"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

sábado, 17 de novembro de 2007

A queda do Santa Cruz

Quando demoramos a atualizar o blog, é por falta de disponibilidade. Porém desta vez, confesso, que foi por falta de ânimo. Simplesmente, fiquei sem palavras para comentar o que já esperava que ocorresse, mas, que nem por isso, aliviou o sentimento de estagnação, em ver um time da categoria do Santa Cruz na terceira divisão.

Hoje, acabou a odisseia, a via crucis e agonia do Santa Cruz na série B. Agora o torcedor precisa se conformar e apoiar o time. Já os dirigentes, atuais ou futuros, devem começar o planejamento, para que essa turbulência de série C, só dure um ano.

Não adianta comentar a derrota de hoje para o Criciúma por 2 a 0, foi um filme que o torcedor assisti, há mais de 9 rodadas. E mesmo que o time vencesse, também seria rebaixado, pois o CRB e o Gama venceram hoje.

Para uma melhor reflexão da situação que levou o Santa Cruz a cair para a terceira divisão, vou citar a Teoria do Caos.

“O farfalhar das asas de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo”

Essa teoria pode explicar várias coisas. Por exemplo: sabemos que a queda do Santa não ocorreu somente por causa dos erros deste ano. Leopoldo Monteiro (do blog), ontem, falou que o time está decaindo há muito tempo. A idéia do caos, diz que até palavra pode mudar uma situação, aí vem os questionamentos: Se tal presidente tivesse feito uma administração mais honesta; Se tal dirigente fosse mais competente; Se tal técnico não fosse escolhido; Se tal jogador tivesse amor a camisa e por aí vai. O Santa Cruz estaria nessa situação?

O Santa Cruz, deve tomar como exemplo, o time do Vitória-BA. O Vitória caiu da série A, em 2004, no ano seguinte para série C, situação idêntica a do tricolor. O time baiano conseguiu dar a volta por cima. Ano passado subiu para série B e no próximo ano disputará a elite do futebol brasileiro.

Para tentar motivar o torcedor coral a acreditar que o time do coração saíra do fundo do poço, e voltará de cabeça erguida, vou encerrar com um trecho de uma música do Raul Seixas, que é símbolo da superação brasileira:

Veja!
Não diga que a canção
Está perdida
Tenha em fé em Deus
Tenha fé na vida
Tente outra vez!

Gustavo Herculano

Nenhum comentário: