"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

segunda-feira, 27 de julho de 2009

O vai e vem dos treinadores

Devido ao início ruim dos três grandes clubes do Estado no campeonato nacional, a mudança no comandante técnico das equipes foi inevitável. Capengando na zona de rebaixamento da série A, Náutico e Sport já mudaram de treinador por três vezes cada. O Timbu iniciou bem a competição sob o comando de Waldemar Lemos, no entanto perdeu o técnico para o Atlético Paranaense. O novo contratado do Alvirrubro foi Márcio Bittencourt, que havia feito um bom Campeonato Pernambucano pelo Santa Cruz. Mas o aproveitamento de Bittencourt nos Aflitos foi zero. Cinco jogos, cinco derrotas e a demissão. O time que estava entre os cinco melhores do campeonato acabou ficando na lanterna do certame. O terceiro contratado para a disputa foi Geninho, que permanece no cargo.

No Sport não está nada diferente. O Rubro-Negro até a eliminação na Libertadores da América parecia um time equilibrado. Nelsinho Baptista comandava a equipe respaldado de títulos importantes, uma Copa do Brasil (2008) e dois Campeonatos Pernambucanos (2008 e 2009). Preocupado com o Brasileiro, o treinador pediu reforços, porém os pedidos não foram atendidos pela diretoria. Teve início os maus resultados. Uma discussão entre Batista e o jogador Paulo Baier acabou sendo a gota d’água para que o técnico pedisse demissão do clube. Com a saída de Batista, a diretoria traz Émerson Leão, que teve duas importantes passagens pelo time da Ilha do Retiro. O autoritarismo e arrogância do treinador, aliados aos resultados ruins da equipe acabaram fazendo com que Leão durasse menos de dois meses no comando do Sport. Um novo treinador está sendo procurado pelos cartolas Rubro Negros.

A situação do Santa Cruz parece ainda ser pior do que a de Náutico e Sport. Amargando uma série D, o Tricolor para economizar acabou não ficando com Márcio Bittencourt e contratou um treinador no início de carreira, Sérgio China. A primeira partida na competição deu a impressão que o Santa não teria dificuldades de passar na primeira fase, com um 3x0 no CSA, em Alagoas. No entanto, a segunda partida, contra o Central, diante de mais de 50 mil pessoas no Arruda, acabou com um empate em 2x2. Mesmo assim, o bom resultado em Alagoas dava confiança na torcida coral. No terceiro jogo o Santa conhece a primeira derrota contra o Sergipe, em Aracajú, 1x0. Na quarta rodada, quando o Santa não podia pensar em outro resultado que não fosse a vitória, o Sergipe vence o Tricolor dentro do Arruda, por 2x1. Sérgio China cai, e Márcio Bittencourt, que havia sido demitido do Náutico volta ao comando do Mais Querido. As mudanças no comando técnico dos três times foram feitas, vamos esperar para ver se vão surtir efeito.

Nenhum comentário: