"Gol Pernambuco! É mais do que a notícia, é um grito de torcida pelo nosso futebol. E quanto mais opiniões tivermos ao nosso favor, mais títulos conquistaremos. Pernambuco é apaixonado por futebol, e quem é apaixonado por futebol sabe o que é bom gritar. GOL PERNAMBUCO!" Fernando Tasso - Blog Extracampo

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Uma preocupação intensa

O título brasileiro conquistado pelo Flamengo despertou a minha atenção para um fator preocupante para os clubes pernambucanos. O crescimento de torcidas de times do eixo Rio/ São Paulo é cada vez mais notório em nosso Estado. Logo Pernambuco um dos únicos estados do nordeste que pode bater no peito e dizer que faz um bom futebol. Foi impressionante a quantidade de fogos e de pessoas comemorando, no Recife, o título do clube carioca. Justamente na capital, onde Sport, Náutico e Santa Cruz mandam seus jogos. Nos municípios do interior, a formação dessas torcidas é ainda maior. Algumas cidades param para acompanhar um time paulista ou carioca. A formação dessas torcidas em Pernambuco não acontece de hoje. Isso é um fenômeno provocado há anos pela televisão, principalmente pela Rede Globo.

As transmissões de jogos dos times do Rio de Janeiro e de São Paulo criam os chamados torcedores de poltrona. Não que podemos julgar essas pessoas, até porque cada um tem a liberdade de escolher o time que quiser para torcer. Porém é visível que esse torcedor é uma vítima da manipulação feita pela televisão. No jornalismo, mais precisamente nos estudos realizados na Escola de Frankfurt, o nome dessa jogada feita pela televisão é chamada de Agenda Setting. Essa teoria diz basicamente que os meios de comunicação insistem em colocar na mídia um determinado assunto para que passe a ser bastante comentado pelos telespectadores.

Nenhum comentário: