"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Grupos da Copa do Mundo de 2010

GRUPO A
África do Sul
México
Uruguai
França

OBS: O grupo A é o mais equilibrado da Copa. Composto por duas seleções campeãs mundiais (Uruguai e França), mas que não vivem um bom momento. França e Uruguai se classificaram na repescagem para o mundial. México, apesar de não ter tradição em copas, sempre forma bons times. A África do Sul, além de jogar em casa, ser a dona da copa, tem uma boa seleção. Esse é o chamado Grupo da Morte da copa de 2010. Na minha opinião, não tem favoritos.

GRUPO B
Argentina
Nigéria
Coréia do Sul
Grécia

OBS: Argentina e Nigéria são as seleções favoritas a conquistarem as duas vagas para as oitavas de final da copa no grupo B. A Grécia vai correr por fora e pode conseguir algo. Já a Coréia do Sul, se passar para a próxima fase, será considerada uma das zebras da competição.

GRUPO C
Inglaterra
Estados Unidos
Argélia
Eslovênia

OBS: A Seleção Inglesa é a grande favorita do grupo. Provavelmente não terá dificuldades para passar de fase em 1º lugar do grupo C. A segunda vaga será bem disputada, mas com um pouco de favoritismo para os Estados Unidos.

GRUPO D
Alemanha
Austrália
Sérvia
Gana

OBS: Como sempre entra em copas do mundo como uma das favoritas, a Alemanha deverá ficar com o 1º lugar do grupo D. A disputa pela segunda vaga será entre Gana e Sérvia. A Austrália, se conseguir alguma vitória será uma grande surpresa.

GRUPO E
Holanda
Dinamarca
Japão
Camarões

OBS: Considero o grupo E o segundo mais equilibrado da copa, perdendo apenas para o A. Holanda é a favorita, porém não terá vida fácil contra seus adversários. Dinamarca, Japão e Camarões farão grandes jogos nessa primeira fase. Acredito que a Dinamarca tem uma seleção mais técnicas do que Japão e Camarões. No entanto, não seria surpresa se os asiáticos e os africanos conquistassem uma das vaga.

GRUPO F
Itália
Nova Zelândia
Paraguai
Eslováquia

OBS: Não precisa entender muito de futebol para dizer que a seleção Italiana é a grande favorita do grupo F. Paraguai deverá ficar com a segunda vaga, pois está credenciado por causa da boa campanha que fez nas eliminatórias para a Copa. Eslováquia pode surpreender. Já a Nova Zelândia, se conseguir uma vitória, será uma surpresa.

GRUPO G
Brasil
Coréia do Norte
Costa do Marfim
Portugal

OBS: A única seleção pentacampeã do mundo, apesar de ser a grande favorita, não terá vida fácil no grupo G. Mas como o Brasil já entra na competição como uma das mais cotadas a levantar a taça, deve conquistar o 1º lugar. A Costa do Marfim e Portugal são seleções consideradas fortes, apesar da pouca tradição em copas. Ambas vão disputar a segunda vaga. Os europeus, depois da saída de Felipão, perderam o prestígio e não passam de um time mediano. Os africanos fizeram uma grande campanha nas eliminatórias do continente, ficando em 2º lugar. Acredito que a Coreia do Norte vai sofrer muito nesse grupo.

GRUPO H
Espanha
Suíça
Honduras
Chile

OBS: As seleções espanhola e suíça deverão ficar com as duas vagas do grupo H. A primeira foi a cabeça de chave, e, provavelmente, conquista uma vaga. A segunda deverá ficar com a outra. O Chile pode surpreender nesse grupo, mas não está cotado a passar de fase. Honduras, se conseguir uma única vitória, já pode sair da copa feliz.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Em defesa do Campeonato do Nordeste

Mandei, na última terça-feira, o texto "Nordeste Independente", postado nesta página, para um dos blogs mais acessados do estado do Ceará, o Gol (Jornal o Povo). A matéria trata dos beneficios que o decadente futebol nordestino poderia ter com a volta do extinto Campeonato do Nordeste. Mais de 30 comentários foram registrados por internautas no blog cearense, entre eles, do Leitor Filipe Pinto Veras. Achei as colocações do internauta pertinetes em relação a competição regional.
Link do blog gol: http://blog.opovo.com.br/gol/

Comentário do internauta sem alteração.
Felizmente vejo que não sou um defensor solitário pela reinstituição do Campeonato do Nordeste. Diferentemente das regiões Sul\Sudeste, os campeonatos estaduais nordestinos somente trazem malefícios\prejuízos ao nosso futebol, senão vejamos; os grandes clubes da capital, que são quem sustetam os estaduais, diante de adversários pouco expressivos, e, consequentemente, com valores ínfimos em arrecadação, acabam por não formar times fortes e competitivos para os certames regionais, comprometendo o planejamento a longo prazo dessas equipes. Terminados os estaduais, começam os campeonatos brasileiros (séries A,B, C,D), com um nível muito superior aos estaduais, e as grandes equipes das capitais nordestinas têm que remformular quase todo o elenco, gastando verba indevidamente para formar times desentrosados,vindo quase sempre a frequentar por todo o campeonato brasileiro a zona do rebaixamento (Nautico, na Serie A deste ano; Fortaleza e ABC, na série B; Santa Cruz na série D, sao exemplos típicos); Ademais, com todo respeito as equipes do inteior do estado, estas não possuem torcida expressiva. geralmente, o torcedor do itapipoca, do limoeiro, é torcedor, na verdade, de um time da capital. Sem falar, nos times do inteiror montados pelas prefeituras para a disputa dos estaduais, financiados com dinheiro público, que deveria estar sendo gasto, não em futebol, mas em áreas mais urgentes, como saúde e etc.devemos citar ainda a desorganização por parte das federações nordestinas que criam regulamentos malucos, com dois ou tres jogos por semana para cada equipe, encurralando as datas dos times que disputam a Copa do Brasil.Cito por exemplo o campeonato cearense de 2010 que terá 12 times. acreditem, DOZE times.

Você torcedor do ceará e fortaleza prepare-se, devido a copa do brasil, a ter que ver 5 jogos do seu clube em 12 dias, como ocorreu este ano com o ceara no segundo turno do campeonato cearense deste ano. Os que criticam o fim dos estaduais, alegam que muitos times do interior deixariam de existir. Esse argumento é falso. É verdade que os times criados por prefeitura para divulgar o nome da cidade, e utilizados pelo prefeito da cidade para angariar votos nas eleiçoes, teriam mais dificuldadec para sobreviver, mas se a população local, realmente, se interessar pelo time de sua cidade, certamente adotará um planejamento adequado que viabilizará a participação dessa equipe em umas das divisões do nordestão. Tome-se o Icasa como exemplo.O futebol evoluiu. Aqueles que não se adequarem ao novo modelo de profissionalismo adotado pelas grandes equipes estarão sempre nas divisões inferiores. Os clubes nordetinos têm torcida apaixonada. Esse é o nosso grande trunfo. O trunfo qua aliado a organização, nos fará dentro de alguns anos a brigar por títulos expressivos. para isso, urge que se acabem com os campeonatos estaduais no nordeste e que se reative o nordestao, com mais de uma divisão para não acabarmos com os times de menos expressão. Nossos estados, com excessão da Bahia, são pequenos em extensão.

Os times com pouco poder aquisitivo, com pouca dificuldade, poderiam se deslocar para se enfretarem. Por isso ha viabilidade de haver mais de uma divisão no nordestao. A rivalidade regional estaria fomentada. os grandes clubes do nordeste adotariam um planejamento a longo prazo. os clássicos regionais fomentariam a formação de um grande elenco desde o começo do ano. Terminado o nordestao, as grandes equipes entrariam no campenato brasileiro com times expressivos, entrosados, organizados. O torcedor com o calendário anual repleto de grandes jogos se estimularia a aderir aos programas de socio torcedor, que na minha opinião é a salvaçao de nosso futebol, devido a nossa torcida apaixonada, ou alguem tem duvida que ceara, fortaleza, bahia, sport, santa cruz, vitoria teriam menos de 20 mil socios torcedores. Algo que no Sul do pais ja é realidade e com times de torcidas muito menor que as dos nossos times. As Federaçoes estaduais desorganizadas sao as grandes impecilios a essa transformação. Os dirigentes dos clubes do interior, dificilmente, aceitarão tal modificação. entao, os presidentes e dirigentes das federaçoes estaduais, para continuarem suas olegarquias, dificilmente cederão a essas mudanças. Mas nossa torcida é poderosa. tem força. é nosso principal trunfo. Façamos pressão. e comentando aqui ja é o primeiro passo…

abraço

Filipe Pinto Veras