse comentário quero dizer para o internauta que não estou querendo de forma alguma diminuir a instituição Santa Cruz nas minhas críticas. Mas lendo a coluna esportiva da Folha de Pernambuco, do meu grande amigo, Claudemir Gomes, no início da manhã de hoje, verifiquei: No período de 1969 a 1987, o Santa Cruz conquistou 11 títulos estaduais. De 1988 a 2007, o Tricolor foi campeão estadual em quatro oportunidades. Os números atestam que o declínio do clube acontece há duas décadas.

O que será que vem acontecendo com o Santa? Pergunto ao torcedor. Será que o Tricolor não tinha condições de ter formado um elenco ano passado no mínimo para se manter na primeira divisão? Muita coisa precisa ser revista lá no Arruda. Cadê Romero Jatobá, José Neves, Jonas Alvarenga? Quero ver se vão apoiar o clube caso ele caia para a terceira divisão. Quero ver se esses amadores vão ter peito para colocar o tricolor no seu lugar (primeira divisão)? Já os irresponsáveis Édson Nogueira, Fred Arruda, Sílvio Belém, Rozemberg Rafael, Alexandre Ferrer e outros que estão na atual diretoria só vou cobrar se o time realmente cair.

Leopoldo Monteiro

Santa tem que apelar para força divina

Más administrações, falta de recurso financeiro, nada de planejamento e entre outros problemas, resultaram na situação em que se encontra o Santa Cruz Futebol Clube, hoje. Isso todo mundo já sabe. Não vou indagar esse caso agora. O fato é que o Santa tem simplesmente 97,6% de probabilidade de cair para a terceira divisão. Mais algum comentário? Cálculo nesta altura do campeonato já não adianta mais fazer, pois, primeiro o Tricolor tem que pensar em vencer para depois fazer contas. Ganhando as duas partidas que restam do brasileiro da série B, o clube Coral ainda tem que apostar em uma combinação de resultados para escapar da pior tragédia já acontecida na história do clube.

Sinceramente, o time tricolor e muito ruim. Isso também todo mundo já sabe. Bom! Neste sábado, o Santa vai jogar com o Criciúma, no Estádio Heriberto Hulse, sem vários titulares e com um treinador improvisado, o zagueiro Adriano. Contra o time de Santa Catarina, o time do Arruda não vai poder contar com os Zagueiros Aldo (suspenso) e Hugo (machucado); volante Romeu (suspenso) e o atacante Jonhson (Suspenso). Acho que só um milagre dos milagreiros milagrosos vai fazer o Santinha não jogar a terceirona ano que vem.

Leopoldo Monteiro

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Novas parcerias

O blog Gol Pernambuco conseguiu mais duas importantes parcerias.

O Blog do Timba e o site Meu Sport .

Queremos agradecer a todos os nossos parceiros.

E um agradecimento especial aos internautas que estão acessando nosso blog.

(Participação do torcedor) Dignidade de isopor

O rubro negro, Leonardo Camello, nos enviou por e-mail, a coluna que escreveu para o site sportnet, para que seja divulgada também em nosso blog. Nela, tenta esclarecer toda a polêmica do título de 1987 do Sport. Camello tem razão, seu texto é longo, mas é muito objetivo e vale realmente a pena ler.
Dignidade de isopor
Eu sei, o texto é longo. Mas eu garanto que um pouco de conhecimento não causará mal nenhum ao leitor. Ao contrário, talvez até exercite um lado pouco ativado da memória e da capacidade de raciocínio e cognição.

Como profissional da área de Direito, aprendi desde o começo que decisão judicial não se afronta, se cumpre. Você pode atacá-la, mediante recursos ou outros remédios judiciais. Porém, nunca pela via “oblíqua”, pelas negociatas, pelas maracutais, pela troca de favores, pela presunção, pela pura e simples arrogância. Aprendi também que não é NENHUM demérito procurar a Justiça para reconhecer determinado direito ou pretensão a direito. Ao contrário. Esse é o caminho que as pessoas de bem utilizam para fazer valer aquilo que julgam lhe pertencer.

Pois bem... O SPORT precisou recorrer à Justiça brasileira para inibir o Flamengo e o famigerado Clube dos 13 de insistir em menoscabar sua conquista tão honrosa: o título Brasileiro da 1ª. Divisão. Título que acabou convalidado judicialmente [ http://www.trf5.gov.br/archive/1997/04/199405000372353_19970424.pdf ]. Reconhecido também pela FIFA [ http://www.fifa.com/en/WorldLeagues/index/0,4643,1260 ], ao afirmar que o Flamengo faz parte do grupo brasileiro com “four triumphs” (“quatro triunfos”). Pela Conmebol [ http://www.conmebol.com/articulos_ver.jsp?id=58115&slangab=S ]. Pela CBF [ http://cbfnews.uol.com.br/campeoes_sa.jhtm ]. E por toda e qualquer pessoa DE BEM, que acredita que as regras devem ser cumpridas. Que acredita que as decisões judiciais merecem acolhimento, quando transitam em julgado (ou seja, não comportam mais recursos). Enfim, as pessoas de bem, que nutrem e compartilham valores sociais de dignidade, respeito e honra sabem valorizar tais fatos.

No entanto, sempre haverá aquele que ousa se sobrepor às regras sociais e a passar por cima dos valores que mencionei em linhas transatas. Pois é, depois de 20 anos, o exército de cartolas ultrapassados flamenguistas resolvem revirar o passado já resolvido e trazer à tona uma discussão inútil e falaciosa.

Inútil porque, após o trânsito em julgado definitivo de uma sentença/decisão, nada mais a modificará. Ela é soberana. E não haverá aquele que, por mais pretensioso que seja, consiga inverter a ordem estabelecida das coisas. Falaciosa porque ardilosamente estribada em mentiras e meias-verdades. Aliás, “mentiras e meias-verdades” são sempre perigosas, pois, uma vez reiteradas sem a devida censura, costumam se transformar em "verdades".

É por isso que escrevo este artigo. Por mais “inútil” que possa parecer trocar palavras com esse grupo de pessoas que não respeitam a ordem social, eu prefiro não pecar pela omissão e trazer ao conhecimento de todos fatos que muitos não sabem (ou sabem distorcidamente ou sabem parcialmente). Vamos lá... vamos desmentir as principais mentiras propaladas de forma irresponsável na mídia (e propagada insistentemente pelo poder de imprensa monopolista exercida pela Rede Globo, principalmente).

O SPORT era da 2ª. Divisão em 1987? Não, não era. Em 1986, o SPORT foi classificado em 28º lugar, num campeonato com 80 times. Por sinal, vale ressaltar que o Joinville foi 14º, o Bangu foi o 21º, Portuguesa foi 11º, Treze/PB foi 24º e etc. Estes times foram condicionados ao suposto “módulo amarelo”. Por outro lado, o Goiás foi o 23º, Santa Cruz o 27º, Botafogo o 32º e o Coritiba o 44º. Estes foram para o “módulo verde” em 1987. Então, qual o critério adotado para a divisão dos módulos em 1987? O Guarani, também do "módulo amarelo", foi vice-campeão em 1986. Mais uma vez, indago: Qual o critério adotado para a divisão dos módulos em 1987?

O critério foi financeiro. Como queriam negociar diretamente com a Rede Globo, que pela primeira vez comprava exclusividade de transmissão de um campeonato, o Clube dos 13 decidiu, por vontade própria e sem nenhum respaldo legal ou contratual, dar a conotação de que o “módulo verde” era a 1ª. Divisão e o “módulo amarelo”, a 2ª. Divisão. E nem se venha falar que os “maiores” times do Brasil estavam no “módulo verde”. Sem querer citar o nome do meu amado SPORT, o próprio Guarani era uma potência na época, tendo sido vice-campeão em 1986. O Bangu foi vice em 1985. O Sport, por sinal, foi o 5º colocado em 1985, à frente do único pentacampeão brasileiro, o São Paulo, que ali foi apenas o 22º. Ainda em 1985, Fluminense foi 17º, Vasco 11º, Flamengo apenas 9º, Santos 21º e etc. Em 1986, a Inter de Limeira foi campeã paulista, por exemplo.

Só uma pessoa com o cérebro de anelídeo não percebe que a conjuntura futebolística da época era outra. Que o chamado “módulo amarelo” não era de “times fracos”. Pesquisem... Estudem... Consultem, por exemplo, a classificação de 1985 [ http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1985 ] e a de 1986 [ http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1986 ] para chegar a tão simples conclusão. Aliás, nem precisa fazer muito esforço: como se pode qualificar o tal do “módulo verde” como dos “melhores” times se nele tinha o Santa Cruz. É inconcebível imaginar plausibilidade nisto.

Na regra do campeonato de 1987, havia determinação de cruzamento entre os módulos? Sim! Havia! O próprio Carlos Miguel Aidar, fundador do Clube dos 13, explicou ao cidadão de nome Juca Kfouri, que a regra do cruzamento estava prevista. Prova maior inexiste do que a própria declaração dele gravada [ http://br.youtube.com/watch?v=obuNvEhz2fY ] – Caprichem na audiência deste vídeo quando o mesmo chegar a 02:03 min. Querem mais prova do que isto?
Esse modelo entre cruzamento de chaves/módulos/grupos foi previsto noutros anos. Em 1993, o Palmeiras ganhou do Vitória (que veio de outro módulo). Em 2000, o Vasco ganhou do São Caetano (que veio do outro módulo). Só o Clube de Regatas Flamengo que se recusou a cumprir esta pactuação.

Um argumento que a torcida saudosista do Flamengo usa para citar que o Flamengo de 1987 não deveria enfrentar o SPORT de 1987 é de que este time carioca era uma verdadeira “seleção”. Será? Se era tão “seleção” assim, não mostrou em campo. A campanha, em 1987, do Flamengo foi de 19 jogos. 9 Vitórias. 6 empates. 4 derrotas. Exato, amigo torcedor! O “imbatível” time do Flamengo se supôs “o maior time do Brasil” e “campeão da 1ª divisão” com uma campanha de menos de 50% de aproveitamento de vitórias. Desde já registro: nem teve o melhor ataque e nem a melhor defesa. Sim, antes que eu me esqueça, o artilheiro foi Muller do São Paulo, com 10 gols. Na verdade, na verdade, esse “módulo verde” foi fraquíssimo do ponto de vista técnico.
Já estou imaginando... Vai aparecer alguém para dizer que o time do SPORT era um “adversário fraco” e etc. Pode até ser que algum time tenha legitimidade para dizer isso, menos o time do Flamengo. O último confronto das duas equipes, antes de 1987, foi em 31 de março de 1982, na Ilha do Retiro. E o SPORT ganhou de 2 x 1, com o seguinte time: País; Antenor (Buíque), Marião, Aílton e Paulo Omar; Merica, Givanildo, Édson e Betinho; João Carlos (Cigano) e Bebeto. O Flamengo de 1982, como se sabe, foi um dos melhores times que o Flamengo montou: Raul; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Vítor, Zico e Lico; Tita e Adílio. E se o SPORT tinha, em 1987, uma de suas melhores equipe de toda a história, o Flamengo de 1987 era bem inferior ao de 1982... De craque mesmo só Zico (para mim, um dos melhores meias que eu já vi jogar na vida, depois de Rivelino e Ribamar). Raul tinha saído, Marinho também, Mozer também, Júnior e Andrade idem. Que em 1987, o Flamengo tinha um bom time, isso é inquestionável (tinha Jorginho e Bebeto, ainda engatinhando no futebol). Mas invencível, jamais! Só no Brasileiro de 1987, perdera 4 vezes. E no estadual de 1987, nem se fala. Vasco campeão.

Essa é uma parte da história. Com alguns trechos que poucos lembram. Do SPORT na Libertadores de 1988, todo mundo lembra e nem precisa maiores comentários. Eu espero que aqueles que insistem em menoscabar a verdade dos fatos reflitam e se recolham. Os holofotes já cessaram. E esta história ridícula já deu que tinha que dar.

O SPORT é campeão brasileiro de 1987 e não irá dividir troféu algum. Porque dignidade não se divide. E nem se constrói com isopor. Aliás, meus parabéns aos brilhantes dirigentes do Flamengo, ao elaborarem aquela taça de isopor. Talvez este seja o material que realmente demonstre a “grandeza” da “conquista” do Flamengo. O troféu de verdade está bem guardado, com seus legítimos donos.

PELO SPORT TUDO! CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!
Leonardo Camello

Saída de Mauro Fernandes foi tarde demais

Um dos maiores erros da diretoria do Santa Cruz, no ano, com certeza foi à escolha dos técnicos. Charles Muniz, o primeiro a ser efetivado, não se encontrou e não teve comando, permanecendo por muito tempo.

Havia ainda, uma possibilidade de sucesso, quando Muniz saiu do time. Entretanto a escolha de Mauro Fernandes não foi a ideal, o técnico chegou a ter um bom começo, porém seu trabalho saturou. Essa saída deveria ter acontecido no mínimo a 10 rodadas anteriores.

A escolha do zagueiro Adriano, para comandar o times nos jogos restantes do campeonato, na minha opinião é acertada, o jogador é um dos mais incomodados pela situação do Santa Cruz. A contratação de um técnico, às pressas, seria fatal. A diretoria deve começar a pensar em bom nome, que aceite de corpo em alma, abraçar a causa e reestruturar o time no próximo ano.

Gustavo Herculano

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Náutico está tendo sorte e competência

A sorte no futebol, como em tudo, sempre é bem vinda. O fato do Náutico só jogar na 37ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A no dia 25 de novembro vai fazer com que o vice-artilheiro do nacional e destaque alvirrubro, Beto Acosta, se recupere das lesões que teve, devido ao acidente de carro que se envolveu, na madrugada de terça-feira. Seria horrível para o Timbu não contar com o meia atacante nas duas últimas rodadas do brasileirão. De acordo com o departamento médico do Náutico, Acosta vai estar recuperado e apto para jogar futebol na partida contra o Figueirense, em Florianópolis (25).

O Timbu só precisa de uma vitória para se garantir na elite do futebol brasileiro no ano que vem, pois o Goiás, que tem a melhor pontuação dos times que estão na zona de rebaixamento, mesmo vencendo as duas partidas que restam, só atinge 48 pontos. O Timbu vencendo uma partida chega aos 49.

Leopoldo Monteiro

Confira a tabela do Pernambucano 2008

Foi divulgada, nessa terça-feira, pela Federação Pernambucana de Futebol a tabela da primeira fase do primeiro turno do Campeonato Pernambucano de Futebol 2008. Sport, atual Campeão Pernambucano, faz a primeira partida, no dia 12 de janeiro, jogando contra o Salgueiro, na Ilha do Retiro, pelo grupo C. No dia 13, o Náutico recebe o Centro Limoerense, nos Aflitos, em jogo válido pelo grupo A. Pelo grupo B, o Santa Cruz pega o Ypiranga, no Arruda.

A primeira fase foi dividida em três grupos. O Grupo A é formado por Náutico, Porto, Serrano e Centro Limoerense. Já no Grupo B, se enfrentam Santa Cruz, Vera Cruz, Ypiranga e Petrolina. Fazem parte do Grupo C Sport, Central, Salgueiro e Sete de Setembro. Nessa primeira fase, Sport, Náutico e Santa não se enfrentarão.

Confira a tabela completa: http://jc.uol.com.br/2007/11/13/not_153978.php

Definidos os classificados para série A

Os quatro times que obtiveram o acesso para a serie A do Campeonato Brasileiro do ano que vem, estão definidos: Coritiba, Ipatinga-MG, Portuguesa e Vitória garantiram a presença ano que vem na rodada passada da série B. Dos quatro clubes classificados, três são times de tradição e acostumados a participarem da elite do futebol brasileiro. Inclusive, o Coxa, como é chamado o Coritiba, já foi campeão nacional em 1985. Vitória e Portuguesa chegaram a ser vice-campeões. 1993 e 1996 respectivamente.

A expectativa vai girar em torno do Ipatinga, que é um clube novo e vem conquistando seu espaço no cenário nacional nos últimos anos. Outro destaque, é que o nordeste será representado por mais um time: o Vitória. Boa sorte para os quatro novatos!

Leopoldo Monteiro

Omissão da Rede Globo sobre 1987

É impressionante a forma como a Rede Globo de televisão omite nos jornais esportivos exibidos pela emissora a verdadeira história sobre o título brasileiro de 1987. Sabemos que o Sport Clube do Recife é considerado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o Campeão deste ano de direito. O Leão da Ilha conseguiu o título dentro campo, e seguindo o que o regulamento estabeleceu, inclusive o Flamengo tentou retirar essa conquista, através da justiça comum, porém a ação foi considerada improcedente. A Globo insiste em relatar em várias matérias de seus jornais que o campeão foi o Flamengo.

É admirável que uma emissora do porte da Rede Globo tape os olhos, e não retrate para seu público a verdadeira história do que aconteceu em 1987. Deveriam ser mais imparciais, e pararem de chaleirar tanto o futebol falido do Rio de Janeiro. Eles precisam ter um pouco mais de respeito com os clubes pernambucanos.

Leopoldo Monteiro

Giro de notícias

Náutico

O meia Acosta, pode sair hoje da UTI do Hospital Português. Foram realizados vários exames e foi constatado que a lesão craniana é leve. O atleta está consciente e ontem recebeu a visita de vários companheiros.

Sport

O time feminino foi eliminado da Copa Brasil, as mulheres perderam por 2x1 para o São Francisco/BA. Foi confirmado que o atacante Anderson Aquino irá voltar para o Atlético-PR na próxima temporada. A prioridade será a tentativa de renovar com o técnico Geninho e a volta de Fumagalli.
Gustavo Herculano

terça-feira, 13 de novembro de 2007

(Participação do Torcedor) Santa Cruz, eu te amo e nunca te abandonarei

Recebi um depoimento de um torcedor, do Santa Cruz, o Vinícius Raphael. O mesmo está revoltado, com os dirigentes e jogadores do time, mas afirma que, jamais abandonará e deixará de apoiar o clube que ama. Vale a pena ver o seu desabafo.

Santa Cruz, eu te amo e nunca te abandonarei!

Alguém pode explicar porque o Santa ta passando por essa situação? Acho que uma torcida do tamanho da nossa não pode passar por isso.

No próximo jogo no Arrudão estarei lá, cantado, vibrando e gritando até ficar rouco, pois o Santa Cruz é maior do que: Edinho, Kuki, Saci, Didão e outros personagens, que agora devem estar tomando uma grande e que não merecem, nem sequer torcer pelo Clube das Multidões.
Santa Cruz, eu te amo e nunca te abandonarei! NUNCA .

Santa Cruz Futebol Clube, time que tenho amor e respeito e por não ter competência da diretoria, esta passando por esse momento.

Vinícius Raphael

Santa segue calmamente para série C

O Santa Cruz não teve reação no segundo tempo, e levou mais 2 gols do Brasiliense, perdendo o jogo por 3 a 0. O Santo André e o Paulista confirmaram as vitórias.
Está cada vez mais impossível a não caída do time para terceira divisão.

Estou aguardando a participação de um torcedor coral, para falar do time.

Gustavo Herculano

A via crucis do Santa Cruz

A via crucis do Santa Cruz, está passando por mais uma dolorosa estação nessa noite: a partida contra o Brasiliense, na Boca do Jacaré.
Terminou o primeiro tempo e o time está perdendo por 1 a 0. Para aumentar o sofrimento tricolor, o Paulista e o Santo André estão vencendo seus jogos e abrindo três pontos do Santa.
Vamos aguardar o segundo tempo.
Gustavo Herculano

Clube dos 13 quer dividir título de 1987

O presidente do Clube dos 13, Fábio Koff foi reeleito nesta terça-feira. Foi decidido que a entidade entrará na polêmica do título de 1987, e pedirá a Confederação Brasileira de Futebol – CBF, que o título seja dividido e o Flamengo também seja reconhecido como campeão. Assim o campeonato de 1987 teria dois campeões: O Sport e o Flamengo.

O vice-presidente do Sport, Homero Lacerda afirmou que, já houve a decisão da justiça e que o Sport é o legitimo campeão e caso o presidente da CBF, Ricardo Teixeira aceite dividir o título, corre o risco de ser preso.
Gustavo Herculano

Pernambuco imortal!

Esse texto foi postado no blog de Juca Kfouri. A postagem destaca o futebol pernambucano como uma unanimidade. O jornalista Roberto Vieira ressalta a admiração dos torcedores do nosso Estado pelo futebol local. Para ele, a tradição e a rivalidade mantêm os clubes locais (Sport, Náutico e Santa Cruz) com grandes torcidas. Realmente o pernambucano faz um bom futebol e um futebol para pernambucano. Apesar de todas as dificuldades e deficiencias do nosso futebol, temos que ter orgulho da nossa paixão pelo estado. Parabéns pernambucanos!

Por ROBERTO VIEIRA

Por que Pernambuco ainda existe no mundo do futebol?

A resposta é simples.

Pela rivalidade. Essa rivalidade tribal que nos momentos de guerra é antropofágica.

E nos momentos de disputa é estímulo e superação.

No dia de hoje, quando a CBF corta os patrocínios dos clubes da Série C, os desígnios da entidade máxima do nosso futebol são cristalinos.

Menos clubes, menos dores de cabeça.

Como se os clubes fossem escravos e não os donos do futebol brasileiro.

Hoje João Pessoa esqueceu o futebol. E o futebol esqueceu João Pessoa.

O mesmo fenômeno ocorre em diversas outras cidades do Brasil.

Mas o fato ainda não aconteceu em Pernambuco, embora sejam preocupantes os sinais de fumaça do interior do estado.

O drama do Santa Cruz que deve 50 Milhões de Reais a Deus e ao mundo é um drama do futebol pernambucano.

Um drama de sucessivas administrações irresponsáveis, utilizando-se do clube para seu ganho econômico, político e pessoal.

Clube que construiu seu imenso patrimônio com o suor dos seus torcedores.
E viu o patrimônio em perigo pelas mãos insensatas dos dirigentes.

Aliás, nada muito distante das administrações dos outros grandes clubes por esse Brasil afora.

Mas se alguém me perguntar se o Santa Cruz vai acabar caso venha a cair para a Série C, eu só tenho uma resposta:

Não!

Não enquanto houver essa rivalidade histórica.

Essa rivalidade tribal que nos momentos de guerra é antropofágica.

E nos momentos de disputa é estímulo e superação.

Rivalidade que passa de pai pra filho. De pernambucano pra pernambucano.

Pernambucano que antes mesmo de emitir o primeiro som já sabe quais as cores do seu clube.
-----------------------------------------------------

Santa Cruz entrará em campo novamente

O Santa Cruz joga uma partida decisiva contra o Brasiliense, nesta terça, na Boca do Jacaré, às 19h30. O clube pernambucano ocupa a 18ª colocação da série B, com 42 pontos.
Em caso de vitória, o Santa Cruz ainda ficará com chances de permanecer na segundona. É torcer bastante para o tricolor.

Ficha do jogo:

Brasiliense: Guto; Patrick, Pedro Paulo, Júnior Baiano e Rafael Toledo; Agenor, Coutinho, Adrianinho e Carlos Alberto; Dimba e Warley. Técnico: Gerson Andreoti.
Santa Cruz: Gottardi; Russo, Adriano (Hugo), Aldo e Hugo (Carlinhos Paulista); Romeu, Amaral, Genalvo e Nildo; Kuki e Fábio Saci. Técnico: Mauro Fernades.

Acosta sofre grave acidente de carro

Um grave acidente de carro deixou, na madrugada de ontem, quatro pessoas feridas. Entre os envolvidos na colisão estava o jogador do Náutico, Beto Acosta. Ele foi socorrido inconsciente por uma equipe do Corpo de Bombeiros e levado para o Real Hospital Português. O acidente aconteceu no cruzamento da avenida Cosme Viana com a Estrada do Bongi, no bairro de Afogados. O atacante uruguaio teve o carro que dirigia, um Xsara Picasso prata, de placa KIQ-2089, totalmente destruído.

O veículo colidiu com uma picape Ranger prata, de placa KIY-4266, que teve a parte da frente bastante danificada. O motorista da caminhonete, Flávio Rubem Bergue de Almeida, que aparentava ter 30 anos, foi tirado de dentro do carro por bombeiros, e removido para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), com ferimentos leves. As outras duas pessoas, envolvidas no acidente, que estavam no carro de Acosta, Jânio Barbosa da Silva, 36, e Valéria Bezerra da Silva, 27, foram socorridos por populares e encaminhados para o Hospital da Restauração (HR). Os dois não correm risco de morte.

Segundo o Capitão da equipe de resgate do Corpo de Bombeiros, Gustavo Damasceno, o jogador do Náutico teve uma pequena escoriação na cabeça, por isso estava desacordado. "Quando chegamos no local o cenário já estava formado. Acosta sangrava na cabeça, mas aparentemente não era nada grave. Ele estava inconsciente, mas tinha sinais vitais. Na analise inicial, o jogador não apresentava lesões graves", explicou o capitão da equipe de resgate. De acordo com transeuntes, o socorro só chegou até o local 40 minutos depois do incidente. A gravidade do acidente foi amenizada pelo fatos dos dois veículos possuírem air-bag, equipamento de segurança.

Leopoldo Monteiro

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

(Participação do Torcedor) - Acho difícil a classificação do Sport para Copa Sul-Americana

Confesso que, de alguns meses para cá, muita coisa mudou e até mesmo meu ponto de vista a respeito da equipe leonina, por mais que ela tenha até mostrado lampejos de bom futebol, como no caso do jogo contra o Palmeiras (independentemente do resultado, em si). A realidade que vislumbro não me permite mais colocar o SPORT – ao menos em minha interpretação do campeonato – entre a 9ª ou 11ª posição, como vinha defendendo.

Isso porque eu reputo que o rendimento do elenco caiu. E muito. Não estou falando só da qualidade dos jogadores. Isso porque eu acho que nosso elenco sofreu baixas significativas (e amplamente debatidas anteriormente), porém, aqueles que ficaram (alguns, ressalte-se) também apresentam uma piora de rendimento. Ao par disto, alguns times melhoraram de rendimento e começam a subir na tabela. É o caso do Figueirense, para mim, até então, uma das equipes que ficariam (bem) abaixo do SPORT. Atlético/MG e Náutico, também.

O que eu vejo hoje é um SPORT que briga pela Copa Sul-Americana, sim, com chances matemáticas para tal, inquestionavelmente. Mas que, do ponto de vista do rendimento da equipe, é um dos candidatos com menos chance nesta parada, infelizmente. Vou ficar na torcida – como sempre – para que esta vaga seja alcançada. Com franqueza: acho difícil. Ainda mais se apresentar o futebol pálido que apresentou contra o Atlético/PR. Um futebol de respeito excessivo a uma equipe desordenada. Não gostei. Se o SPORT apresentasse a conduta de raça e de voracidade ao ataque que apresentou frente ao Palmeiras, minha projeção anterior seria o mínimo que esse time conseguiria. Mas, diante do contexto, acho que aquela, sim, foi uma apresentação de exceção.

Tomara que eu esteja errado e que nos classifiquemos para a Sulamericana. Porque esse ano merecia futuro melhor e uma participação em uma competição internacional. Seria algo maravilhoso!

Eu já errei anteriormente e, neste caso, não custa nada errar mais uma vez! É por uma causa nobre!

PELO SPORT TUDO
Leonardo Camello

domingo, 11 de novembro de 2007

(Participação do Torcedor) - Destaques da vitória alvirubra

Uma partida em que só o Náutico tinha a perder já que o América não tem mais disputas neste Brasileirão da série A. Nos bastidores, suspeitas de mala preta do Corinthians e do Goiás para o América. O estádio cheio e a torcida nervosa. Não podia ser diferente, o time alvirrubro começou tenso.

Nem Acosta, Elicarlos ou Geraldo. O pênalti perdido no início do jogo apagou o jogador Acosta que sentiu a pressão de se tornar o artilheiro isolado do campeonato. Elicarlos até atuou bem nos desarmes, mas faltou-lhe visão para aproveitar as bolas roubadas. Geraldo teve uma presença morna no jogo, parecia um pouco amarrado, bem diferente das atuações guerreiras que a torcida o viram apresentar.

Mas, numa tarde inspirada, o Náutico dominou toda a partida, principalmente no segundo tempo quando a vantagem apertada de um gol, conquistada no primeiro tempo, se transformou em quatro para a alegria da torcida. Os destaques entre os jogadores foram Sidny, Ferreira e Daniel Paulista.

O lateral participou de vários lances de ataque com perigo, chutou a gol e serviu os jogadores com passes e cruzamentos precisos sem deixar a defesa desguarnecida. Sidny teve uma de suas melhores exibições neste campeonato e o gol aos 31 minutos do segundo tempo coroou a sua atuação.

