"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

1987 será sempre uma polêmica

Discussão de mesa de bar, com colegas de escola, no trabalho, na pelada do fim de semana... Não importa o local e a ocasião, quando se ouve a pergunta: quem foi o campeão brasileiro de 1987? Sport ou Flamengo? Surge uma polêmica que no final do ano vai completar 20 anos. No lado do Sport, a torcida considera o Clube o legítimo campeão nacional daquele ano. E, na verdade, o Leão da Ilha, é considerado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o campeão de 87. Inclusive, jogou a Libertadores da América de 1988. Os cartolas rubro-negros pernambucanos alegam que o Flamengo correu de campo covardemente. O Leão não perdeu tempo e decidiu o campeonato com o Guarani de Campinas. Os dois times fizeram as melhores campanhas do Modulo Amarelo, grupo considerado pelo Clube dos 13 de segunda divisão.

No lado do Flamengo é defendido que o time carioca jogou com os considerados melhores times do Brasil (Modulo Verde), e não seria justo decidir um título nacional com uma equipe que venceu ‘a segunda divisão’. Realmente, o Flamengo venceu a chamada Copa União formada por 16 clubes. Os quatro grandes times do Rio (Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense), quatro de São Paulo (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo), dois de Minas Gerais (Atlético Mineiro e Cruzeiro), mais dois do Rio Grande do Sul (Grêmio e Internacional), o Bahia e mais três convidados, Goiás, Coritiba e Santa Cruz. Mas no regulamento imposto pela CBF, entidade máxima do futebol brasileiro, dizia que o campeão e vice dos dois módulos (Verde e Amarelo) deveriam se enfrentar em um quadrangular, porém, repito, o Flamengo e Internacional não aceitaram a regra na reta final do certame. Por isso não entraram em campo para enfrentar Sport e Guarani.

O polêmico assunto voltou a ser muito comentado devido ao título que o São Paulo vai ganhar de Pentacampeão Brasileiro esse ano. Portanto, se for contar que o Flamengo também é pentacampeão, o time paulista será o segundo clube a levantar a taça de cinco vezes campeão do Brasil. Existe uma taça que a CBF entrega para o primeiro clube pentacampeão do Brasil, e quem vai recebê-la é o São Paulo. Essa foi a causa do título de 87 voltar a tona depois de 20 anos.

Como pernambucano, considero o Leão da Ilha o Campeão Brasileiro de 1987, porém não posso deixar de colocar que no meio disso tudo tem uma grande confusão. Tenho que admitir que é um título contestado e vencido no tapetão. Bom, no fim disso tudo, a única conclusão que temos é de que nem Sport nem o Flamengo são culpados por essa polêmica. Os dois clubes são vítimas da desorganização do futebol brasileiro.

Leopoldo Monteiro

3 comentários:

Unknown disse...

todos os clubes assinam um contrato antes de começar o campeonato concordando com as normas da competiçao!
se o flamengo assinou ( e assinou) sabia como iria terminar a competiçao!entao qual foi a bagunça do futebol brasileiro??
eu concordo que realmente há mt bagunça, mas nesse caso....
foi a mesma questao da copa joao avelange onde o sao caetano da serie B disputou o titulo com o vasco da serie A.

Sidarta Martins disse...

a taça tá lá na CBF. Acho que o SPFC não vá abrir mão dela.

Abraços,

Hugo Lima disse...

Falow e disse wagner.

Apesar de toda desorganização o flamengo sabia das regras.

PST!!!!!!!!!!!!!