"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

(Participação do torcedor) Dignidade de isopor

O rubro negro, Leonardo Camello, nos enviou por e-mail, a coluna que escreveu para o site sportnet, para que seja divulgada também em nosso blog. Nela, tenta esclarecer toda a polêmica do título de 1987 do Sport. Camello tem razão, seu texto é longo, mas é muito objetivo e vale realmente a pena ler.
Dignidade de isopor
Eu sei, o texto é longo. Mas eu garanto que um pouco de conhecimento não causará mal nenhum ao leitor. Ao contrário, talvez até exercite um lado pouco ativado da memória e da capacidade de raciocínio e cognição.

Como profissional da área de Direito, aprendi desde o começo que decisão judicial não se afronta, se cumpre. Você pode atacá-la, mediante recursos ou outros remédios judiciais. Porém, nunca pela via “oblíqua”, pelas negociatas, pelas maracutais, pela troca de favores, pela presunção, pela pura e simples arrogância. Aprendi também que não é NENHUM demérito procurar a Justiça para reconhecer determinado direito ou pretensão a direito. Ao contrário. Esse é o caminho que as pessoas de bem utilizam para fazer valer aquilo que julgam lhe pertencer.

Pois bem... O SPORT precisou recorrer à Justiça brasileira para inibir o Flamengo e o famigerado Clube dos 13 de insistir em menoscabar sua conquista tão honrosa: o título Brasileiro da 1ª. Divisão. Título que acabou convalidado judicialmente [ http://www.trf5.gov.br/archive/1997/04/199405000372353_19970424.pdf ]. Reconhecido também pela FIFA [ http://www.fifa.com/en/WorldLeagues/index/0,4643,1260 ], ao afirmar que o Flamengo faz parte do grupo brasileiro com “four triumphs” (“quatro triunfos”). Pela Conmebol [ http://www.conmebol.com/articulos_ver.jsp?id=58115&slangab=S ]. Pela CBF [ http://cbfnews.uol.com.br/campeoes_sa.jhtm ]. E por toda e qualquer pessoa DE BEM, que acredita que as regras devem ser cumpridas. Que acredita que as decisões judiciais merecem acolhimento, quando transitam em julgado (ou seja, não comportam mais recursos). Enfim, as pessoas de bem, que nutrem e compartilham valores sociais de dignidade, respeito e honra sabem valorizar tais fatos.

No entanto, sempre haverá aquele que ousa se sobrepor às regras sociais e a passar por cima dos valores que mencionei em linhas transatas. Pois é, depois de 20 anos, o exército de cartolas ultrapassados flamenguistas resolvem revirar o passado já resolvido e trazer à tona uma discussão inútil e falaciosa.

Inútil porque, após o trânsito em julgado definitivo de uma sentença/decisão, nada mais a modificará. Ela é soberana. E não haverá aquele que, por mais pretensioso que seja, consiga inverter a ordem estabelecida das coisas. Falaciosa porque ardilosamente estribada em mentiras e meias-verdades. Aliás, “mentiras e meias-verdades” são sempre perigosas, pois, uma vez reiteradas sem a devida censura, costumam se transformar em "verdades".

É por isso que escrevo este artigo. Por mais “inútil” que possa parecer trocar palavras com esse grupo de pessoas que não respeitam a ordem social, eu prefiro não pecar pela omissão e trazer ao conhecimento de todos fatos que muitos não sabem (ou sabem distorcidamente ou sabem parcialmente). Vamos lá... vamos desmentir as principais mentiras propaladas de forma irresponsável na mídia (e propagada insistentemente pelo poder de imprensa monopolista exercida pela Rede Globo, principalmente).

O SPORT era da 2ª. Divisão em 1987? Não, não era. Em 1986, o SPORT foi classificado em 28º lugar, num campeonato com 80 times. Por sinal, vale ressaltar que o Joinville foi 14º, o Bangu foi o 21º, Portuguesa foi 11º, Treze/PB foi 24º e etc. Estes times foram condicionados ao suposto “módulo amarelo”. Por outro lado, o Goiás foi o 23º, Santa Cruz o 27º, Botafogo o 32º e o Coritiba o 44º. Estes foram para o “módulo verde” em 1987. Então, qual o critério adotado para a divisão dos módulos em 1987? O Guarani, também do "módulo amarelo", foi vice-campeão em 1986. Mais uma vez, indago: Qual o critério adotado para a divisão dos módulos em 1987?

O critério foi financeiro. Como queriam negociar diretamente com a Rede Globo, que pela primeira vez comprava exclusividade de transmissão de um campeonato, o Clube dos 13 decidiu, por vontade própria e sem nenhum respaldo legal ou contratual, dar a conotação de que o “módulo verde” era a 1ª. Divisão e o “módulo amarelo”, a 2ª. Divisão. E nem se venha falar que os “maiores” times do Brasil estavam no “módulo verde”. Sem querer citar o nome do meu amado SPORT, o próprio Guarani era uma potência na época, tendo sido vice-campeão em 1986. O Bangu foi vice em 1985. O Sport, por sinal, foi o 5º colocado em 1985, à frente do único pentacampeão brasileiro, o São Paulo, que ali foi apenas o 22º. Ainda em 1985, Fluminense foi 17º, Vasco 11º, Flamengo apenas 9º, Santos 21º e etc. Em 1986, a Inter de Limeira foi campeã paulista, por exemplo.

Só uma pessoa com o cérebro de anelídeo não percebe que a conjuntura futebolística da época era outra. Que o chamado “módulo amarelo” não era de “times fracos”. Pesquisem... Estudem... Consultem, por exemplo, a classificação de 1985 [ http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1985 ] e a de 1986 [ http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1986 ] para chegar a tão simples conclusão. Aliás, nem precisa fazer muito esforço: como se pode qualificar o tal do “módulo verde” como dos “melhores” times se nele tinha o Santa Cruz. É inconcebível imaginar plausibilidade nisto.

Na regra do campeonato de 1987, havia determinação de cruzamento entre os módulos? Sim! Havia! O próprio Carlos Miguel Aidar, fundador do Clube dos 13, explicou ao cidadão de nome Juca Kfouri, que a regra do cruzamento estava prevista. Prova maior inexiste do que a própria declaração dele gravada [ http://br.youtube.com/watch?v=obuNvEhz2fY ] – Caprichem na audiência deste vídeo quando o mesmo chegar a 02:03 min. Querem mais prova do que isto?
Esse modelo entre cruzamento de chaves/módulos/grupos foi previsto noutros anos. Em 1993, o Palmeiras ganhou do Vitória (que veio de outro módulo). Em 2000, o Vasco ganhou do São Caetano (que veio do outro módulo). Só o Clube de Regatas Flamengo que se recusou a cumprir esta pactuação.

Um argumento que a torcida saudosista do Flamengo usa para citar que o Flamengo de 1987 não deveria enfrentar o SPORT de 1987 é de que este time carioca era uma verdadeira “seleção”. Será? Se era tão “seleção” assim, não mostrou em campo. A campanha, em 1987, do Flamengo foi de 19 jogos. 9 Vitórias. 6 empates. 4 derrotas. Exato, amigo torcedor! O “imbatível” time do Flamengo se supôs “o maior time do Brasil” e “campeão da 1ª divisão” com uma campanha de menos de 50% de aproveitamento de vitórias. Desde já registro: nem teve o melhor ataque e nem a melhor defesa. Sim, antes que eu me esqueça, o artilheiro foi Muller do São Paulo, com 10 gols. Na verdade, na verdade, esse “módulo verde” foi fraquíssimo do ponto de vista técnico.
Já estou imaginando... Vai aparecer alguém para dizer que o time do SPORT era um “adversário fraco” e etc. Pode até ser que algum time tenha legitimidade para dizer isso, menos o time do Flamengo. O último confronto das duas equipes, antes de 1987, foi em 31 de março de 1982, na Ilha do Retiro. E o SPORT ganhou de 2 x 1, com o seguinte time: País; Antenor (Buíque), Marião, Aílton e Paulo Omar; Merica, Givanildo, Édson e Betinho; João Carlos (Cigano) e Bebeto. O Flamengo de 1982, como se sabe, foi um dos melhores times que o Flamengo montou: Raul; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Vítor, Zico e Lico; Tita e Adílio. E se o SPORT tinha, em 1987, uma de suas melhores equipe de toda a história, o Flamengo de 1987 era bem inferior ao de 1982... De craque mesmo só Zico (para mim, um dos melhores meias que eu já vi jogar na vida, depois de Rivelino e Ribamar). Raul tinha saído, Marinho também, Mozer também, Júnior e Andrade idem. Que em 1987, o Flamengo tinha um bom time, isso é inquestionável (tinha Jorginho e Bebeto, ainda engatinhando no futebol). Mas invencível, jamais! Só no Brasileiro de 1987, perdera 4 vezes. E no estadual de 1987, nem se fala. Vasco campeão.

Essa é uma parte da história. Com alguns trechos que poucos lembram. Do SPORT na Libertadores de 1988, todo mundo lembra e nem precisa maiores comentários. Eu espero que aqueles que insistem em menoscabar a verdade dos fatos reflitam e se recolham. Os holofotes já cessaram. E esta história ridícula já deu que tinha que dar.

O SPORT é campeão brasileiro de 1987 e não irá dividir troféu algum. Porque dignidade não se divide. E nem se constrói com isopor. Aliás, meus parabéns aos brilhantes dirigentes do Flamengo, ao elaborarem aquela taça de isopor. Talvez este seja o material que realmente demonstre a “grandeza” da “conquista” do Flamengo. O troféu de verdade está bem guardado, com seus legítimos donos.

PELO SPORT TUDO! CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!
Leonardo Camello

9 comentários:

Anônimo disse...

MARAVILHOSO TEXTO!
Só um babaca não reconhece o sport campeão de forma legítima

Unknown disse...

Excelente o texto de Leonardo! Parabéns a equipe do Gol Pernambuco por publicá-lo!

Sport, o verdadeiro - e único - campeão brasileiro de 1987. Sem espaço pra dúvidas!

Abraço,
Mariana Maia
Blog Toca do Leão

Anônimo disse...

[url=http://firgonbares.net/][img]http://firgonbares.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]microsoft office professional 2007 student discount, [url=http://firgonbares.net/]3d software for sale[/url]
[url=http://firgonbares.net/][/url] fre software downloads windows vista theme pack
buy final draft software [url=http://firgonbares.net/]windows xp microsoft word free download[/url] adobe acrobat 9 sn torrent
[url=http://firgonbares.net/]how do i download acdsee 9[/url] academic software office
[url=http://firgonbares.net/]coreldraw classes colorado[/url] microsoft software price
discount microsoft office home and [url=http://firgonbares.net/]kaspersky serial[/b]

Anônimo disse...

[url=http://sunkomutors.net/][img]http://sunkomutors.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]site to buy software, [url=http://sunkomutors.net/]academic software[/url]
[url=http://sunkomutors.net/][/url] electronic surveys with adobe acrobat 9 coreldraw linux
1 Mac [url=http://sunkomutors.net/]cheap oem softwares[/url] and oem software
[url=http://sunkomutors.net/]icon windows xp midi[/url] nero 9 keygentorrent
[url=http://sunkomutors.net/]Mac Readiris Pro 11[/url] Software immediately
software product prices [url=http://sunkomutors.net/]macromedia com software flashplayer 7[/b]

Anônimo disse...

[url=http://vonmertoes.net/][img]http://bariossetos.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]and software shops, [url=http://vonmertoes.net/]office applications software[/url]
[url=http://bariossetos.net/][/url] kaspersky free trial microsoft office 2007 educator discount
academic software reseller [url=http://bariossetos.net/]windows educational software[/url] quarkxpress to indesign
[url=http://vonmertoes.net/]largest selling software[/url] windows xp easter eggs
[url=http://hopresovees.net/]academic software reseller[/url] free download adobe photoshop cs3
kaspersky antivirus free trial offer [url=http://vonmertoes.net/]microsoft software plus services[/b]

Anônimo disse...

[url=http://vonmertoes.net/][img]http://bariossetos.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]lap top loaded with adobe photoshop cs4, [url=http://bariossetos.net/]free autocad symbols[/url]
[url=http://bariossetos.net/][/url] cheap oem software source academic software
price tags software [url=http://hopresovees.net/]adobe photoshop cs4 extended upgrade[/url] purchase software through
[url=http://vonmertoes.net/]9 Advanced Mac Retail[/url] buy database software
[url=http://hopresovees.net/]buy software games[/url] teacher educational software solutions
coreldraw gratis [url=http://hopresovees.net/]acdsee 8[/b]

Anônimo disse...

Você mente quando diz: “o Clube dos 13 decidiu, por vontade própria e sem nenhum respaldo legal ou contratual, dar a conotação de que o “módulo verde” era a 1ª. Divisão e o “módulo amarelo”, a 2ª. Divisão.”
O Clube dos 13 não decidiu nada, ele organizou a Copa União porque a CBF falida não iria organizar campeonato algum. Depois de tudo já organizado ela (a CBF) por questões “políticas” resolveu criar o módulo Amarelo. Você cita times que “deveriam” estar na primeira divisão e não estavam, e aí eu te pergunto, o que o Flamengo tem com isso? Para esclarecer pessoas com o cérebro de anelídeo, segue abaixo link para texto do PVC (ele é da ESPN e não da GLOBO que por sinal detesto também) contando a “versão” dele da história. Versão sim, porque esse seu texto nada mais é que uma versão de um lado da história que não pode ser tomado como verdade, é só mais uma versão conveniente ao seu clube, você fala sem isenção, fala como torcedor. Falar em decisões judiciais para argumentar a legitimidade do título do SPORT é a meu ver ridículo. Como se sabe, existe um nome para isso, TAPETÃO!!! Não me venha falar de dignidade, querer apagar um feito de jogadores como Zico, Bebeto entre outros, isso sim é falta de dignidade. Esses caras ganharam em campo. Assim como os jogadores do Spotr devem exaltados também. Comemore seu título e deixe a torcida do Flamengo comemorar o dele. Para de encher o saco! A propósito, sou torcedor do Vitória! Tenho uma pergunta para você, se insiste em dizer que o cruzamento entre os campeões e vice de cada módulo era o correto, porque então o Internacional não disputou esse cruzamento sendo que teria uma “nova” chance de ser campeão, já que tinha perdido para o Flamengo o “Módulo Verde”? Era uma nova chance, concorda? Nem o vice quis! Imagine? O que o Inter iria perder, já que você fala que o Flamengo teve medo? Só rindo mesmo. Isso é papo de mesa de bar em Recife, só serve para isso mesmo.

Segue link para o texto citado
http://igorfranca.blogspot.com/2009/12/copa-uniao-87-flamengo-ou-sport-campeao.html

Anônimo disse...

Engraçado, você fala em dignidade mas não publica comentários contrários à sua versão da história.
E olhe que o comentário que fiz ontem nada tem de ofensivo. Só fiz argumentar. Mas tudo bem. Cada um deve agir conforme seu caráter e educação. Como disse ontem, sou torcedor do Vitória. Eu pelo menos sou isento nessa história toda.

Anônimo disse...

Da mesma forma que critiquei, agoram peço desculpas, meu comentário foi publicado sim.