"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

sábado, 8 de agosto de 2009

Da surpresa à decepção

Do sucesso ao fundo do poço. Um elenco surpreendente com vitórias inesquecíveis, mas também com derrotas vergonhosas. A história de parte do elenco do time do Sport pode ser contada dessa forma. No comando de Nelsinho Baptista, o Rubro-Negro foi campeão Pernambucano de 2008, e se consagrou nacionalmente com a conquista da Copa do Brasil de 2008, que proporcionou a vaga na Copa Libertadores da América 2009. Um time de guerreiros. O orgulho dos que admiram o futebol nordestino. Na Libertadores, o Leão simplesmente se classificou como líder do grupo considerado o mais difícil da competição Sul-americana, na 1ª fase. Os pernambucanos venceram o time da LDU-Equador, na época atual campeão do torneio, nas duas vezes que jogou (Recife 2x0/ Equador 3x2). Desbancou o ColoColo-Chile, na casa do adversário e na Ilha do Retiro (Chile 2x1/ Recife 2x1).

O Sport, na primeira fase da Libertadores, só não conseguiu vencer o Palmeiras, quarto time do grupo. Os Paulistas venceram os pernambucanos na Ilha do Retiro (2x0), e empataram o segundo jogo no Palestra Itália (1x1). No entanto, as vitórias sobre LDU e ColoColo renderam para o Leão o 1º lugar do grupo. O Rubro-Negro termina a fase inicial da competição cheio de moral. Mas, por azar do destino, o Sport acaba enfrentando com a combinação de resultados do grupos o Palmeiras, justamente, a equipe que o Leão não havia tido sucesso nos duelos da 1ª fase da competição. Com uma derrota por 1x0, em São Paulo, e uma vitória também por 1x0, na Ilha do Retiro, o Sport encerra sua participação na Libertadores perdendo para o Palmeiras nos pênaltis.

A eliminação do torneio sul-americano parecia não sair da cabeça dos jogadores do Leão. O resultado foi derrotas no Campeonato Brasileiro. Com isso, o treinador Nelsinho Baptista entra em atrito com diretores do clube e com jogadores do Sport. Sem estímulo, o comandante sai do time da Ilha do Retiro. Para o lugar dele, contratado um ídolo da torcida até então. Emerson Leão chega ao Sport com o objetivo de acertar algumas contas pendentes que o clube tinha com ele, tirá-lo da zona do rebaixamento do Brasileirão e colocá-lo nas primeiras posições. Os resultados não vieram, o time continuou na zona da degola. Os maus resultados, juntamente com a arrogância de Leão, fizeram a diretoria do clube demiti-lo.

O sport fica mais uma vez sem treinador. O interino Levi Gomes assume mais uma vezo time. Os resultados são seis jogos no total, com dois empates, e quatro derrotas. A última delas, para o Fluminense por 5x1, no Maracanã, e o Leão assume a lanterna da competição nacional. O treinador que havia sido contratado há uma semana, Péricles Chamusca, que veio do Japão, assistiu a partida. Pa ra piorar, depois da goleada para o Fluminense, revelações feitas por jogadores sobre a insatisfação em relação à diretoria do clube. Uma verdadeiro vendaval atinge a Ilha do Retiro. Agora, Chamusca é a esperança da torcida rubro-negra. A pergunta fica. Será que ele vai fazer milagre, descobrir o problema do elenco e evitar o rebaixamento do Sport? Parece ser uma tarefa complicada.
**********************************************************************************
Será que o atual time é muito diferente do Campeão da Copa do Brasil e do que fez uma boa campanha na Libertadores da América? Na minha opinião, não. Observe.

Copa do Brasil 2008 (time do jogo final contra o Corinthians-Ilha do Retiro)
Esquema: 4x4x2
Magrão
Diogo
Durval
Igor
Dutra
Daniel Paulista
Sandro Goiano
Luciano Henrique
Kássio
Carlinhos Bala
Leandro Machado
Jogadores importantes na competição: Luizinho Neto, Roger e Romerito

Libertadores da América (time base da competição)
Esquema: 3x5x2

Magrão
Igor
Cézar
Durval
Moacir
Hamilton
Daniel Paulista (Sandro Goiano)
Dutra
Paulo Baier (Luciano Henrique/ Fumagalli)
Wilson
Ciro

Campeonato Brasileiro 2009
Esquema 3x5x2

Magrão
Igor
Cézar
Durval
Elder Granja (Moacir)
Hamilton
Sandro Goiano
Dutra
Fabiano (Luciano Henrique/ Fumagalli)
Ciro
Wilson (Vandinho/ Guto)