"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Futebol também depende de sorte.

Quem não se lembra do Campeonato Brasileiro de 1991? Os torcedores do Sport que acompanharam este torneio certamente nunca mais vão esquecer a última rodada deste brasileirão. Em 1991, o Grêmio fez um campeonato brasileiro terrível, e chegou a última rodada brigando contra o rebaixamento junto com Vitória e Sport. Dos três times, dois cairiam para a segundona. O Vitória jogaria em casa contra o Fluminense, o Sport receberia o Flamengo e o Grêmio enfrentaria o Botafogo, em Niterói.

Detalhe, o time pernambucano tinha um ponto a menos que o clube porto-alegrense e o time baiano. Na época, uma vitória valia dois pontos e o empate um ponto. Mas mesmo que Vitória e Grêmio empatassem e o Sport vencesse, o Leão do Recife cairia para a segunda divisão. Pois perdia no número de vitórias, primeiro critério de desempate. Para o Rubro-Negro da Ilha do Retiro permanecer na elite do futebol brasileiro, seus adversários diretos teriam que perder seus jogos e ele fazer o dever de casa: vencer o Mengão.

Dos times cariocas que enfrentariam os quase rebaixados, apenas o Fluminense ainda tinha chance de classificação. Bem, o Tricolor Carioca acabou vencendo o Vitória, no Barradão, enfrentando a macumba e tudo dos torcedores Rubro-Negros Baianos, o Sport ganhou do Flamengo, na Ilha do Retiro (com Júnior, capitão do FLA, fazendo um golaço contra) e o Grêmio foi derrotado pelo Botafogo. Justamente o que o Leão da Ilha precisava para permanecer na primeira divisão.

Então, torcedores de Sport e Náutico muita atenção nos passos do Corinthians neste final de brasileiro. As chances do Timão são poucas de permanência na elite, mas futebol às vezes nos surpreende. Desta vez a última rodada pode ser contra nós pernambucanos. Precisamos cumprir nossa obrigação vencendo os jogos em casa e afastar o risco de rebaixamento. Em 91, a sorte esteve do lado de Pernambuco, mais precisamente do lado do Sport, porém esse ano a última rodada pode beneficiar o Corinthians. Não vamos esquecer que o Timão trata-se de um grande clube de São Paulo. Eles, os Deuses do futebol brasileiro não querem o Timão na segundona para o ano. Vamos esperar para ver... Boa sorte para Náutico e Sport nessas últimas rodadas do certame nacional.


Leopoldo Monteiro

2 comentários:

Unknown disse...

Porra tubarão, gostei pra caralho da matéria visse! Parabéns, continua assim e divulga esse blog que tem futuro!

Unknown disse...

A sorte que nos diga, ao sport, em 2005, que nao caimos pora 3, porcausa de um gol sofrido pelo vitoria e ainda perderam um penalte, jogo contra a portuguesa que jah estava classificada!