"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

A crise dos clubes nordestinos e nortistas

Tradicionais clubes do futebol brasileiro, localizados em estados do norte e nordeste foram esquecidos no tempo. O dinheiro pago pela televisão exclusivamente a determinados times do sul e sudeste do Brasil ocasionou a falência de vários grandes clubes regionais. Moto Clube, do Maranhão; Sampaio Corrêa, do Maranhão; Flamengo, do Piauí; River, do Piauí; Tuna-Luso, do Pará, anos atrás, foram times com grandes torcidas e participações em campeonatos nacionais. Hoje, quase não se ouve falar mais sobre esses times. Nem em jogos da terceira divisão do nacional se escuta algo a respeito desses clubes. O Moto clube, por exemplo, em 1990, fez uma bela campanha na segunda divisão do brasileiro e quase subiu para a primeira divisão.

Essa crise vem repercutindo em clubes respeitados e de grandes torcidas das duas regiões. O Bahia e o Paissandu estão jogando a terceira divisão nacional este ano. O time paraense já foi desclassificado. No caso dos baianos, pode ser que consigam o acesso este ano para a segundona, pois ainda estão disputando. Lembrando que o Bahia foi Campeão Brasileiro de 1988 e o Paissandu levantou a taça de Campeão da Copa dos Campeões de 2002. O rival do Bahia, o Vitória, chegou a jogar a terceira por um ano (2006). Desta vez quem vai experimentar o gosto amargo da terceirona é o Santa Cruz. O Remo, do Pará, também retorna para a terceira, em 2008. É uma pena que isso esteja acontecendo com os clubes da região norte e nordeste, pois o povo daqui gosta muito de futebol.

Leopoldo Monteiro

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e