Ferreira, sempre muito criticado pela torcida, merece o destaque pela garra e participação no jogo. Se seu forte não são os passes ou dribles, nas bolas aéreas e na presença na pequena área ele é matador. E dessa forma ele fez dois gols que tranqüilizaram a torcida no segundo tempo.

Daniel Paulista repetiu o que vem fazendo na maioria dos jogos deste campeonato. Muita raça e técnica. Boas roubadas de bola e passes precisos. Sempre bem posicionado durante a partida não deixou o meio de campo do América crescer.

No conjunto, os demais jogadores tiveram uma bela atuação. Fechando os espaços, cobrindo a defesa, tocando a bola o time não deixou o América sentir que poderia avançar no placar em nenhum momento.

Que se repita esta atuação e traremos um bom resultado no Orlando Scarpelli frente ao Figueirense na próxima rodada.

Daniel Martins
-----------------------------------------
Agradecemos a participação do torcedor do Náutico, Daniel Martins. Gostaríamos de convidar outros torcedores para participarem expondo sua opinião no blog. É só mandar para o nosso Email: golpernambucano@gmail.com

Empate valoroso

Apesar de todo sufoco, o empate com o Atlético Paranaense, em 0 x 0, teve sabor de vitória para o Leão da Ilha. Digo isso pelo fato do Papai da Cidade ter jogado desde os 22 minutos do segundo tempo com um homem a menos, depois que o lateral direito Dutra foi expulso. O time pernambucano foi pouco criativo e durante toda a partida teve poucas oportunidades de gol, porém a defesa leonina jogou o suficiente para garantir o zero dos dois lados na partida. Quem mais uma vez teve uma grande atuação foi a arqueiro do Sport, Magrão, fazendo defesas importantes.

Com o empate, o Leão chega aos 48 pontos na tabela, ocupando a 13ª posição, ficando seis pontos na frente do Goiás, que ocupa a 17ª posição. Dia 25 de novembro, o Sport recebe o Cruzeiro, na Ilha do Retiro. Para esta partida não vão jogar Durval, que recebeu o terceiro cartão amarelo, e Dutra, expulso.

Leopoldo Monteiro

Náutico agora em busca da Sul-americana

Opinião do Torcedor - Francisco Fitipaldi
Um jogo muito nervoso, no primeiro tempo, que poderia ter sido de absoluta tranqüilidade, caso Acosta não tivesse perdido um pênalti aos três minutos. A partir daí a partida ficou nervosa, o Náutico tinha maior volume de jogo, mas não conseguia abrir o placar. O gol de Júlio César, aos 38 min, trouxe alívio para a já preocupada nação alvirrubra.

No segundo tempo, com o placar a seu favor, o time teve a tranqüilidade necessária para definir de vez a partida: Ferreira aos 13 min, Sidny aos 31 min e Ferreira novamente aos 35 min fizeram os gols que praticamente, livram os timbus do fantasma do rebaixamento. Destaque mais uma vez para a dupla de volantes: Daniel e Elicarlos, que são absolutos em suas funções. Espero que Ferreira, tenha calado a boca de parte da torcida, que não gosta de seu futebol, talvez por estar desacostumada com um “centroavante de referência”, desde a era Kuki.

Com 46 pontos e dependendo dos resultados dos jogos de hoje - uma vitória do Corinthians nos deixa com cinco pontos de vantagem sobre o primeiro time da zona de rebaixamento (se o Goiás vencer a vantagem diminui para quatro pontos), assim, estaremos praticamente livres da segundona em 2008. Então é trabalhar duro para chegarmos à Sul-americana. Precisaremos vencer o Figueirense, em Santa Catarina, e fazermos um grande jogo, na última rodada diante do Flamengo, nos Aflitos.
As duas semanas, de pausa em função dos jogos da Seleção Brasileira, contribuirão para a recuperação de jogadores importantíssimos como: Felipe e Eduardo, servirão também para dar um melhor condicionamento a Geraldo. Duro será para nós torcedores, ficar tanto tempo sem assistir ao nosso Náutico jogar.

Saudações Alvirrubras!
Francisco Fitipaldi