"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

terça-feira, 21 de julho de 2009

Clássico dos Clássicos centenário

A situação atual de Náutico e Sport no Campeonato Brasileiro de 2009 não é das melhores, no entanto a má fase dos clubes será esquecida durante esta semana. Isso porque Alvirrubros e Rubro-Negros estão completando um século de Clássico dos Clássicos. No dia 25 de julho de 1909 Timbu e Leão faziam o primeiro duelo e iniciariam a construção de uma rivalidade que dura 100 anos. Nesse data, o Náutico entrava com um time em campo pela primeira vez. A estréia deu sorte ao Timbu dos Aflitos, que venceu o Leão da Ilha do Retiro por 3 x 1. A partida foi realizada no campo do British Club, por trás do que hoje é o Museu do Estado, na Avenida Rui Barbosa. O público do jogo foi estimado de 3 mil pessoas.

O duelo entre rubro-negros e alvirrubros é o 3° mais velho do Brasil, ficando atrás apenas do Clássico Vovô entre os cariocas Fluminense e Botafogo, que jogaram em 22 de outubro de 1905) e de Grêmio e Internacional, o Gre-Nal, cuja partida foi apenas uma semana antes do clássico pernambucano. Em um século de história do Clássico dos Clássicos aconteceram 491 partidas. Entre esses jogos, finais de campeonatos que premiaram os clubes com títulos e marcaram a carreira de jogadores de ambas as equipes.

Os gols, a data, os jogadores, o local da partida são sempre lembrados por torcedores alvirrubros e rubro-negros que viveram uma determinada época do Clássico dos Clássicos. Partidas memoráveis que não saem da cabeça daqueles que presenciaram nas arquibancadas o duelo, fazendo parte da história de um confronto secular. O torcedor mais novo do Náutico nunca vai esquecer do gol de falta feito por Adilson, na Ilha do Retiro, contra o Sport, no Campeonato Pernambucano de 2001. O golaço foi decisivo para que o Time de Rosa e Silva evitasse o hexa campeonato do Leão. Por falar em hexa, o título mais festejado até hoje pela torcida alvirrubra, foi conquistado em cima do Sport. O gol do título veio na prorrogação da terceira partida da final de 1968. O autor do gol foi Ramos.

Mas, conquistas importantes do Leão vieram em partidas contra o Timbu. Em 1991 e 1992, o Rubro-Negro conquistava a hegemonia do Estado sendo bicampeão vencendo o Alvirrubro na final nos dois anos. O artilheiro Hélio, na época, acabou virando o carrasco do Náutico. Voltando um pouco no tempo, na década de 70, um título do Sport em cima do Náutico é lembrado até hoje por causa da dramaticidade do jogo final. O Leão levantou o caneco do campeonato de 77 com um gol marcado por Mauro, no 2° tempo da prorrogação, no terceiro jogo da final. Náutico x Sport muito mais do que um duelo de gigantes, um Clássico marcado por tradição e rivalidade que faz parte da história do futebol nacional.

Clássico dos ClássicosJustificar

491jogos
192 vitórias do Sport
165 vitórias do Náutico
133 empates
1 jogo de placar desconhecido (disputado em 29 de março de 1931, mas sem registro nos jornais dos dias seguintes)

Nenhum comentário: